Gerdau lança nova embalagem com grafeno para linha de pregos


A empresa brasileira produtora de aço Gerdau está lançando a nova embalagem da sua linha de pregos. O novo pacote utiliza 1% do Poly-G, o primeiro masterbatch com grafeno disperso em polímeros, traduzida como tecnologia G2D, disponível em escala industrial e desenvolvido pela Gerdau Graphene.

O portfólio de pregos da Gerdau é produzido com aço 100% reciclável, de matéria-prima proveniente da reciclagem de sucata ferrosa. A linha é composta por oito produtos com diferentes aplicações, e todos eles terão a nova embalagem, que também passará por alterações estéticas, mas irá manter o padrão tradicional pelo qual já é conhecida, com as cores amarelo e azul. Entre os benefícios conquistados nesse desenvolvimento com a tecnologia G2D, destaca-se ganhos nas propriedades mecânicas das embalagens, possibilitando redução de 25% de espessura, o aumento na resistência das embalagens, com a consequente diminuição de perdas no processo de empacotamento, em cerca de 39%; além da redução no consumo de matéria-prima, de energia elétrica e de emissões de gases de efeito estufa para sua produção.

A nova embalagem foi desenvolvida de forma integrada entre as áreas de aços longos da Gerdau e da Gerdau Graphene, uma empresa da Gerdau Next, braço de novos negócios da Gerdau, focada no desenvolvimento, industrialização e comercialização de aditivos químicos, aditivos minerais e masterbatches com nanomateriais à base de carbono, como o “grafeno”. A empresa, que pertence ao cluster de sustentabilidade da área de novos negócios, tem como objetivo entregar soluções que forneçam ganhos de performance para as indústrias de tinta, cimentícia (concretos e argamassas), plásticos, borrachas e lubrificantes com a incorporação de materiais avançados.

Além disso, a nova embalagem também vai trazer um QR Code com acesso à Gerdau mais, plataforma de negócios da Gerdau, e a um conteúdo interativo com informações sobre o grafeno e como a Gerdau Graphene está desenvolvendo novas aplicações para essa tecnologia.

“A Gerdau está sempre em busca de evoluir e inovar de forma sustentável. Com a tecnologia desenvolvida pela Gerdau Graphene, conseguimos aprimorar o processo de empacotamento de um de nossos produtos mais reconhecidos e utilizados no mercado, os pregos. Com isso, beneficiamos nossos parceiros que transportam e vendem o produto, além de contribuir para o meio ambiente com a redução do consumo de matéria-prima e com a economia circular”, explica Alexandre Côrrea, diretor executivo da Gerdau Graphene.

A Gerdau é a maior produtora de pregos no Brasil, e essa história remonta à origem da empresa em 1901, quando foi fundada em Porto Alegre (RS) como uma pequena fábrica de pregos. Desde então, a companhia se transformou em uma das principais multinacionais brasileiras, com operações em 9 países e 36 mil colaboradores diretos e indiretos.

“A atualização da embalagem de pregos é mais um passo na estratégia da Gerdau de se reinventar continuamente em seus 122 anos de história e reforça seu compromisso com a sustentabilidade. Também é uma ótima oportunidade para apresentar aos nossos clientes como podemos utilizar as novas tecnologias e inovações, como o grafeno, para seguir oferecendo produtos e soluções em aço que atendam às suas necessidades”, afirma Débora Junge Baum, líder de marketing da Gerdau.

A novidade está sendo apresentada na feira agropecuária Expointer, até 3 de setembro, em Esteio (RS).

(Fonte: Embanews, 30 de agosto de 2023)