Simbologia de Descarte Seletivo de Embalagens (2013)

Simbologia de Descarte Seletivo de Embalagens é prevista em Pacto Setorial em Norma Técnica da ABNT – NBR 16182/2013


Publicação: Simbologia de Descarte Seletivo de Embalagens (2013)

A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem firmou em novembro de 2011 um pacto setorial com o Ministério do Meio Ambiente do Brasil no âmbito do Plano de Produção e Consumo Sustentáveis, que prevê a inclusão do símbolo do descarte seletivo nas embalagens de 1.000 produtos ao ano. O objetivo principal é orientar os consumidores sobre a importância da destinação adequada para as embalagens utilizadas.

Esta iniciativa, dentro do contexto do PPCS – Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis, está alinhada à proposta da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que envolve a sociedade, empresas, prefeituras e governos estaduais e federal na gestão dos resíduos. Além disso, o descarte correto de embalagens contribui diretamente para a redução dos lixões e expansão de processos sustentáveis, além de gerar renda para inúmeros trabalhadores que atuam hoje em cooperativas. São eles que recebem as embalagens, selecionam, separam e dão o destino correto a esse material, seja para reciclagem ou disposição em aterro, sempre respeitando as características e alternativas de cada região do país.

Produtos de empresas líderes de mercado já introduziram o símbolo “Descarte Seletivo” em suas embalagens. A adoção dessa simbologia indica o cuidado do fabricante com o descarte da embalagem e uma maneira de chamar a atenção e orientar o consumidor para o assunto. Ao mesmo tempo, ajuda a construir uma imagem positiva já que os próprios consumidores cada vez mais cobram posturas éticas e responsáveis das marcas espalhadas pelos pontos de venda.

O programa visa também ampliar a inserção da simbologia técnica de identificação de materiais com foco no processo de triagem pelas cooperativas.

Convidamos as indústrias de bens de consumo a incluir a simbologia do descarte seletivo nas suas embalagens: uma iniciativa voluntária, de abrangência nacional, que harmoniza a comunicação frente ao consumidor e no processo de separação.

Acesse aqui e veja o documento original do pacto firmado entre a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem e o MMA – Ministério de Meio Ambiente.

Veja aqui os exemplos de produtos no mercado que já adotaram a simbologia.

Mais informações: Isabella Salibe | 11 3060 – 5517 | isabella@abre.org.br

Simbologia

SímboloCorel DrawIllustratorJpeg
Aço
Alumínio
Descarte seletivo sem escrita
Descarte seletivo com escrita
Lixo
Lixo reciclável
Lixo reciclável 2
Outros
Papel reciclável
PEAD
PEBD
PET
Plásticos (outros)
PP
PS
PVC
Reciclado
Vidro

Apoio