Vencedores Ouro

MÓDULO EMBALAGEM

Avalia a embalagem como um todo levando em consideração aspectos como a inovação, harmonia e clareza das informações, apelo de venda, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, aproveitamento do produto, sustentabilidade, entre outros.


EMBALAGEM DE ALIMENTOS DOCES

TAMPA COM COLHER ACOPLADA
Vencedor Ouro: Plásticos Regina
www.plasticosregina.com.br

Convertedor: Plásticos Regina / Verstraete IML
Brand owner: Nestlé

Desafios
Oferecer uma colher acoplada à tampa para ser destacada somente no momento do consumo, respeitando-se outras premissas e conceitos, como: uso do polipropileno na produção da embalagem; rotulagem utilizando a tecnologia In Mold Label (IML) e com ótimo desempenho no empilhamento e na linha de envase.

Resultados
A inovação é uma tampa com uma colher acoplada que pode ser destacada pelo consumidor no momento do seu uso. Como a colher é produzida simultaneamente com
a tampa e a aplicação do rótulo, a grande novidade é a facilidade do seu destacamento, devido a baixa adesividade com o rótulo.
Adaptamos o conceito de rótulo destacável, normalmente empregado para outras soluções de embalagem, para oferecer ao nosso cliente uma tampa única e que atendesse não só aos requisitos da especificação técnica, mas oferecendo também comodidade ao consumidor final.
Combinação da aplicação de diferentes tecnologias de ponta na fabricação de embalagens rígidas: peças injetadas com paredes finas e ciclo rápido; aplicação simultânea dos rótulos (IML); rótulo com tecnologia peelable; produção totalmente automática, sem contato manual.
Embalagem totalmente higiênica e funcional, uma vez que não há etapas adicionais de produção e montagem seja para a aplicação do rótulo, como para a montagem da colher. Garantia da colher isenta de rebarbas e pontos salientes.
Harmonia perfeita do formato e das cores das tampas injetadas com as artes dos rótulos. Design da colher criado para facilitar a percepção e utilização, proporcionando uma experiência agradável de consumo, de forma natural e prática, sem se dar conta da alta tecnologia empregada na sua fabricação.
Redução do emprego de matéria prima, uma vez que a colher consome cerca de 28% do peso total da tampa. Aplicação do conceito de parede fina. Embalagem totalmente reciclável, uma vez que o rótulo e a tampa/colher são em polipropileno. Simbologias de reciclagem e material gravadas na tampa e na colher.

 

EMBALAGEM DE ALIMENTOS DOCES

DANONINHO PARA LEVAR
Vencedor Ouro: Danone
www.danone.com.br

Convertedor: Embalagens Flexíveis Diadema / Scholle IPN / 43 S/A Gráfica e Editora
Brand owner: Danone

Desafios
Desenvolver uma embalagem para Danoninho que desse autonomia para as crianças e pudesse ser levada como lanche saudável para a escola e demais atividades.

Resultados
Danoninho Para Levar foi desenvolvido a partir de uma tecnologia disponível no mercado que, adotada de forma inteligente, representou uma quebra de paradigma no segmento de iogurtes. O uso do pouch foi pensado para representar o personagem da marca Danoninho, o Dino. Os quatro diferentes momentos do personagem possibilitam que as crianças colecionem a embalagem.
O material de embalagem é um filme alta barreira que, sendo esterilizado em linha, permite o envase a frio pelo processo form fill seal (FFS) que suporta o envase a frio.
A embalagem flexível garante o fácil manuseio pelas crianças e permite que elas consumam o produto sem auxílio de colher o que garante sua autonomia, um dos drivers da marca. A tampa foi desenhada de maneira que a criança consiga abri-la sozinha, de forma rápida e segura, pois é adequada à norma de brinquedos. O shape arredondado não possui pontas que possam machucar a criança no momento de consumo.
A interação entre o formato da embalagem e o design gráfico/personagem faz do Danoninho para Levar um produto atrativo para mães e crianças devido ao seu alto
diferencial frente a todos os demais formatos da categoria de iogurte. Além disso, o produto pode ficar fora da geladeira por 5 horas.
O stand up pouch é uma inovação na categoria de iogurtes, sendo a Danone a primeira a lançar no mercado brasileiro

 

EMBALAGEM DE ALIMENTOS SALGADOS

NAT. VERDE
Vencedor Ouro: B. Pró Agência de Comunicação
www.bpro.com.br

Design: B. Pró Agência de Comunicação
Convertedor: Videplast / Evertis / Brasil Flex
Brand owner: Grupo Vibra

Desafios
Desenvolver uma embalagem diferenciada na categoria mostrando todos os atributos do produto de forma clara e direta.

Resultados
A inovação se concentra nos aspectos técnicos e de informação. A tecnologia de Atmosfera Modificada utilizada garante um produto fresco por mais tempo, enquanto o rótulo comunica diferencial e qualidades do produto em cores e elementos gráficos distintos dos concorrentes, atraindo atenção no PDV.
A embalagem apresenta um elemento gráfico central que reúne todos os diferenciais do produto de forma clara e direta, reforça as tecnologias de segurança alimentar e a essência da marca. Para se diferenciar da concorrência o design segue cores e caminhos
inexplorados e inovadores para o setor. A embalagem apresenta um sistema de abertura “Abre Fácil”, que confere mais higiene no manuseio do produto. O material da bandeja é mais resistente que os tradicionais do segmento proporcionando melhor exposição no PDV e mais praticidade para o consumidor.
O design está alinhado a um produto comprometido com uma alimentação mais leve e saudável. Os componentes, bandeja, filme/tampa e rótulo trabalham com cores e texturas complementares que transmitem os diferenciais do produto e saem do lugar comum, se destacando esteticamente no PDV.
O processo de embalo não causa nenhuma ação poluente. O aproveitamento dos insumos não gera sobras e aparas consideráveis e os principais insumos da embalagem (bandeja, filme e rótulo) são recicláveis sendo que o material do rótulo possui certificação FSC.

 

EMBALAGEM DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS

DEL VALLE 100% – PET 300ML
Vencedor Ouro: Coca-Cola Brasil
www.cocacolabrasil.com.br

Convertedor: Metal Can / Engepack / XYPD / Toyo Ink
Brand owner: Coca-Cola Brasil

Desafios
Desenvolver uma embalagem de suco Del Valle 100% prática, com uma aparência premium e grande facilidade de consumo.

Resultados
A Coca-Cola Brasil lançou novas embalagens de Del Valle 100% Suco (Uva, Laranja e Maçã) e Laranja Caseira em garrafas PET 300ml, utilizando diferentes tecnologias de barreira com shelf life adequado de produto combinado ao envase hotfill.
Os diferentes sabores requerem diferentes barreiras ao oxigênio e luz UV em função de suas características sensoriais e a combinação de embalagens (pré-forma, rótulo e tampa) determina a qualidade do produto final. Para o consumidor um único formato e uma única identidade visual.
A embalagem Del Valle 100% PET é prática e pode ser levada para todos os lugares. Oferece grande facilidade no consumo e excelente experiência em função do finish 38mm que proporciona maior liberação de aroma durante a consumo.
O rótulo sleeve escuro de total cobertura também proporciona proteção contra agentes externos e abrasão garantindo melhor consistência, aparência e características sensoriais para os produtos. As frutas, que são base do suco, se destacam no rótulo com cores vibrantes trazendo naturalidade ao produto.
A garrafa PET pode ser reciclada, possuindo alinhamento total com os valores e ações de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.
O volume comercializado subiu 14% desde a mudança.

 

EMBALAGEM DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

AMAZZONI GIN
Vencedor Ouro: CCL Label Brasil
www.ccllabel.com

Convertedor: CCL Label Brasil
Brand owner: Amazzoni Gin

Desafios
Desenvolver uma embalagem que traduzisse toda a sofisticação e cuidado com que o Gin Amazzoni é produzido.

Resultados
Produzido de forma artesanal na primeira destilaria exclusiva de gin do Brasil, o Gin Amazzoni apresenta uma combinação única de efeitos em seus rótulos: hotstamping e relevo utilizando de 4 a 5 processos diferentes de impressão em linha.
Para causar o efeito de pulsação da gota no verso do rótulo e o movimento de ondas no verso do contra-rótulo, foi utilizada impressão nos dois lados através do processo de impressão direta no adesivo, resultando assim no efeito de vitrofania, que proporcionou vida e dinâmica ao rótulo e à embalagem.
O material utilizado no rótulo é um papel especial branco, por isso, para conseguir atribuir a característica de envelhecido, foi aplicada uma combinação de efeitos de vernizes. A garrafa dispensa o dosador para manter a identidade renascentista.
Foi realizada a aplicação de tratamento superficial para assegurar uma melhor resistência à umidade e a baixas temperaturas. Na impressão, optamos por chapas (offset) e clichês (flexografia) de alta resolução, o que garante a qualidade dos efeitos escolhidos.
O design é cauteloso e procura ressaltar os diversos elementos presentes no produto. São utilizadas cores que transmitem o conceito retro e harmonizam com a garrafa exclusiva, que remete aos frascos medicinais renascentistas.
As garrafas são feitas 100% com vidro reciclado, de maneira extremamente artesanal, uma a uma, sem envolvimento de máquinas. A produção é semelhante à das antigas vidraçarias.

 

EMBALAGEM DE SAÚDE E FARMACÊUTICOS

DOSE D MELT
Vencedor Ouro: Aché Laboratórios Farmacêuticos
www.ache.com.br

Design: Substance Comunicação
Brand owner: Aché Laboratórios Farmacêuticos

Desafios
Lançar uma apresentação mais prática de consumo diário de suplementação de vitamina D com embalagem de abertura intuitiva e que garante a estabilidade do produto que é sensível a umidade.

Resultados
Dose D Melt é uma nova forma de suplementação de vitamina D que traz praticidade e comodidade. Os comprimidos mastigáveis, ou seja, sem necessidade de água para ingestão, são extremamente sensíveis à umidade e, por isso, foi utilizado um frasco com trava que possui uma luva dessecante coextrusada que controla toda a umidade interna do frasco, sendo o head space o responsável por isso.
Inviolável, fácil de abrir e fechar, o frasco tipo pocket é ideal para acompanhar a rotina de seus consumidores. A tampa flip top é integrada ao frasco o que facilita o uso de apenas um mão para abrir e fechar. A cor do cartucho, que possui braile, remete ao “Sol”, pois a maior quantidade de vitamina D é produzida na pele com o estímulo da
luz solar. Acompanha um folheto informativo sobre a importância da vitamina D e expõe os benefícios do produto.

 

EMBALAGEM DE PERFUMES

O BOTICÁRIO – MY LILY
Vencedor Ouro: Brainbox Branding 360
www.brainboxdesign.com.br

Design: Brainbox Branding 360
Convertedor: Box Print / Aptar / Grupo Pochet
Brand owner: Grupo Boticário

Desafios
My Lily é uma fragrância de O Boticário feita com narcisos, flores de beleza única que não podem ser plantadas e nascem livremente nos campos da França. Uma flor marcante para a mulher que, com feminilidade e frescor, exala sua elegância única. E o desafio era: como traduzir na embalagem essa liberdade?

Resultados
O cartucho utiliza a ilustração da flor em alto relevo (sem impressão).
Valorização da área branca (sem cor) em contraste com o tag do cartucho.
Utilização de um tom claro de verde em contraste com o prata presente no aro do frasco e no hotstamping do cartucho.
Um vaporizador coberto por uma trama preta resgata o gestual de aplicação da perfumaria do início do século e dá mais o charme ao produto, aproximando-o de marcas internacionais.
Por não possuir tampa, a válvula com vaporizador possui um sistema de trava que, com um giro de apenas 90º trava/destrava o produto para o uso.

 

EMBALAGEM DE MPES
(Micro e Pequenas Empresas)

JARDIM NA LATA – MARIA SEM VERGONHA
Vencedor Ouro: Brasilata
www.brasilata.com.br

Convertedor: Brasilata
Brand owner: Maria Sem Vergonha

Desafios
Desenvolver uma embalagem prática e criativa para acondicionar sementes, terra vegetal, pedrisco e um manual de jardinagem que despertasse o interesse do consumidor e facilitasse o cultivo de plantas nos mais diversos espaços, como por exemplo, janelas, varandas, mesas de trabalho, etc., sendo o produto vendido pela internet e em pontos de venda físicos.

Resultados
Criação da embalagem Pocket Garden que traz criatividade nos rótulos e diversidade de layouts.
Utilização da embalagem de aço, denominada Ploc Off, que veda e protege por muito mais tempo as características do produto. Sua tampa serve como reservatório para água e evita dengue, sendo as embalagens 100% recicláveis e colecionáveis.

 

EMBALAGEM DE PRODUTOS EM GERAL

SILICONE VEDACIT
Vencedor Ouro: Pande
www.pande.com.br

Design: Pande
Brand owner: Vedacit

Desafios
Desenvolver uma embalagem de silicone que dispensasse o uso de aplicador (pistola).

Resultados
Desenvolvimento de um tubo pressurizado com bico exclusivo de fácil aplicação. O Silicone Vedacit é o único no Brasil com a tecnologia de pressurização, o que torna a aplicação muito mais fácil. Sela, cola e veda.
Além de demonstrar a facilidade de aplicação do novo bico, as novas embalagens da linha de Silicone Vedacit reforçam o diferencial do produto com os novos claims, com destaque para o “aplicômetro” que indica o grau de dificuldade de aplicação dos produtos da Vedacit.
Diferente dos produtos tradicionais, caso o produto não seja todo utilizado, ele não endurece e não ocorre entupimento do bico, podendo ser aplicado diversas vezes.
Sem perder o vínculo com as embalagens atuais da linha Vedacit, o layout da linha de Silicone rejuvenesceu a identidade visual da marca para continuar sendo relevante para seus consumidores.
A embalagem utiliza material 100% reciclável (ciclo: berço ao berço)

 

EMBALAGEM DE FAMÍLIA DE PRODUTOS

CUMARU
Vencedor Ouro: L'occitane do Brasil
br.loccitaneaubresil.com

Design: Marcelo Rosenbaum
Convertedor: Aptar / Ecopaper / CCL Label Brasil
Brand owner: L’Occitane do Brasil

Desafios
Desenvolver um frasco de perfume com formato exclusivo que faz alusão a semente do principal composto da linha, o Cumaru.

Resultados
O frasco da Deo Colônia de Cumaru foi desenvolvido ergonomicamente pensando no encaixe perfeito das mãos para aplicar o perfume.
Inspirado no homem moderno com um tom marcante na cor âmbar e sândalo, o frasco, que representa a semente de cumaru, possui design moderno e totalmente diferente dos produtos convencionais por não ficar em pé. Sua caixa foi inspirada no conceito de caixa de ovo.
O formato do frasco exigiu o desenvolvimento de berços para possibilitar seu transporte pela linha de resfriamento após a saída dos moldes. O cartucho foi feito em polpa moldada com hot press para garantir um bom aspecto visual.
A cor original da polpa moldada feita de papelão reciclado, dá um aspecto rústico à embalagem e cria uma harmonia com as cores da linha.
O formato do frasco permitiu sua concepção com um baixo peso, tendo um menor impacto ambiental. O cartucho em polpa moldada é produzido com 100% de material reciclado, além de utilizar água de chuva e reaproveitar totalmente as perdas no processo.

 

EMBALAGEM PROMOCIONAL

KIT VINTAGE PÁSCOA
Vencedor Ouro: Casa Granado
www.granado.com.br

Design: Anne-Marie Heiles
Convertedor: Meister
Brand owner: Casa Granado

Desafios
Lançar uma embalagem diferenciada e comemorativa para a Páscoa, que chamasse a atenção em uma época onde a tradição é presentear com chocolate.

Resultados
Lançamento de uma lata em formato de ovo, contendo 03 sabonetes em barra da linha Vintage Granado.
Devido à tradição dos Ovos Decorados, originários das regiões do Leste Europeu e Oriente, a Granado convidou Anne-Marie Heiles para criar ilustrações em aquarela. Com elementos da natureza, em traços delicados e cores alegres, relembrando as decorações tradicionais dos ovos clássicos.
A impressão da lata foi feita em cromia, valorizando as características delicadas da ilustração em aquarela.
As 5.000 unidades produzidas esgotaram na
primeira semana do lançamento.

 

SUSTENTABILIDADE

SOMBRAS REFIL – QUEM DISSE BERENICE?
Vencedor Ouro: Grupo Boticário
www.quemdisseberenice.com.br

Design: Matriz Desenho
Convertedor: Tritec / Kingraf / Ibema
Brand owner: Grupo Boticário

Cada mulher tem seu jeito de se sentir mais bonita e o formato refil possibilita a escolha de cores e efeitos que a consumidora mais gosta e usa. Os estojos são reutilizáveis, com design moderno e de fácil refilagem, e estão disponíveis nos formatos para 2, 4 ou 8 cores de sombra. Nas embalagens foram usados materiais como o papel cartão reciclados pós-consumo em todos os cartuchos e o PET reciclado na embalagem do refil.
Por ser a 1ª linha a usar papel cartão pós-consumo (PCR), testes foram necessários para garantir a qualidade das embalagens, resistência no transporte e durabilidade da
decoração. Essa foi também a 1ª vez que o PET 100% reciclado pré-consumo foi utilizado em contato com o produto, demandando muitos testes de compatibilidade. Também foi preciso estudar formatos e comunicar os ganhos ambientais aos consumidores.
A proposta de liberdade está presente em todos os produtos da marca e se confirma com o lançamento da sombra refil, que permite que cada consumidora escolha o tamanho do seu estojo e o personalize com suas cores preferidas, dentre as 48 disponíveis em diferentes acabamentos. O sistema de refilagem é prático e ainda reduz os impactos ambientais do produto.
Se comparada à concorrência que adota o mesmo formato de refil, a embalagem do estojo pequeno (2 sombras de 1,5g) pesa 18% menos do que a similar concorrente (4 sombras de 0,8g), enquanto a embalagem do refil (para pesos equivalentes) é 4% mais leve. Além disso, durante o processo de fabricação do blister em PET todas as aparas são reaproveitadas, resultando em um material 100% reciclado pré-consumo. A bandeja de folha de flandres também reduz perdas no envase.
A alteração no formato das sombras para o sistema de refilagem possibilita maior eficiência no processo de distribuição, considerando que a embalagem do refil (10,32g) utiliza 16% menos material do que sua versão anterior, no formato “mono” (12,35g), e o refil tem um formato ultrafino (menor volume) otimizando a acomodação nas caixas e reduzindo as emissões de GEEs (gases de efeito estufa). Além disso, as embalagens do refil são todas nacionais e da sombra “mono” eram importadas.

 

MÓDULO DESIGN GRÁFICO

Avalia os critérios específicos do design gráfico como aspectos visuais, inovação, linguagem, impacto comercial, diferenciação, comunicação, informação, sustentabilidade, entre outros.


DESIGN GRÁFICO DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS

MITO CAFÉS ESPECIAIS
Vencedor Ouro: Greco Design
www.grecodesign.com.br

Design: Greco Design
Convertedor: Lamine / Rangel Embalagens
Brand owner: Fazenda Dona Nenem

Desafios
Criar embalagens de café que se diferenciassem dos concorrentes.

Resultados
As ilustrações aquareladas exclusivas retratam crenças e costumes presentes na região da fazenda e no trato dos diferentes blends do café. Os blends Benzedô, Cantagalo e Dona Nenem têm em suas notas os atributos de cada mito como descritos nos textos de apoio nas embalagens.
Impressas em flexografia 5 cores, tintie personalizado em silkscreen uma cor e acabamento com a solda deslocada para a lateral.
As embalagens permitem que o café se destaque dos seus concorrentes através dos recursos como cores nas ilustrações, acabamento e personalização do tintie. De forma clara as peças marcam as variações dos blends, sustentam a identidade da marca e caráter de conjunto do café.

 

DESIGN GRÁFICO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

GANGSTER DONOVAN
Vencedor Ouro: Part Comunicação e ME LLAMA
www.beer.part.com.br

Design: ME LLAMA Estúdio / Part Comunicação
Convertedor: Grafix
Brand owner: Gangster Cervejaria

Desafios
Criar uma comunicação diferente e inusitada para as cervejas da Gangster Cervejaria.

Resultados
O rótulo sai do clichê geralmente utilizado no universo visual das Máfias e Gângsters, pois traz um layout totalmente limpo e que faz alusão a prisão do Gângster, do seu produto de “contrabando” (a cerveja) e a sua ficha criminal.
O rótulo é todo baseado numa ficha criminal. A gravata faz alusão ao carimbo de confidencial. A frente seria a famosa mugshot (foto tirada na hora da prisão do Gângster e anexada à ficha criminal) e as informações e dados obrigatórios do verso do rótulo, seriam a própria ficha criminal preenchida.
Foi utilizado o adesivo BOPP metalizado com acabamento fosco que traz uma textura aveludada ao toque para o rótulo e que pode entrar em contato com a água sem borrar as informações. Os dados principais e de diferenciação de produto se destacam através do acabamento metalizado.
O mundo curioso e contraventor dos Gângsters de 1920 intriga e desafia o consumidor a experimentar a cerveja. A gravata em forma de lacre com o escrito confidencial instiga ainda mais o consumidor a descobrir este mundo cheio de mistérios e segredos.
No mundo colorido das cervejas artesanais, o esse rótulo se destaca por ser quase todo P&B, utilizando uma cor metalizada em detalhes e dados importantes para diferenciação do estilo da cerveja.

 

DESIGN GRÁFICO DE FAMÍLIA DE PRODUTOS

BIOWASH
Vencedor Ouro: chablau! Laboratório de Ideias
www.chablau.com.br

Design: chablau! Laboratório de Ideias
Convertedor: TRX Rótulos / Technocap / Bompack / Plastpeva
Brand owner: Biowash

Desafios
Melhorar a apresentação e exposição dos atributos dos produtos BioWash, conferindo diferenciação e a promessa de alta performance, diante da “resistência” com produtos de limpeza naturais.

Resultados
Criação de novo conceito para a linha de produtos, dentro do nicho de mercado de produtos naturais. Denominado eco smart, alia o apelo sustentável como diferencial do produto à uma comunicação com simbologias e organização das informações nos rótulos mais clean e direta.
Para levar o consumidor a buscar mais informações sobre o produto, um QR code foi posicionado no verso dos rótulos, que redireciona para a página do e-commerce da empresa, possibilitando ver mais informações.
Pelas restrições de cores e processo de impressão dos rótulos, dispensar o uso de gradientes e grandes áreas de cor chapada, trouxer um melhor resultado visual aos rótulos. Além da maior presença do branco como identidade de linha.
O posicionamento “naturalmente diferente”, dentro do conceito eco smart, comunica os diferenciais de maneira direta e eficiente, com destaque para os claims de diferenciais de produtos e fragrâncias naturais, apresentadas em destaque nos rótulos com ilustrações exclusivas.
A harmonia dos elementos e ícones permite expor os diferenciais do produto de forma organizada, com destaque na gôndola pelo uso do branco tanto nos rótulos quanto nas tampas. O apelo natural se dá pelas ilustrações de fragrâncias e indicativas, com traço solto e detalhes proprietários.
Além do apelo sustentável dos produtos, nos rótulos foram priorizados os espaços e divulgação das certificações e selos, como o de participação da empresa no programa de reciclagem, que assegura a compensação no pós-consumo e reciclagem dos frascos PET.

 

DESIGN GRÁFICO – REDESIGN ALIMENTOS E BEBIDAS

LINHA TORRADAS SLIM TOST FHOM
Vencedor Ouro: Zoom Mais Comunicação e Design
www.zoommais.com.br

Design: Zoom Mais Comunicação e Design
Convertedor: Centenário Indústria Gráfica
Brand owner: FHOM

Desafios
Redesenhar a embalagem da linha de torradas Slim Tost Fhom que comunicasse a nova receita, mais leve e natural.

Resultados
Foram utilizadas tipografias orgânicas harmonizadas com fotos de texturas bem definidas das torradas e recheios veganos produzidas em estúdio próprio. Iconografia, cores vibrantes e visual clean modernizam a composição final.
Impressos em offset sobre triplex, com aplicação de verniz para auxiliar na conservação, os itens da linha possuem faca especial com janela e relevo, destacando o produto e principais pontos da embalagem.
As embalagens foram projetadas para ótima exposição em PDV: os itens têm design especial tanto na posição horizontal, com janela que revela a textura do produto; e outro na vertical, elegante e ostentoso. O produto também foi subdividido em 5 packs individuais, facilitando consumo e armazenamento.
O redesign das torradas segue o novo código visual padrão da Fhom: embalagens brancas, tipografia em destaque, e as tradicionais abas com a marca da empresa em uma cor característica para cada item, garantindo diferenciação entre sabores ao mesmo tempo em que unifica as identidades entre as linhas.

 

DESIGN GRÁFICO – REDESIGN PRODUTOS EM GERAL

BIOWASH
Vencedor Ouro: chablau! Laboratório de ideias
www.chablau.com.br

Design: chablau! Laboratório de Ideias
Convertedor: TRX Rótulos / Technocap / Bompack / Plastpeva
Brand owner: Biowash

Desafios
Melhorar a apresentação e exposição dos diferenciais dos produtos BioWash, conferindo diferenciação e a promessa de alta performance, diante da “resistência” com produtos de limpeza naturais.

Resultados
Criação de novo conceito para a linha de produtos, dentro do nicho de mercado de produtos naturais. Denominado eco smart, alia o apelo sustentável como diferencial do produto à uma comunicação com simbologias e organização das informações nos rótulos mais clean e direta.
Para levar o consumidor a buscar mais informações sobre o produto, um QR code foi posicionado no verso dos rótulos, que redireciona para a página do e-commerce da empresa, possibilitando ver mais informações.
Pelas restrições de cores e processo de impressão dos rótulos, dispensar o uso de gradientes e grandes áreas de cor chapada, trouxe um melhor resultado visual aos rótulos. Além da maior presença do branco como identidade de linha.
O posicionamento “naturalmente diferente”, dentro do conceito eco smart, comunica os diferenciais de maneira direta e eficiente, com destaque para os claims de diferenciais de produtos e fragrâncias naturais, apresentadas em destaque nos rótulos com ilustrações exclusivas.
A harmonia dos elementos e ícones permite expor os diferenciais do produto de forma organizada, com destaque na gôndola pelo uso do branco tanto nos rótulos quanto nas tampas. O apelo natural se dá pelas ilustrações de fragrâncias e indicativas, com traço solto e detalhes proprietários.
Além do apelo sustentável dos produtos, nos rótulos foram priorizados os espaços e divulgação das certificações e selos, como o de participação da empresa no programa de reciclagem, que assegura a compensação no pós-consumo e reciclagem dos frascos PET.

 

DESIGN GRÁFICO – REDESIGN PRODUTOS EM GERAL

NATURA HOMEM
Vencedor Ouro: Natura
www.natura.com.br

Convertedor: TRX Rótulos/ 43 S/A Gráfica e Editora /
Igaratiba / Weener / AB Plast / Aptar / Impacta
Brand owner: Natura

Desafios
Fazer com o redesign da embalagem construísse, de forma bastante visual, uma conversa prática e objetiva com o público masculino.

Resultados
Foco na inversão da hierarquia de informação de produtos, destacando a sua descrição ao invés da marca. Além do contraste entre o grafismo sóbrio, monocromático e old style com a leveza do verso ilustrado e do interior colorido.
Layout tipográfico e racional, que transmite o conceito de tecnologia e apresenta as funções e benefícios dos produtos de maneira visual, prática e objetiva. As cores diferentes para os xampus facilitam a identificação.
Para o Óleo de Barbear foi usado um aditivo no PET que reduz seu brilho trazendo um efeito fosco ao frasco. Essa diferenciação foi possível mesmo sem nenhuma intervenção no molde.
Os frascos foram impressos em silkscreen e as bisnagas em offset. Apenas o óleo é rotulado.
Para garantir o registro da moldura das artes aplicadas nos frascos, foram desenvolvidas artes vazadas que aproveitam a cor da própria embalagem.
Novo posicionamento frente à categoria, trazendo combinação potente da biodiversidade brasileira com a ciência internacional. Predominância de uma cor mais sóbria e contrastante. A descrição do nome dos produtos é feita como um elemento gráfico que facilita a leitura.
Foi concebida uma linha que facilita a desmontagem para reciclagem e sem mistura de materiais. Todos os materiais utilizados possuem cadeia de reciclagem.

 

MÓDULO DESIGN ESTRUTURAL

Avalia o projeto da forma e a funcionalidade da embalagem, como por exemplo, formato diferenciado na categoria, ergonomia aplicada ao êxito do produto frente ao consumidor, destaque e inovação na usabilidade, sustentabilidade, entre outros.


DESIGN ESTRUTURAL – FORMA

COLEÇÃO FEARLESSLY – DEO PERFUMES: LIVE, LOVE, DREAM
Vencedor Ouro: Mary Kay Brasil
www.marykay.com.br

Convertedor: Box Print / Aptar/ Grif
Brand owner: Mary Kay Brasil

Desafios
Desenvolver um frasco de perfume que simbolizasse os vários papéis da mulher e a imperfeição e beleza da vida.

Resultados
O frasco possui facetas assimétricas e as diferentes tampas representam o ‘mind, body & soul’ das mulheres de coragem e foram inspiradas em escudo protetor, coração abstrato e no ato de sonhar tão alto quanto as estrelas.
Além de contar a história do conceito, o desenho industrial também buscou um encaixe perfeito na palma da mão da mulher, facilitando a aplicação da válvula com o dedo indicador. Apesar das tampas terem alturas diferentes, os cartuchos têm as mesmas dimensões, otimizando transporte e armazenagem.
Após anos de estudo comportamental e aprofundamento na tendência ‘Power Woman’, nasceu o conceito dessa coleção que terá relevância por pelo menos uma década. Criada para ser a marca mais importante do portfólio, seu posicionamento sofisticado e elegante eleva a imagem da marca mãe na categoria.
Sendo a fundadora dessa empresa de venda direta um grande exemplo de uma mulher de coragem, a coleção enfatizou a relevância do DNA da marca Mary Kay e teve forte conexão emocional com a força de vendas, contribuindo ainda mais para o sucesso desse lançamento com o público final.
Adequados aos padrões da categoria, possui cartucho de papel e frasco de vidro recicláveis. Mas o maior impacto vem da seleção de fornecedores que possuem processo produtivo sustentável, como o fornecedor de cartucho com certificado FSC e
excelente programa de reciclagem e redução de resíduos.

 

DESIGN ESTRUTURAL – FUNCIONALIDADE

DANONINHO PARA LEVAR
Vencedor Ouro: Danone
www.danone.com.br

Convertedor: Embalagens Flexíveis Diadema /
Scholle IPN / 43 S/A Gráfica e Editora
Brand owner: Danone

Desafios
Desenvolver uma embalagem para Danoninho que desse autonomia para as crianças e
pudesse ser levada como lanche saudável para a escola e demais atividades.

Resultados
Danoninho Para Levar foi desenvolvido a partir de uma tecnologia disponível no mercado que, adotada de forma inteligente, representou uma quebra de paradigma no
segmento de iogurtes. O uso do pouch foi pensado para representar o personagem da
marca Danoninho, o Dino. Os quatro diferentes momentos do personagem possibilitam
que as crianças colecionem a embalagem.
O material de embalagem é um filme alta barreira que, sendo esterilizado em linha, permite o envase a frio pelo processo form fill seal (FFS) que suporta o envase a frio.
A embalagem flexível garante o fácil manuseio pelas crianças e permite que elas consumam o produto sem auxílio de colher o que garante sua autonomia, um dos drivers da marca. A tampa foi desenhada de maneira que a criança consiga abri-la sozinha, de forma rápida e segura, pois é adequada à norma de brinquedos. O shape arredondado não possui pontas que possam machucar a criança no momento de consumo.
A interação entre o formato da embalagem e o design gráfico/personagem faz do Danoninho para Levar um produto atrativo para mães e crianças devido ao seu alto diferencial frente a todos os demais formatos da categoria de iogurte. Além disso, o produto pode ficar fora da geladeira por 5 horas.
O stand up pouch é uma inovação na categoria de iogurtes, sendo a Danone a primeira a lançar no mercado brasileiro.

 

MÓDULO TECNOLOGIA

Avalia a inovação/diferenciação tecnológica da embalagem, qualidade das matérias-primas utilizadas, segurança, resistência, qualidade/inovação gráfica, sustentabilidade, entre outros.


TECNOLOGIA EM EMBALAGENS DE ALIMENTOS E BEBIDAS

SUCOS D'ANNA – NÉCTAR DE UVA
Vencedor Ouro: Flexoprint
www.flexoprint.com.br

Convertedor: Flexoprint / Wave Embalagens
Brand owner: Sucos D´Anna

Desafios
Desenvolver uma embalagem de suco para ser envasado a quente sem colapsar.

Resultados
A embalagem produzida possibilita que o suco seja envasado a temperatura de 85ºC, sem colapsar em copo termoformado com baixa gramatura, devido ao sistema de selo em ondas. O canudo telescópico anexado à embalagem oferece a praticidade de consumir o produto em movimento sem retirar o selo e a tampa da embalagem. Na tampa existe uma abertura para inserir o canudo e perfurar o selo de alumínio e, como a tampa não é retirada, evita o derramamento.
O rótulo sleeve, que permite decoração 360o, é confeccionado em PVC com impressão Full HD Flexo e adesivos para fixar o rótulo no copo.
Redução na gramatura da embalagem antes 14g injetado para um copo termoformado de 8g.

 

TECNOLOGIA EM EMBALAGENS DE PRODUTOS EM GERAL

TATOO FRESH SKIN
Vencedor Ouro: Aptar
www.aptar.com.br

Design: Wesley Ricce Marcon
Convertedor: Aptar / Grandpack
Brand owner: Grupo Long Life

Desafios
Desenvolver uma embalagem full service, conveniente e prática, com ampla área de decoração.

Resultados
Lançamento de uma embalagem flexível que possui o mesmo gestual do pote e a possibilidade de reutilização e fechamento, assim como os mini tubos. Por ser um sachê plano, permite uma grande área de comunicação e variadas maneiras de distribuição. É higiênico e prático, com conceito on-the-go.
A embalagem permite impressões em rotogravura de até 8 cores ou em flexografia de até 6 cores. Disponível nos tamanhos de 70x70mm ou 70x120mm, a volumetria varia de 3 a 12 ml, com taxa de restituição de até 90%.
Com o sistema de fechamento no sachê plano, a embalagem possui uma plataforma promocional 360°, desde itens para venda até amostras, com distribuição em lojas físicas ou/e em revistas. Perfeito para todos os tipos de cosméticos, é higiênico e fácil de usar. A tampa flip top possibilita o reuso de uma embalagem comumente monodose.

 

MÓDULO MARKETING

Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.


MARKETING – ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

OVO SURPRESA NESTLÉ
Vencedor Ouro: Nestlé
www.nestle.com.br

Design: FutureBrand São Paulo
Convertedor: 6B Estúdio / Leograf / 43 S/A Gráfica e Editora
Brand owner: Nestlé

Desde 1983 até o início dos anos 2000, Surpresa foi uma marca de muito sucesso. Com álbuns, cards colecionáveis e chocolate com formato de animais, conquistou adultos e crianças e deixou saudades. Por isso, a Páscoa, data de compartilhar lembranças, foi o período ideal para lançar o ovo Surpresa.
Surpresa sempre foi um chocolate para descobrir novos mundos, como o dos animais, e compartilhar essas descobertas. Lançar o ovo Surpresa na coleção de maior sucesso, Dinossauros, com trinta cards e três álbuns, é resgatar o posicionamento da marca de forma clara e assertiva.
Dentro da categoria de ovos de Páscoa, a embalagem no formato de display impacta melhor o ponto de venda. Além disso, a caixa recria o universo dos dinossauros a partir de elementos que remetem à aventura da descoberta, com destaque para janela/faca que mostra o ovo e atrai a atenção do consumidor.
O lançamento alimenta a nostalgia de Surpresa e rendeu inúmeras mídias espontâneas. A embalagem informa a edição limitada, resgata a identidade de Surpresa e comunica seu fator colecionável. Claims, descritivos e storytelling trazem os conceitos da marca, do produto e da data especial.
Em um momento de troca de lembranças, como a Páscoa, a embalagem traz de volta a história de Surpresa, um chocolate que revela deliciosas descobertas entre amigos e famílias. Assim, Surpresa Edição Limitada foi carro-chefe em diversas comunicações sobre presentes de Páscoa.
A caixa apresenta acabamentos de verniz, brilho e textura para enriquecer a linguagem gifting do produto e, por meio da janela, é possível ver todo o conteúdo (coleção de cards e álbum) que acompanha o ovo. Além disso, as ilustrações se modernizaram para
impactar novos consumidores.
Foram mantidos os códigos visuais da identidade original de Surpresa: logotipo, cor marrom, imagem do dinossauro e vegetação. Também foram acrescentados novos efeitos sobre esses elementos visuais que não existiam nas primeiras edições da marca.
A embalagem resgata e valoriza a coleção Surpresa; os cards receberam atualizações com acompanhamento de uma paleontóloga; os álbuns apresentam informações sobre o universo dos dinossauros, como um glossário, e a história da marca. Tudo isso para divertir e trazer conhecimento para o consumidor.

 

MÓDULO SOLUÇÕES PARA VAREJO E E-COMMERCE

Avalia critérios específicos, importantes e estratégicos para o comércio eletrônico e para o varejo tradicional, como por exemplo, desafio e eficiência operacional e logística, qualidade da proteção, apresentação e valorização da marca no PDV ou na entrega ao consumidor, soluções que otimizem a organização dos produtos em gôndola, e que agreguem pilares de sustentabilidade calcados na otimização e eficiência, redução de perdas potencial de reciclabilidade e orientação ao consumidor sobre o descarte adequado da embalagem.


SOLUÇÕES PARA VAREJO E
E-COMMERCE – ALIMENTOS E BEBIDAS

READY BOX YPIOCA FOGO SANTO
Vencedor Ouro: Micropack Brasil
www.micropack.com.br

Convertedor: Micropack Brasil
Brand owner: Diageo

Desafios
O objetivo era criar uma peça ready to sell, ou seja, pronta para vender. A caixa deveria se transformar em um expositor ideal para o canal indireto que alcança lojas com pouco espaço de exposição em gôndolas, criando assim um ponto extra nas lojas e alavancando as vendas.

Resultados
Embalagem com papel micro-ondulado + encaixes de plástico injetado e base de vacuum forming. Capacidade para 12 garrafas de Ypioca Fogo Santo. Manual de montagem já impresso na própria tampa. Manetes plásticos para maior proteção da peça e suporte para apoio de pés garantindo uma melhor ergonomia.
A funcionalidade é oferecer uma embalagem que se transforma em um display no ponto de venda. Para essa transformação basta tirar a tampa e puxar o corpo, tudo de forma automática com o auxílio dos dispositivos de elásticos da base. Em um único frete são enviados o produto e o próprio expositor.
A peça possui uma grande área de comunicação que consegue no ponto de venda expor o produto e criar um ponto extra fora da gôndola, contribuindo para as campanhas de Sell In e Sell Out.
100% dos materiais são recicláveis.

 

SOLUÇÕES PARA VAREJO E
E-COMMERCE – PRODUTOS EM GERAL

EMBALAGEM MULTI-MODULAR PARA VEDAPORTA CASAGRANDE
Vencedor Ouro: Gran.Casa
www.gran.casa

Convertedor: PCN Papel e Embalagem
Brand owner: Gran.Casa

Desafios
O Vedaporta Casagrande é um dispositivo italiano cuja função é fechar automaticamente a fresta sob portas, evitando a entrada de insetos, poeira, frio e barulho. As vendas no Brasil são feitas pelo site www.casa-mundi.com exigindo uma embalagem específica para a sua viabilização.

Resultados
Através de picotes e vincos múltiplos, a embalagem pode ser modulada para o envio de uma a três peças sem a presença de espaços vazios em seu interior. A etiqueta com os dados de envio possui um campo específico para colagem, de forma que o código de barras do rastreamento seja sempre legível.
Com o objetivo de minimizar os riscos de avarias no transporte foi considerado um sistema de papelão ondulado devido ao “acolchoamento” (consequente da compressão da onda) que protege os perfis de alumínio contra riscos e amassamentos, além do controle de resistência ao rasgo.
Para evitar confusões com o tradicional “rodinho”, a embalagem interage tanto com o consumidor final quanto com os agentes de logística. As intempéries evitadas são representadas por partículas de diversos tamanhos enquanto o QR Code permite acesso ao vídeo de instalação .
Como as informações “Frágil” e “Para Cima” perderam a relevância na logística, foram
elaboradas as alternativas: 1) solicitando o cuidado com cortesia e 2) uma frase girada em 180º na parte inferior instruindo para desvirar a embalagem (a leitura é possível apenas caso a peça esteja invertida).
Através do estudo de várias configurações, foi encontrada a composição ideal para o picote “abre fácil”: duas linhas paralelas com distanciamento equivalente à largura de um dedo, de modo que a abertura seja facilitada pelo consumidor final, sem permitir o rompimento acidental durante o transporte.
A embalagem é fabricada com matériasprimas 100% recicladas através de uma empresa de pequeno porte. Esta opção considera o impacto ambiental do material em
si e promove o desenvolvimento de pequenos empreendimentos. O descarte correto da
embalagem após o uso consta como último passo da instrução de instalação.

 

MÓDULO ESPECIAL

As categorias do Módulo Especial premiam somente o Vencedor Ouro, exceto Estudantes e Embalagens para redução de perdas e desperdício de alimentos.


EMBALAGENS PARA A REDUÇÃO DE
PERDAS E DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

PÃO JASMINE SEM GLÚTEN EM EMBALAGEM "TAMPA E FUNDO"
Vencedor Ouro: Bemis Latin America
www.bemis-latinamerica.com.br

Convertedor: Bemis Latin America
Brand owner: Jasmine Alimentos

Normalmente embalado em sacos de PE, o pão é um dos alimentos mais consumidos, mas também mais desperdiçados no Brasil, sua curta validade explica boa parte deste desperdício. A nova solução Jasmine Sem Glúten em embalagem tampa e fundo garante uma proteção cerca de 20 vezes maior.
A empresa domina as tecnologias de conversão para soluções tampa e fundo com atmosfera modificada. No entanto, além do desenvolvimento da embalagem em si, o projeto exigiu também um sistema de envase específico.
Dados apontam desperdícios de pão acima de 30% só na distribuição e consumo. Os 5 meses de vida útil não somente melhoram radicalmente a proteção deste pão tão especial vendido em porções de 350g, mas também tornam viável a sua distribuição no Brasil.
A realização deste tipo de projeto exige um trabalho de parceria, desde os produtores de resina até as lojas de varejo. A sinergia entre os vários elos da cadeia permitiu reduzir custos e gerar receitas para todos os atores envolvidos.
A nova solução aumenta não somente a proteção química, mas também a proteção física do pão. O seu manuseio requer menos cuidados que o tradicional pão de forma em sacos de polietileno, assim, reduz também perdas logísticas.
Produzidos em uma fábrica exclusiva para produtos sem glúten, com equipamentos de última geração, estes novos pães integram a Linha Suply. O fundo transparente remete à saúde e à qualidade do produto.

 

ESTUDANTES

YBÁ
Vencedor Ouro: Felipe Ravagnani, Guilherme
Coutinho, Rodrigo Santos, Thaís Araujo
Universidade: Centro Universitário SENAC São Paulo

Contextualização
Ybá é uma linha de embalagens para chá gelado com sabores de frutas genuinamente brasileiras. Mais do que a inovação de sabores, os rótulos apresentam formas singulares e grafismos que referenciam valores como leveza, harmonia, respeito pela natureza, diversidade e experimentação.
Baseado na própria natureza brasileira e na herança indígena, o projeto se desenvolveu buscando valorizar algumas espécies de frutas brasileiras, a fim de apresentar essas novas possibilidades de sabores para o público e criar novas combinações únicas, valorizando a biodiversidade nacional.
As embalagens apresentam as informações de maneira clara e leve destacando o appetite appeal nos rótulos aliado ao uso de cores para criar uma fácil identificação dos sabores e despertar o interesse das pessoas. A proposta é que o produto seja agradável e acessível ao cotidiano do público consumidor.
O projeto pode ser facilmente produzido, tanto pela praticidade da impressão dos rótulos em papel, quanto pelo bom aproveitamento das facas devido a seus formatos.
O projeto possui design harmonioso, leve e objetivo, construído através da união de elementos simbólicos da natureza indígena e das florestas além do cotidiano moderno.
Uma das premissas do projeto é destacar a existência desses sabores brasileiros pouco conhecidos a fim de incentivar o conhecimento e preservação dessas espécies. Muitas delas estão ameaçadas justamente pela falta de interesse popular. As embalagens também são facilmente recicláveis.

 

VOTO POPULAR

FEELIN' – HINODE
Vencedor Ouro: Wheaton Brasil
www.wheatonbrasil.com.br

Convertedor: Incom/ Wheaton Brasil
Brand owner: Grupo Hinode

Desafios
Um dos maiores desafios dessa embalagem foi projetar a cavidade do molde para obter uma aparência mais feminina e sofisticada. A embalagem deveria traduzir elegância, sofisticação, feminilidade e sensualidade em um frasco que faz alusão a um vestido longo e rodado.

Resultados
O sistema de fechamento foi projetado para facilitar o uso. O ombro do frasco recebeu um dente para o perfeito encaixe da tampa evitando o giro e possível acionamento da válvula.
Houve grande interação entre os fabricantes do frasco e da tampa para que um acompanhasse o desenho e movimento do outro. A distribuição do vidro foi controlada para que houvesse uniformidade nas paredes e no fundo mais espesso atribuindo o movimento que o conceito do produto pedia.
Houve também um cuidado especial para suavizar a linha de costura fator essencial para um frasco que pede delicadeza em todos os detalhes.
Feelin’ atingiu o objetivo inicial de ser um perfume para e mulher sofisticada e sexy, através de uma embalagem moderna, lúdica elegante. O produto final ficou em perfeita harmonia com as campanhas de lançamento do produto e o público-alvo correspondeu à altura, sendo um grande sucesso de vendas.

 

EMPRESA DO ANO

Vencedor Ouro: Coca-Cola Brasil
www.cocacola.com.br


Contando com portifólio cada vez mais diversificado, a Coca-Cola mantém as embalagens como o coração de sua estratégia de branding, diferenciação e inovação. A ampla gama de produtos da empresa permite a utilização de diferentes estruturas de embalagens como o vidro, PET, alumínio, cartonadas assépticas, papelcartão , plástico flexível e mais recentemente o papelão ondulado. Em um processo evolutivo, contínuo e ousado, a Coca-Cola destaca-se por explorar o melhor de cada estrutura, propondo novos desafios à cadeia, de forma disruptiva e de vanguarda, fazendo de fato a inovação em embalagens refletir a visão de futuro da empresa. Citando alguns exemplos, o emprego de impressão digital em diferentes substratos como rótulos e latas, a reciclagem bottle to bottle do PET, o casco de vidro retornável em diferentes volumes, as embalagens cartonadas assépticas utilizando-se de PE verde, o rótulo sleeve opaco 99% barreira à luz, e mais recentemente a caixa modular para seu ingresso no e-commerce, distribuindo embalagens customizadas pelos próprios consumidores, fortalecendo por meio da embalagem a sua marca e o forte vínculo com seu público-alvo.

 

PROFISSIONAL HOMENAGEADO

Vencedor Ouro: Paulo Nigro
Aché Laboratórios Farmacêuticos

Paulo Nigro é formado em Engenharia Mecânica pela FAAP, com MBA pela Universidade Mackenzie e especialização em Gerência e Administração de Negócios pelo IMD Institute, em Lausanne, na Suíça.
Iniciou sua carreira profissional como trainee de engenharia na Philips, em Guarulhos, em 1981, passando pela Goodyear na área de engenharia industrial e automotiva.
Em 1991, iniciou na Tetra Pak como gerente de Vendas, assumiu a Presidência da Tetra Pak italiana em 2001, regressou ao Brasil em 2007 como líder das operações da empresa na América Latina, até assumir, em 2014, a liderança da Tetra Pak para as Américas. Nigro tornou-se uma referência global em sustentabilidade por conta do reconhecimento do seu trabalho na Tetra Pak.
Em novembro de 2014, assumiu a presidência do Aché Laboratórios, dando início a um novo ciclo de gestão da companhia, com objetivo de promover o crescimento baseado em inovação. Idealizou e implantou o Planejamento Estratégico de longo prazo que busca a expansão da companhia baseada em cinco pilares: inovação, crescimento, excelência operacional, foco no cliente e sustentabilidade.
Sob sua gestão, inaugurou o Núcleo de Inovação e o Laboratório de Design e Síntese Molecular, que permitiu ao Aché ser a primeira empresa brasileira a integrar o SGC (Structural Genomics Consortium), parceria internacional entre universidades, governos e indústrias para acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos.
Paulo Nigro é membro do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), que lhe concedeu o prêmio “Personalidade da Sustentabilidade”.

 

IMPRENSA

Vencedor Ouro: Wilson Palhares
Revista EmbalagemMarca

Wilson Palhares é fundador e diretor presidente da Bloco de Comunicação, empresa que publica a revista EmbalagemMarca.
É jornalista profissional com mais de cinquenta anos de experiência, tendo atuado, entre outros veículos de comunicação, como editor em Exame, Veja e Playboy, e como repórter especial no Jornal do Brasil e na Folha de São Paulo.
Há trinta anos atua como jornalista especializado na área de marketing, período em que se aprofundou no estudo do mercado mundial de embalagens. Foi editor do jornal Nova
Embalagem, publicação da Abividro (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro).
Desde 1999 é Publisher da revista EmbalagemMarca. Sob sua supervisão, uma equipe de jornalistas produz, mensalmente, uma das revistas mais completas do setor de embalagens no Brasil.