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Sustentabilidade e comunicação: empresas devem usar materiais promocionais com conteúdo reciclado


Apesar do avanço das metas ESG em conselhos e relatórios corporativos, muitas empresas ainda deixam de transformar seus compromissos sustentáveis em ações visíveis para o público. A lacuna entre discurso e prática está presente em diferentes etapas da relação entre marcas e consumidores, e se acentua nos pontos de venda, displays, eventos e comunicações institucionais, onde há espaço para demonstrar a escolha por materiais de comunicação transformados.

Uma pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (Apas), em parceria com a ESG Insights, mostrou que 95% dos consumidores brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade. Outro levantamento, da IBM, destaca o uso de materiais reciclados como um dos principais indicadores de autenticidade no compromisso ambiental das marcas. Ainda assim, muitas empresas ainda utilizam matérias-primas virgens em displays, sinalizações e ações promocionais, mesmo quando associadas a campanhas de sustentabilidade.

“É comum vermos empresas fazendo campanhas sobre ESG, mas usando materiais sem conteúdo reciclado em suas ativações. A escolha por itens que demonstrem responsabilidade ambiental em Pontos de Venda reforça o posicionamento da marca junto ao consumidor e evita riscos reputacionais”, afirma Luiz Grilo, diretor comercial da Yattó, startup de economia circular.

A Yattó colabora com empresas para viabilizar o investimento delas em ações tangíveis de sustentabilidade com impacto ambiental. “Atuamos justamente nesse ponto de intersecção, transformando resíduos complexos em novos produtos de alto valor agregado, displays de PDV, lixeiras, placas, mobiliário urbano e corporativo, entre outros. São materiais que ganham vida nova em ações de trade marketing, eventos, e outras inúmeras possibilidades”, exemplifica o especialista.

Um exemplo é o ponto de venda dos chocolates KitKat, da marca Nestlé, que contou com expositores feitos de plástico reciclado, unindo a mensagem da diversidade com a escolha por materiais sustentáveis. Em outra frente, a Cargill desenvolveu lixeiras com conteúdo reciclado para presentear clientes durante a Semana do Meio Ambiente. Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser feito. As ações podem ser aplicadas, inclusive, em escalas maiores. O festival The Town, por exemplo, contou com placas e sinalizações feitas com material reciclado.

Para Grilo, usar a comunicação física garantindo a sustentabilidade, como em momentos promocionais em eventos, feiras ou pontos de venda, representa mais do que o reaproveitamento de materiais, já que leva uma mensagem importante. “Estamos falando em valor agregado. Quando uma marca decide usar um display, uma lixeira ou um expositor feito com plástico reciclado pós-consumo, ela conta uma história efetiva sobre seus valores. E isso tem influência direta na opinião do consumidor sobre a empresa. É mais uma forma de criar conexões reais”, conclui.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Yattó, 26 de junho de 2025)

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