Smurfit Westrock investirá US$ 150 milhões em sua operação no Brasil
26/05/2025
A modernização fortalecerá sua posição no mercado europeu de papéis kraft sustentáveis e aumentará sua capacidade de responder à demanda por embalagens flexíveis

A Smurfit Westrock, anunciou, recentemente, que investirá US$ 150 milhões – cerca de R$ 840 milhões na cotação do dólar atual – na modernização e ampliação das suas operações no país. O aporte – já aprovado pelo Conselho da companhia – será destinado a diferentes frentes estratégicas e deve ser utilizado em até 22 meses.
“Temos projetos de aumento de capacidade em algumas regiões e outros investimentos para melhorar o nível de entrega, do serviço e a qualidade dos produtos”, afirmou Manuel Alcalá, presidente da Smurfit Westrock no Brasil. “Uma parte também será voltada à inteligência artificial, onde já temos investido, para melhorar a produtividade [das florestas] e reduzir o tempo perdido”, acrescentou.
Do valor total investido, cerca de US$ 31 milhões serão destinados exclusivamente para modernização da fábrica de Três Barras, em Santa Catarina. A unidade produz celulose e papel kraftliner e, futuramente, terá sua operação convertida para embalagens de papel. A SW também mantém uma unidade de negócios florestais operando na região.
Dentre os projetos previstos está a ampliação da planta de caustificação, responsável peal recuperação dos produtos usados no cozimento da madeira, o que deve resultar em um crescimento de 6% a 10% na produção da fábrica até 2027.
Atualmente, com capacidade para produzir cerca 600 mil toneladas de papel por ano, 70% da produção de Três Barras é destinada às fábricas de conversão da Smurfit Westrock. Já o restante é direcionado para exportação e tem como principais destinos Argentina, Paraguai e Chile. “Três Barras é uma plataforma estratégica para nós na América Latina”, afirmou Alcalá.
De acordo com o executivo, as instabilidades econômicas geradas pela guerra tarifária entre EUA e China impactaram as vendas, impulsionadas por outros segmentos como frutas, calçados e proteínas. “Já vimos uma reação imediata no mercado, porque quem está exportando tem que rapidamente se reposicionar”, pontuou.
Ainda segundo Alcalá, no último mês, a Smurfit Westrock também intensificou as vendas para o mercado chinês, quando as tarifas impostas pelo governo americano à China atingiram seu auge, no entanto, percentual não foi informado.
(Fonte: Portal Packaging, 22 de maio de 2025)