:: JURADOS

 

Alan Richard da Luz

Consultor independente em Estratégias de Design, foi diretor de criação na Seragini Farné Guardado durante cinco anos. É especialista em inteligência em design, design research, design de embalagens e identidade corporativa. 

Professor de graduação no Centro Universitário SENAC nos cursos de Design Gráfico e Design de Interface; professor da graduação e pós-graduação no IED São Paulo e professor de pós graduação no Centro Universitário Maria Antonia - USP. É Mestre em Design pela FAU-USP e pesquisador em game design, tendo lançado diversos livros e artigos premiados na área.

 

Ana Lucia Luppinaci

Doutora (2012) e Mestre (2000) em Educação pela FE-USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo), linha de pesquisa Linguagem e Educação. Graduação em Comunicação Social pela PUCCAMP-Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), especializações em Design Têxtil e Estamparia/ FASM, Educação Artística/FMT, formação em História da Arte/ Escola do MASP. Professora universitária e diretora acadêmica do bacharelado em Design e Comunicação Visual da ESPM- Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, desde 2003. Entre 2007 e 2009 foi também coordenadora do curso de pós graduação lato sensu em Design Estratégico da mesma instituição. Tem experiência técnica e acadêmica na área de Comunicação Visual com ênfase em Design e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: design visual; história do design brasileiro; design, linguagem e projeto.

 

André Poppovic

André Poppovic faz parte da segunda geração de designers formados no Brasil, com um background multidisciplinar, que lhe permitiu uma atuação expressiva transitando em diversas áreas do design sob o olhar da identidade de marca.  Sócio fundador da Oz Design, em seus 34 anos de atividades, desenvolveu projetos de Branding, Identidade Visual, Embalagem, Editorial, Sinalização e Ambientação consolidando a  empresa como uma das 5 maiores do Brasil.

André  foi co-responsável pela fundação da diretor da ADG  Brasil, foi Coordenador Executivo das V e VI edições da Bienal de Design Gráfico ADG/ Brasil. foi jurado na categoria de Design no Festival  Cannes Lions 2010 e Wave Festival 2011, é  membro do Comitê Executivo da Bienal de Design, COEB e Vice-Presidente da ABEDESIGN é responsável pela Organização do Prêmio Brasi Design Award nas edições 2009, 2012 e 2013.

 

Carolina Teixeira

Designer formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, especialista em embalagem. Professora de Design de Embalagem pela Escola de Design da UEMG em Belo Horizonte durante 8 anos, em cursos de pós graduação em Design estratégico oferecido por instituições em Fortaleza, Maceió, Natal e Terezina, no curso de design do Instituto San Inacio Loyola em Lima/Peru em 2010 e Instituto de Embalagens 2010-2013. 

Ministra cursos e palestras de design de Embalagem. Profissional ha 14 anos, hoje dirige sua agência Coral Design atuando nas áreas de planejamento, desenvolvimento e gestão de marcas e embalagens com projetos desenvolvidos no Brasil, EUA, Peru e Colombia.

 

Célia Boucault

Desenhista industrial formada pela Mackenzie e pós-graduada em Administração em Marketing pela ESPM, atuando em assessoria em projetos na Bukoô (www.bukoo.com.br).

Experiência profissional de 23 anos nas áreas cosmética, alimentícia e farmacêutica em desenvolvimento de embalagens, supply chain, comercial e logística em empresas como Natura, Unilever, Grupo Silvio Santos  Cosmética (marcas Jequiti e ex-Hydrogen), Nestlé, BASF, Henkel, Antibióticos do Brasil e, consultorias em Logística (IMAM – Instituto de Movimentação de Armazenagem de Embalagens) e Corel Pincéis.

Coordenação de projetos de embalagens e homologação de alternativas de fornecimento, tanto no Brasil quanto na Europa, USA e MERCOSUL. Implantação do Depto. de Desenvolvimento de Embalagens nas áreas de cosméticos e professora de  Embalagem, Processos produtivos, Envase  e Logística do curso de pós-graduação Morumbi-Anhembi.

 

Cesar Saber

Graduado em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá.

Pós-graduado em Marketing pela (Escola Superior de Propaganda e Marketing(ESPM).

Atuou nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Engenharia e Marketing da ITAP-BEMIS, BRADY e ILPRA.

Hoje dirige a SABERPACK, empresa voltada para o fornecimento de sistemas de embalagens(equipamentos, embalagens e serviço de envase) para os mercados alimentício, químico e cosmético.

 

Denise Dantas

Pesquisadora e professora da disciplina Design de Embalagem no curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Doutora pela Universidade de São Paulo, tem desenvolvido pesquisa sobre embalagens desde 1993, tendo lecionado esta disciplina nos cursos de Design da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro Universitário Senac e Universidade Anhembi-Morumbi. Autora do mestrado “Parâmetros para a avaliação da qualidade de embalagens de consumo”, atualmente orienta trabalhos nesta área no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da FAU USP e coordena a pesquisa “A criança e as embalagens de alimentos industrializados: Aspectos de design que interferem nas questões perceptivas, simbólicas e de consumo”. Sua linha de pesquisa tem ênfase no human-centered design, que considera a melhor interação dos seres humanos com os produtos de consumo.

 

Eloisa Garcia

Engenheira de Alimentos e Mestre em Tecnologia de Alimentos na área de concentração de Embalagem, pela Faculdade de Engenharia de Alimentos – FEA / UNICAMP. Diretora Substituta do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL e Gerente Técnico dos Grupos de Embalagens Plásticas e de Meio Ambiente do Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA/ITAL. Coordena as linhas de pesquisa “Desenvolvimento de Produto com Menor Impacto Ambiental” e “Estudos de Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos e Embalagens”, tendo como princípio sua aplicação como ferramentas de gestão para melhoria ambiental contínua de produtos e processos.

 

Fabio Pereira

48 anos, publicitário, pós graduado em Administração de Marketing pela ESPM e especializado em Marketing Industrial pelo Instituto de Marketing Industrial, está no segmento de embalagens há mais de 25 anos, em agências de publicidade, indústrias de consumo e fabricantes. Foi Gerente de Marketing Corporativo na MWV Rigesa, onde trabalhou por 21 anos e também atuou nas áreas de Desenvolvimento de Produtos e Novos Mercados, nos segmentos de embalagens em papelão ondulado, papelcartão, semi-rígidas, tampas e bombas plásticas. Viajou estudando o mercado de embalagens pelo Brasil e vários países no mundo.

 

Fábio Teixeira

Pesquisador da área de Embalagens plásticas do Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA/ITAL, onde atua desde 2000. Mestrando pelo Departamento de Engenharia de Materiais e Bioprocessos da Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP e graduado em Publicidade e Propaganda com Ênfase em Marketing pela ESAMC - Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação. É especialista na área de caracterização e desempenho mecânico de embalagens plásticas com coordenação e colaboração no desenvolvimento de projetos nas seguintes linhas de pesquisa: otimização de sistemas de embalagem, desenvolvimento de novas estruturas com foco em requisitos de aplicações, diagnósticos de problemas de desempenho e avaliação de performance de embalagens tipo stand up pouch. Membro de comissões de estudo para revisão e elaboração de normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, na área de filmes e embalagens plásticas desde 2002.

 

Fernando Tecchio

Formado em Jornalismo e pós-graduado em planejamento estratégico, trabalhou em algumas áreas relacionadas ao jornalismo antes de enveredar pelo design.

Iniciou a carreira na Ana Couto Branding e Design, onde participou de projetos de branding para empresas como Unibanco, Klabin, Heineken e Central de Intercâmbio. Com passagens posteriores por 100% Design, Claudio Novaes Desgin e Keenwork Design, pode deixar sua marca em trabalhos para C&A, Danone, Cargill, Pernod Ricard, Shopping Cidade Jardim, Sul America, Instituto Ayrton Senna, Suvinil, Metalfrio, Continental.

Desde 2011, é gerente de Planejamento da Design Novarejo e, junto com sua equipe, define estratégias e rumos de layout de loja, comunicação visual e materiais de ponto de venda para Carrefour, Cencosud, Disney, Cidade Canção, Supermercado Imperatriz, Extrabom, Cobasi, Mambo, Kimberly-Clark, Hortifruti Oba, Walmart, Tigre, Vigor, dentro outras tantas marcas líderes em seus segmentos.

 

Fernando Sommer

43 anos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Trabalhou por 10 anos na Unilever, onde acumulou experiência em Trade Marketing e Brand Development. Em 2004 associou-se à Team Créatif para abrir o escritório brasileiro da consultoria, no qual é responsável pelas áreas de Negócios e Planejamento.

 

Gilmar Vaccas

Apaixonado pela área de suprimentos com vasta experiência em toda cadeia de abastecimento (compras), especialização em embalagens, tive a oportunidade de relacionar-me com a maioria das empresas do setor. Focado em resultado com forte habilidade no relacionamento interpessoal, acredito que o trabalho em grupo (construção de equipes), respeito pelas pessoas e comunicação franca e aberta são alguns dos pilares capazes de proporcionar o atingimento de objetivos / metas desafiadoras. Gerenciar a área de suprimentos com mentalidade diferenciada possibilitou ao grupo que liderava, um maior conhecimento do negócio, quer seja da empresa quer seja do fornecedor. A figura do analista de negócios, pessoa com expertise na área ,focada em conhecer todo processo do material a ser adquirido ao invés do comprador, fez com que as pessoas desempenhassem papel importante na organização, com isto tiveram um maior reconhecimento e conseqüentemente uma maior valorização.

 

Gisela Schulzinger

Formada pela ESPM e Pós Graduada em Ciências do Consumo Aplicadas também pela ESPM, atua na área de design há mais de 25 anos. É sócia diretora da Pande Design, especializada em de Branding, Design Estratégico e Inovação

Professora do curso de Graduação em Design da ESPM

Professora convidada da Pós- Graduação em Design Estratégico

Professora dos cursos MBA em Marketing e cursos In company da HSM Educação

Diretora da ABEDESIGN – Associação Brasileira das Empresas de Design

Membro do Conselho da ABRE

Delegada da Comissão de Design do Brasil no Festival de Cannes

Membro do Comitê Gestor do convênio APEX / ABEDESIGN

Coordenadora do Comitê de Branding da ABRE

Ministra palestras e workshops de Branding e inovação nacionais e internacionais

E contribui com artigos e entrevistas na mídia especializada.

 

Gláucia Boner de Oliveira

Designer gráfica especializada em embalagem, formada em Comunicação Visual, pela FAAP (1986), e pós-graduada em Ciências do Consumo, pela ESPM (2007).

Profissional com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e criação de embalagens e estratégia de posicionamento de marcas, tendo trabalhado em grandes agências de design com produtos líderes em suas categorias.

Visita regularmente as feiras internacionais do setor – InterPak (Dusseldorf) tendo ministrado workshops, palestras e cursos de design de embalagem para:

• ABRE (Associação Brasileira de Embalagem);
• ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing);
• Instituto de Embalagem.
• IPUPO

Dirige seu escritório, a Boner Design, atendendo a outras agências e clientes finais.

 

Jozeti Barbutti Gatti

Engenheira Química graduada pela Faculdade de Engenharia Química FEQ/Unicamp e Mestre em Engenharia Mecânica pela FEM/Unicamp.

Atua como pesquisadora científica no Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL na área de embalagens metálicas e meio ambiente há 18 anos.

 

Ludger Tamaoki

Designer graduado pela PUC-PR e sócio-fundador da Brainbox Design Estratégico, onde atua como Diretor de Projetos Especiais e responde pela área de Packaging. Apaixonado por embalagens desde a infância, já teve seu trabalho reconhecido por importantes premiações nacionais e internacionais, como o iF Communication Design Award, considerado o Oscar do Design mundial.

 

Manoel Müller

Especializado na gestão de empresas criativas, é administrador de empresas pela FGV, fundador e primeiro presidente da ABEDESIGN e palestrante nas áreas de inovação, gestão e design. Em 2006 foi eleito Profissional do Ano pela revista About e, em 2008, Personalidade do Ano pela revista Embanews.

 

Mara Lúcia Siqueira Dantas

Química Industrial com mestrado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP. É pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo desde 1985, tendo trabalhado anteriormente em uma grande empresa privada de embalagens flexíveis. Foi professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, no curso de Design de Embalagens. Coordenou e participa de Comissões de Estudos para elaboração de normas ABNT. Coautora do livro “Lixo Municipal – Manual de Gerenciamento Integrado”, editado pelo CEMPRE e IPT. Atualmente desenvolve pesquisas nos temas de desempenho no ambiente de distribuição, degradação e impacto ambiental de embalagens.

 

Marcel Morgado

Designer Gráfico na DIA Comunicação.

É formado em Publicidade pela UNIP, com especialização em Design e Inovação de Embalagem pela ESPM.

Foi jurado de importantes prêmios de Design e PDV, como Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design e Prêmio POPAI.

Desenvolveu projetos de Design para o Grupo Santander, CBD, Carrefour, Grupo Wal-Mart, FIESP, SEBRAE/SP, entre outros.

 

Maria Helena Resnitzky

Consultora na área de desenvolvimento de embalagens na empresa MHS GLOBAL. Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Embalagem, Pesquisa & Desenvolvimento, Inovação e Marketing, atuando em grandes empresas como Klabin, Unilever, Bunge Alimentos e Du Pont do Brasil, com responsabilidades abrangentes e em âmbito América Latina.

Atuação de dez anos no Centro de Tecnologia de Embalagens do Instituto de Tecnologia de Alimentos (CETEA –ITAL), desenvolvendo pesquisas, projetos e cursos nas áreas de Embalagens e Alimentos.

Sólida vivência em projetos de desenvolvimento de novas embalagens e sistemas de embalagens, segundo parâmetros de Inovação, Qualidade e Custos compatíveis às estratégias empresariais.

Atuação em desenvolvimento de mercado, lançamento de novos produtos para mercado doméstico, institucional, interno e externo, vendas industriais e marketingB2B.

Atividades docentes em cursos de graduação e especialização (UNIANCHIETA, CREUPI e FATEB).

Amplo Networkingna área de Embalagem, englobando usuários, fornecedores, universidades e institutos de pesquisas.

 

Mario Trias Figueroa

É formado em Engenharia Química pela Universidad Iberoamericana (Cidade do México).

Toda a sua vida profissional está relacionada com a indústria de publicações técnicas das quais é colaborador de 1.992.

Atualmente, é responsável, na América Latina, pela revista “Industria Alimenticia”, publicação líder do setor na região sobre assuntos relacionados a processamento de alimentos. Atua também como editor das revistas “enFarma” e “Ciencia Cosmetica” e também é responsável pelo anuário “Industrial Farmacéutico”.

É conferencista em fóruns nacionais e internacionais, como por exemplo, “IFT” e “Light Forum” e também ministra palestras em diversas universidades do México. Participou como jurado da “Muestra Nacional de Creatividad Saludable” no México.

 

Mario Narita

Formação:

Formado em Publicidade e Propaganda pela USP; bolsista do curso de Embalagens pela Japan Package Design. 

Experiência Profissional:

Atualmente Diretor/Proprietário da Narita & Assoc. Design, agência de criação de embalagens e programação visual. Eleito por duas vezes o “Profissional de Embalagens do Ano” pela Revista About, tendo recebido também diversos premios pelo Clube de Criação de São Paulo.

Diretor do Dept. de Design da MPM Propaganda

Assistente de Arte nas empresas : Norton, Almap, Proeme e  DPZ

 

Marisa Padula

Engenheira de Alimentos, com Mestrado e Doutorado em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos – FEA da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Pesquisadora Científica VI do Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA do ITAL- Instituto de Tecnologia de Alimentos atua em pesquisa e assistência tecnológica para indústrias de embalagens plásticas. Especialista em avaliação do potencial de interação embalagem/produto, legislação de embalagem nacional e internacional e diagnóstico de odor/sabor estranho. Auditora de sistemas de qualidade baseados nas normas ISO 9001 e ISO 17025. Membro do Grupo de Embalagens e Equipamentos em Contato com Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e desde 1992 trabalha para harmonização e atualização das legislações sobre materiais de embalagem e equipamentos para contato com alimentos.

 

Paulo Eduardo Pereira

Sócio-Diretor da Prodesign – Agência de design e desenvolvimento de embalagem
Responsável pelo desenvolvimento de novos negócios, novos clientes e novos fornecedores
Ex-Gerente Regional de Pesquisa e Desenvolvimento da Johnson&Johnson
Experiência de 30 anos em projetos de desenvolvimento de embalagem, sendo 26 na J&J e 5 na Prodesign
Experiência em gerenciamento e desenvolvimento de projetos Globais, Regionais e Locais
Experiência em projetos para a J&J USA, América Latina, Ásia, Europa, etc
Experiência com embalagens cosméticas, higiene e limpeza, farmacêuticas, produtos eletrônicos, etc
Membro do Conselho Administrativo da ABRE ( Associação Brasileira de Embalagem )
Consultor da ABRE na orientação para projetos de desenvolvimento de embalagem e logística
Consultor do Gerson Lehrman Group Consulting – www.glggroup.com
Detentor de 10 patentes de embalagem

FORMAÇÃO
Pós Graduação em Administração de Empresas – FAAP
Engenheiro Civil – UNIVAP
Curso de Design e Curso de Semiótica - Istituto Europeo di Design
Design Excellence Training – J&J
Desenvolvimento Gerencial – AMANA-KEY

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL:
EUA: Chigaco, New York, Princeton, Skillman, Moris Plains, Las Vegas, Dallas, New Brunswick, Philadelphia, Cincinnati, Miami, Madison,
South Bend e Plymouth para reuniões de projeto, validação de máquinas, treinamentos, visitas as fábricas da J&J, fornecedores e feiras
de embalagem como Pack Expo.
França: Visita à Feira Emballage em Paris
Alemanha: Visita à Feira Interpack e recebimento do Prêmio WorldStar
Colômbia: Reuniões de projeto e Visita a fornecedores
Argentina: Visita à Feira Envase e Reuniões de Projeto na J&J

 

Ricardo Mayer

Designer gráfico e designer de embalagens com mais de 20 anos de experiência profissional. Pós-graduado em Engenharia de Embalagem pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2012) e em Gestão Estratégica de Embalagem pela ESPM (2008). Seu projeto de embalagem para sementes de árvores Signus Vitae foi premiado pela WPO com o World Star 2013. Atua também como professor do curso de Design de Produto do Centro Universitário Franciscano em Santa Maria RS.

 

Rodrigo Buldrini

Especializado em Design Gráfico pela Escola Panamericana de Artes e Design (2005) e anteriormente, formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Bandeirantes de São Paulo, em 1998.

Atualmente, sou diretor de arte na revista Época Negócios, da editora Globo, onde coordeno o projeto impresso (revista e especiais) e digital (iPad e produção multimídia). Antes disso passei 2 anos em Portugal como Editor-Executivo de Arte do Diário de Notícias - Madeira, onde participei da implantação do novo projeto gráfico e editorial do jornal. Anteriormente, aqui no Brasil, trabalhei na Folha de São Paulo (1999 a 2007), no Núcleo de Revistas da Folha, inicialmente como Designer do Guia da Folha e Revista da Folha e nos últimos dois anos como Editor de Arte do Guia. Neste período, fiz 2 projetos gráficos para o Guia da Folha e inúmeros outros projetos especiais para o Núcleo. No início de carreira (1992 a 1997), comecei como Assistente de Produção e Designer no estúdio de fotografia publicitária J.C. Buldrini Prod. Fotográficas e logo depois passei a atuar como free-lancer em agências de publicidade como a Cia. de Idéias e a Kisar & Dias.

Principais prêmios:

PRêmio Editora Globo de Jornalismo
2012-2013 | Vencedor da categoria Design de matéria sobre a reportagem "Chegou a Vez da Classe D"

SND 33
2011 | Medalha de prata para Design de matéria de capa com a Matéria "Onde Investir" e Prêmio de Excelência para o conjunto da obra para a revista Época Negócios

European Newspaper Award
2010 | Prêmio de melhor design de jornal da Europa para o DN Madeira.

European Newspaper Award
2009 | Abertura de seção para o DN Madeira

Poynter Institute
2009 | Front Pages Book
Primeira página do DN Madeira foi a única escolhida em Portugal para fazer parte do livro histórico sobre as melhores primeiras páginas da eleição de Obama nos Estados Unidos

European Newspaper Award
2008 | Primeiras páginas diário regional (DN Madeira) e abertura de seções

European Newspaper Award
2007 | Primeiras páginas diário regional (DN Madeira) e suplementos

Melhores profissionais do ano
2000, 2002 e 2004 | Folha de São Paulo

Prêmio Folha de Jornalismo
2002 | Categoria serviço com o “Guia Executivos”

 

Ronald Nossig

Diretor Executivo do IBEVAR- Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo; Diretor de Relações Internacionais da Felisoni Consultores; Especialização em Hotelaria; Graduação em Administração de Empresas; Consultor de empresas com foco em treinamentos internacionais e viagens de negócios; Ex-Diretor Comercial da Alshop (associações e programas internacionais); Possui experiência profissional no Grupo Accor e na Frigorflat, sendo responsável por novos negócios junto à rede de franquias Sapataria do Futuro, Costura do Futuro e Lavanderia do Futuro.

 

Silvia Tondella Dantas

Engenheira de Alimentos, Mestre em Ciência de Alimentos e Doutora em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Pesquisadora Científica Nível VI do Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), onde atua em PD&I de embalagem. Gerente Técnico do Grupo de Embalagens Metálicas e de Vidro, Diretora Substituta do CETEA e Gerente da Qualidade do CETEA.

 

Tiago Bassani Hellmeister Dantas

Pesquisador científico, trabalhando no CETEA desde 1994, atuando desde 1999 na área de Embalagens para Transporte e Distribuição, com formação técnica em Tecnologia de Alimentos (COTUCA/UNICAMP), graduação em Engenharia de Alimentos (FEA/UNICAMP), mestrado em Tecnologia Pós-colheita (FEAGRI/UNICAMP) e certificações pela International Safe Transit Association (ISTA) - Certified Packaging Laboratory Professional (CPLP) e pelo Japan Packaging Institute (JPI) - Packaging Technology.

 

 


ABRE - Associação Brasileira de Embalagem - Rua Oscar Freire, 379 - cj. 152 - São Paulo - 01426-001 - Tel: 11 3082-9722 | Fax: 11 3081-9201