ABRE

Comportamento do mercado mundial do setor de Celulose e Papel


O mercado mundial de Celulose e Papel é centenário. Esta importante cadeia de produção fabrica produtos intrinsicamente conectados ao cotidiano das pessoas. Parte da produção é consumida no mesmo país onde a indústria está localizada, mas em tempos globais é normal que o comércio internacional também tenha sua importância.

Na presente edição da coluna Estratégia & Gestão, apresento uma síntese do comportamento do mercado mundial dos segmentos mais importantes do Setor de Celulose e Papel.

Vamos iniciar nossa jornada pelo mercado de Celulose. A Figura 1 mostra que, atualmente, cerca de 37% da produção mundial é voltada para venda fora do país onde a produção é realizada. Os números confirmam uma transferência (lenta) da produção mundial, evidenciando a tendência de fechamento de fábricas “antigas” e menos produtivas nos países do Hemisfério Norte, simultaneamente à instalação e ampliação de capacidade produtiva (via grandes plantas industriais) em países do Hemisfério Sul, destacadamente, o Brasil.

Na mesma Figura 1 também vemos que a produção industrial vem crescendo em um ritmo lento, mas sustentado, no período selecionado (média de 1,0% a.a.). Por outro lado, os preços vêm demonstrando um rally importante, caracterizado por retrações e expansões em razão de motivos múltiplos. Na média, eles vêm crescendo a uma taxa anual de 2,3%, em termos nominais, em dólar.

Na Figura 2 temos a mesma análise, porém agora com o mercado mundial de Papéis Gráficos. Aqui, o cenário mostra uma redução gradativa da importância do comércio mundial deste tipo de produto, pois se tem o crescimento do consumo no mesmo país onde a produção ocorre. Simultaneamente, a produção mundial vem retraindo sistematicamente e em ritmo forte (média de 4,6% a.a.). Paralelamente, os preços vêm crescendo acima de 5% a.a. (termos nominais, em dólar). Dos segmentos estudados, este é o que mostra a maior elasticidade dos preços, muito em razão da retração de produção ocorrida no mesmo período.

O comportamento do mercado mundial de Papel (não Gráficos) e Papelão está disponível na Figura 3. Nos últimos dez anos, algo entre 73% e 75% da produção mundial vem sendo consumida internamente no mesmo país onde ocorre a produção industrial, o que mostra que este segmento é fortemente orientado e dependente da economia nacional. Em termos mundiais, a produção desse segmento permanece bastante estável, com pequenas oscilações ano a ano. Os preços médios do mercado internacional estiveram estáveis até 2020, momento em que o mercado mostrou reação. No acumulado do período, o crescimento médio é de cerca de 3% a.a. (nominal em dólar).

O último segmento industrial avaliado é o de Embalagens de Papel e Papelão. Aqui também o mercado interno é muito representativo (destino para aproximadamente 75% da produção mundial total), conforme demonstra a Figura 4. Com relação à produção mundial, temos um crescimento moderado na casa de 1,2% ao ano. Os preços vêm aumentando no ritmo médio de 1,6% a.a. (em termos nominais, em dólar), embora tenham sofrido retração até 2020, com oscilações posteriores.

(Fonte: Newspulpaper, 29 de setembro de 2025)

Deixe seu comentário