A MARCA DA EXCELÊNCIA

Jurados

Alberto Ander

Designer de Produto formado pela faculdade Mackenzie/SP, com MBA em Gestão de Projetos pelo Instituto Mauá e certificação em diversos cursos extracurriculares na área.

Profissional com 15 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais, de médio e grande porte, em diversas área e/ou ramos como Bunge Alimentos, WHB do Brasil, Gradiente, Itautec-Philco e CCE.

Atualmente alocado na área farmacêutica como Especialista em Inovação de Embalagens e Devices, na empresa Libbs Farmacêutica, pesquisando e desenvolvendo projetos inovadores para o mercado farmacêutico no Brasil.

Alfeu Junior

  • Químico Industrial – PUC-PR - 1989
  • Eng. Químico – UEM-PR - 1994
  • MBA Adm. Empresas – UEM-PR - 1997
  • MBA Logística e Supply Chain Management – FGV-RJ - 2015
  • 20 anos de experiência no Sistema Coca-Cola em diversas áreas da cadeia produtiva, logística, projetos e operações industriais, equipamentos de mercado frio e, nos últimos 3 anos, em projetos relacionados à área de embalagens.
  • Posição atual na Coca-Cola Brasil: Ger. de Comercialização de Embalagens, Tecnologias e Equipamentos de Mercado

Allyson Reis

Designer, especialista em Design estratégico, com 15 anos de experiência em projetos de branding e design. É sócio e diretor de criação da Abracadabra - consultoria que fundou em 2008 - com escritórios em Fortaleza e São Paulo. Sob sua direção criativa a Abracadabra recebeu nos últimos anos os prêmios IDEA Brasil (2014), Lusos (2014 / 2015 / 2016), Red Dot Communication Awards (2014) e o iF Design Award (2015 / 2016). Tem palestrado sobre temas como criatividade, branding e design thinking. Foi jurado da categoria design do prêmio El Ojo de Iberoamerica (2014) e dos Prémios Lusófonos da Criatividade (2016). É também diretor de imagem da Associação Brasileira de Empresas de Design - ABEDESIGN.

Almir Simões

Desenhista industrial graduado pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduado em Design de Interface pela Universidade Carioca.

Começou sua carreira na Engenharia de Embalagens da Gillette do Brasil onde atuou por 7 anos e foi responsável pela implementação e desenvolvimento de várias marcas como Mach3, Oral-B e Duracell. Em 2004 transferiu-se para Natura, onde assumiu diversas posições. Inicialmente como responsável pela Gerência de Desenvolvimento de Embalagens, passando pela Gerência de Sustentabilidade e Inovação e pela Gerência de Design de Experiências.

No início de 2014 assumiu a Gerência do Núcleo de Design e é o responsável pelo design de produtos da Natura.

Álvaro Azanha

Mestre em Tecnologia de Alimentos & Embalagem  pela UNICAMP, com MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto de Economia da FUNCAMP, Pós Graduação em Engenharia de Embalagem pela School of Packaging - Michigan State University e graduação em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP.

Mais de 28 anos de experiência no segmento de embalagens, produtos e processos de fabricação de bens de consumo, tendo atuado nas empresas ITAL, Sadia e BRF, nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação com atuação global. Tendo sido membro do Conselho Consultivo e Coordenador do Comitê de Usuários de Embalagens da ABRE por seis anos.

Em 2012 recebeu a premiação como Profissional do Ano (ABRE) e em 2010 no International Packaging Award da WPO (Organização Mundial de Embalagem) premiado na China, juntamente com sua equipe,como tendo desenvolvido a embalagem mais inovadora do Mundo naquele ano.

Consultor de Inovação e Tecnologia na empresa “How to Pack”, palestrante em diversos eventos no Brasil, EUA, Europa e Asia além de escritor de artigos técnico-científicos do setor de bens de consumo.

Ana Lupinacci

Doutora (2012) e Mestre (2000) em Educação pela FE-USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo), linha de pesquisa Linguagem e Educação. Graduação em Comunicação e Artes pela PUC - Campinas, especializações em Design Têxtil e Estamparia/ FASM, Educação Artística/FMT, formação complementar em História da Arte/ Escola do MASP. Professora universitária e diretora acadêmica do bacharelado em Design e Comunicação Visual da ESPM- Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, desde 2003 – curso que co-fundou e implantou. Entre 2007 e 2009 implantou e foi também coordenadora do curso de pós graduação lato sensu em Design Estratégico da mesma instituição.  A partir de 2013, assumiu, ainda, a coordenação pedagógica da Academia de Professores ESPM.

Tem experiência técnica e acadêmica na área de Comunicação Visual com ênfase em Design e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: design visual; história do design brasileiro; design, linguagem e projeto.

André Cruz

Líder criativo do escritório criativo ACDI strategy design. Esportista nato, apaixonado pelas pessoas e investigador de seus comportamentos.

Graduado em publicidade e propaganda com especialização em cinema na FAAP e pós graduado em gestão empresarial na FGV.

Aparecido Borghi

Profissional com 28 anos de experiência em Pesquisa & Desenvolvimento e Outsourcing atuando em empresas como PHILIPS, UNILEVER, KIMBERLY-CLARK, BERTIN e GRUPO PÃO DE AÇUCAR. Atualmente tem a função de Senior Business Manager no Latin America Resource Center da DAYMON WORLWIDE com foco em prospecção e desenvolvimento de novos fornecedores & estratégias embalagens para Marcas Próprias.

Professor do Núcleo de Estudos e Negócios da Embalagem na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor do MBA de Marketing da Fundace / USP, Professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem da Escola de Engenharia Mauá e Professor do Curso de Pós-Graduação na Sustentare Escola de Negócios de Joinville.

Mestre em Administração pela Universidade IMES, Especialista em Administração Industrial na POLI-USP, em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA e graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC-SP

Camila Storel

Engenheira de Alimentos com Especialização em Engenharia de Processos com ênfase em Embalagens, ambas pela Escola de Engenharia Mauá. MBA em Gestão de Pessoas pela FIA.

17 anos de experiência em Desenvolvimento de Embalagens, Gestão de Projetos e de Equipes. Carreira desenvolvida em empresas tanto do ramo alimentício – Bunge e Nestlé, como do mercado de cosméticos – Nivea, Natura, Avon e L´Oreal.

Atualmente ocupando a posição de Packaging Director na L´Oreal Brasil.

Camila Tomas

Técnica em Desenho de Comunicação pela ETE José Rocha Mendes. Bacharel em Programação Visual pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Brand Designer pela The Lisbon School of Design.

Atua há quinze anos com experiência em design de embalagem, marca, identidade corporativa, comunicação visual e conceito para novas propostas de comunicação e posicionamento de produtos, atendendo médias e grandes empresas.

Há dois anos atua no SENAI-SP ajudando a desenvolver e reposicionar marcas e produtos de micro e pequenas empresas, contribuindo para o desenvolvimento da indústria brasileira através do design.

Promove conhecimento e valorização da marca e embalagem através de palestras e ministrando aulas de branding e design no curso de pós-graduação Gestão de Projetos de Embalagem da Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica.

Carlos Lopes

Mais de 20 anos de experiência em Engenharia de Embalagens, desenvolvida em grandes empresas de bens de consumo, como Reckitt Benckiser, Danone, L’Oréal e Johnson & Johnson.

Desenvolvi vários projetos inovadores, com pesquisa de novos materiais, e liderança de equipes na Am.Latina.

Atualmente, lidero a equipe Packaging Latam da J&J, e também uma das franquias de negócios, Feminine Care a nível Global.

Formado em Engenharia Química, com pós graduação em Marketing, Gestão de Industrial e Gestão de Pessoas, e MBA em gestão de Empresas

Carlos Mangetti

Engenheiro de Materiais especialista em polímeros pela Universidade Federal de São Carlos  com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV.

Atualmente é Gerente de Desenvolvimento de Embalagens na Hypermarcas possuindo 7 anos de experiência nas áreas de Desenvolvimento de Embalagens, Desenvolvimento de Fornecedores, Inovação e Gestão de Projetos em empresas de cosméticos e bens de consumo como Hypermarcas e Grupo Boticário.

Claire Sarantopoulos

Pesquisadora científica senior do Centro de Tecnologia de Embalagem - CETEA do ITAL, atuante na área de embalagens plásticas. Engenheira de Alimentos formada pela FEA/UNICAMP, com especialização em embalagem em Institutos públicos e Centros Tecnológicos privados da Alemanha, Inglaterra, Canadá e EUA. Publicou 9 livros técnicos, 32 capítulos de livros e mais de 60 artigos em periódicos indexados nacionais e internacionais. Editora Científica da revista Brazilian Journal of Food Technology. Coordenadora de cursos de especialização, treinamentos in company, workshops e seminários na área de embalagens plásticas.

Claudia Weber

Designer com experiência em gestão do design. 

Já trabalhou em quase todas as etapas de um processo projetual: criação, produção, relacionamento comercial e estratégico com o cliente, coordenação de projeto, de equipe de design e de equipe de atendimento.

Atualmente divide seu tempo entre a Interbrand onde é gerente de operações e a ESPM onde é responsável pelas matérias de Projeto de Embalagem e Projeto Lúdico.

Claudio Buiatti

  • Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal de Uberlândia
  • Mestre em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas. MBA em Gestão de Inovação Tecnológica pela ESPM, Porto Alegre
  • 21 de experiência em Pesquisa e Desenvolvimento, atuando na Indústria de Bens de Consumo Massivo, carreira desenvolvida na Kimberly-Clark, onde ocupou diversos cargos em distintas áreas de negócio da companhia

Atualmente é Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Kimberly-Clark para a América Latina, liderando uma equipe de mais de 100 pesquisadores e engenheiros em 10 países, responsável pela inovação em produtos e embalagens das Marcas Kleenex, Neve, Scott, Huggies, Fraldas Turma da Mônica, Intimus Gel, Kotex e Plenitud Depend.

Cristiane Oliveira

Formada em Química Industrial pelas Faculdades Oswaldo Cruz e cursou MBA - Administração de Empresas da FEARP - USP.

Possui 28 anos de experiência com passagens pela Symrise (Dragoco), Diageo (Heublein do Brasil), Companhia Müller de Bebidas, Bunge Alimentos sendo os últimos 10 anos na Nestlé Brasil Ltda. Atuou nas áreas de: desenvolvimento de embalagens, controle de qualidade, segurança dos alimentos, desenvolvimento de novos fornecedores e processos de  implementação da certificação ISO.

Atualmente, exerce a função de Gerente de Inovação & Renovação de Embalagens na Nestlé Brasil Ltda., sendo responsável pelo planejamento estratégico de embalagens, introdução de novas tecnologias, suporte técnico para os Grupos de Aplicação e mapeamento de tendências de embalagens.

Cristina Sartoretto

Engenheira de Alimentos pela Unicamp, MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela FIA - Fundação Instituto de Administração e especialização em Gestão Empresarial pela FDC - Fundação Dom Cabral, vem atuando há mais de 25 anos na área de embalagens na gestão de projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento, Marketing e Vendas.

Desenvolveu sua carreira em empresas de alimentos - BUNGE, NESTLÉ, J. MACÊDO, BESTFOODS - e de embalagens - BEMIS e AVERY DENNISON. Atualmente desenvolve projetos sob medida para empresas de bens de consumo de todos os portes, promovendo embalagens especiais das empresas SOLUPACK, MASTER PRINT E CAMARGO.

Denise Dantas

Denise Dantas é professora do Curso de Design da FAU USP, nas disciplinas Design de Embalagem e Projeto de produto.  Também foi professora de Design de Embalagem no Centro Universitário Senac SP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, especialização em Industrial Design pela Scuola Politecnica di Design di Milano. Concluiu o mestrado e o Doutorado na Universidade de São Paulo, sempre com pesquisas no campo do design de embalagens e design centrado no usuário.  Tem experiência na área de Design de produtos, atuando como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: design centrado no usuário, design inclusivo, design de embalagem, design de brinquedos e materiais para o design.

Eduardo Trevisan

Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento de embalagens com experiência de mais de 25 anos na área, atuando em empresas como: BRF- Brasil Foods, Cargill, Bunge, PepsiCo e McDonald´s. Atualmente é o Gerente Corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens para América Latina no McDonald´s. sÉ graduado em Desenho Industrial pela FAAP, Técnico em Artes Gráficas pela escola SENAI Theobaldo De Nigris e pós-graduado em Processos Industriais com especialização em Embalagens pela Universidade Mauá.

Eduardo Yugue

Especialista em gestão e inovação de Embalagem, com mais de 20 anos de experiência gerenciando a área de Embalagem para grandes multinacionais de alimentos e bebidas como Nestlé, Mondelez e Pepsico, onde atualmente ocupa a posição de Gerente de Embalagens – Foods. Ampla experiência internacional como Gerente de Embalagem na América Latina, tendo também gerenciado projetos na Europa e na Ásia. Expert em desenvolvimento de materiais e gestão de projetos de inovação, melhoria de performance e redução de custos, tendo atuado também em liderança de time de embalagem, adequação organizacional, desenvolvimento de pessoas em implementação de plano estratégico de inovação, com o foco em agregar valor ao produto, aumentar rentabilidade e encantar o consumidor/cliente.

Elcio Souza

Elcio de Sousa, Técnico em Artes Gráficas, Licenciado em Ciências e Bacharel em Química pela Universidade de Guarulhos, Pós Graduado em Gestão da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especializado em Produção Gráfica pelo Training Centre for Graphic Arts em Chemnitz – Alemanha e mestrando em Engenharia Mecânica - materiais e processos de fabricação na Unicamp. Diretor da Escola SENAI Barueri, professor e consultor em diversas empresas nas áreas de flexografia e rotogravura, professor no curso de Pós graduação em Engenharia de Embalagens do Instituto Mauá de Tecnologia e atuou em empresas como Editora Abril e Van Leer Embalagens Industriais.

Eloísa Garcia

Engenheira de Alimentos e Mestre em Tecnologia de Alimentos na área de concentração de Embalagem, pela Faculdade de Engenharia de Alimentos – FEA / UNICAMP. Diretora Substituta do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL e Gerente Técnico dos Grupos de Embalagens Plásticas e de Meio Ambiente do Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA/ITAL. Coordena as linhas de pesquisa “Desenvolvimento de Produto com Menor Impacto Ambiental” e “Estudos de Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos e Embalagens”, tendo como princípio sua aplicação como ferramentas de gestão para melhoria ambiental contínua de produtos e processos.

Fabio Mestriner

  • Designer com 41 anos de experiência profissional
  • Professor Coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Professor do MBA de Marketing da Fundace USP e do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem Mauá

Autor dos livros:

  • Design de Embalagem - Curso Básico
  • Design de Embalagem - Curso Avançado e
  • Gestão Estratégica de Embalagem

Foi Presidente da ABRE Associação Brasileira de Embalagem e representante do Brasil no Board da WPO World Packaging Organization entre 2002 e 2006.

Como designer conquistou vários prêmios internacionais

Filipe Ozelin

Diretor de Design de Experiência. Formado em Desenho Industrial pela PUC-RJ, Filipe, mais conhecido como Foz, estudou Arte Publicitária e Ilustração na Escola Panamericana de Arte de São Paulo.
Desde 2002 na Ana Couto Branding, é hoje diretor e sócio, sendo responsável pelo Foco de Experiência do escritório, criando projetos de embalagem, ponto de venda, merchandising, ambientação corporativa, ambientação de varejo e design de produto. Já desenvolveu projetos para diversos clientes, como Itaú Unibanco, Coca-Cola, Procter & Gamble, AES Brasil, Metrô Rio e Claro, entre outros.

Foz também dá aula de Experiência de Marca na Miami AD School, em São Paulo.

Flavio Pesante

Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens com experiência de mais de 16 anos na área, atuando em empresas como: Grupo Boticário, L´Oréal, ALPLA, Hypermarcas e Coty.

Atualmente é o Head de Pesquisa e Desenvolvimento na Coty.

É graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Paulista, Técnico em Metalurgia e Tecnologia em Polímeros pela escola SENAI e pós-graduado em Gestão de Projetos pelo Instituto Mauá de Tecnologia.

Fred Perman

Designer, formado em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco.

Tem mais de 25 anos de experiência profissional, atuando no gerenciamento e gestão de projetos de embalagens para empresas de diversos setores industriais, tais como, bebidas, alimentos, higiene pessoal, cosméticos, produtos químicos etc. Desde 1989 é sócio diretor da HERBERT PERMAN DESIGN, agência de design total sediada em Recife e com atuação em vários estados da região nordeste.

Giovani Rissi

Iniciou sua carreira na indústria aos 17 anos como Técnico de Alimentos em Videira-SC. Formado em Engenharia Química pela UFSC (Florianópolis-SC), cursou um ano da graduação na TUHH - Universidade Técnica de Hamburg-Harburg (Hamburgo-Alemanha), onde também realizou estágio na matriz da BASF (Ludwigshafen-Alemanha).

Especialista em Tecnologia da Carne pelo ITAL (Campinas, SP), também concluiu pós graduação em “Packaging Technology” pela Brunel University (Londres- Inglaterra) e mestrado em “Packaging” pela Michigan State University (East Lansing- EUA). Em 2008 foi o único brasileiro a apresentar um trabalho técnico na conferência mundial da IAPRI – International Association of Packaging Research Institutes em Bangkok – Tailândia.

Trabalhou por 15 anos na BRF onde foi gerente executivo de P&D Embalagens. Na mesma empresa concebeu e implementou uma nova área de P&D Internacional e Contas Globais. Nesta função liderou uma equipe multicultural (5 nacionalidades) e multi-alocada (7 países), cuja função era atender as particularidades de cada continente e grandes contas (McDonald’s, Subway, YUM!,dentre outros) para um desenvolvimento assertivo de produtos e embalagens.

Atualmente atua como empreendedor e consultor focado nas áreas de embalagens e inovação, auxiliando empresas do Brasil, EUA, Itália e Japão a expandirem seus negócios.

Giovanni Vannucchi

Sócio de Oz Estratégia + Design, onde  vem desenvolvendo projetos para clientes como Kimberly Clark, Danúbio, Ajinomoto e Coca Cola entre outros.

Conferencista e jurado em diversos eventos nacionais e internacionais.

Foi um dos fundadores da ADG Brasil - Associação dos Designers Gráficos do Brasil, onde  foi diretor em diversas gestões.

Foi um dos fundadores do Comitê de Design da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem.

Foi um dos fundadores da ABEDESIGN - Associação Brasileira das Empresas de Design, tendo sido diretor durante dez anos.

Faz parte, como representante do Brasil, do Conselho Consultivo da Bienal Iberoamericana de Diseño, organizada por DIMAD- Diseñadores de Madrid e Fundación Diseño Madrid.

Gustavo Chelles

Graduado em Engenharia e Desenho Industrial pela UFRJ, tendo se especializado em gestão de desenvolvimento pela EAESP/FGV.  Fundou a Chelles & Hayashi com sua parceira Romy em 1994, e é atualmente responsável pela divisão de design industrial e desenvolvimento técnico de embalagens.  Tem atuado nas áreas de cosméticos e cuidados pessoais, com foco em inovação, viabilização e sustentabilidade.

Gustavo Greco

Gustavo Greco é sócio e diretor de criação da Greco Design, com atuação nas áreas de identidade visual, sinalização e projetos editoriais. O trabalho da empresa configura-se como um exercício cotidiano e contínuo de compartilhamento, renovação e ressignificação por meio de projetos com conteúdo que utilizam a informação como principal insumo.

Em pouco espaço de tempo a empresa se tornou uma das mais premiadas do Brasil. Apenas nos últimos três anos podem ser citados Design Lions no Festival de Cannes, D&AD, Grand Prix no Red Dot Design Award, iF Communication Award, London International Awards e Prêmio e Menção na Bienal Iberoamericana de Diseño.

Gustavo atua também na área acadêmica, como professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC – Instituto de Educação Continuada PUC MG, e se dedica a iniciativas de difusão do design na sociedade brasileira, integrando a direção nacional da Abedesign. É jurado frequente de premiações no Brasil e no exterior e, sob sua direção de criação, a Greco participou das últimas edições da Bienal Nacional de Design Gráfico (ADG Brasil) sendo destaque no ano de 2013.

Karen Cesar

Fundou a Image Nation Artes Ltda. (RedBandana) em 1997 e atua como presidente. Formada em Design gráfico pela Univer Cidade, ganhou bolsa como aluna destaque no curso para especialização em Design Gráfico e Publicidade na School of Visual Arts de New York. Tem MBA em Marketing pelo Centro Universitário da Cidade – Rio de Janeiro. Em 2010 sua proposta de tese foi contemplada com bolsa de estudos para o MBA Executivo Global da Berlin School of Creative Leadership - Escola de Inovação da Universidade de Steinbeis na Alemanha, com aulas ministradas em Berlim, Nova Iorque, Los Angeles, Tóquio e Xangai, conclusão do curso em 2012.

Atua no mercado de comunicação desde 1991 começou em agências de design, publicidade e produtoras de vídeo. Professora da pós-graduação em Webdesign da PUC-Rio desde 2006. Foi professora do curso de Design e de Publicidade do Centro Universitário da Cidade de 1996 a 2013 e coordenadora adjunta do Instituto de Artes Visuais da Univer Cidade de 2001 a 2013, com outros cinco profissionais.

Palestrante no módulo Cannes Creative Leaders da Berlin School of Creative Leadership no Festival Cannes Lions em 2012, Palestrante na Semana de Criatividade da ESPM Rio em 2012, Palestrante no Primeiro Seminário Internacional de Economia Criativa promovida pela Fundação Getúlio Vargas em outubro de 2011, Palestrante em eventos como Brazil Design Week promovido pela Abedesign com o apoio da APEX em 2008 e 2009. Palestrante do IAG da PUC-Rio em 2008. Palestrante na ESPM-Rio 2006. Palestrante em evento realizado pela Petrobras para a equipe de gestão das lojas de conveniência BR em 2001. Matérias publicadas em revistas como Mundo Marketing, portal Alshop e outros veículos direcionados aos executivos de marketing e design. Entrevistada em programas de rádio sobre marketing e negócios como Marketeria da Sul America Paradiso e Band News.

Participou como delegada no Festival Internacional de Criatividade – Cannes Lions em Cannes – França em 2009, 2010, 2011 e 2012 com o apoio da Abedesign e da APEX. Participou como congressista da feira e congresso Internacional sobre Ponto-de-venda, o Global Shop 2008 em Chicago – EUA.

Diretora de Relações Institucionais da Abedesign

Colaboradora e apoiadora do Instituto Rio Moda e da Associação Brasileira de Profissionais da Moda.

Laércio Romeiro

Pesquisador Sênior  do Grupo de Prevenção Poluição da POLI em projetos de ACV em parceria com a PETROBRAS. Consultor Sênior em projetos de sustentabilidade corporativa na área de rotulagem ambiental, estudos de ciclo de vida e indicadores de sustentabilidade com enfase ambiental. 15 anos de experiência em tecnologia de processo de polímeros, coatings, qualidade industrial, desenvolvimento de fornecedores na indústria automobilística, química e em centro de pesquisa. 4 Anos como Lead Auditor IS0 9000 e IS0 14001 Auditor Ambiental pelo IEMAS como Auditor Especialista de 1a, 2a e 3a parte em Certificadoras e Consultoria. Engenheiro Bolsista da Fundação KRUPP na Alemanha em empresas de autopeças, de tintas e instituto de pesquisas (DIK de Hannover, Hünber Gummi de Kassel). Professor convidado do curso Pós Graduação de Tecnologia e Produção de Embalagens do SENAI/SP e Professor Membro do PECE – Programa de Educação Continuada da POLI na área ambiental; Graduado em Química Industrial, Mestre em Engenharia de Materiais na área de Polímeros pela UFSCAR. Membro da diretoria de ABCV – Associação Brasileiro de Ciclo de Vida.

Letícia Castro

Diretora Executiva do Centro Brasil Design, onde desempenha atividades relacionadas à promoção do design no Brasil, sendo responsável pela coordenação de iniciativas como a Bienal Brasileira de Design 2010, o Diagnóstico do Design Brasileiro e o Design Export. Participa de júris e conselhos de design, entre eles do IF Student Design Award e do Conselho Temático de Política Industrial, Inovação e Design da FIEP. Graduada em Design de Produto pela PUC-PR e Mestre em Organizações e Desenvolvimento pela FAE, atua há dezesseis anos nas áreas de gestão do design, design estratégico, design thinking e políticas públicas, tendo sido convidada para dar palestras sobre esses temas em várias cidades brasileiras.

Ludger Tamaoki

Designer graduado pela PUCPR e sócio-fundador da Brainbox Design Estratégico, onde atua como Diretor de Inovação e Embalagem.  Nos últimos 10 anos, criou projetos para importantes marcas como Tyson Foods do Brasil, O Boticário, Docol, Condor Indústria, Limagrain Guerra do Brasil, Angelus, Hebron, La Violetera. Tem trabalhos reconhecidos por premiações internacionais e nacionais, como iF Communication Design Award, IDEA/Brasil, EmbalagemMarca – Grandes Cases de Embalagem, e foi vencedor nacional do inédito Prêmio Veuve Clicquot Re-creation – Edição Mailbox, quando participou, na França, como finalista da etapa internacional.  Apaixonado por embalagens desde a infância, é palestrante, foi jurado do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira em 2013 e 2014 e participa ativamente das principais feiras e eventos da área.

Ludmila Oliveira

Formada pela ESPM, atua na área de marketing e produtos há 17 anos. Consolidou sua carreira nos departamentos de marketing nos grupos alemães Heidelberg e MAN Group, onde atuou por 8 anos. Após este período, viveu dois anos no exterior e voltando ao Brasil ingressou na M Design. Desde 2010 dirige a área de Atendimento e Negócios da Narita Design & Strategy. A experiência como cliente e como atendimento em design contribui para uma visão macro e estratégica dos projetos, além de reforçar o relacionamento entre as partes.

Manoel Müller

Sócio-diretor da Müller Camacho Design e Comunicação, Administrador de Empresas pela FGV, fundador e primeiro presidente da ABEDESIGN (2006 a 2010). Eleito Profissional de Design do Ano de 2006 e Profissional de Embalagem do Ano em 2010.

Mara Dantas

Química Industrial com mestrado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP. É pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo desde 1985, tendo trabalhado anteriormente em empresa fabricante de embalagem (Toga). Foi professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, no curso de Design de Embalagens. Coordenou e participa de Comissões de Estudos para elaboração de normas ABNT. Faz parte do corpo de especialistas do INMETRO para auditoria no escopo embalagem. Coautora do livro “Lixo Municipal – Manual de Gerenciamento Integrado”, editado pelo CEMPRE e IPT, e da publicação IPT/Arquivo Nacional “Parâmetros de Controle para Caixas Box destinadas a arquivos”. Coordenou vários projetos no IPT, entre eles “Desenvolvimento de novas aplicações semi-industriais e/ou artesanais com sucata metálica e resíduos de embalagens metálicas pós-consumo”, uma parceria IPT e CSN, e “Estudo comparativo de degradabilidade de sacolas descartáveis em intempéries naturais”, com o apoio do IAG-USP, financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisas no Laboratório de Embalagem e Acondicionamento do IPT nos temas de desempenho das embalagens no ambiente de distribuição para diversos setores industriais (cosmético, médico, eletrônico, químico, higiene pessoal e outros), degradação e impacto ambiental de embalagens.

Marcia Gasparini

Engenheira de alimentos, formada pela UNESP de São José do Rio Preto, com 16 anos de experiência profissional. Iniciou sua carreira na Mondelēz International em 2000 como trainee em Pesquisa e Desenvolvimento de Chocolates e foi assumindo posições de crescente responsabilidade nessa mesma área até 2012, quando fez uma transição para Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens. Nessa nova área teve responsabilidade pelas categorias de Biscoitos e Chocolates Brasil e, mais recentemente, por todo o time de Embalagens Brasil, atuando, então, em todas as categorias – Balas e Gomas, Biscoitos, Chocolates, Bebidas em pó, Sobremesas e Queijo. Atualmente desempenha a função de Gerente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens para a categoria de Biscoitos para a América Latina.

Marcio Souza

Formado em Engenheiro de Produção – Universidade Metodista, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela USP e com MBA em Gestão de Negócios na FAE Business School em Curitiba possui ainda formação de Black Belt pela Motorola University.

Marcio Souza atualmente exerce a função de Gerente de Gestão Técnica de Fornecedor no Grupo Boticário onde é responsável por Pesquisa e Inovação em Embalagens para o mercado cosmético, Laboratório de Conformidade de Embalagens e pelo processo de Desenvolvimento de Fornecedores.

Possui larga experiência em embalagens CFT após estar atuado por 12 anos em Projetos de Embalagens no mercado Cosmético, com conhecimento de atuação em diferentes substratos Plásticos Rígidos e Flexíveis, Vidros, Papel e Alumínio e diferentes processos de produção, decoração, montagens e acabamentos.

Marco Périco

Brasileiro, graduado em Desenho Indústrial pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, Pós-graduado em Administração de Empresa pela FAAP, Pós-Graduado em Embalagem pela Escola de Engenharia Mauá e MBA em Gestão de Projetos pela Anhanguera.

Possuo mais de 25 anos de experiência na área de Desenvolvimento de Embalagem em empresas de grande porte: Theraskin / Mead Jonhson / Pepsico / Boticário / Vedacit /  gráfica Ibratec / Boehringer / Cimed / Bayer / Eli Lilly.

Marcos Roismann

Designer de Produto e Embalagens formado em 1994 pela FAAP-SP, trabalha à mais de 26 anos em indústrias e escritórios de design. Com premiações nacionais e internacionais em seu portfolio, desde 2008 é sócio da empresa The LED Project, consultoria paulista de Branding e Desenho Industrial que atua em diversas áreas para empresas como Positivo Informática, Electrolux, Faber-Castell, Owens-Illinois, Petrobras, Whirlpool, Rhodia, Walmart, Claro, entre outras.

Maria Helena Resnitzky

Consultora e professora, com mais de 35 anos de experiência em Embalagens, em áreas de Inovação e Pesquisa & Desenvolvimento, tendo trabalhado em grandes empresas como Klabin, a Bunge Alimentos, Unilever e Du Pont do Brasil. Sólida experiência em projetos de desenvolvimento de novos sistemas de embalagem e acondicionamento, melhoria de materiais e redução de custos. Professora em cursos de graduação e pós-graduação.

Mario Palhares

Designer formado pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos estratégicos de marcas e embalagens.

Ha 12 anos atua como sócio e diretor de Projetos na Matriz Escritório de Desenho São Paulo, onde desenvolve projetos com abrangência local e global para companhias como Melitta, Grupo Boticário, Danone, Hypermarcas, Nissin, Reckitt Benckiser, Merck, Alpargatas, Basf, Kellogg's entre outras.

Mauricio Bordin

Engenheiro mecânico formado pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, pesquisador do CETEA/ITAL há 25 anos, sempre trabalhando na área de embalagens de Transporte e Distribuição. Coordenou inúmeros trabalhos de desenvolvimento e otimização de sistemas de embalagens de Transporte. Realizou diversos treinamentos no Brasil e no Exterior versando sobre Projeto e Avaliação de Embalagens de Transporte e Distribuição. É membro do ABNT/CB-23 - Comitê Brasileiro de Embalagem e Acondicionamento.

Mirelle Soares

Engenheira de Alimentos, pós graduada em Engenharia de Embalagens pela Mauá e Michigan State University. Trabalhando com o Sistema Embalagem a mais de 10 anos em diferentes segmentos de mercado, tais como: farmacêutico, alimentício, cosmético, limpeza e bebidas dentre outros. Desenvolvendo projetos e processos nas áreas técnica e comercial. Também ministrante de cursos, palestras e workshops sobre Tecnologia de Embalagens e assuntos correlatos.

Olinda Miranda

Olinda Miranda – Atualmente é Consultora nas áreas Técnica, Comercial e de Gestão e Professora de Cursos de Especialização e Pós-Graduação. Tem 29 anos de experiência no seguimento de embalagens flexíveis, tendo iniciado sua carreira na área de Desenvolvimento de Produtos nas empresas Toga (atual Bemis), Koppol Filmes (atual Vitopel) e Alcan. Em 1998 assumiu a Gerência Comercial da Alcan Packaging Mauá com enfoque em produtos globais, em 2001 a Gerência de Suprimentos, onde foi responsável pela introdução no Brasil da estratégia global de aquisição e negociação de matérias-primas, em 2004 a Gerência de Serviços Técnicos e Inovações da Alcan Packaging Mauá & Diadema e em 2010 assumiu a Diretoria Técnica da Inapel Embalagens Ltda.  É Engenheira Química pela Faculdade de Engenharia Industrial– FEI, possui MBA pela Alcan Inc e diversos cursos de especialização nas áreas técnica, liderança corporativa, gestão de pessoas, financeira e comércio exterior.

Paula Janetti Bócoli

Pós graduada em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos – FEA/UNICAMP. Atualmente é Pesquisadora analítico-tecnológico no Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA, pertencente ao Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL. Desde 2003 trabalha com pesquisas nas áreas de embalagens de vidro para o setor alimentício, farmacêutico, cosmético e odonto-médico-hospitalar e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV)

Paulo Oliva

Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1974, com especialização em 1983 em Design Gráfico e de Produto, com atuação profissional e docente ao longo dos últimos 35 anos.

Atuou em São Paulo, entre os anos de 1980 a 1986, como Consultor e Designer em empresas e indústrias de expressão nacional com destaque para a Brastemp, CONTIBRASIL, ITAUTEC e Fundação SEADE e AACD. Professor no Curso Superior de Desenho Industrial, da Universidade Mackenzie, de 1982 a 1985.

Sócio fundador da OLIVA Design (www.olivadesign.com.br), desde 1980, assessora projetos de Design, para clientes o Ministério da Previdência e Assistência Social, CHESF - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, VITARELLA, TAMBAÚ Alimentos, entre outros.

Em 2014 a convite da ARCO Sinalização Ambiental, coordenou o projeto de Acessibilidade e a sua implantação para a Arena do Corinthians, em Itaquera, São Paulo.

Em 1983 - Premiado no Concurso Philips – Lâmpada “Baloon” com o Projeto Linha Múltipla.

Em 2002 - 3ª Bienal de Design de Pernambuco, com o Prêmio de Sinalização, com o projeto de Sinalização Ambiental da CHESF.

Em 2010 - Projeto de Carteira Escolar e Bancos para Eventos em papelão ondulado, escolhidos para participar da mostra na Bienal de Design de Curitiba.

No biênio 2002/2003, exerceu o cargo de Presidente da APD-PE - Associação dos Profissionais de Design de Pernambuco.

Em 2011/2014 foi Diretor Regional do Capítulo Pernambucano da ABEDESIGN – Associação Brasileira das Empresas de Design.

Paulo Pereira

Engenheiro Civil pela Universidade do Vale do Paraíba, Pós‐graduado em Administração de Empresas pela FAAP. Cursos de curta duração nas áreas de Design e Desenvolvimento Estrutural de Embalagem. 34 anos de experiência em P&D Embalagem, sendo 26 anos na J&J, chegando até a Gerência P&D Embalagem e atual Sócio Diretor da Prodesign ‐ Agência de Design de Embalagem. Atua nas áreas de desenvolvimento de novos negócios, novos clientes, gerenciamento de projetos e seleção de profissionais de embalagem. Experiência em gerenciamento e desenvolvimento de projetos globais, regionais e locais.

Experiência em projetos de otimização logística e redução de custos em embalagens. Membro do Conselho da ABRE desde 2004 e do Comitê de Design da ABRE. Orientador da ABRE para desenvolvimento estrutural de embalagem e logística. Consultor Internacional do Gerson Lehrman Consulting Group dos EUA. Palestrante de assuntos referentes à embalagem desde 2000. Participante de feiras internacionais nos EUA, Alemanha, França, Argentina. Detentor de 10 patentes de inovação em embalagem. Jurado do Prêmio ABRE desde 2004.

Paulo Villas

Formado em Engenharia mecânica pela UFRJ (1989) com MBA em Business Management pela FGV (2010).

Atualmente, é Diretor Técnico Regional, responsável pelas operações de Envase e Distribuição dos Fabricantes de Coca-Cola da região Norte (RJ até Amazônia) compreendendo 22 fábricas.

Há 11 anos trabalhando na Coca-Cola Brasil tendo atuado liderando a área de Embalagens por 10 anos quando participou de diversos lançamentos e inovações.

Anteriormente trabalhou 20 anos na indústria de Sopro/Injeção nas empresas Logoplaste e Poligran como Gerente Técnico.

Peterson Sironi

Formado em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie e em Design Gráfico pela Escola Panamericana de Artes.

Diretor de criação, integrante da Pande desde 2005, está à frente da equipe de criação da agência em projetos de construção de marcas.

Principais clientes atendidos: Nestlé, Colgate, Hypermarcas, Alicorp (Perú), Wickbold, Chevrolet, Ypê, Native, Votorantim, Mars, Bacardi, Masisa, Abre e Danone.

Rodrigo Costabeber

Com mais de 15 anos de atuação na área de branding e design, desenvolveu projetos para grandes marcas como Unilever, Pepsico, Nestlé, Cargill Foods, Bauducco, Mondelez, Mdias Branco, Unimed, Hypermarcas, Miolo, Danone e kimberly-Clark, Merck do Brasil, Moët Hennessy, L’Occitane, entre outras.

Com formação em Design Grafico pela UFSM-RS, técnico em Produção Gráfica pelo Instituto Dom Calabria de Verona-Itália e MBA em Comunicação com o Mercado pela ESPM-SP, foi palestrante em instituições como a Universidade do Estado do Pará, UFSM-RS, FATEA-SP, Faculdade de Administração e Artes de Limeira-SP, UNIFRA-RS, Faculdade de Belas Artes de São Paulo e ESPM.

Como VP de Criação e Head Designer, dirigiu projetos de branding, packaging, merchandising para o mercado brasileiro e também em outros países da América Latina e Europa. Alguns deles com reconhecimento em prêmios como LIA Awards 2011, Pentawards 2011 e 2013, Popai Brasil 2011, Grandes Cases de Embalagem 2012, Brasil Design Awards 2014 e Premio ABRE 2012, 2013, 2014 e 2105.

Rodrigo Faustino

Designer brasileiro, criativo, ético, apaixonado por inovação e destemido defensor do branding como cultura corporativa.

Envolvido pela arte na adolescência, decidiu estudar design, apaixonado pela Itália escolheu que sua escola seria o design clássico, made in Italy, o caminho para encontrar seu próprio estilo: contemporâneo, conceitual, global. Vivenciado pelas referências brasileiras, treinado pelo traço italiano e influenciado pelo conceito da renascença, trabalhou em agências de publicidade em Ribeirão Preto - Brasil, sua cidade natal, mas descobriu sua vocação trabalhando com marcas, sempre explorando o universo do design nos negócios, criou para marcas como Passaredo Linhas Aéreas, entre outras, no mercado fashion na Suíça, Itália e EUA e Brasil, entusiasmado pela experiência das marcas e a influência no lifestyle das pessoas seguiu sua carreira como fundador da Commgroup Branding a partir de ’94, depois de liderar uma consultoria por 3 anos. Conheceu pessoalmente os grandes nomes de escritórios internacionais de design como Wally Olins e não se furta em exercitar com seus amigos da área em diferentes partes do mundo, “como desenhar marcas do futuro e manter os negócios em alta em um mercado cada vez mais global. 

Hoje com 38 anos trabalha na Commgroup Branding e ajuda marcas a se destacarem no mercado através de atitudes inovadoras em design.

Ronald Nossig

  • Graduação em Administração de Empresas;
  • Especialização em Hotelaria;
  • Consultor de empresas com foco em treinamentos internacionais e viagens de negócios;
  • Possui experiência profissional no Grupo Accor e na Frigorflat, sendo responsável por novos negócios junto à rede de franquias Sapataria do Futuro, Costura do Futuro e Lavanderia do Futuro.
  • Ex-Diretor Comercial da Alshop (associações e programas internacionais);
  • Ex-Diretor de Projetos Internacionais da Felisoni Consultores;
  • Ex-Diretor Executivo do IBEVAR- Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo;
  • Membro do Conselho de Administração da SBVC;
  • Atualmente Vice-Presidente de Parcerias e Novos Negócios da SBVC.

Rubens Mattos

Engenheiro Químico, Mestre em Engenharia Química e Doutor em Tecnologia de Alimentos. No trabalho de doutoramento, conduziu estudos sobre a estabilidade sensorial de cervejas.

É também Mestre Cervejeiro formado pela Universidade da Califórnia – Davis, EUA, em 1996.

Atua desde 1994 na indústria e no mercado de cervejarias:

  • Trabalhou por sete anos na Cia. Cervejaria Brahma, como Mestre Cervejeiro, Gerente de Planta e Especialista Industrial Corporativo para Filtração e Estabilização de Cervejas.
  • De 2004 a 2013, atuou como Gerente Técnico de Vendas de ingredientes para o mercado de cervejarias na América Latina, nas empresas BASF e Kerry.
  • Em 2012, Rubens iniciou as operações da TecBeer, para prover soluções tecnológicas para a indústria de cervejas especiais do Brasil.
  • Atualmente, é gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Brasil Kirin (Embalagens + bebidas alcoólicas + bebidas não alcoólicas).

Rubens é autor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais especializadas em cervejaria, e palestrante em congressos internacionais de cervejarias (EBC, MBAA, ASBC, Brasil Brau).

Desde 2004, ministrou Cursos de Tecnologia Cervejeira, em Campinas, além de ser professor convidado e avaliador em cursos como o do Senai Vassouras (RJ), a Uniasselvi Blumenau (SC)  e o Instituto da Cerveja (SP).

Como jurado de concurso de cervejas, participa do World Beer Cup (EUA), Concurso Nacional da Cerveja (Blumenau-SC) e Concurso Mestre-Cervejeiro da Eisenbahn (Blumenau-SC).

Tabata Quevedo

Engenheira de Materiais formada pela FAENG. 12 anos de experiência em desenvolvimento de embalagens, passando por empresas como Alcan Packaging, Colgate-Palmolive, Coca-Cola (CCIL). Atualmente, está há 2,5 anos na Ambev, ocupando o cargo de Corporate Packaging & Dispense Innovation Manager.

Thiago Belas

Formado em Design Gráfico pela Miami Ad School ESPM, com 12 anos de atuação em design e branding para marcas de consumo.

Trabalhou anteriormente nos escritórios a10 design, Futurebrand BC&H, B+G designers, Kong Rex, Grupo Pão de Açúcar, Zaic Branding, Tátil design e agora, desde março de 2016, atua como designer estratégico na Pande Design Solutions.

Já desenvolveu projetos para empresas como: Nestlé, Unilever, Danone, Avon, Ferrero, Natura, Embraer, DrogaRaia, Hypermarcas, Sadia, M.Dias Branco, Grupo Pão de Açúcar, Whirlpool, Grupo St Marché, Catupiry, Dicate e vários outros.

Thita Kraemer

Atualmente é sócia-diretora da Bendito Design, formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS em 1990, iniciou como designer gráfico na Norton Publicidade tornando-se diretora de criação das empresas Comdesign - Competence, Trio Design e MA Frank Mayer. Ministrou aulas de Projeto de Embalagem na Faculdade de Desenho Industrial da Ulbra, Centro de Design do Ceará - Instituto Dragão do Mar e UNISUL- SC. Esteve também em Madrid-Espanha, na Vierka Packaging Y Diseño Corporativo e participou como palestrante no CODIEM 2000 - Congreso Diseño Industrial Empresa na Cidade de Toluca - México. Já foi eleita Designer do Ano, Empresária de Marketing Promocional do Ano e teve também a Bendito Design eleita oito vezes como Empresa de Design do Ano. Em 2012 esteve em Munique, na Alemanha, recebendo o prêmio IF Packaging Design Award em nome da Bendito pelo projeto de embalagens da Mu-Mu. Em 2013, foi palestrante do Brand Lov Day em Maceió e em 2014 e 2015 ministrou aulas no Curso de Especialização em Design de Embalagem na Escola Politécnica da Unisinos de Porto Alegre.

Xavier Caro

  • Masters em Engenharia de embalagem – Universidade de ESIR-ESIEC , França.
  • 18 anos de experiência internacional com NESTLE S.A
  • Experiências em vários países: USA , Australia, Malaysia, France
  • Trabalhou nas áreas de Research and Development, Operações industriais e corporativas
  • Posição atual : Gerente de embalagens na NESTLE BRASIL LTDA