Nova ferramenta ajuda empresas a adotar medidas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU


Com 10 anos para cumprir o prazo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030, foi lançada uma nova ferramenta online e gratuita de gerenciamento de impacto para a comunidade global de empresas. Disponível em cinco idiomas, o SDG Action Manager capacita empresas de todos os tamanhos, no mundo inteiro, a adotar medidas significativas e acompanhar seu progresso nos Objetivos Globais.

Desenvolvido pelo B Lab e pelo Pacto Global das Nações Unidas, o SDG Action Manager reúne a Avaliação de Impacto B do B Lab, os Dez Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com a intenção de viabilizar que empresas realizem ações significativas por meio de autoavaliação dinâmica, benchmarking e aprimoramento.

O SDG Action Manager, com acesso gratuito para empresas em todo o mundo, foi desenvolvido por meio do trabalho e feedback de várias partes interessadas, incluindo especialistas em sustentabilidade corporativa, a sociedade civil, a ONU e o mundo acadêmico. Ele é inspirado na comunidade de Empresas B Certificadas e nas empresas que participam do Pacto Global das Nações Unidas.

O SDG Action Manager foi desenvolvido com o generoso apoio financeiro dos seguintes parceiros: Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), Generation Foundation, Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento do Canadá (IDRC), Emmanuel Faber como doador individual, Bill & Melinda Gates Foundation, Robert Wood Johnson Foundation e Skoll Foundation.

É importante que as empresas da América Latina e do Caribe participem e liderem uma transformação que vá além de apenas adaptar as práticas tradicionais aos ODSs, para também repensar modelos de negócios e fomentar a ação de uma voz coletiva.

“Apesar do progresso real da comunidade empresarial, há um reconhecimento claro de que a ação ainda não está à altura do desafio. A comunidade empresarial tem um papel importante a cumprir na promessa de promover prosperidade compartilhada e duradoura para todos. Com base em nossa abordagem baseada em princípios, o SDG Action Manager foi desenvolvido para mobilizar o setor privado a tomar ações significativas e nos colocar de volta aos trilhos para alcançar a Agenda 2030”, relata Lise Kingo, CEO e Diretora Executiva do Pacto Global das Nações Unidas.

Andrew Kassoy, Cofundador e CEO do B Lab Global: “Mudar o papel das empresas na sociedade sempre foi a essência da visão do B Lab. E agora, faltando apenas 10 anos para cumprir a Agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030, o papel das empresas não é mais apenas participar da busca pelos Objetivos Globais, mas liderar –  usar o poder dos negócios para resolver os problemas mais urgentes do mundo e inspirar outras pessoas a fazer o mesmo. O SDG Action Manager é uma ferramenta única que ajuda as empresas a agir e melhorar continuamente essa ação e, em última instância, a usar suas empresas como força para o bem”.

Carlo Pereira, Diretor Executivo da Rede Brasil do Pacto Global explica: “Ingressamos na Década da Ação, como definiu o Secretário-Geral da ONU, António Guterres. Não há mais tempo a perder quando se trata de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O SDG Action Manager representa uma oportunidade real para que as empresas insiram de fato os ODS em suas estratégias de negócios, único caminho para avançarmos com a consistência e a velocidade necessárias”.

Marcel Fukayama, Cofundador do Sistema B Brasil e Diretor Executivo do Sistema B Internacional: “O setor empresarial pode e deve protagonizar a implementação da agenda 2030. De uma maneira objetiva e usando uma linguagem comum, o SDG Action Manager se apresenta como a alternativa mais concreta para as empresas medirem e desenvolveram seu caminho de progresso em direção ao principal compromisso dessa década”.

Para acessar o SDG Action Manager, visite http://bit.ly/ActionManager

Sobre o Pacto Global: lançado em 2000 pelo então Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.

Sobre a Rede Brasil do Pacto Global: a Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003, e hoje é a terceira maior do mundo, com mais de 800 membros. Os mais de 30 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção e ODS.

Sobre o B Lab: o B Lab é uma organização sem fins lucrativos que atende a um movimento global de pessoas que usam os negócios como uma força para o bem. As iniciativas do B Lab incluem a Certificação de Empresa B, a administração do software e dos programas de Gerenciamento de Impacto B (B Impact Management) e a advocacy pelo desenvolvimento de estruturas de governança, tais como a benefit corporation. O B Lab pretende contribuir com o desenvolvimento de uma economia inclusiva e sustentável que crie uma prosperidade compartilhada por tod@s. Até o momento, existem mais de 3 mil Empresas B Certificadas em 150 indústrias e em 70 países. Além disso, mais de 70 mil empresas usam a Avaliação de Impacto B. Para mais informações, visite https://bcorporation.net

Sobre o Sistema B: o Sistema B acredita que os governos, as organizações da sociedade civil, os movimentos sociais, os cidadãos e a responsabilidade social das empresas, todos juntos, não são suficientes para resolver os problemas sociais e ambientais atuais. Por isso, promove as Empresas B e outros atores econômicos da América Latina, para construir uma nova economia na qual o sucesso e os benefícios financeiros considerem também o bem-estar social e ambiental.

(Fonte: Pacto Global, 29 de janeiro de 2020)