ABRE

Etiquetas eletrônicas avançam no varejo internacional


Supermercados nos Estados Unidos iniciaram a implementação de etiquetas eletrônicas de prateleira. Esta tecnologia, que consiste em pequenas telas substituindo as etiquetas de papel, permite alterações de preço em segundos.

A adoção do sistema ocorre à medida que a tecnologia avança e é aplicada em redes varejistas. Na Noruega, a rede REMA 1000 realiza ajustes de preço em itens, podendo alterar valores até 100 vezes por dia para acompanhar a concorrência. Essas alterações são, em sua maioria, reduções de valores.

O Walmart, nos Estados Unidos, já instalou este sistema em mais de 400 de suas lojas e planeja duplicar esse número nos próximos meses. A justificativa apresentada pelas redes para a implementação é logística, visando a economia de tempo dos funcionários e de papel.

No entanto, o recurso também possibilita alterações de preço com base em fatores como horário, condições climáticas e demanda.

Um exemplo de aplicação diferente da tecnologia é observado na Holanda, onde uma rede de supermercados emprega o sistema para reduzir preços de produtos próximos ao vencimento em até 90%, com atualizações automáticas a cada 15 minutos.

(Fonte: AS+Varejo, 30 de julho de 2025)

Deixe seu comentário