Grupo Boticário aposta na perfumaria árabe nacional com Eudora e estratégia digital
04/08/2025
Com mais de três décadas de expertise no tema, lançamento recente de Eudora é TOP 1 de vendas no e-commerce e simboliza o maior resultado da categoria

O interesse dos consumidores por fragrâncias intensas, sofisticadas e de longa duração reacendeu os holofotes sobre a perfumaria árabe. Segundo a plataforma Google Trends, as buscas por “perfumes árabes” cresceram cerca de 24 vezes entre outubro de 2022 e 2024. E, de acordo com dados da Circana, o mercado de fragrâncias árabes no Brasil cresceu 380% e movimentou mais de R$ 20 milhões em 2024.
O Brasil, segundo maior consumidor de perfumes no mundo e líder absoluto na América Latina, se destaca nesse cenário: segundo a ABIHPEC, 40% dos consumidores brasileiros demonstram interesse crescente pela perfumaria árabe, sinalizando um mercado promissor e em plena expansão.
Atento a esse movimento, o Grupo Boticário, que foi um dos pioneiros ao lançar fragrâncias com inspiração no Oriente Médio nos anos 90, se consolida como protagonista ao acompanhar de perto essa evolução do mercado. Reflexo desse posicionamento, Diva Suprema, lançamento recente da categoria de perfumaria árabe da marca Eudora, já é TOP 1 de vendas no e-commerce, representando o maior resultado do ano da categoria.
O lançamento possui assinatura olfativa intensa, combinando a riqueza da Golden Flower com o toque vibrante do açafrão, especiaria rara e valorizada nos países do oriente. A potência da fragrância e a embalagem imponente em tons de dourado reforçam o posicionamento da marca ao traduzir a essência de mulheres que celebram sua confiança e protagonismo. Ainda, Beleza na Web, plataforma de beleza do Grupo Boticário, criou uma landing page exclusiva sobre perfumaria árabe, como um reflexo da procura por essa categoria.
Entre os primeiros a apostar na perfumaria inspirada no universo árabe, o Grupo Boticário construiu um portfólio robusto e consistente ao longo dos anos, unindo códigos olfativos e visuais que dialogam com a riqueza do Oriente, com lançamento das fragrâncias Tuareg e Tanit, de Boticário, que já traduziam estes códigos olfativos marcantes e elementos gráficos em suas embalagens.
Ao longo das décadas seguintes, essa inspiração foi sendo ampliada com criações como The Blend e Zaad Santal também de Boticário, que incorporam a intensidade, sofisticação e riqueza sensorial típicas desse estilo.
Essa visão antecipatória, somada a uma escuta ativa do mercado e do consumidor, transformou essa vertente olfativa em uma plataforma estratégica para a companhia. Desde então, os investimentos em pesquisa e inovação vêm sendo ampliados continuamente não para seguir tendências, mas para liderá-las, traduzindo movimentos internacionais em experiências sensoriais únicas e relevantes para o público brasileiro.
Renata Gomide, VP de Marketing do Grupo Boticário, ressalta a importância de estar sempre um passo à frente e antecipar os movimentos de mercado e as demandas dos consumidores algo que, segundo ela, faz parte do DNA do Grupo desde 1977. “Novas matérias-primas surgem constantemente, assim como mudanças nos hábitos de consumo e nas formas de aplicação.
Esses movimentos nos impulsionam a inovar continuamente e a antecipar tendências que moldam o setor. Nosso compromisso é garantir que cada nova criação seja não apenas relevante, mas verdadeiramente desejada pelo consumidor. É por meio dessa escuta ativa e de uma compreensão profunda das necessidades do nosso público que seguimos nos posicionando como líderes no mercado de fragrâncias”, finaliza.
(Fonte: Cosmetic Innovation, 22 de julho de 2025)