Treinamentos ABRE

O Sistema Embalagem e a Indústria 4.0


Data: 13 e 14 de Junho de 2024
Horário: 09h às 12hs
Carga horaria: 6 horas
Formato: On-line

O termo Indústria 4.0 foi cunhado em 2011 na Alemanha para descrever um conjunto de ações, também conhecido como transformação digital, com o objetivo de aumentar a competitividade dos sistemas produtivos alemães. Essa abordagem estratégica previu a incorporação de tecnologias habilitadoras essenciais para que as empresas pudessem aprimorar continuamente seu desempenho em relação à concorrência internacional.

O primeiro passo dessa abordagem é a digitalização, que engloba a sensorização das operações para coletar consistentemente informações relevantes e transmiti-las (Internet das Coisas) para posterior análise crítica (análise de dados). Isso estabelece uma base sólida para, posteriormente, selecionar e adquirir somente as tecnologias habilitadoras relacionadas ao aumento da produtividade e competitividade. Investimentos em modismos devem ser evitados. Essa é a perspectiva pela qual o tema Indústria 4.0 deve ser compreendido pelas empresas que atuam no Sistema de Embalagem e assim será abordado nesse treinamento. Trata-se de um modelo de gestão que gera resultados tanto a curto prazo (redução de perdas e desperdícios, maior rastreabilidade, aumento da produtividade e melhores resultados financeiros) como a médio prazo (aumento da competitividade no mercado brasileiro). No futuro próximo, espera-se que as organizações que adotarem essa abordagem se tornem referências internacionais em excelência operacional.

OBJETIVO
Apresentar os principais conceitos do modelo de gestão intitulado INDÚSTRIA 4.0, nos termos publicados pela ACATECH (Academia Alemã de Ciências e Engenharia) e os primeiros passos a seguir pelos interessados em implantá-los no SISTEMA EMBALAGEM, para aumentar a sua produtividade e competitividade.

PROGRAMA
DIA 1

  • O Sistema Embalagem: conceito e componentes;
  • Indicadores de desempenho e procedimentos de coleta: Custo sistêmico; Humanware; Impacto ambiental; O Custo Sistêmico e o custo da embalagem; Estudo de caso;

    DIA 2
  • Indústria 4.0: conceito e histórico;
  • O Modelo de Negócio;
  • A Jornada Rumo à Indústria 4.0 e as etapas a cumprir;
  • Preparação (essencial): minimizar perdas e desperdícios;
  • Execução propriamente dita: computadorização, conectividade, visibilidade, transparência, capacidade preditiva, adaptabilidade. o Estudo de casos.

PÚBLICO – ALVO
Empresários, gestores, supervisores, coordenadores e outros profissionais interessados em melhorar a produtividade e a competitividade do Sistema Embalagem aplicando os os conceitos e ” Modelo de negocio denominado Indústria 4.0″.

Mais informações: Edna Amorim – 11 99124-4732 | treinamentos@abre.org.br

Instrutores

Antonio Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela Poli/USP. Mestre em Food Science pela RUTGERS UNIVERSITY. MBA em Marketing pela FGV.

Investimentos

Modo live

Associado Não-associado
R$ 600,00 R$ 900,00
Clique aqui

Local

Data: 13 a 14 de junho de 2024

Horário: 18h às 20h

Local: On-line