ABRE

Podcast aborda o papel da inovação e sustentabilidade no design de novas embalagens


O design das embalagens não é apenas estético: ele acompanha de perto as transformações da sociedade, do avanço tecnológico às novas demandas ambientais. Esse é o ponto de partida do podcast “Embalagem em pauta com a BASF”, que discute temas como sustentabilidade, consumo consciente e as inovações mais recentes do setor.

No episódio de estreia, “Embalagens sustentáveis: soluções que embalam o futuro”, Luciana Pellegrino, presidente executiva da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), e Matheus Castro, da divisão Dispersões, Resinas e Aditivos da BASF, traçam um panorama dos desafios e tendências que moldam o mercado.

Entre os assuntos, ganha destaque a paperização — movimento que ganhou força com os vernizes barreira. A tendência é impulsionada pela busca por produtos renováveis e pela transição para uma economia de baixo carbono. “Soluções, como vernizes de barreira, agregaram funcionalidade de conservação e produção para o papel. A paperização é o reflexo de uma nova tecnologia que está disponível na fabricação de embalagens, que agrega ao papel novas funcionalidades e com isso ele pode ganhar novos mercados”, explica Luciana.

Matheus reforça que a mudança exige cooperação: “A escolha conjunta e responsável por todos os elos da cadeia tem papel fundamental para garantir equilíbrio entre sustentabilidade, inovação, performance e custo.”

Produzido em parceria com o onono®, Laboratório Colaborativo de Inovação da BASF, o podcast terá três episódios nesta primeira temporada, disponíveis na plataforma YouTube. A série mostra como as embalagens espelham comportamentos da sociedade contemporânea e por que compreender as preferências dos consumidores é essencial para que fabricantes atuem de forma estratégica.

(Fonte: Assessoria de Imprensa BASF, 08 de outubro de 2025)

Deixe seu comentário