Brasileiros desembolsaram R$ 13,7 bilhões em produtos para banho em 2024
09/06/2025
Com premiunização e skinificação, vendas da categoria poderão saltar 43% até 2029

Os produtos para banho no Brasil registraram uma elevação nas vendas de 4,3% em 2024 e atingiram R$ 13,7 bilhões, de acordo com dados da Euromonitor International. Para a categoria, que vem se beneficiando por vários fatores como premiunização e skinificação, a previsão para os próximos anos é ainda mais animadora: crescimento de 43,3% até 2029, totalizando R$ 19,6 bilhões.
O mercado brasileiro apresentou um desempenho superior ao mercado global, que cresceu 2,5% no ano passado, totalizando US$ 50,7 bilhões, e deverá crescer 32,4% nos próximos 5 anos. A categoria abrange sabonetes em barra, sabonetes líquidos, sabonetes íntimos, óleos de banhos e lenços umedecidos, entre outros.
Liderando lançamentos
Juntamente com sun care, os géis de banho e sabonetes líquidos se destacaram entre as categorias com maior número de lançamentos nos varejistas online globalmente em 2024, com crescimento de dois dígitos no período 2023-2024, segundo a Euromonitor. No entanto, nem todos os produtos mantiveram a presença na prateleira. No entanto, 27% deles desapareceram do e-commerce até o final de 2024.
“O desenvolvimento de produtos nesta categoria é cada vez mais moldado pela tendência de skinificação, com novos lançamentos apresentando ingredientes ativos inspirados em cuidados com a pele e formulações naturais, refletindo a crescente demanda por resultados voltados para a saúde em cuidados pessoais”, pondera Egle Tekutyte, analista sênior da Euromonitor, que acrescenta que esses produtos estão evoluindo para um item essencial de autocuidado, com marcas enfatizando aromas que melhoram o humor, benefícios da aromaterapia e texturas calmantes.
(Fonte: Cosmetic Innovation, 30 de maio de 2025)