O Boticário acelera estratégia de refis e projeta crescimento de vendas
06/10/2025
Com expectativa de crescimento 35%, marca consolida refis como motor estratégico de expansão e consumo consciente

O Boticário reforça seu compromisso com o meio ambiente e a sociedade ao consolidar a cada ano sua aposta em refis como parte de uma estratégia que vai além do consumo. O crescente interesse dos consumidores por alternativas mais sustentáveis impulsiona um movimento positivo para toda a cadeia produtiva e tem performado acima do esperado no varejo. A campanha promocional vem se superando anualmente, mas em 2025, direcionou um indicador positivo materializando essa tendência ao observar uma performance 105% acima da meta já na primeira quinzena de resultados. O Nordeste está 93% acima da meta estipulada para a campanha, na região.
A demanda e o interesse do consumidor por refis aparecem com clareza nas buscas e representa uma tendência positiva não apenas para a cadeia produtiva, do ponto de vista ESG, mas também como tração no varejo. Foram mais de 801 mil pesquisas por “refis” no e-commerce oficial do Boticário de janeiro à primeira semana de agosto.
Os números ainda indicam o e-commerce do Boticário como destino de consumidores que buscam por essa alternativa sustentável de consumo. “Os resultados comprovam a força da nossa estratégia: nos primeiros quinze dias atingimos 83,3% da meta total prevista (para 21 dias), promovendo um crescimento de quase 200%, considerando todos os canais de venda”, afirma Paulo Roseiro, diretor executivo de categorias do Grupo Boticário.
No digital, os consumidores já elegeram seus best sellers: com mecânica “compre e leve refil”, os mais comprados são Hidratante Nativa Spa de Ameixa Negra 400ml, Ameixa 400ml, Uva Merlot 400ml, Orquídea Noire 400ml e Cuide-se Bem Deleite 400ml. Além do resultado positivo no varejo desde 2021, a estratégia de refis reforça amparado na eficiência em usos de recursos e custos na cadeia. Na linha Nativa SPA, um refil de 350 ml utiliza 78% menos plástico do que a embalagem regular de 400 ml.
A marca estima que a escolha por refis evita cerca de 280 toneladas de resíduos por ano, com integração ao Boti Recicla, programa que recolhe embalagens de qualquer marca e as destina a cooperativas parceiras — iniciativas que reduzem desperdício, preservam margens e reforçam reputação junto a consumidores e franqueados.
(Fonte: Indústria News, 28 de agosto de 2025)