Tetra Pak investe em realidade aumentada para promover novas interações com os consumidores


Seguindo o olhar para embalagens conectadas, a Tetra Pak dá continuidade aos projetos que utilizam realidade aumentada com o objetivo de estabelecer novos canais de interação com os consumidores. De forma descontraída e didática, a empresa esclarece a tecnologia contida nas embalagens cartonadas, bem como fomenta a reciclagem como hábito diário.

São dois projetos: um associado às marcas de sucos com o intuito de informar sobre como as caixinhas permitem bebidas de qualidade sem a necessidade de uso de conservantes. O outro está ligado à sustentabilidade e pode ser encontrado em embalagens de diferentes marcas de leite. Neste, a realidade aumentada projeta quatro personagens reais para contar como a reciclagem transformou suas vidas, fazendo um chamado para a sociedade sobre a importância da separação adequada dos resíduos no dia a dia e da conscientização socioambiental.

“Enxergamos na inovação uma excelente ferramenta para oferecer novas experiências ao consumidor – o que contribui para o aprendizado e reforça o quanto o conhecimento é fundamental para se fazer boas escolhas”, informa Vivian Haag Leite, Diretora de Marketing da Tetra Pak. “Todo esse movimento também reforça o compromisso da Tetra Pak em aliar qualidade, praticidade, sustentabilidade e inovação”, completa a executiva.

Conteúdo e percepção socioambiental integrados à tecnologia

Desenvolvida pela agência 35, a animação sobre a produção e envase asséptico da embalagem da Tetra Pak traz, de forma bem-humorada as próprias frutas para explicarem o caminho percorrido antes de chegarem à mesa do consumidor em forma de suco. Projetadas para fora da caixinha ao iniciar a realidade aumentada, demonstram desde a pasteurização ao envase asséptico, que são realizados sem contato manual ou com o meio externo, o que, ao final, permite uma bebida de qualidade sem a necessidade de uso de conservantes e refrigeração.

Já a iniciativa direcionada à sustentabilidade, com as marcas de leite, foi desenvolvida levando em conta toda a atuação de mais de 20 anos da Tetra Pak ao fomento da cadeia recicladora, o que estimula a reflexão sobre como atitudes conscientes podem transformar a vida de outras pessoas que trabalham diretamente com reciclagem.

Quem tem acesso à realidade aumentada pode conhecer Evelin, que se orgulha em conseguir subsidiar os estudos dos filhos; Juliana, que já foi carroceira e hoje é Vice-Presidente da cooperativa onde atua, Valdecir, que destaca o quanto a reciclagem traz benefícios e qualidade de vida para a sua comunidade, e Anderson, que também começou no lixão e hoje tem uma vida melhor com sua família por meio da trajetória traçada dentro de uma cooperativa. Todos os vídeos foram produzidos pela agência New Vegas.

A campanha é realizada por meio da modalidade conhecida como “Ad on Pack”, quando as informações estão em uma das laterais das próprias embalagens. Para vivenciar a experiência dos novos projetos, o consumidor pode escanear o QR Code presente nas embalagens, utilizando a câmera do celular, que direcionará para a página do Facebook que suporta as animações.

As embalagens da Tetra Pak são formadas por seis camadas de proteção compostas por plástico, papel e alumínio. Responsáveis por preservar o alimento, impedem a entrada de oxigênio, luz e umidade, e conserva o sabor, a qualidade e os nutrientes dos produtos.

(Fonte: JeffreyGroup Brasil, 01 de outubro de 2019)