Plástico versus coronavírus


Embalagens são a maneira como transportamos, protegemos e interagimos com os produtos. Porém, no atual momento, também se tornaram ponto de atenção como possíveis agentes transmissores do vírus. Pensando nisso, o Valgroup se perguntou: e se transformássemos o plástico para que ele próprio pudesse se tornar um aliado e uma forma de proteção diante de tantas ameaças invisíveis? A resposta a essa pergunta é o DeepDefense.

Embalagens: as novas aliadas na luta contra o coronavírus

“Projetado para o uso seguro em diversas embalagens plásticas, DeepDefense dá ao plástico novas propriedades que alteram sua estrutura e o tornam capaz de eliminar muitas das ameaças microscópicas que nos colocam em risco. Graças a um aditivo que se integra às próprias moléculas do plástico, a ação virucida de DeepDefense é capaz de eliminar o vírus do coronavírus, e outros, em até 10 minutos”, explica Carlo Bergamaschi, Diretor Executivo da Valfilm.

Solução pioneira

“Já podíamos contar com a ajuda do plástico para proteger e transportar tudo o que precisamos para consumo essencial, como água e alimentos diversos. Mas ainda não estávamos satisfeitos, queríamos algo que alcançasse além do produto, algo que alcançasse a todos nós! O DeepDefense é compatível com qualquer tipo de embalagem plástica, em qualquer situação, para qualquer finalidade. As aplicações são infinitas, e, portanto, estaremos ajudando a proteger, mesmo que indiretamente, milhões de pessoas”, diz Bruno Badialli, Especialista de Pesquisa e Desenvolvimento da Valfilm.

Respaldo científico

Todos os testes de DeepDefense foram conduzidos dentro das normas regulatórias ISO para ensaios de propriedades virucidas, dentro do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Foram utilizadas cepas de coronavírus que afeta especificamente os seres humanos, para não ter problemas em afirmar eficácia do DeepDefense. Afinal, testes com vírus que afetariam outros animais não são suficientes para sustentar a eficácia na proteção de seres humanos.

O futuro das embalagens plásticas

DeepDefense veio para inaugurar um marco histórico no plástico, e com ele surgirão mais e mais pesquisas. Em questão de meses, a proteção oferecida pelo DeepDefense pode se tornar uma exigência de mercado, ditada pelos clientes do plástico, e em um futuro não tão distante, pode se tornar obrigatório por órgãos regulamentadores de embalagens.

A tecnologia DeepDefense é compatível com qualquer plástico produzido pelo Valgroup, seja ele rígido ou flexível e já está disponível para vendas em diversas linhas dos produtos Valfilm.

(Fonte: Valfilm, 04 de setembro de 2020)

Deixe seu comentário

  • Que bacana! Muito bom! Parabéns!

  • Marceline de Lima

    15/09/2020

    Parabéns ao pesquisador Bruno Badialli pela relevância da iniciativa! Notícias como essa enchem nosso coração de esperança de um mundo melhor, com cidadãos e cidadãs mais conscientes e verdadeiramente preocupados(as) com a nossa casa – o Planeta Terra!