ABRE

Cursos ABRE

Introdução à digitalização do Sistema de Embalagem


Data: 26 e 27 de maio de 2026
Horário: 9h às 12h
Formato: on-line


OBJETIVO

Apresentar o passo a passo da jornada para a Digitalização do  Sistema Embalagem que é um procedimento estratégico fundamental para o aumento da produtividade e, consequentemente, da produtividade da empresa.

Fundamentação do curso 

O SISTEMA EMBALAGEM (Figura 1) pode ser definido como conjunto de operações, materiais e acessórios que são utilizados na indústria com a finalidade de conter, proteger e conservar os diversos produtos e transportá-los aos pontos de venda ou utilização, atendendo às necessidades dos consumidores e/ou clientes a um custo adequado, respeitando a ética e o meio ambiente. 

Figura 1: Representação do Sistema Embalagem e os seus componentes 

Cada um dos componentes gera dados operacionais que precisam ser analisados de forma crítica para assegurar que a produtividade da empresa esteja no nível adequado à necessária competitividade no mercado em que atua.  

O grande desafio é selecionar indicadores robustos, padronizados e comuns aos componentes (por exemplo, custo sistêmico), coletá-los corretamente por meio de sensores e consolidá-los num ponto central (plataforma). Esse processo é a digitalização. 

Os participantes serão incentivados a apresentar situações presentes no seu cotidiano de modo a enriquecer as discussões que por certo acontecerão ao longo do curso.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  • Entender o Sistema Embalagem e os fundamentos da digitalização 
    • Conceito e componentes do Sistema Embalagem;  
    • Indicadores de desempenho e métodos de coleta: custos, perdas, impacto ambiental e outros; 
    • Coleta manual de dados: vantagens, limitações e confiabilidade das informações; 
    • Integração entre fornecedores, fabricantes e brand owners
    • Digitação x Digitalização: conceitos, diferenças e análise de custo-benefício; 
    • Estudo de casos; 
  • digitalização como estratégia 
    • Transformação digital: histórico, desafios e fatores críticos de sucesso; 
    • Alinhamento da digitalização do Sistema Embalagem à estratégia da empresa; 
    • Planejamento da digitalização do Sistema Embalagem e sua evolução ao longo do tempo; 
    • Ferramentas digitais para gestão de especificações e validação técnica 
    • Estudo de casos.
  • Tecnologias e gestão da transformação digital no Sistema Embalagem
    • Tipos de sensores e suas aplicações;
    • Identificação de materiais e rastreabilidade com QR Codes ou RFID
    • Análise estatística dos dados coletados e tomada de decisões;
    • Escolha de indicador(es) comuns aos componentes do Sistema Embalagem e respectivos sensores;
    • Competências para gerenciar o Sistema Embalagem digitalizado;
    • Estudo de casos.
  • Transformação digital e cultura organizacional
    • Capacitação das equipes na adoção de tecnologias digitais;
    • Alinhamento entre áreas técnicas, marketing e sustentabilidade;
    • Desafios e oportunidades da mudança de mindset nas empresas.

PÚBLICO-ALVO

Empresários, gestores, supervisores, coordenadores e outros profissionais interessados em melhorar a produtividade e a competitividade do Sistema Embalagem pela digitalização. 

CONVIDADO

Para melhor entendimento do conteúdo abordado, traremos um profissional do mercado para compartilhar a sua experiência com os alunos.

VOCÊ TERÁ ACESSO A

  •  Material didático em PDF;
  •  Aulas gravadas por período determinado;
  •  Plantão de dúvidas pós treinamento;
  •  Certificado;

PROFESSOR

Antonio Cabral é Doutor em Engenharia de Produção pela Poli/USP. Mestre em Food Science pela RUTGERS UNIVERSITY. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência na gestão e no desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas e instituições de ensino e pesquisa. É coordenador e professor do curso de Pós-graduação em Engenharia de Embalagem na Mauá. Foi professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção na Mauá. É diretor da Pack&Strat Engenharia e Estratégia em Embalagem (www.packstrat.com.br).

Mais informações: Edna Amorim – 11 99124-4732 | cursos@abre.org.br

Instrutores

Antonio Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela Poli/USP. Mestre em Food Science pela RUTGERS UNIVERSITY. MBA em Marketing pela FGV.

Investimentos

Modo live

Associado Não-associado
R$ 550,00 R$ 950,00

Local

Data: 13 a 14 de maio de 2026

Horário: 9h às 12h

Local: On-line