Varejo encerra 2025 com queda de 0,5%
19/01/2026
Em dezembro, as vendas do comércio recuaram 0,9%, na comparação mensal

As vendas do comércio brasileiro recuaram 0,9% em dezembro, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS). Na comparação anual, o volume de vendas apresentou retração de 1,5%. Com esse resultado, o varejo encerrou 2025 com queda acumulada de 0,5%, em relação a 2024. O estudo que acompanha mensalmente a movimentação do varejo no país, é uma iniciativa da Stone.
Para Guilherme Freitas, economista e pesquisador da Stone, os números refletem o esgotamento gradual dos vetores que sustentaram o consumo ao longo do ano. “Os dados mostram que 2025 foi marcado por uma desaceleração progressiva do varejo, com perda de tração mais evidente no fim do ano. Embora o mercado de trabalho tenha permanecido robusto e ajudado a sustentar o consumo em diversos momentos, esse impulso encontrou limites em um ambiente financeiro mais restritivo. Juros elevados, crédito mais caro e um nível ainda alto de endividamento das famílias, reduziram o espaço para novas decisões de compra, especialmente de bens de maior valor, o que ajuda a explicar o fechamento negativo do ano”, avalia.
Desempenho do último trimestre
No quarto trimestre de 2025, o volume de vendas do varejo caiu 1,7% em relação ao mesmo período de 2024 e recuou 0,9% frente ao terceiro trimestre do ano.
Segundo Freitas, o desempenho trimestral evidencia os limites do impulso vindo do mercado de trabalho. “Mesmo em um contexto de desemprego historicamente baixo, o elevado comprometimento da renda das famílias com o serviço da dívida e a piora das condições de crédito passaram a pesar mais sobre o orçamento no último trimestre. Esse cenário limitou o consumo e resultou em um desempenho mais fraco do varejo no encerramento de 2025”, finaliza.
(Fonte: Engarrafador Moderno, 14 de janeiro de 2026)