ABRE
INOVAÇÃO

Participe desse encontro inédito com a WPO e a Coalizão Latino-Americana de Embalagens para debater certificações e regulamentações em embalagens para alimentos.

INOVAÇÃO

Participe desse encontro inédito com a WPO e a Coalizão Latino-Americana de Embalagens para debater certificações e regulamentações em embalagens para alimentos.

Encontro LATAM sobre Regulamentação e Certificação em Embalagens para Segurança de Alimentos

Data: 22 de outubro de 2025

Horário: 10h às 13h (Horário de Brasília)

Formato: híbrido

 

A segurança de alimentos está diretamente ligada à qualidade dos sistemas de controle em toda a cadeia, e a embalagem tem papel decisivo nesse processo. Além de proteger, ela ajuda a garantir integridade, rastreabilidade e conformidade com normas técnicas. Diante desse cenário, é cada vez mais importante promover o diálogo entre países e alinhar práticas que fortaleçam a atuação regional nesse campo.

 

A WPO – World Packaging Organisation e a Coalizão Latino-Americana de Embalagens, convidam para um encontro inédito para debater a regulamentação e a certificação de embalagens voltadas à segurança dos alimentos.

 

No dia 22 de outubro de 2025, das 10h às 13h (horário de Brasília), em formato híbrido, será promovido o Encontro LATAM sobre Regulamentação e Certificação em Embalagens para Segurança de Alimentos, reunindo representantes dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, Peru e Venezuela.

 

O objetivo do encontro é promover a atualização sobre as normas internacionais em segurança de alimentos em embalagens, e os processos de certificação, contando com renomadas empresas globais como APCER, SGS, FSSC e BRCGS.

 

O encontro é parte da missão da WPO de estimular o desenvolvimento e o alinhamento global no setor de embalagens, e reforça o papel da ABRE e das entidades da Coalizão Latino-Americana de Embalagens na promoção de iniciativas que fortalecem o diálogo técnico, a atualização regulatória na região.


Participe e não perca este encontro estratégico de atualização e diálogo.

 

PALESTRANTES

Luciana Pellegrino
Presidente Executiva da ABRE e Presidente da WPO
Presidente Executiva da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem e Presidente da WPO - World Packaging Organisation, Luciana é formada em administração de empresas com ênfase em comércio exterior e especialização em ciências ambientais, ambos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, contando também com cursos de extensão em design thinking pela IIT e em Governança em Conselho de Administração pelo IBGC. Desde 2002 à frente da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem - entidade empresarial que reúne empresas de todos os elos desta cadeia produtiva, liderando as iniciativas da entidade em prol do contínuo aprimoramento da embalagem brasileira, da competitividade do setor e do seu desenvolvimento sustentável. Responsável pela interface da ABRE perante o Governo, entidades parcerias, demais elos do mercado e contribuindo para um diálogo mais aberto com a sociedade. Desde 2009, atuou como Vice-Presidente de Marketing da WPO - Organização Mundial da Embalagem, contribuindo para o alinhamento dos objetivos globais e visão de futuro da embalagem em nossa sociedade. Final de 2023 assumiu a presidência da organização, intensificando seu compromisso com o avanço e aprimoramento do setor de embalagens globalmente.
Juliane Silva
Representante da BRCGS no Brasil
Graduada em Engenharia de Alimentos com mais de 20 anos de experiência na área de certificações de qualidade e segurança de alimentos/produtos. Atualmente é representante oficial da BRCGS no Brasil, realiza auditorias de Integridade para BRCGS na América Latina e atua como ATP (Approved Trainer Partner) e AVT (Approved virtual trainer) para treinamentos das normas BRCGS. Proprietária da Qualité Consultoria - Brasil, que atua na área de qualidade e segurança de alimentos na cadeia produtiva de alimentos e parceira na consultoria Global Service SM&R Consulting (Equador). Possui experiência como coordenador técnico de processos de certificação de qualidade e segurança de alimentos em organismos certificadores). Trabalhou como auditora líder de normas internacionais de segurança de alimentos. Atuou também como Coordenador de Qualidade na Kobber Alimentos, indústria de produtos à base de cereais.
Juliani Arimura
Representante da FSSC Latam
Responsável pelo desenvolvimento do mercado da América Latina para os esquemas da Fundação FSSC. Mestre e Graduada em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, com especialidade em Higiene e Legislação de Alimentos. MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. 27 anos de experiência atuando em Organismos de Certificação, responsável pela gestão de negócios de alimentos e bebidas, coordenação programas de avaliação de fornecedores e desenvolvimento de negócios em certificações de sistema de gestão da qualidade e segurança de alimentos e protocolos de sustentabilidade, além de experiência prévia como auditora, instrutora de treinamentos e consultora.
Rubiana Enz
Gerente de Desenvolvimento de Negócios
Executiva Comercial com foco em B2B, com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Relacionamento e Desenvolvimento de Novos Negócios em operações nas Américas em empresas líderes do setor de certificação de sistemas de gestão. Experiência na elaboração de planos de negócios para países da América Latina e América do Norte (principalmente México, Brasil, Chile, Argentina, Peru, Estados Unidos). Habilidade na gestão e mentoria de equipe de vendas multinacional buscando desenvolver o melhor potencial e experiência gerando resultados de alto desempenho. Background como Key Account atendendo grandes empresas como BRF, Mondelez, Coca Cola, Mars, Nestle, Danone entre outras. Identificação, seleção e contratação eficientes de recursos adequados para expandir as operações no Brasil relacionadas a clientes e projetos. Forte atuação em novos projetos incluindo temas de avaliação da cadeia de suprimentos, identificação de recursos para garantir a operação adequada de todos os processos em auditorias / projetos internacionais e de terceiros. Domínio da metodologia Canvas Model e ferramenta de CRM Salesforce. MBA em Marketing pela FGV, curso de pós graduação em Sustentabilidade - MIT, fluente em inglês e espanhol.
Gabriela Pinheiro
Líder de Unidade da Unidade de Negócio Agroalimentar
Auditora BRCGS Food, IFS Food, IFS Logistics, IFS; Broker, FSSC 22000, ISO 22000, ISO 9001, ISO 14001 e IDI; Engenheira Alimentar pela Universidade Católica Portuguesa; Pós-Graduada em Engenharia da Qualidade pela Universidade do Porto; MBA em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa.
Rosangela Gorni
Consultora especialista independente Sênior em avaliações de risco de contaminantes químicos em alimentos e materiais de embalagens
Ao longo desses anos, minha principal função foi dar suporte às instalações analíticas e de produção da Nestlé em diversos países das Américas, elaborando estratégias baseadas na avaliação de risco para produtos alimentícios ao longo da cadeia de suprimentos, preparando planos de vigilância para contaminantes químicos e interpretando resultados analíticos, além de construir um banco de dados histórico para subsidiar decisões sobre a qualidade dos alimentos. Tudo começou com meus primeiros anos realizando análises em laboratório e evoluiu por várias etapas, incluindo um período como Gerente de Produção em uma fábrica de sorvetes, até alcançar o status de especialista mundial em contaminantes químicos e conformidade com a segurança de embalagens da Nestlé. Da fazenda à mesa, garantir matérias-primas seguras em termos de contaminantes químicos como pesticidas, micotoxinas, medicamentos veterinários, metais pesados, bem como novas classes de contaminantes químicos emergentes tem sido meu trabalho fundamental. Além disso, também adquiri conhecimento e experiência valiosos sobre os requisitos legais relativos a materiais de embalagem dedicados a produtos alimentícios acabados. Também sou Mestre em Ciências pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo com ênfase em contaminantes químicos ambientais.

PROGRAMAÇÃO

10h00 às 10h20 | Luciana Pellegrino e Entidades LATAM Abertura

10h20 às 10h50 | Juliani Arimura – FSSC
Construindo confiança: do desenvolvimento a certificação com esquemas FSSC no setor de embalagens de alimentos

10h50 às 11h20 | Juliane Silva
BRCGS Packaging Material 7 - Estabelecendo o padrão de excelência em material de embalagem

11h20 às 11h50 | Rosangela Gorni
Tendências regulatórias em bisfenol e óleos mineiras

11h50 às 12h20 | Gabriela Pinheiro
Certificação segundo as normas GFSI – processo e benefícios

12h20 às 12h50 | Rubiana Enz
Megatendências globais em segurança de embalagens para alimentos

12h50 às 13h | Luciana Pellegrino
Fechamento

INVESTIMENTO

APOIO
REALIZAÇÃO
logo da Associação Brasileira de Embalagem