Mercado brasileiro de produtos de limpeza ultrapassa R$ 38 bi em 2024
02/06/2025
Vendas cresceram 2,1%, mas Euromonitor prevê aumento superior a 30% nos próximos 5 anos

O consumo de produtos de limpeza no Brasil acompanhou a tendência do mercado global e fechou 2024 com crescimento de 2,1% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 38,1 bilhões, segundo dados da Euromonitor International. A previsão para os próximos anos, entretanto, é positiva: aumento de 31,3% até 2029, para atingir R$ 50,1 bilhões.
Em 2024, a elevação do consumo ficou um pouco abaixo da registrada globalmente (2,4%). O Brasil, que havia assumido o quarto lugar em 2022, perdeu a posição para a Índia no ano passado. No topo do ranking permanecem Estados Unidos, China e Japão.
Produção cresce 9,1%
A indústria brasileira de produtos de limpeza registrou alta de 9,1% nos índices de produção, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA). “O setor atingiu seu pico histórico em 2024, mesmo diante de um cenário econômico desafiador”, avalia Paulo Engler, presidente executivo da entidade.
Um dos destaques positivos, segundo o dirigente, foi a menor inflação setorial, registrada pelo INPC: enquanto a inflação média nacional ficou em 4,8%, o grupo de limpeza doméstica apresentou deflação de 1,2%, o que contribuiu para manter o consumo de produtos básicos, como detergentes, desinfetantes e água sanitária. “Além disso, o setor seguiu investindo em inovação, com o desenvolvimento de novas fórmulas, melhorias em performance e ampliação da oferta de produtos com menor impacto ambiental, fatores que ajudam a explicar a manutenção da produção em patamares elevados”, afirma Engler.
(Fonte: Household innovation, 26 de maio de 2025)