Mercado de bebidas alcoólicas prevê perspectivas mais positivas para 2022

Cristiane Forja, Presidente da Abrabe, apresentou para os associados da ABRE o cenário do setor de bebidas alcoólicas e o panorama de consumo durante o período da pandemia do coronavírus


A Presidente da Abrabe – Associação Brasileira de Bebidas, Cristiane Forja, apresentou na última reunião do Comitê de Alimentos e Bebidas da ABRE, realizada em 28 de outubro, o cenário do setor de bebidas alcoólicas e o panorama de consumo.

O setor, foi bastante impactado pela pandemia do coronavírus em 2020 devido ao fechamento de bares e restaurantes e a suspensão de shows e eventos. Outros fatores que influenciaram o consumo nesse período foram a escassez de insumos e matérias-primas, a mudança de hábitos do consumidor e a diminuição na renda.

A pandemia afetou o setor como um todo, mas duas categorias apresentaram aumento de vendas e penetração durante esse período, a de cervejas e vinhos.

Em relação à cerveja, os consumidores passaram a ficar mais exigentes e buscar por produtos mais premium. Houve um boom nos lançamentos e inovações no mercado. O mercado de cervejas artesanais disparou e também as opções de cerveja puro malte.

Os vinhos tiveram um crescimento de 18% em 2020, em relação a 2019. As ações para simplificar o consumo da bebida, procurando oferecer informações e conhecimento sobre o produto forami uma conquista da indústria e um grande influenciador para o impacto positivo durante a pandemia. A expectativa é que com a manutenção no hábito de tomar vinho, o consumo continue em alta.

Em relação aos destilados, o destaque fica para o gin, que vem apresentando crescimento no consumo há alguns anos. Por ser muito consumido em coquetéis, em bares e restaurantes, o fechamento desses estabelecimentos durante a pandemia causou impacto negativo em um primeiro momento, mas com a reinvenção da mixologia e coquetelaria, promovendo por meio das redes sociais a aproximação entre bartenders e consumidores, ensinando a preparação de drinks e coquetéis em casa e com a criação/disponibilização de kits para o preparo de drinks, a categoria não teve um impacto tão grande.

O setor de embalagem acompanhou toda essa movimentação do mercado de bebidas oferecendo opções para as novas ocasiões e hábitos de consumo. Segundo Forja, perspectivas mais positivas são aguardadas pela indústria de bebidas alcoólicas, principalmente para o ano de 2022.