A MARCA DA EXCELÊNCIA

Vencedores Ouro

Módulo Embalagem

Avalia a embalagem como um todo levando em consideração aspectos como a inovação, harmonia e clareza das informações, apelo de venda, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, aproveitamento do produto, sustentabilidade, entre outros.


Embalagem de Alimentos Doces

Biscoito Passatempo® ao Leite e Recheados

Vencedor Ouro: Nestlé
www.nestle.com.br



Design: FutureBrand
Convertedor: Essentra Packaging
Brand owner: Nestlé

Desafios
Desenvolvimento de um fitilho exclusivo abre e fecha que, além de facilitar a abertura do pacote, permite o fechamento da embalagem com maior facilidade e com isso a manutenção, por mais tempo, do frescor e crocância dos biscoitos.

Resultados
A solução desenvolvida visou reduzir a complexidade com o uso de outros sistema de refecho. O fitilho já era usado para a abertura dos pacotes de biscoitos e após alterações no processo de conversão, na dimensão e na comunicação, foi possível usar o mesmo material com uma nova funcionalidade de refecho.

Para facilitar a separação do fitilho do envoltório flexível, a largura foi aumentada e foi incluída uma área de reserva de adesivo na qual é impresso o texto “Descole aqui”. Isto facilita a visualização pelo consumidor, indicando o local onde é possível separar o fitilho da embalagem para uso como refecho. A funcionalidade do refecho e a instrução de uso foram aprovadas em sucessivos testes e em pesquisas com consumidores.

A divulgação da funcionalidade na embalagem foi feita através de ilustrações simples, posicionadas em um box com cores contrastantes para garantir o destaque e facilitar a legibilidade.

O desenvolvimento de uma solução de refecho está conectada com uma série de iniciativas que promovem o consumo consciente, permitindo a conservação do produto e seus atributos sensoriais, evitando o desperdício de alimentos, com o mínimo uso de material extra de embalagem e reduzido impacto industrial.


Embalagem de Alimentos Salgados

Vigor Mix

Vencedor Ouro: Vigor
www.vigor.com.br



Design: Team Créatif
Convertedor: Jaguar Plásticos / HP Embalagens / Selimpack
Brand owner: Vigor

Desafios
VigorMix é um produto premium, mas se perdia na gôndola de margarina comum diferenciado apenas pelo seu custo. O desafio foi de desenvolver uma embalagem atrativa ao consumidor, com alto impacto visual, em um shape moderno e inovador, que despertasse a vontade de experimentar um novo sabor.

Resultados
A nova embalagem retrata toda a especialidade do produto, composto por manteiga e margarina, com um design inovador e ergonômico que inclui uma sobretampa com brilho e transparência, além da rotulagem IML (in mold label) com alta qualidade gráfica.

Os projetos de 250g e 500g utilizam o mesmo bocal e a mesma caixa de embarque, resultando em melhor aproveitamento fabril e de transporte. Para o consumidor o tato da embalagem é prático e o produto é consumido até o fim, sem desperdício.

O projeto de pote é estruturado para aguentar baixa temperatura, as diversidades no transporte e o manuseio durante o uso. A tecnologia de impressão reproduz com qualidade os detalhes do grafismo ressaltando as imagens apetitosas.

A embalagem confeccionada em injeção de PP traz alta qualidade no acabamento para reprodução do seu design exclusivo. O face principal impacta no visual e, com a tecnologia IML o grafismo é de alta qualidade. A sobretampa em PET une a transparência e o brilho, resultando em uma embalagem harmoniosa.

Contempla melhor aproveitamento da área de palete ocupando 98%, economia no transporte (5%) e redução na emissão de poluentes. Não houve aumento no consumo de matéria-prima para confecção da embalagem. Pote e rótulo utilizam a mesma matéria-prima facilitando a reciclagem. Utiliza simbologia de descarte seletivo.


Embalagem de Bebidas Alcoólicas

Bacardí Carta Blanca

Vencedor Ouro: Baumgarten Gráfica
www.baumgarten.com.br



Convertedor: Baumgarten Gráfica
Brand owner: Bacardí

Desafios
Desenvolver uma nova garrafa que se fixasse na mente dos apreciadores do rum BACARDÍ o espírito indomável e livre da marca

Resultados
A garrafa do rum BACARDÍ estabelece um novo padrão para a bebida. O rótulo utiliza dados históricos e o apelo da tradição familiar para atrair o consumidor. A garrafa ganhou linhas retas que remetem ao conceito de modernidade. BACARDÍ apresenta um produto moderno, mas que preserva a tradição.

Os ricos detalhes da garrafa foram criados tendo como tema central a incomparável herança cultural da marca BACARDÍ. O design da embalagem nova contrasta com a edição antiga, os elementos históricos contêm informações curiosas e são bem explorados

O rótulo foi impresso em papel feito de cana-de-açúcar – cane fiber – no qual foram explorados diversos sistemas de impressão (hot stamping, offset, flexografia, embossing, verniz fosco e brilho) para agregar mais valor ao produto. A cinta possui verniz texturizado criando sensações táteis.

A nova garrafa do rum Bacardi possui maior altura e tem uma melhor distribuição de peso que a sua antecessora. As características foram pensadas especialmente para melhorar a ergonomia no uso da embalagem por bartenders e manejo por parte dos apreciadores da bebida.

A alta qualidade de impressão é um desafio por causa dos três tipos de materiais usados e os diferentes sistemas de impressão. A aplicação de hot stamping e embossing é difícil no substrato cane fiber. Para garantir a resistência do rótulo, foram feitos testes com álcool, umidade e atrito.

O material do rótulo frontal é de fonte renovável. A garrafa utiliza rótulos em liner PET, que é é reciclável e apresenta menor impacto ambiental se comparado a outro tipo de liner. Dentre as vantagens está a maior quantidade de rótulos por bobina, diminuindo
os custos de transporte e estocagem.

O volume comercializado subiu 14% desde a mudança


Embalagem de Cosméticos e Cuidados Pessoais

Nova linha Natura Chronos

Vencedor Ouro: Natura
www.natura.com.br



Design gráfico: Pharus Design
Design de produto: Chelles & Hayashi
Convertedor: Albéa / SGD Brasil / Prakolar / Box Print
Brand owner: Natura

Desafios
Apresentar uma proposta criativa de um design exclusivo para conectar os produtos aos novos territórios dermocosmético e terapêutico, com sofisticação e simplicidade.

Construir uma tecnologia proprietária e diferenciadora, a favor da máxima eficácia dos produtos.

Resultados
Inspiradas nos territórios dermocosmético e terapêutico, as embalagens da nova linha de Chronos constroem a referência de qualidade do produto.

O cuidado na execução das embalagens, evidenciado pela abertura suave da tampa sobreinjetada, presença do clique no final de curso, hot stamping nos materiais gráficos, soft touch nos potes e rótulos e as cores cobre e grafite, compõem os atributos tecnológicos e científicos do novo produto.

O sistema de rosca adotado no conjunto tampa e pote Antissinais foi projetado para facilitar a abertura e fechamento. Outra novidade foi a redução do peso do pote para melhorar a experiência de uso.

Os rótulos com laminação reforçam a resistência da decoração e os potes com menor peso garantem maior segurança durante o uso, além de textos com melhor legibilidade.

A tonalidade cobre e a textura soft touch dos rótulos e vidros trazem feminilidade e sofisticação à linha.

A nova linha traz uma redução no impacto ambiental de 15% na emissão relativa de CO2 comparado à linha atual. O destaque vai para o conjunto Antissinais que contribui
com a redução do peso da embalagem e aumento de volumetria de 10g em relação a linha anterior.


Embalagem de Perfumes

Elysée de O Boticário

Vencedor Ouro: Grupo Boticário
www.boticario.com.br



Design: Centdegrés
Convertedor: Pochet Group / WestRock / Albéa / Antilhas Embalagens
Brand owner: Grupo Boticário

Desafios
Transformar, pelos aspectos da embalagem, o produto em uma verdadeira jóia atendendo aos desejos do público-alvo, por um produto nacional sofisticado, aspiracional e financeiramente acessível.

Resultados
Uma embalagem com design clean utilizando materiais usuais de forma diferente e explorando suas características físicas como diferenciais para agregar valor percebido pelas consumidoras brasileiras.

O frasco de vidro, aparentemente simples, revela um grande trabalho de engenharia: sustentar o peso do fundo grosso sobre a base abobadada, e ainda revelar as pequenas esferas estampadas em baixo relevo, sem deformações e trincas durante o processo de resfriamento da massa incandescente.

Um produto concebido para ter alta produtividade e baixas perdas no processo fabril. Com poucos componentes o produto é montado facilmente: a tampa, sobretampa e ombro são fornecidos encaixados, prontos para serem acoplados sobre a válvula recravada.

O frasco de vidro natural, apenas com a gravação da marca, sem pintura ou acabamentos superficiais, facilita a inspeção e a padronização em escala industrial, uma vez que não há desvios de cores e processos adicionais que necessitam de testes de resistência.

O destaque da embalagem é a refração e brilho natural dos materiais. O frasco de vidro parece cristal, graças ao formato trapezoidal e fundo abobadado com pequenos relevos, a tampa, em Surlyn e base em PP metalizado, cria um efeito multifacetado de lapidação. O pescante da válvula é invisível.

A tampa, que foi desenvolvida para facilitar o processo de reciclagem, é composta por duas peças maciças, sem lastro metálico interno. As partes são encaixadas sem colagem e a base é sobre injetada no mesmo material.

Um produto elegante, sofisticado, comparável com a perfumaria fina internacional, mas acessível financeiramente ao público brasileiro.


Embalagem de MPEs (Micro e Pequenas Empresas)

Topfood – Bom como antigamente

Vencedor Ouro: Indústria da Imagem
www.industriadaimagem.com.br



Design: Indústria da Imagem
Convertedor: Plaszom
Brand owner: Topfood Alimentos

Desafios
Valorizar a receita exclusiva de pão de queijo e transmitir, por meio da embalagem, os valores da marca e a tradição do pão de queijo mineiro.

Resultados
A criação do conceito “Bom como Antigamente” traz à categoria de pães de queijo congelados um visual totalmente diferenciado.

Para enaltecer o hábito antigo de se tomar café lendo jornal, foram colocadas na embalagem imagens que remetem aos antigos folhetins. O contraste com as cores da categoria cria um ponto focal na gôndola e o conceito enaltece, de forma lúdica, a mídia jornal.

As embalagens foram distribuídas igualmente em clichês de impressão para que, dentro do mesmo lote, todos os modelos estivessem contemplados. Dessa forma, é possível encontrar em um mesmo ponto de venda embalagens sortidas sem que haja aumento de trabalho na fábrica.

Ao apresentar uma estética diferenciada, a embalagem cria uma sugestão de consumo para o produto e o apresenta sem a necessidade de uma janela e sem adição de custo operacional, além de criar uma sugestão de coleção para o consumidor, valorizando a marca e o conceito de marketing.

A diagramação, inspirada na estrutura dos jornais impressos, favorece a colocação de informações pontuais com destaque devido à blocagem do texto.

O uso de flexografia de alta qualidade conferiu às embalagens um alto padrão gráfico nas impressões.

A embalagem recebeu a simbologia de descarte seletivo.


Embalagem de MPEs (Micro e Pequenas Empresas)

Sabonete Cremoso – Dani Fernandes

Vencedor Ouro: Ibema Papelcartão
www.ibema.com.br



Design: Zumba Propaganda
Convertedor: Ibema Papelcartão / Grampel Soluções Gráficas
Brand owner: Dani Fernandes

Desafios
Desenvolver para uma micro empresa, uma embalagem para uma categoria de produtos de luxo que, no PDV, concorresse em igualdade de condições com marcas conhecidas no mercado, e pudesse ser usada como item de decoração pelo consumidor.

Resultados
A embalagem se torna inovadora ao se diferenciar em termos de design, acabamento e impressão das outras embalagens na mesma categoria.

Confeccionada em papelcartão de alta rigidez, que dá sustentação e protege o produto sem a necessidade de utilizar um material muito espesso, essa embalagem se diferencia por seu design gráfico, além de toda a tecnologia de impressão utilizada com equipamento de alta qualidade e os itens de enobrecimento como gofragem e hotstamping.

No desenvolvimento dessa embalagem foi levado em consideração a facilidade de montagem da caixa, que é feita manualmente, além de um fácil e prático sistema de fechamento.

O formato do sabonete facilitou seu acondicionamento na embalagem e também a sua sustentação para empilhamento.

Embalagem impressa em offset com grande definição de ponto e imagem, cores vibrantes, efeitos de relevo e hotstamping que valorizam a impressão e o acabamento da embalagem.

Embalagem confeccionada 100% em papelcartão, produzido de acordo com a certificação FSC e ISO 14001. Além disso, é proveniente de matéria-prima renovável e é reciclável.


Embalagem de Produtos em Geral

Frasco 1000ml Pour On Dosador com Pega

Vencedor Ouro: Poly-Blow
www.polyblow.com.br



Convertedor: Poly-Blow / Mais Polímeros do Brasil
Brand owner: Ipanema Indústria de Produtos Veterinários

Desafios
Desenvolver um frasco com design inovador que facilitasse a aplicação e o manuseio aproveitando todo o produto evitando desperdício na aplicação na área desejada.

Resultados
Desenvolvimento de um frasco com design exclusivo, atrativo e moderno de fácil aplicação e funcionalidade.

Após anos de pesquisa foi criado o Frasco de 1000ml Dosador com Pega com linhas arredondadas que facilita a aplicação e manuseio da embalagem com aproveitamento total do produto, evitando desperdício na aplicação na área desejada.

Diferente de todos os frascos do mercado, sua aplicação com a pega pode ser em 90º, em sincronia com a parte menor dosadora devido a sua engenharia, evita perda de produto, dando agilidade e segurança na aplicação.

O design estrutural moderno permite fácil empilhamento, pois os gargalos estão na mesma altura mantendo a integridade da resistência mecânica do frasco e produto durante transporte, chegando na condição ideal.

Produzido em máquina de sopro de última geração, o frasco é feito sob Clean Station ISO8, a índices perto de zero partículas, de acordo com a ISO9000/2008 e GMP, e matéria-prima conforme a Farmacopéia Brasileira 5º edição, conferindo segurança e qualidade à embalagem.


Embalagem de Família de Produtos

Olinda

Vencedor Ouro: L’Occitane do Brasil
br.loccitaneaubresil.com



Design: Jerimum Serviços
Convertedor: Vitro / Aptar / C-Pack / Albéa / Congraf / Lamine
Brand owner: L’Occitane do Brasil

Desafios
Criar embalagens diferenciadas para a linha Olinda com inspiração nas mulheres de Olinda, sua vitalidade, jovialidade e alegria.

Resultados
O frasco da Deo Colônia Olinda traz um formato exclusivo. Com curvas ao longo de sua estrutura, ele foi desenvolvido ergonomicamente, facilitando o encaixe das mãos ao aplicar o perfume. O design inovador representa as curvas da mulher de Olinda.

Elementos regionais contagiantes de Pernambuco, como o frevo e o carnaval, completam a embalagem e trazem ainda mais harmonia e beleza para a linha.

O formato assimétrico do frasco exigiu um molde de pré forma e sopro bem ajustados e um processo de fabricação bem controlado para garantir uma boa distribuição e qualidade no frasco.

A utilização de embalagem em papel para fechamento em X-Folding para os sabonetes, foi uma nova tecnologia para a marca e permitiu a abertura de novos projetos e lançamentos.

O processo de escolha do grafismo e das cores teve a colaboração de todos os parceiros envolvidos para chegar ao melhor resultado e uniformidade de impressão nos diferentes substratos presentes em cada item da linha.

A fragrância utiliza um sistema de fechamento por rosqueamento que permite a desmontagem da bomba e do frasco para um descarte seletivo adequado de cada material para reciclagem. Os derivativos da linha utilizam bisnagas plásticas em PE.


Embalagem Promocional

Coca-Cola Edições Históricas

Vencedor Ouro: Coca-Cola Brasil
www.cocacolabrasil.com.br



Design: Tátil Design
Convertedor: Owens-Illinois / Ibratec Artes Gráficas
Brand owner: Coca-Cola Brasil

Desafios
Em 2015 a garrafa Contour da Coca-Cola completou 100 anos Esse foi um momento importante para a companhia que decidiu criar uma embalagem para comemorar esse acontecimento especial

Resultados
A trajetória foi contada através do lançamento de pack promocional contendo seis garrafas em edições históricas que trazem de volta as gerações que antecederam a Contour que conhecemos hoje.

Reconhecida no escuro ou até mesmo quebrada no chão, a garrafa de Coca-Cola é uma das embalagens mais famosas e icônicas do mundo. As Edições Históricas contam a transformação desse símbolo de uma maneira lúdica, para que o consumidor possa reviver estes momentos de felicidade.

Parte dos modelos receberam dizeres somente através do relevo aplicado na própria garrafa. Se por um lado a informação foi limitada, por outro as embalagens foram fi éis ao design original. A questão dos dizeres legais foi contornada usando a embalagem secundária como canal de comunicação com consumidor.

Garrafas com shapes diferentes, mas com os mesmos dimensionais para otimizar a produção no fornecedor e na linha de envase. Exceção feita ao modelo de 1915 que foge às regras pelas suas curvas acentuadas que carecterizam a chegada do design Contour. Cada garrafa tem uma história e marca a trajetória do design da própria marca Coca-Cola.

As garrafas de vidro são não-retornáveis e foram desenvolvidas mirando no mais baixo peso possível, adequado ao seu processo produtivo. Por seu forte apelo as garrafas tendem a ser colecionadas ou reutilizadas como objetos de decoração.


Sustentabilidade

Rede Mel – Cidade Refúgio

Vencedor Ouro: OBAH Design
www.obahdesign.com.br



Design: OBAH Design
Convertedor: Rona Editora
Brand owner: Cidade Refúgio

A embalagem de Rede Mel se aplica no critério sustentabilidade não por aspectos ambientais, mas por cumprir objetivos que levam ao sentido mais amplo do conceito: viabilidade econômica e contribuição para a sociedade. Através da criação de uma embalagem diferenciada, aliada ao conceito de rede colaborativa, o mel produzido pelo apiário próprio da Cidade Refúgio, instituição que acolhe moradores de rua, passou a ser vendido com alto valor agregado e gerar recursos para a autossustentação do projeto social.

O primeiro desafio encontrado no desenvolvimento do projeto foi desenhar a sua estratégia (do nome do produto ao canal de venda), testar todas as etapas (produção, cotação, logística) para assegurar que fosse exequível e gerasse recursos para o projeto social (objetivo fim). Além disso, por envolver recursos advindos de terceiros, a clareza de informações foi pré-requisito. Era necessário comunicar que se tratava de vender mais que o produto. O conceito era o de viabilizar a continuidade de um projeto social que zela pela vida de pessoas.

O ponto de partida foi o conceito de “colmeia”, através do qual cada colaborador (consumidor final) tem papel ativo. Ao presentear com o mel ele se transforma num corresponsável que contribui diretamente para a sustentação do projeto e se transforma em multiplicador. Através da embalagem, o mel foi transformado num “pote de ouro” e alcançou valor de venda cinco vezes mais alto do que o praticado no mercado.

A embalagem foi desenvolvida especialmente para o produto que é vendido em e-commerce e entregue pelo correio, em tamanho padrão para envio via Sedex, comportando múltiplos de dois na caixa. A faca especial proporcionou o acondicionamento do produto em sua posição original (da forma como o pote é comercializado). As caixas foram compradas abertas e desmontadas, o que possibilita mais flexibilidade na armazenagem. Foi incluído lacre para garantir que o produto não fosse violado.

A embalagem, além de ter uma função imprescindível de divulgar a iniciativa e engajar novos colaboradores, possibilita o total aproveitamento do produto e pode ser reutilizada, tanto o vidro quanto a caixa.

Módulo Design Gráfico

Avalia os critérios específicos do design gráfico como aspectos visuais, inovação, linguagem, impacto comercial, diferenciação, comunicação, informação, sustentabilidade, entre outros.


Design Gráfico de Alimentos Salgados

Empanados Iscas

Vencedor Ouro: Team Créatif
www.team-creatif.com



Design: Team Créatif
Convertedor: Brasilgrafi ca
Brand owner: BRF

Desafios
Dentro da categoria de empanados de frango, criar uma embalagem que trouxesse destaque no PDV e auxiliasse o posicionamento premium do produto, com embalagem que comunicasse claramente as suas características.

Resultados
Este relançamento da Sadia trouxe um produto de peito de frango íntegro, com temperos e empanamentos únicos, que oferecem com praticidade o autêntico sabor das iscas de frango de boteco para dentro da casa do consumidor.

Todo o projeto visual da linha foi repensado trazendo um apelo gourmet que impactasse o consumidor, desde a estrutura norteada por uma marca dourada e imponente, até um estilo da foto totalmente livre e espontânea. O equilíbrio de cores escuras escolhidas para o ambiente da foto e as cores fortes das variantes criou um ambiente perfeito para o uso do hot stamping não como um detalhe, mas como elemento essencial para o destaque da marca e o reposicionamento especial do produto.
• Impressão em offset e uso de hot stamping para realçar a marca, inovando na categoria
• Utilização de cartão cujo uso de fibra longa e sem plastificação permite a reutilização como aparas no processo de manufatura de caixas de papelão


Design Gráfico de Cosméticos e Cuidados Pessoais

Origem – Eu escolho cachos

Vencedor Ouro: CBA B+G
www.cba-bmaisg.com



Design: CBA B+G
Convertedor: Frascomar Julyplastic / Flexoprint / Itali
Brand owner: Nazca Cosméticos

Desafios
Lançar uma linha para mulheres que têm cachos e assumem seu cabelo natural. Otimizar o frasco padrão trazendo o conceito da linha e sua diferenciação no ponto de venda.

Resultados
A Nazca percebeu o movimento de mudança de comportamento das mulheres que querem assumir os seus cabelos cacheados e criou uma linha exclusiva para cada tipo de cacho – marcantes, intensos, suaves, comportados, etc.

Para facilitar a escolha da consumidora no ponto de venda, foi criada uma tabela que identifica o tipo de cabelo e o produto mais indicado para ela. A tabela compõe graficamente o design alegre e vibrante das embalagens que ganham destaque no ponto de venda e o conceito de jovialidade foi alcançado com sucesso.


Design Gráfico de Família de Produtos

Ovos de Páscoa de Colher Nestlé e Garoto

Vencedor Ouro: FutureBrand
www.futurebrand.com



Design: FutureBrand
Convertedor: 43 S/A Gráfica e Editora
Brand owner: Nestlé

Desafios
Os Ovos de Páscoa de Colher Nestlé e Garoto são produtos exclusivos para comer de colher, que só podem ser encontrados na época de Páscoa.

O desafio maior era, além de dar destaque ao modo de consumo, transmitir sensações através de imagens que despertassem o apetite, dispondo o produto de maneira inusitada.

Resultados
O novo design da embalagem carrega consigo elementos gráficos que transmitem a ideia de uma linha de ovos de Páscoa especiais com códigos visuais do universo premium.

A embalagem apresenta fácil abertura e acomoda o ovo de forma segura, garantindo a integridade do produto Para ressaltar o posicionamento de uma linha de produtos especiais, foram utilizados acabamentos de impressão de qualidade, tais como verniz fosco e brilho sobre substrato metalizado.

O topo marrom, em conjunto com a silhueta de luz que desenha a forma do ovo, promove a linguagem presenteável e premium da linha. As texturas e os padrões gráficos trazem beleza e diferenciação de sabor entre os produtos.


Design Gráfico – Redesign Alimentos e Bebidas

Cerveja Itaipava

Vencedor Ouro: FutureBrand
www.futurebrand.com



Design: FutureBrand
Convertedor: Ball Corporation / Crown
Brand owner: Grupo Petrópolis

Desafios
Revitalizar a marca Itaipava por meio de uma nova identidade que provocasse a empatia e o reconhecimento do consumidor. Traduzir a personalidade da marca para um tom simples e ousado, aproximando-a ainda mais do seu público-alvo.

Resultados
Resignificando elementos da antiga embalagem, foi criado um visual autêntico em que o dourado ganha espaço e a coroa torna-se o símbolo protagonista, realçando a origem nobre da cerveja.

Foram utilizados acabamentos de impressão que aumentam a percepção de valor da marca, sem mexer nos custos de produção, o que resultou em um grande impacto positivo, levando em conta a enorme escala de produção e a variedade de SKUs.

O novo visual gera grande impacto e interesse em todos os pontos de contato com o consumidor. A embalagem reforça a estratégia de crescimento da marca que está entre as cervejas mais populares e queridas do Brasil.

A embalagem com topo dourado é imponente. Sua estrutura em ascensão representa a personalidade dinâmica da marca. As listras prateadas (com um respiro de branco) deixam o visual mais suave e realçam o logotipo vermelho. O logotipo é o elemento mais lembrado da antiga lata e foi reestilizado: alto e condensado, agora ele garante uma presença ainda mais marcante.


Design Gráfico Redesign Produtos em Geral

Linha Massageadores Relaxmedic

Vencedor Ouro: Oporto Design Integrado
www.oportodesign.com



Design: Oporto Design Integrado
Brand owner: Relaxmedic

Desafios
Desenvolver novas caixa para cumprir as funções tanto de acondicionamento, informação e transporte como de peça promocional do produto. Padronizar a linha institucional de massageadores e aumentar o apelo de venda dos produtos.

Resultados
Nesta categoria é comum as próprias embalagens serem utilizadas como material de PDV, devido ao seu tamanho, portanto, elas precisavam ter um alto impacto visual e
trazer informações claras sobre o produto e seu público-alvo.

A partir da criação de um padrão gráfico, família de ícones, definições de hierarquia de informação e aplicações, foi redesenhada toda a linha de massageadores Relaxmedic, que correspondeu a mais de 50 itens. Os guidelines de criação estão presentes em todas as embalagens, grandes e pequenas.

Módulo Design Estrutural

Avalia o projeto da forma e a funcionalidade da embalagem, como por exemplo, formato diferenciado na categoria, ergonomia aplicada ao êxito do produto frente ao consumidor, destaque e inovação na usabilidade, sustentabilidade, entre outros.


Design Estrutural – Forma

Cremes de Queijos Danubio

Vencedor Ouro: Vigor
www.vigor.com.br



Design: Oz Estratégia + Design
Convertedor: São Bernardo Soluções em Embalagens / Selimpack
Brand owner: Vigor

Desafios
Desenvolver uma embalagem que proporcionasse boa exposição em gôndola, se diferenciasse da concorrência e proporcionasse fácil utilização do produto.

Resultados
Embalagem de formato facetado, diferenciado, ergonômico e atrativo que permite maior utilização da área de rotulagem e melhor exposição na gôndola, obtida tanto na horizontal – produto com face voltada para o consumidor – quanto na vertical, empilhado. O bocal largo permite fácil utilização com ampla área de pega da espátula.

A escolha das cores auxilia na identifi cação dos produtos e suas variações na hora da compra.

Rotulagem com utilização da tecnologia IML (in mold label) são grandes destaques na gôndola e atraem o consumidor para experimentação do novo produto. O grafismo é leve e sintoniza com o frescor e a qualidade dos produtos Danubio Expectativa de vendas superada nos três primeiros meses após o lançamento.

O projeto obtém melhor aproveitamento da área de palete ocupando 96,2%, economia no transporte e redução na emissão de poluentes. A escolha dos materiais para confecção do pote/tampa e rotulagem IML facilitam a reciclagem. Possui simbologia de reciclagem e de descarte seletivo.


Design Estrutural – Funcionalidade

Cerveja Von Borstel 500ml

Vencedor Ouro: Owens-Illinois
www.o-i.com



Convertedor: Owens-Illinois / Master Print
Brand owner: Cervejaria Von Borstel

Desafios
Desenvolver uma embalagem especial para atender especialmente as microcervejarias que trabalham para encantar o exigente consumidor de bebidas gourmet.

Resultados
O design da garrafa Artesanal 500 traz a tecnologia “My pour” (meu derrame), que propõe ampliar a experiência de consumo, recriando o ato de servir.

A tecnologia ”My pour” permite controlar o nível do colarinho da cerveja, um dos atributos essenciais para os apreciadores da bebida. Essa funcionalidade foi alcançada com o desenvolvimento de um gargalo em formato específico, que produz mais ou menos espuma dependendo do lado que a bebida escoa, oferecendo uma experiência de consumo diferenciada que contribui para o posicionamento do produto como premium, sofi sticado e gourmet.

Módulo Marketing

Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.


Marketing – Estratégia de Comunicação

Sprite Snap

Vencedor Ouro: Coca-Cola Brasil
www.cocacolabrasil.com.br



Design: CUBOCC, The Post-Advertising Agency
Convertedor: Ball Corporation / Crown / Metallic
Brand owner: Coca-Cola Brasil

A Coca-Cola se uniu a uma das maiores marcas do mundo da tecnologia, o Snapchat. Uma relação de troca com os infl uenciadores mais famosos do aplicativo: eles produziram conteúdo usando Sprite como tema central e a Coca-Cola colocou seus códigos do Snapchat nas latas de Sprite.

O objetivo da marca foi recrutar os adolescentes e construir uma aceitação da marca reforçando os atributos de inovação e refrescância A ambição é fazer parte do universo das grandes marcas dos jovens e não ser apenas um refrigerante, mas sim um ícone de autenticidade.

Os SnapCodes dos influenciadores, como artistas, músicos, modelos, atletas, rappers e outros, foram distribuídos em milhares de latas de Sprite, ao todo foram 15 códigos diferentes impressos e misturados antes de chegar ao mercado garantindo variedade aos consumidores da marca.

Snapchat estava prestes a estourar no Brasil e a Coca-Cola pegou uma carona nessa onda e garantiu a presença da marca Sprite em uma plataforma que cresce diariamente entre a Geração Z.

Rótulo bastante clean com o snapcode que é um ícone inovador e uma chamada para ação : “A cada snap, um novo refresh”.

A marca Snapchat tem a mesma paleta de cores de Sprite, então foi mantida a identidade visual da marca junto ao slogan: “SPRITE RFRSH”.

Por meio da inclusão dos infl uenciadores no Snapchat, o consumidor começa a interagir com uma série de novos conteúdos e recebe um convite: mande seu próprio SnapCode e tenha a chance de ser o próximo a estar na nova leva de latas.

Módulo Especial

As categorias do Módulo Especial premiam somente o Vencedor Ouro, exceto Estudantes e Embalagens para redução de perdas e desperdício de alimentos.


Estudantes

Caixa Verde

Vencedor Ouro: Alexis Nordenfl icht – Marcus Bortulich – Lucas Ferreira

Universidade/ University: Universidade São Judas Tadeu


Contextualização
Embalagem para transporte exclusivo de hortaliças folhosas planejada de modo sustentável. Reúne critérios ideais de proteção mecânica; condições sanitárias; empilhamento; ergonomia; identifi cação, ventilação e medidas paleteáveis.

O projeto foi feito exclusivamente para hortaliças folhosas, visto que estes alimentos possuem características físicas mais frágeis que outros hortifrutis e por isso demandam uma embalagem específica.

Esta embalagem dedica-se ao transporte de hortaliças folhosas, especifi camente alface crespa e lisa, com foco na redução de perdas, facilidade de transporte, manuseio e armazenamento. Pode ser empregada desde a colheita, atravessando toda a cadeia de transporte, até o consumidor final.

Tecnicamente é de fácil fabricação, utiliza matériasprimas de baixo custo como papelão e plástico, que pode ser cortado com apenas uma faca, o que também facilita a montagem, pois utiliza somente encaixes.

O projeto visou adequar as necessidades das hortaliças e manter um custo baixo. Possui ângulos fechados nas paredes laterais com o propósito de empilhamento, o que lhe confere uma aparência de “trapézio”.

A fim de evitar contaminação por reuso, a embalagem é descartável. De matéria-prima que possibilita reciclagem, é composta de papelão ondulado simples e os sacos unitários são confeccionados em polietileno de baixa densidade.


Embalagens para a Redução de
Perdas e Desperdício de Alimentos

Biscoito Passatempo® ao Leite e Recheados

Vencedor Ouro: Nestlé
www.nestle.com.br



Design: FutureBrand
Convertedor: Essentra Packaging
Brand owner: Nestlé

Desenvolvimento de um fitilho exclusivo abre e fecha que, além de facilitar a abertura do pacote, permite o fechamento da embalagem com maior facilidade e com isso a manutenção, por mais tempo, do frescor e crocância dos biscoitos.

A solução desenvolvida visou reduzir a complexidade com o uso de outros sistema de refecho. O fitilho já era usado para a abertura dos pacotes de biscoitos e após alterações no processo de conversão, na dimensão e na comunicação, foi possível usar o mesmo material com uma nova funcionalidade de refecho.

Para facilitar a separação do fitilho do envoltório flexível, a largura foi aumentada e foi incluída uma área de reserva de adesivo na qual é impresso o texto “Descole aqui”. Isto facilita a visualização pelo consumidor, indicando o local onde é possível separar o fitilho da embalagem para uso como refecho. A funcionalidade do refecho e a instrução de uso foram aprovadas em sucessivos testes e em pesquisas com consumidores.

A divulgação da funcionalidade na embalagem foi feita através de ilustrações simples, posicionadas em um box com cores contrastantes para garantir o destaque e facilitar a legibilidade.

O desenvolvimento de uma solução de refecho está conectada com uma série de iniciativas que promovem o consumo consciente, permitindo a conservação do produto e seus atributos sensoriais, evitando o desperdício de alimentos, com o mínimo uso de material extra de embalagem e reduzido impacto industrial.


Voto Popular

Rede Mel – Cidade Refúgio

Vencedor Ouro: OBAH Design
www.obahdesign.com.br



Design: OBAH Design
Convertedor: Rona Editora
Brand owner: Cidade Refúgio

Desafios
Criar uma solução de embalagem que alinhasse atratividade e custo-benefício, além de promover uma mudança na percepção da categoria de mel (de alimento a um verdadeiro presente).

Resultados
Para que o objetivo fosse alcançado houve uma interação entre as embalagens e o site criado especialmente para o projeto.

Rótulo, caixa presente e livreto compõem um design harmonioso e rico em informações textuais e visuais explicando sobre o projeto e como o lucro obtido é investido, deixando claro e transparente os seus objetivos.

A faca especial da embalagem, aliada ao acabamento sofisticado, transformou o produto em desejo de consumo. A caixa abre na vertical permitindo que o mel seja exposto em sua posição original (de acordo com o pote em que é comercializado), valorizando o produto e acondicionando-o de forma adequada.

O projeto deveria ser informativo, sustentável e colaborativo. Dessa forma, a estratégia do design transformou o produto em causa social ampliando os lucros da Cidade Refúgio, instituição que acolhe moradores de rua.

A comunicação desenvolvida para a embalagem aposta na transparência das informações, bem como em cores, textos e ilustrações exclusivas para fortalecer a empatia com o consumidor.

A ideia de promover solidariedade foi o ponto central do conceito, instigando o público a perceber que está consumindo não só o mel, mas também vivenciando e fomentando boas ações.


Empresa do Ano

Aché Laboratórios Farmacêuticos

www.ache.com.br


O Aché Laboratórios Farmacêuticos vem em um processo crescente de amadurecimento e qualificação das embalagens de seus produtos, destacando-se o design estratégico com o propósito de cada marca e seu público-alvo, a funcionalidade e eficiência no manuseio e consumo, a segurança e clareza das informações de forma evolutiva e de alta construção de valor. A indústria farmacêutica é conhecida por primar pela qualidade de seus produtos, investindo em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento. E destaca-se neste setor o Aché Laboratórios Farmacêuticos, empresa que completa 50 anos sendo a 5ª maior em seu segmento
de atuação no Brasil, e que passou a trazer em suas embalagens a construção de uma forte conexão com o consumidor, como nos cases premiados Densifiant Fondant, Inellare Zero Pocket e Profuse Ensolei – Dourado Solar, além da linha infantil DayVit concorrente em 2015.


Imprensa

Elizabeth Keiko Sinzato

Veículo: Revista EMBANEWS
Data: Maio de 2016
Matéria:Um Novo Ciclo


Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, e pós-graduada em Comunicação Empresarial na mesma instituição. A carreira na mídia especializada do setor de embalagem teve início na Revista Embanews, em 1995, e desde então atua na cobertura de temas relacionados às atividades do setor de embalagem, como negócios, tecnologia, design, sustentabilidade, inovação, entre outros.

A formação especializada foi complementada por cursos realizados no Instituto Mauá de Tecnologia, FAAP, além de seminários, fóruns e congressos em instituições como o Cetea/Ital, ABRE, entre outros.

Em 2010, recebeu o Prêmio de Jornalista Destaque do 1º Prêmio da Abeaço – Associação Brasileira da Embalagem de Aço.


Profissional Homenageado

Manoel Manteigas de Oliveira


“A educação é para a vida, um investimento que nunca será perdido, preparando indivíduos para usar o seu melhor potencial e contribuir para o crescimento econômico de sua comunidade”, Pierre Pienaar – Vice-Presidente de Educação – WPO.

Entusiasta da educação, Manteigas dedicou a maior parte de sua carreira profissional à construção do conhecimento, educação e à formação de pessoas para a qualificação de profissionais e maior competitividade da indústria brasileira, sempre aberto para entender às novas demandas do mercado, lançando em 2016, em parceria com a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, o curso de pósgraduação em Gestão de Projetos de Embalagem.

O professor Manoel Manteigas de Oliveira é especialista em gestão de instituições de ensino profissionalizante pela Universidade Federal de Santa Catarina, químico industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz e bacharel em ciências sociais pela Universidade de São Paulo.

Formado técnico em artes gráficas pela Escola Senai Theobaldo De Nigris, atuou como docente desta instituição, acumulando larga experiência na área da educação profissional que se complementou com cursos de formação pelo Collége Ahunstsic, Montreal e pela Technische Universität, Chemnitz.

É diretor, há 20 anos, das Escolas SENAI Theobaldo De Nigris e Felício Lanzara e também da Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica. Diretor Técnico da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica – ABTG, membro do conselho editorial da revista Tecnologia Gráfica e jurado de inúmeros prêmios de excelência gráfica nacionais e internacionais.

Durante os anos de trabalho à frente desta importante instituição de ensino de tecnologia gráfica da América Latina, apoiou ações que fortaleceram o aspecto não só técnico, ao estabelecer parcerias com importantes empresas da área, mas também cultural e histórico, relacionado à produção, conservação e restauro de documentos impressos.

 

VENCEDORES PRATA | VENCEDORES BRONZE