Prazo de inscrição | Taxa de inscrição | Módulos e categorias

 

1. INTRODUÇÃO 


O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira está em sua 12ª edição e tem como objetivo principal eleger as embalagens que se destacam como ícones de excelência em:

 

  • QUALIDADE

  • TECNOLOGIA

  • DESIGN

  • FUNCIONALIDADE

  • INOVAÇÃO
 

 

O Prêmio ABRE está dividido em 06 (seis) MÓDULOS que agrupam diferentes CATEGORIAS, dando ênfase às principais interfaces estratégicas da embalagem. 

 

O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira irá ressaltar, entre outros aspectos:

 

  • Inovação: criatividade; diferenciação tecnológica; forma; material; processo

  • Funcionalidade: ergonomia; sistema de abertura e fechamento; empilhamento; utilização e aproveitamento do produto; transporte; forma e estrutura

  • Qualidade: segurança; resistência; matérias-primas utilizadas; impressão

  • Apelo de venda: objetividade de posicionamento do produto em sua categoria

  • Atratividade: boa relação entre design gráfico e design estrutural

  • Sustentabilidade:eficiência dos processos de produção e distribuição, otimização dos recursos naturais, proteção eficiente do produto e a otimização do seu uso, aplicação da simbologia técnica, entre outros pontos que compõem. As Diretrizes de Sustentabilidade publicada pela ABRE.

 

A participação no Prêmio ABRE é exclusiva a empresas operantes no Brasil. As embalagens inscritas no concurso devem ter sido criadas e produzidas no país e já ter circulação em território nacional


2. MÓDULOS 


2.1. Embalagem


2.2. Design Gráfico


2.3. Design Estrutural


2.4. Tecnologia de Materiais e Conversão (injeção, sopro, impressão, etc.)


2.5. Marketing


2.6. Especial


3. QUEM PODE PARTICIPAR 


Poderão ser inscritas na 12ª edição do Prêmio ABRE embalagens desenvolvidas ou reprojetadas entre o período de:

 

  • 1º de janeiro de 2011 a 22 de junho de 2012 e que já estejam em circulação no mercado nacional.

 

 3.1. MÓDULO EMBALAGEM 


As categorias do Módulo Embalagem estão abertas à participação de empresas atuantes nos seguintes segmentos: 

 

  • Fabricantes de embalagens

  • Fornecedores de matérias-primas

  • Fornecedores de insumos

  • Agências de design de embalagem

  • Indústrias de bens de consumo (usuárias de embalagens)  

 

Que estejam envolvidas no processo de desenvolvimento, design, fornecimento de materiais e insumos, fabricação ou utilização da embalagem inscrita.

 
3.2. MÓDULO DESIGN GRÁFICO 


As categorias do Módulo Design Gráfico estão abertas à participação exclusiva das empresas que desenvolveram o design gráfico da embalagem inscrita, como por exemplo, agências de design de embalagem, agências de publicidade, houses in company quando autoras do projeto.


 3.3. MÓDULO DESIGN ESTRUTURAL 


As categorias do Módulo Design Estrutural estão abertas à participação de empresas de qualquer elo da cadeia produtiva, agências de design ou indústrias de bens de consumo (usuária de embalagem) que estejam envolvidas no desenvolvimento estrutural da embalagem inscrita.  


3.4. MÓDULO TECNOLOGIA DE MATERIAIS E CONVERSÃO (injeção, sopro, impressão, etc.)


As categorias do Módulo Tecnologia de Materiais e Conversão (injeção, sopro, impressão, etc.) estão abertas à participação exclusiva das empresas 

 

  • Convertedoras (fabricantes) da embalagem

  • Fornecedoras de matérias-primas e insumos, da embalagem inscrita

 

Obs.: Nesse módulo os componentes da embalagem podem ser inscritos separadamente pela empresa que fabricou o componente, por exemplo, uma empresa pode inscrever a tampa, outra empresa pode inscrever o rótulo e outra o frasco. 


3.5. MÓDULO MARKETING 


A categoria do Módulo Marketing está aberta à participação exclusiva da indústria de bens de consumo (usuárias de embalagem) que inseriu a embalagem em seu contexto estratégico de comunicação.  


3.6. MÓDULO ESPECIAL 


3.6.1. Categorias 


1) Estudantes - Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira para Estudantes 


A Categoria para Estudantes está aberta a estudantes devidamente matriculados em cursos brasileiros regulares de graduação e pós-graduação das áreas de design, desenho industrial, engenharia de embalagem e afins.  


Os estudantes deverão apresentar mock-ups que não tiveram seus direitos de propriedade intelectual ou industrial cedidos e nem tenham sido efetivamente industrializados até a data de inscrição do trabalho.  


Os projetos apresentados não poderão utilizar o nome/marca de produtos que já estejam em circulação no mercado.  


2) Voto Popular - Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira pelo Voto Popular


a) Voto Popular Profissionais: 


As embalagens regularmente inscritas em qualquer uma das categorias dos Módulos Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia de Materiais e Conversão (injeção, sopro, impressão, etc.) e/ou Marketing, até o dia 25/05/2012 que se enquadrem nas medidas descritas abaixo, concorrerão automática e gratuitamente, ao Voto Popular Profissionais, cuja votação acontecerá durante a Fispal Tecnologia, de 12 a 15 de junho de 2012, no Centro de Exposições Anhembi em São Paulo.  


Observação:

 

* Este julgamento acontecerá durante o período da feira com o objetivo de destacar o voto dos profissionais do setor ali presentes. 


* Serão expostas na Fispal Tecnologia para concorrer à Categoria Voto Popular Profissionais, as embalagens que apresentarem as seguintes medidas: até 35 cm de profundidade, 50 cm de altura e 50 cm de largura. As embalagens que apresentarem dimensões maiores que as descritas acima não participarão desta votação.


b) Voto Popular Consumidores: 


O Voto Popular Consumidores será feito eletronicamente no hotsite do Prêmio ABRE e poderão concorrer a essa Categoria Especial as embalagens regularmente inscritas em qualquer uma das categorias dos Módulos Embalagem, Design Gráfico, Design Industrial, Tecnologia de Materiais e Conversão (injeção, sopro, impressão, etc.) e/ou Marketing, até o dia 25/05/2012 que sejam acompanhadas de foto em alta definição de acordo com as especificações abaixo:  


Tamanho da fotografia: 

 

  • 400 pixels de largura

  • 300 pixels de altura 

 

IMPORTANTE


Enviar a foto em JPG já no tamanho citado acima e em cores RGB. O JPG deve ser salvo com qualidade média, conforme ilustrado abaixo: 



 

 A foto deve ser encaminhada, por e-mail, para Mônica Carvalho – monica@abre.org.br –      até o dia 25/05/2012. 


Observação:


Este julgamento tem como objetivo destacar a opinião do consumidor brasileiro. A votação eletrônica estará aberta à participação da sociedade em geral no período determinado e será feita/validada mediante inclusão de CPF. Será válido o registro de um voto por CPF.  


3) Empresa do Ano – Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira Empresa do Ano


As indústrias de bens de consumo (usuárias de embalagens) que inscreverem seus produtos em qualquer uma das categorias dos Módulos Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, e/ou Marketing concorrerão automática e gratuitamente à Categoria Empresa do Ano, sendo obrigatório o preenchimento das informações do campo “Categoria Empresa do Ano” na Ficha de Inscrição.  


4) Personalidade do Ano - Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira Personalidade do Ano

 

Nessa Categoria será escolhido, dentre os indicados, o profissional que mais se destacou no setor de embalagem no ano de 2011/2012. 


Os Conselhos de Administração, Fiscal e Representativo da ABRE encaminharão a sua indicação de profissionais à Comissão Organizadora do Prêmio ABRE. 


As indicações que atenderem ao regulamento serão avaliadas pela Comissão Julgadora. 

 

O profissional indicado deverá atuar em empresas relacionadas à cadeia produtiva ou usuária de embalagem:  

 

  • Fabricantes de máquinas e equipamentos

  • Fornecedores de matérias-primas

  • Fornecedores de acessórios e insumos

  • Convertedores de embalagem

  • Indústrias de bens de consumo (usuárias de embalagem)

  • Agências de design de embalagem

  • Instituições de ensino (que tenham cursos relacionados à embalagem)

  • Entidades e institutos congêneres

  • Profissionais autônomos (consultores, por exemplo)

 

4. INSCRIÇÕES 


4.1. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO NAS CATEGORIAS DOS MÓDULOS:

 

  • Embalagem

  • Design Gráfico

  • Design Estrutural

  • Tecnologia de Materiais e Conversão (injeção, sopro, impressão, etc.)

  • Marketing

 

4.1.1. FICHA DE INSCRIÇÃO:


É obrigatório o completo preenchimento da Ficha de Inscrição para cada embalagem ou família de embalagem inscrita, via internet –www.premioabre.org.br.


4.1.2.MATERIAL A SER ENVIADO PARA A ABRE:


a) Material Obrigatório:

 

  • 03 (três) amostras de cada embalagem inscrita, em perfeito estado de conservação, embaladas separadamente.

 

As três amostras devem ser enviadas para: 


Sede da ABRE
Rua Oscar Freire - 379 - 15º andar – conjunto 152
São Paulo - SP - 01426-001 – Cerqueira César
(Entre 8h30 e 17h30. Ou enviando pelo correio com data de postagem até a data de encerramento das inscrições. As embalagens devem ser enviadas aos cuidados do Departamento de Marketing)


b) Material Opcional:


É facultativo o envio de outros materiais que facilitem o julgamento por parte dos jurados, como por exemplo:

 

  • Imagens

  • Pranchas

  • Vídeos – de, no máximo, 02 (dois) minutos

 

Observações:


* Entrega de amostras:


Seguem abaixo as informações que devem constar em cada um dos pacotes
(lado de fora) das amostras de embalagem enviadas para o Prêmio ABRE: 


1) Nome e endereço da empresa que está inscrevendo a embalagem
2) Nome da pessoa responsável pela inscrição
3) E-mail e telefone da pessoa responsável pela inscrição
4) Nome do módulo e a categoria em que a embalagem está sendo inscrita 


Exemplo de etiqueta de identificação: 

 

  • Empresa XPTO
    Rua Sicrano de tal, 233 – Campinas/SP

 
  • Responsável pela inscrição: Fulano Beltrano
    19 3444-8888 – fulano@xpto.com.br

  • Módulo Embalagem – Categoria Perfume

 

 Observação Importante:


* Categorias Redesign do Módulo Design Gráfico 


Nas Categorias de Redesign, que constam do Módulo Design Gráfico, devem ser enviadas 03 (três) amostras da embalagem nova e 01 (uma) da embalagem antiga


As embalagens deverão ter etiqueta identificando-as como ‘nova’ e ‘antiga’.  


Um pacote deverá reunir uma amostra da embalagem nova e uma da antiga. O outro conterá apenas 02 (duas) amostras da embalagem nova.


Neste caso, deverá estar também especificado do lado de fora do pacote, qual deles contém a embalagem antiga. 


Portanto, nas Categorias de Redesign, as informações que devem constar no pacote que contiver a embalagem antiga são: 


1) Nome e endereço da empresa que está inscrevendo a embalagem
2) Nome da pessoa responsável pela inscrição
3) E-mail e telefone da pessoa responsável pela inscrição
4) Nome do módulo e a categoria em que a embalagem está sendo inscrita mais a observação que o pacote contém a embalagem antiga 


Exemplo de etiqueta de identificação: 

 

  • Empresa XPTO
    Rua Sicrano de tal, 233 – Campinas/SP

  • Responsável pela inscrição: Fulano Beltrano
    19 3444-8888 – fulano@xpto.com.br

  • Módulo Design Gráfico – Categoria Redesign Alimentos e Bebidas (este pacote contém a embalagem antiga)

 

IMPORTANTE:


Todos os materiais – amostras, imagens, pranchas, vídeos, etc – devem ser enviados para a sede da ABRE no endereço colocado acima.


Os prazos para envio dos materiais são:


Para as Categorias do Voto Popular (Profissionais e Consumidores):

 

  • Até o dia 25 de maio de 2012

Para as Categorias do Júri Técnico

  • Até o dia 22 de junho de 2012

 

4.2. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO NAS CATEGORIAS DO MÓDULO ESPECIAL: 

 

      • ESTUDANTES  

 

4.2.1.1.FICHA DE INSCRIÇÃO:


a) É obrigatório o preenchimento completo da Ficha de Inscrição via internet – www.premioabre.org.br

b) É obrigatório o envio do comprovante de pagamento de mensalidade do curso via fax: (11) 3081-9201, aos cuidados de Rita de Cássia ou pelo e-mail rita@abre.org.br 

 

4.2.1.2.MATERIAL A SER ENVIADO PARA A ABRE:


a) Mock-up: é obrigatória a entrega, na sede da ABRE, de mock-up em perfeito estado de conservação, para o endereço: 


Sede da ABRE
Rua Oscar Freire - 379 - 15º andar – conjunto 152
São Paulo - SP - 01426-001
(Entre 8h30 e 17h30. Ou enviando pelo correio mencionando do lado de fora da correspondência “Inscrição do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira para Estudantes”, com data de postagem até a data de encerramento das inscrições. O material deve ser enviado aos cuidados do Departamento de Marketing)  


4.2.2. VOTO POPULAR


a) PROFISSIONAIS


As embalagens inscritas no concurso, em qualquer um dos módulos – Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia de Materiais e Conversão (injeção, sopro, impressão, etc.) e/ou Marketing – até o dia 25/05/2012, concorrerão, automática e gratuitamente, ao Voto Popular Profissionais que ocorrerá no estande da ABRE na Fispal Tecnologia (Centro de Exposições Anhembi – São Paulo/SP – de 12 a 15 de junho de 2012). Neste caso não há necessidade de se preencher nenhum campo extra da ficha de inscrição. 


b) CONSUMIDORES 


As embalagens inscritas no concurso, em qualquer um dos módulos – Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia de Materiais e Conversão e/ou Marketing – até o dia 25/05/2012, mediante o envio de imagem da embalagem inscrita, em alta resolução para o e-mail monica@abre.org.brconcorrerão, automática e gratuitamente, ao Voto Popular Consumidores. Neste caso não há necessidade de se preencher nenhum campo extra da ficha de inscrição. 


Especificações da imagem:


Tamanho da fotografia:

 

  • 400 pixels de largura

  • 300 pixels de altura  

 

Enviar a imagem em JPG já no tamanho citado acima e em cores RGB. O JPG deve ser salvo com qualidade média, conforme ilustrado abaixo: 



 

A participação nessa categoria, cuja votação acontece na internet, está vinculada ao envio da imagem da embalagem inscrita, conforme especificações citadas acima.

 

      • EMPRESA DO ANO

       

Indústrias de bens de consumo (usuárias de embalagem) que inscreverem suas embalagens no concurso devem preencher na Ficha de Inscrição o campo para participação nesta Categoria, descrevendo como a empresa contribuiu em 2011/2012 para o aprimoramento da embalagem brasileira. A participação nesta categoria não tem custo, bastando apenas preencher o campo extra acima mencionado. 

 

      • PERSONALIDADE DO ANO 

 

Esta Categoria não possui Ficha de Inscrição, pois os profissionais que concorrerão à Personalidade do Ano serão indicados pelo Conselho da ABRE.

 

IMPORTANTE:


* A participação nas Categorias Voto Popular (Profissionais e Consumidores) e Empresa do Ano está vinculada à inscrição da embalagem em alguma das categorias dos Módulos Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia de Materiais e Conversão (injeção, sopro, impressão, etc.) e/ou Marketing, não incidindo nenhum custo extra.


É fundamental observar, nesse regulamento e na ficha de inscrição, as especificidades de cada Categoria Especial.


5. FICHA DE INSCRIÇÃO 


A ficha de inscrição do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2012 está disponível no site do concurso – www.premioabre.org.br.


 IMPORTANTE  


* É importante explicar com detalhes, na ficha de inscrição, quais são os diferenciais da embalagem.


* É fundamental destacar, na ficha de inscrição, quais são os critérios importantes da embalagem em termos de tecnologia, processos, design, funcionalidade, atendimento do consumidor e do mercado. A boa defesa da embalagem tem influência nos resultados do concurso, pois a amostra da embalagem, mais a sua defesa, são as ferramentas que os jurados têm para fazer a correta avaliação.


* Na ficha de inscrição constam campos para que sejam colocados os nomes e contatos das empresas que participaram do processo de criação / desenvolvimento / produção da embalagem a ser inscrita. Com essas informações a ABRE tem condições de reconhecer todas as empresas engajadas no projeto. Todas as informações são de responsabilidade da empresa que está preenchendo a ficha de inscrição. A Comissão Julgadora / ABRE acatará fielmente as informações ali descritas, não se responsabilizando por campos incompletos ou informações erradas.


* Na ficha de inscrição existe um campo denominado “Descrição da Embalagem” que é dedicado ao detalhamento dos atributos da embalagem que está sendo inscrita. É expressamente proibido citar neste campo o nome de qualquer empresa envolvida no processo de criação/desenvolvimento/produção da embalagem, ou mesmo o nome da empresa que está efetuando a inscrição. Só é permitido citar o nome da indústria de bem de consumo (a usuária da embalagem).  


Observação:


A inclusão do nome das empresas citadas acima poderá incorrer no cancelamento da inscrição


6. PRAZO DAS INSCRIÇÕES 


6.1. Voto Popular (Profissionais e Consumidores)


até 25/05/2012  


6.2. Júri Técnico


até 22/06/2012


7. TAXA DE INSCRIÇÃO 


7.1. Módulos 

 

  • Embalagem

  • Design Gráfico

  • Design Estrutural

  • Tecnologia de Materiais e Conversão (injeção, sopro, impressão, etc.)

  • Marketing 

 

A taxa de inscrição será de: 


* R$ 370,00 (trezentos e setenta reais) para a primeira inscrição
* R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) para a segunda inscrição em diante, desde que todas efetuadas pelo mesmo participante


O valor da taxa de inscrição deverá ser obrigatoriamente pago por meio de depósito bancário para: 


ABRE – Associação Brasileira de Embalagem
Banco Itaú - 341
Agência 0068 (Augusta)
Conta corrente 51.247-4
CNPJ: 62.511.563/0001.00
Inscrição Estadual: Isenta
*(servindo o comprovante de depósito do valor integral como prova de pagamento (enviar cópia para o fax 11 3081-9201, aos cuidados de Rita Passada ou para o e-mail: rita@abre.org.br


Observação:


Para emissão do recibo serão usados os dados cadastrais constantes da ficha de inscrição. 


7.2. Módulo Especial 


A participação das embalagens inscritas nas Categorias do Módulo Especial é gratuita.


8. CATEGORIAS 


8.1. MÓDULO EMBALAGEM 


* Inscrição aberta para toda a cadeiaprodutiva de embalagem, agências de design e indústria de bens de consumo. 


Este módulo avaliará a embalagem como um todo levando-se em consideração aspectos como: a inovação e a criatividade do design da embalagem, harmonia e clareza das informações, sintonia e unidade dos componentes da embalagem (corpo, rótulo e tampa), apelo de venda, objetividade de posicionamento do produto em sua categoria, inovação e qualidade da embalagem em relação à sua estrutura e materiais, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, higiene, segurança, impressão, aproveitamento do produto, e entre estes aspectos, a contribuição para fortalecer o valor da embalagem e a contribuição ambiental do setor. 


1. Alimentos doces
Produtos alimentícios doces, como por exemplo: chocolates, biscoitos doces, bolos, tortas, balas, confeitos, iogurtes, cereais, sorvetes, entre outros. 


2. Alimentos salgados
Produtos alimentícios salgados, como por exemplo: pães, carnes, biscoitos salgados, massas, molhos, condimentos, sopas, salgadinhos, entre outros. 


3. Bebidas não-alcoólicas
Bebidas não-alcoólicas como achocolatados, leites, sucos, chás, cafés, refrigerantes, refrescos, bebidas à base de soja, entre outras. 


4. Bebidas alcoólicas
Bebidas alcoólicas como cervejas, vinhos, ices, whisky, vodcas, rum, tequilas, cachaças, entre outras.


5. Higiene e limpeza
Produtos de uso doméstico para diferentes finalidades de limpeza, como por exemplo: sabões em pó, detergentes, alvejantes, desinfetantes, desodorisadores de ambientes, amaciantes, ceras, inseticidas, entre outros. 


6. Cosméticos e cuidados pessoais
Artigos de toucador e cosméticos em geral, como por exemplo: maquiagens, sabonetes, loções, xampus, condicionadores, desodorantes, entre outros. 


7. Perfumes
Perfumes para todos os tipos de público: masculino, feminino, infantil, adolescente. 


8. Saúde e farmacêuticos
Suplementos vitamínicos, medicamentos, produtos farmacêuticos e curativos. 


9. Food service, delivery e takeaway
Embalagens desenvolvidas para os canais de foodservice - escolas, hospitais, restaurantes, rotisseries de supermercados e independentes, etc - delivery e takeaway. 


10. Produtos em geral
Todas as demais embalagens que não se enquadram nas categorias anteriores. 


11. Família de produtos


Produtos cuja identidade padronizada caracterize uma linha de produtos. Inclui-se: 
* Produtos que tenham 4 (quatro) tipos de fragrâncias, sabores, aromas, etc, ainda que embalados em uma mesma estrutura / formato de embalagem;
* Produtos com variação de conteúdo líquido, somando 4 ou mais SKU’s;
* Produtos com 2 (duas) ou mais variações de características e de estrutura / formato de embalagens, como por exemplo, adoçantes em pó e líquido, sabões em pó em cartucho e pouch, sabonetes em barra e líquido, entre outros;
* Linhas de produtos complementares, com 2 (dois) ou mais componentes, como xampu, condicionador e creme para pentear. 


12. Embalagem para MPEs (micro e pequenas empresas)*
Embalagens desenvolvidas para atender às indústrias de bens de consumo (usuárias de embalagem) de micro e pequeno portes.
* Será usado o critério do Sebrae relativo ao número de empregados para classificar as empresas 


13. Promocional
Embalagens desenvolvidas especificamente para eventos, datas comemorativas, distribuição de brindes e amostras, como por exemplo: embalagens para o Natal, Páscoa, Dia das Mães, Pais, Namorados, Crianças, embalagens desenvolvidas para um lançamento de produto, ou seja, embalagens que não sejam de linha, que são criadas para uma ocasião especial. 


14. Sustentabilidade
Eficiência dos processos de produção e distribuição, otimização dos recursos naturais, proteção eficiente do produto e a otimização do seu uso, aplicação da simbologia técnica, entre outros pontos que compõem As Diretrizes de Sustentabilidade publicada pela ABRE. 


8.2. MÓDULO DESIGN GRÁFICO 


* Inscrição exclusiva para empresas responsáveis pela criação do design gráfico da embalagem.  


Este Módulo avaliará critérios específicos do design gráfico: aspectos visuais, inovação, linguagem, impacto comercial, diferenciação, pertinência conceitual, comunicação, informação, hierarquia entre elementos, e entre estes aspectos, a contribuição para fortalecer o valor da embalagem e a contribuição ambiental do setor.  


Os produtos que apresentem a mesma estrutura e formato de embalagem com até 3 (três) variações de conteúdo líquido ou até 3 (três) variações de extensão do produto como sabor / fragrância, etc, devem ser inscritas na categoria a que se destina o seu produto – ex. Alimentos, Cuidados pessoais, etc.  


1. Alimentos doces
Produtos alimentícios doces, como por exemplo: chocolates, biscoitos doces, bolos, tortas, balas, confeitos, iogurtes, cereais, sorvetes, entre outros.  


2. Alimentos salgados
Produtos alimentícios salgados, como por exemplo: pães, carnes, biscoitos salgados, massas, molhos, condimentos, sopas, salgadinhos, entre outros. 


3. Bebidas não-alcoólicas
Bebidas não-alcoólicas como achocolatados, leites, sucos, chás, cafés, refrigerantes, refrescos, bebidas à base de soja, entre outras. 


4. Bebidas alcoólicas
Bebidas alcoólicas como cervejas, vinhos, ices, whisky, vodcas, rum, tequilas, cachaças, entre outras. 


5. Higiene e limpeza
Produtos de uso doméstico para diferentes finalidades de limpeza, como por exemplo: sabões em pó, detergentes, alvejantes, desinfetantes, desodorisadores de ambientes, amaciantes, ceras, inseticidas, entre outros. 


6. Cosméticos, cuidados pessoais, saúde e farmacêuticos
Artigos de toucador e cosméticos em geral, como por exemplo: maquiagens, sabonetes, loções, xampus, condicionadores, desodorantes, entre outros e também suplementos vitamínicos, medicamentos, produtos farmacêuticos e curativos. 


7. Produtos em geral
Todas as demais embalagens que não se enquadram nas categorias anteriores. 


8. Família de produtos
Produtos cuja identidade padronizada caracterize uma linha de produtos. Inclui-se: 
* Produtos que tenham 4 (quatro) tipos de fragrâncias, sabores, aromas, etc, ainda que embalados em uma mesma estrutura / formato de embalagem;
* Produtos com variação de conteúdo líquido, somando 4 ou mais SKU;
* Produtos com 2 (duas) ou mais variações de características e de estrutura / formado de embalagens, como por exemplo, adoçantes em pó e líquido, sabões em pó em cartucho e pouch, sabonetes em barra e líquido, entre outros;
* Linhas de produtos complementares, com 2 (dois) ou mais componentes, como xampu, condicionador e creme para pentear. 


9. Redesign alimentos e bebidas
Design de embalagens de produtos alimentícios e de bebidas que foram atualizados e modernizados, sem perder a identidade visual do produto. 


10. Redesign produtos em geral
Design de embalagens de produtos em geral (exceto de alimentos e bebidas) que foram atualizados e modernizados, sem perder a identidade visual do produto. 


8.3. MÓDULO DESIGN ESTRUTURAL 


* Inscrição aberta para a toda a cadeia produtiva e usuária quando envolvida no desenvolvimento estrutural da embalagem. 


Este módulo avaliará o projeto da forma e a funcionalidade da embalagem, conforme descrição das categorias e entre estes aspectos, a contribuição para fortalecer o valor da embalagem e a contribuição ambiental do setor.  


1. Forma
Embalagens que se destaquem pela inovação, formato diferenciado em sua categoria, atendam ao objetivo do produto, apresentem ergonomia aplicada ao êxito do produto frente ao consumidor oferecendo facilidade, conveniência e/ou segurança, boa relação entre gráfico e físico e atratividade, entre outros. 


2. Funcionalidade
Embalagens que tenham destaque e inovação na usabilidade: facilidade de manuseio frente ao público-alvo e objetivo do produto, compreensão do uso (uso intuitivo), otimização do desempenho no uso do produto e conveniência para o consumidor, entre outros. 


8.4. MÓDULO TECNOLOGIA DE MATERIAIS E CONVERSÃO (injeção, sopro, impressão, etc.) 

 

  • Inscrição exclusiva para convertedores de embalagem, fornecedores de matérias-primas e insumos da embalagem inscrita.

 

Este módulo avaliará a inovação/diferenciação tecnológica da embalagem, qualidade das matérias-primas utilizadas, segurança, resistência, qualidade/inovação gráfica e entre estes aspectos, a contribuição para fortalecer o valor da embalagem e a contribuição ambiental do setor.  


1. Alimentos
Produtos alimentícios em geral, como por exemplo: bolos, pães, balas, carnes, condimentos, salgadinhos, tortas, chocolates, massas, sopas, entre outros. 


2. Bebidas
Bebidas em geral (alcoólicas e não-alcoólicas), como por exemplo: leites, cachaças, achocolatados, sucos, bebidas à base de soja, vodca, tequila, rum, refrigerantes, refrescos, chás, entre outras. 


3. Higiene e limpeza
Produtos de uso doméstico para diferentes finalidades de limpeza, como por exemplo: sabões em pó, detergentes, alvejantes, desinfetantes, desodorisadores de ambientes, amaciantes, ceras, inseticidas, entre outros. 


4. Cosméticos, cuidados pessoais, saúde e farmacêuticos
Artigos de toucador e cosméticos em geral, como por exemplo: maquiagens, sabonetes, loções, xampus, condicionadores, desodorantes, entre outros. Suplementos vitamínicos, medicamentos, produtos farmacêuticos e curativos. 


5. Produtos em geral
Todas as demais embalagens que não se enquadram nas categorias anteriores.  


8.5. MÓDULO MARKETING
* Inscrição exclusiva para indústria de bens de consumo (usuária de embalagem) 
Este módulo avaliará a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca entre estes aspectos, a contribuição para fortalecer o valor da embalagem e a contribuição ambiental do setor.  


1. Estratégia da Comunicação
Cases que utilizam a embalagem como meio ou instrumento de sua estratégia mercadológica, tangibilizando todos os valores da marca/produto para o consumidor no ato da compra.  


8.6. MÓDULO ESPECIAL* 


1) Estudantes
2) Voto Popular (Profissionais e Consumidores)
3) Empresa do Ano
4) Personalidade do Ano
* Conforme procedimentos descritos no item 3 – 'Quem pode participar'.

 

9. JULGAMENTO 


9.1. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Organizadora, Conselho do Júri e pela Comissão Julgadora, tendo como resultado final 03 (três) vencedores por categoria: OURO, PRATA e BRONZE.


9.2. A Comissão Organizadora estará a cargo da ABRE.  


9.3. O Conselho do Júri será formado por entidades renomadas que enviarão profissionais para presidir o corpo de jurados. O Conselho deverá atuar com imparcialidade, perícia técnica e compromisso com os objetivos do concurso.


9.4. A Comissão Julgadora será composta porprofissionais qualificados e escolhidos pela Comissão Organizadora, que deverão atuar com imparcialidade, perícia técnica e compromisso com os objetivos do concurso.  


9.5. As embalagens inscritas serão submetidas a 03 (três) etapas de avaliação/julgamento:


a) Primeira etapa – eliminatória: os trabalhos inscritos serão examinados pela Comissão Organizadora do concurso, a fim de que sejam avaliados se eles atendem, sem exceções, a este regulamento. Os participantes cuja inscrição seja considerada irregular serão eliminados do concurso.  


b) Segunda etapa – classificatória: oConselho do Júri e a Comissão Julgadorajulgarão os melhores entre os trabalhos regularmente inscritos em cada categoria, determinando os cinco finalistas.O Conselho do Júri e a Comissão Julgadora poderão decidir cancelar uma categoria, caso esta não apresente, de acordo com o corpo de jurados, uma embalagem que mereça receber a premiação. 


c) Terceira etapa – final: a Comissão Organizadora e o Conselho do Júri julgam, entre as cinco finalistas da segunda etapa quem serão os vencedores OURO, PRATA e BRONZE.
9.6. O julgamento da Comissão Organizadora, do Conselho do Júri e da Comissão Julgadora é soberano e de seus resultados não caberão recursos.  


IMPORTANTE:


* Nas categorias em que o Conselho do Júri e a Comissão Organizadora considerarem pertinente, será dado um GRAND PRIXpara uma embalagem da categoria. A(s) embalagem(ns) agraciada(s) com o GRAND PRIX terá(ão) que apresentar um destaque importante perante as outras inscritas na mesma categoria.


* Os vencedores serão conhecidos apenas na Cerimônia de Premiação a ser realizada no dia 20 de setembro de 2012, em São Paulo, em local a ser definido.


10. PREMIAÇÃO 


10.1. O concurso oferecerá a seguinte premiação: 


a) Troféu, condizente com a classificação, para os vencedores OURO, PRATA e BRONZE, de cada categoria.


b) Certificado aos convertedores e às agências de design responsáveis pelo desenvolvimento das embalagens vencedoras na classificação OURO, desde que estas não sejam as empresas vencedoras e que seus nomes e contatos constem da ficha de inscrição no campo para isso designado.  


11. SELO EMBALAGEM PREMIADA 


Desde o lançamento do Prêmio ABRE, em 2001, todas as embalagens vencedoras do concurso têm o direito de utilizar o selo ‘Embalagem Premiada’, criado pela Entidade para valorizar as embalagens que foram destaque no ano em que venceram o Prêmio Institucional do setor.


 Critérios para utilização do Selo: 


a) A embalagem tem que ter sido vencedora, na classificação OURO, de uma das categorias do Prêmio ABRE. 


b) O Selo é atemporal, portanto, empresas que venceram em edições anteriores do Prêmio ABRE têm o direito de aplicá-lo na embalagem vencedora em qualquer momento. 


c) A ABRE fornecerá à empresa que teve sua embalagem premiada no concurso o arquivo do Selo em alta resolução – CDR ou EPS ou AI. 


d) A responsabilidade de aplicação do Selo é da empresa que venceu o Prêmio ABRE e/ou dos envolvidos na criação/desenvolvimento/produção da embalagem premiada. 


IMPORTANTE 


O Selo ‘Embalagem Premiada’ é uma excelente oportunidade para que a embalagem ganhe destaque na gôndola tendo como aval a marca de um produto forte e consolidado no mercado, o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira. 


A ABRE não cobra nenhuma taxa para que o Selo ‘Embalagem Premiada’ seja aplicado na embalagem vencedora do concurso.  


12. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES 


a) A inscrição somente será considerada válida se efetivada de acordo com este regulamento. 


b) Nos Módulos Embalagem e Design Estrutural duas empresas distintas que desenvolveram juntas uma embalagem poderão fazer a inscrição desta conjuntamente no Prêmio ABRE. Neste caso será paga uma única taxa de inscrição. Se a embalagem for vencedora será entregue apenas um troféu, constando na placa de identificação o nome de ambas as empresas, conforme especificado na Ficha de Inscrição. No caso de inscrição conjunta existe a possibilidade de solicitar troféu e certificado adicionais, entretanto, para isso haverá um custo. 


c) No valor da taxa de inscrição está incluída a produção de foto ou fotos das embalagens vencedora e finalistas para uso no folder de divulgação destas e no hotsite do Prêmio ABRE. Se solicitadas, as fotos produzidas das embalagens vencedoras e finalistas serão cedidas gratuitamente às empresas envolvidas. 


d) O pagamento da taxa de inscrição não dá automaticamente o direito a participar da cerimônia de premiação. O convite para a cerimônia deverá ser adquirido posteriormente.


e) A taxa de inscrição será paga por inscrição, observando os descontos de escala para um mesmo participante.  


f) Caso alguma das categorias do Prêmio ABRE tenha apenas uma ou duas embalagens inscritas, a Comissão Organizadora poderá unificá-la à outra categoria ou excluí-la, comunicando expressamente os inscritos e devolvendo o valor da taxa de inscrição no caso de exclusão da categoria.  


g) Caso o Júri entenda que nenhuma das embalagens inscritas em determinada categoria merece a premiação, esta categoria será eliminada e o valor da taxa de inscrição não será devolvido. 


h) A taxa de inscrição não será reembolsada, a exemplo de desistência, inscrição irregular, feita a destempo, entre outros. Exceção feita apenas no caso da Comissão Organizadora excluir uma categoria, caso esta não atinja o mínimo de 3 (três) inscrições. 


i) A Comissão Organizadora, o Conselho do Júri e a Comissão Julgadora se reservam o direito de alterar a categoria sob a qual a embalagem está inscrita, caso entendam que o trabalho inscrito não esteja adequado à categoria da inscrição original. 


j) Cada embalagem poderá concorrer a diferentes categorias. Será considerada uma inscrição para cada categoria em que a embalagem conste. É vedada a inscrição de uma mesma embalagem, por diferentes participantes, na mesma categoria. Neste caso prevalecerá a inscrição com data mais antiga.


 l) O número de inscrições por participante é ilimitado.  


m) A embalagem enviada deve estar completa, ou seja, exatamente como o consumidor a encontra no mercado. 


n) As embalagens de produtos refrigerados/perecíveis deverão ser enviadas sem o produto acondicionado. 


o) As embalagens enviadas à ABRE deverão estar acondicionadas em caixas resistentes. Avarias, violações ou extravios antes de seu recebimento são de responsabilidade da empresa que inscreveu a embalagem. 


p) As embalagens enviadas para concorrer ao Prêmio ABRE não serão devolvidas. 


q) A inscrição regular no Prêmio ABRE implicará automaticamente na cessão expressa e incondicional do participante à ABRE quanto à utilização de seu nome, imagem e embalagem ou projeto inscrito no Prêmio ABRE. Estes poderão ser veiculados sem limitação de tempo e espaço por qualquer meio de comunicação, inclusive eletrônico, os quais serão utilizados, para  divulgação do concurso, da ABRE e dos vencedores.  


r) A data final para entrega das inscrições é improrrogável. Recomenda-se que sejam levados em conta, no momento da postagem, os prazos requeridos pelas transportadoras e/ou pelo correio para a efetiva entrega dos materiais no local estabelecido neste regulamento. 


s) Os resultados do Prêmio ABRE serão divulgados apenas no dia da Cerimônia de Premiação. 


t) Ao se inscrever no concurso o participante estará aceitando incondicionalmente as regras contidas neste regulamento, as decisões da Comissão Organizadora, do Conselho do Júri e da Comissão Julgadora, comprometendo-se a honrar e a respeitar todos os demais participantes, seus trabalhos e os objetivos deste regulamento.  


u) O participante se responsabilizará civil e criminalmente pelas declarações e informações apresentadas na Ficha de Inscrição, inclusive com relação aos direitos de propriedade intelectual e industrial da embalagem inscrita. 


v) Os casos omissos serão tratados e decididos pela Comissão Organizadora. 

 

x) O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira será auditado por empresa independente

 

 

Topo