O Poder das Novas Gerações


Um estudo encomendado pela Americanas apontou os principais hábitos do consumo online entre os jovens de 16 a 30 anos. Este público é considerado fundamental no crescimento do marketplace nos próximos anos – este mercado deve crescer 95% no Brasil até 2025, segundo relatório do The Global Payments Report 2022. Dentre os jovens, 83% priorizam os marketplaces para realizar as compras na internet. Ainda segundo o levantamento, outras plataformas de compras citadas pelos jovens consumidores foram: aplicativos de compra (75%), sites das próprias marcas (57%) e redes sociais, como Instagram e Facebook (26%).

Diferença nas Gerações

Importante ressaltar que dentro do recorte proposto pela Americanas há duas gerações, que possuem algumas diferenças nos hábitos: Geração Z (16 a 24 anos) e Millennials (25 a 30). Nesse contexto, um dado que se destacou foi o de produtos preferidos para o consumo online – enquanto a maioria dos respondentes da “geração Tik Tok” mostrou preferência pelos celulares (54%), a maioria das respostas dos Millennials (57%) apontaram para a categoria de vestuário, seguida por calçados (51%) e telefones móveis (50%). Produtos relacionados à beleza aparecem no TOP 5 de ambas as gerações, mas a quinta posição muda entre as faixas etárias: enquanto os mais velhos citaram os eletrodomésticos, totalizando 47% das respostas, os genZ escolheram os eletroportáteis (28%), segmento que tem como famoso item a fritadeira Airfryer.

Comportamento na Navegação e Compra

Para encontrar o produto ideal, os jovens recorrem ao Google. Segundo o levantamento, a maioria dos entrevistados (60%) – Millennials e geração Z – utiliza o buscador como principal forma de consulta de produtos e preços. Em seguida, os meios mais citados foram os próprios sites das marcas preferidas (53%) e os e-commerces (marketplaces) de lojas digitais (51%). Quando perguntados sobre quais são os fatores predominantes no momento da decisão da compra, a maioria dos entrevistados (35%) mencionou preço, seguido de qualidade do produto (31%) e promoções e descontos (31%). Na hora de pagar, o cartão de crédito liderou como meio preferido, mencionado por 87% dos entrevistados. O pix seguiu na vice-liderança (59%) e o boleto (31%) fechou o TOP 3.

Engajamento Socioambiental

Quando o assunto é relação com a marca, a maioria das respostas (47%) dos consumidores da Geração Z apontaram para “marcas que mostram responsabilidade socioambiental”, enquanto a maioria (48%) dos millennials afirmou que não têm o hábito, mas pretende realizar compras de marcas que apresentam tal compromisso.

(Fonte: Giro News, 25 de outubro de 2022)