ABRE

BASF inaugura primeiro craqueador do mundo operando com 100% de energia renovável para acionar seus principais compressores.


A BASF acaba de colocar em operação o craqueador a vapor no seu novo site Verbund, em Zhanjiang, no sul da China. A unidade é a primeira do mundo a utilizar 100% de energia renovável para acionar seus principais compressores (eDrives), representando um marco tecnológico e um avanço relevante na descarbonização de uma das etapas mais intensivas em energia da indústria química.

Considerado o “coração” do complexo, o craqueador fornece produtos químicos básicos essenciais, como etileno e propeno, que são o ponto de partida para diversas cadeias de valor da indústria química. Esses monômeros-base são fundamentais para a produção de dispersões, resinas e aditivos amplamente utilizados em aplicações ligadas ao setor de embalagens, como tintas de impressão, barreiras para papel e adesivos, contribuindo para soluções mais eficientes e sustentáveis ao longo da cadeia produtiva.

Com capacidade produtiva de até um milhão de toneladas métricas de etileno por ano, a nova planta fortalece a presença da BASF na China, o maior e mais dinâmico mercado químico do mundo, e amplia sua capacidade de atender clientes em uma ampla gama de indústrias. Além do craqueador, a companhia também colocou em operação plantas de derivados de propeno, óxido de etileno, glicol de etileno e polietileno, consolidando Zhanjiang como um polo integrado de produção química.

O site Verbund, de Zhanjiang, será o terceiro maior da BASF no mundo e servirá como modelo de produção sustentável, operando com eletricidade proveniente exclusivamente de fontes renováveis. Ao investir em tecnologias de baixo carbono e em infraestruturas industriais mais limpas, a BASF reafirma seu compromisso na transformação verde da indústria, conectando inovação, competitividade e responsabilidade ambiental em escala global.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Basf, 02 de fevereiro de 2026)

Deixe seu comentário