Nivea impulsiona vendas de cuidados faciais em até 29% em menos de um ano
11/08/2025
Marca aprimora estratégia digital, otimiza sortimento e conteúdo, e reduz ruptura em até 6%, expandindo a penetração comercial online em +2 p.p

Frente aos desafios do e-commerce de beleza, em que a categoria de Face Care (cuidados faciais) representa cerca de 20% das vendas online nas grandes redes de drogarias, a Beiersdorf, com a marca NIVEA, reformulou sua estratégia digital com o apoio da Lett, marca do ecossistema Neogrid, e atingiu alta de até 29% em seu faturamento no segmento, o que corresponde a uma redução de até 6% na ruptura e a um ganho de 2 pontos percentuais na penetração comercial na internet em menos de um ano.
O movimento ocorre em um cenário em que a experiência se mostra cada vez mais relevante. Segundo o estudo “Dados de Consumo e Fidelização”, realizado pela Neogrid em parceria com o Opinion Box em 2025, os consumidores buscam, sobretudo, facilidade (35%) e economia de tempo (33%) ao utilizarem tecnologias no varejo para comprar, destacando a importância de soluções que otimizem a jornada do cliente e assegurem a disponibilidade dos produtos em canais estratégicos.
Atenta a essa realidade, a Beiersdorf identificou a necessidade de garantir seus itens à disposição em canais-chave, com foco no setor farmacêutico, no qual a decisão do consumidor é frequentemente influenciada por prescrições médicas e programas de benefícios. Em algumas farmácias, mercadorias essenciais representavam apenas 29% da oferta, influenciando o desempenho comercial e a participação de mercado da NIVEA. A missão da Lett/Neogrid foi, então, organizar os sortimentos prioritários por modelo de negócio, padronizando conteúdos e monitorando indicadores em tempo real.
“Desde o início da nossa colaboração com a Lett/Neogrid, alcançamos uma série de vitórias rápidas que elevaram significativamente nosso nível de maturidade na gestão das métricas nas prateleiras digitais”, afirma Gabriela Mazzaro, gerente de E-commerce da Beiersdorf. “Com isso, nosso time de vendas conseguiu trabalhar de forma mais integrada com a operação e aceleramos o crescimento do nosso negócio.”
Alta nas vendas e expansão de mercado
A implementação do projeto foi realizada com três grandes grupos de drogarias entre fevereiro e setembro de 2024, gerando os seguintes avanços para a NIVEA:
Rede 1: a presença na gôndola de um dos itens mais vendidos da linha Face Care saltou de 29% para 56%. Os indicadores de conteúdo melhoraram 8%, resultando em uma alta de 25% no faturamento;
Rede 2: as vendas subiram 27% com um aumento de 6% na cobertura de estoque, o que contribuiu para um avanço de 0,4 ponto percentual no market share;
Rede 3: a alta nas vendas chegou a 29%, com um incremento de 6% na oferta de mercadorias e um ganho de 2 pontos percentuais no e-commerce na comparação com a comercialização total.
“O projeto com a Beiersdorf mostra como o uso de dados inteligentes, aliado à expertise em Trade Digital, pode acelerar resultados de forma exponencial. A trajetória da NIVEA evidencia o impacto positivo de uma tática bem executada com foco em execução e eficiência”, diz Dayene Barradas, gerente de Customer Success da Lett.
(Fonte: 2 A+ Cosmética, 07 de agosto de 2025)