Vencedores Prata

MÓDULO EMBALAGEM

Avalia a embalagem como um todo levando em consideração aspectos como a inovação, harmonia e clareza das informações, apelo de venda, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, aproveitamento do produto, sustentabilidade, entre outros.

EMBALAGEM DE ALIMENTOS SALGADOS

MOLHOS DE PIMENTA – SABORES CEPÊRA
Vencedor Prata: Cepêra Alimentos
www.cepera.com.br
Design: CP+B
Convertedor: Mack Color / Wamo Vale
Brand owner: Cepêra Alimentos

Com tampa spout exclusiva, de fácil manuseio, que permite escolher a dosagem. Através de seu design e ergonomia, a tampa tem total fechamento, não deixando resíduos do produto na parte externa, evitando assim, sujeiras e desperdício, conferindo mais segurança. A embalagem, com design clean, linguagem simples e transparente, está alinhada com as novas tendências de clareza para consumidor, onde a marca se torna uma assinatura de confiança com a qualidade do produto. A tampa spot apresenta em sua geometria interna a possibilidade de controle de fluxo, com “click" intermediário para evitar vazamentos, desperdício e contaminação do produto após aberto. O sistema de abertura da tampa, com sua regulação através de travas, oferece a opção de dosagem adequada para cada modo de utilização. Os rótulos em papel couché trazem mais brilho e alta qualidade para a impressão. As embalagens foram projetadas para melhorar a usabilidade do produto e seu processo de fabricação; por ser injetado diretamente dentro da fábrica Cepêra oferece mais segurança ao processo produtivo. A linha surge com um novo apelo de venda trazendo mais clareza e simplicidade nas informações para o consumidor, ela nasce com o objetivo de rejuvenescer o conceito visual da marca. Com a comunicação alinhada à proposta da linha, o objetivo é empoderar o consumidor agregando autenticidade para cada variedade do produto. Em uma categoria onde frequentemente o consumo é utilizado em refeições diárias e crescente dentro do público jovem, o apelo é a comunicação divertida e clara. Os rótulos têm cores vibrantes e informações demonstradas de forma descontraída, como por exemplo, o nível de ardência das pimentas. Os componentes das embalagens, como rótulo, frasco e tampa podem ser reciclados.


EMBALAGEM DE ALIMENTOS DOCES

KIT KAT CELEBREAK
Vencedor Prata: 43 S/A Gráfica e Editora
www.43sagrafica.com.br
Design: CBA B+G
Convertedor: 43 S/A Gráfica e Editora / Adecol / Kurz do Brasil / Printverniz / Sun Chemical do Brasil
Brand owner: Nestlé

Esta embalagem traz uma novidade para o portfólio de produtos da marca, oferecendo ao consumidor o mix de produto composto pelas versões: ao leite, branco e escuro (milk, white, dark) para presentear e compartilhar em qualquer ocasião. A embalagem desenvolvida tem um formato icônico e único, traz uma conexão direta com o ritual de consumo do produto e com o slogan “Have a break, have a KitKat”, no qual a abertura da embalagem se dá ao quebrá-la ao meio facilmente pelo consumidor, tal qual o ritual de consumo. Foram utilizados recursos de acabamento que enobrecem a embalagem e consolidam a imagem da marca. A embalagem foi impressa em 7 cores na frente, com 1 cor no verso, possui detalhes em hot stamping, relevo e verniz localizado sobre verniz fosco. Foram realizados diversos estudos até o desenvolvimento da embalagem final. A exposição no PDV foi planejada para que pudesse ser exposto em diferentes posições, permitindo uma exposição atrativa do produto destacando o formato icônico do produto por todos os ângulos. O projeto contou com vários testes a fim de atingir o efeito break ao abrir a caixinha. Todos os processos realizados, tiveram desempenho de acordo com o esperado, contribuindo para o excelente resultado. Para o desenvolvimento deste gifting e ampliar atuação da marca, foram realizadas pesquisas para entender as razões que levam os jovens a presentear com chocolates e os principais atributos que deveria ter, tais como: inovação, design, ter uma cara jovem, ser divertido e uma experiência diferente. Esta embalagem utiliza as cores de identidade da marca, reforçando-a com aplicação de relevo e conferindo aspecto de produto premium. O formato diferenciado, igual ao do chocolate, confere leveza e bom humor ao produto. As tintas utilizadas são formuladas a partir de óleos vegetais, diminuindo seu impacto no meio ambiente.


EMBALAGEM DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS

ABRE E FECHA
Vencedor Prata: Zip-Pak
www.zippak.com.br
Design: Narita Design & Strategy
Convertedor: Zip Pak / Zaraplast
Brand owner: JDE

Pilão apresenta uma importante inovação para a categoria de café torrado e moído, a nova embalagem “Abre & fecha” com zíper. Seu formato, resistência e funcionalidade proporcionam ao consumidor a praticidade de manter o café na própria embalagem, preservando o aroma e sabor do produto A novidade nasceu de uma pesquisa de mercado na qual mais de 70% dos consumidores mantiveram o café dentro da embalagem, indicando uma importante mudança de hábito. Os fatores mais citados pelos consumidores foram: frescor, preservação, facilidade e a praticidade da nova embalagem. A JDE está constantemente procurando novas maneiras de atender às preferências e gostos de seus consumidores. Para o lançamento de Pilão “Abre e Fecha”, a JDE investiu em novas máquinas e numa embalagem que protege e mantém a qualidade do produto além de trazer maior praticidade e comodidade. O consumidor pode manter o café dentro da própria embalagem, que é bastante firme e funciona muito bem como um recipiente. O material da embalagem tem propriedades para proteger o café, sendo seguro e recomendável manter o produto nela. Uma tecnologia avançada de inertização, que garante baixíssimos níveis de oxigênio residual, aliada à embalagem de alta barreira oferece a proteção adequada ao produto. Resultado de pesquisa mostra que os consumidores veem a nova embalagem “Abre & Fecha” como moderna, atrativa, bonita, inovadora; tem tamanho ideal, além de ser prática para abrir e fechar e também conseguir manter o café dentro da própria embalagem. A nova embalagem segue o padrão de reciclagem das embalagens convencionais de café. A caixa teve seu layout e resistência escolhidos para otimizar a disposição dos pacotes em seu interior. A paletização foi cuidadosamente desenvolvida para garantir maior eficiência na estocagem e transporte.


EMBALAGEM DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

SMIRNOFF 1,75L
Vencedor Prata: Amcor Plásticos Rígidos
www.amcor.com
Convertedor: Amcor Plásticos Rígidos
Brand owner: Diageo Brasil

A Diageo inova ao lançar um novo tamanho de embalagem de um de seus produtos mais tradicionais: a Smirnoff 1,75L. Tamanho de embalagem adaptada para consumo entre grupos com material adequado e seguro para eventos abertos (festivais de música, praças, festas em rua, etc.). Garrafa em PET para bebida alcoólica premium. Economias no transporte: onde é possível transportar mais produto do que embalagem devido a carga máxima suportada pelos caminhões.
A tampa utilizada na nova garrafa de Smirnoff é a mesma utilizada no vidro para permitir dosagem correta e impossibilitar a adulteração do produto. A utilização da uma resina PET especial e mais resistente oferece um aspecto bastante similar ao do vidro e melhor estruturação da embalagem.


EMBALAGEM DE COSMÉTICOS E CUIDADOS PESSOAIS

DOVE – FRASCOS DEGRADÊ
Vencedor Prata: Unilever
www.unilever.com.br
Convertedor: BrasAlpla
Brand owner: Unilever

Dove inova mais uma vez no mercado trazendo produtos da linha de cuidados para os cabelos com seus benefícios totalmente visíveis aos consumidores. Através dos novos frascos mostramos que um produto Premium pode ser acessível e atrativo para os consumidores a um preço justo. Com apelo premium e atrativo, a marca traz um novo conceito ao mercado de cabelos por meio da inovadora tecnologia de frascos Color Transition. A tecnologia de sopro do frasco "transition" traz um novo conceito ao mercado cosmético: um efeito visual incrível onde as cores das fórmulas associadas ao design do frasco tornam a experiência de compra única ao consumidor. Os frascos se destacam em gôndola com seu apelo premium e design inovador. O frasco traz a identidade da marca através do formato único e super moderno. A tampa Flip-top é de fácil abertura e fechamento, facilitando o uso diário. Os frascos são posicionados em caixa com perfeito encaixe para otimização logística e melhor aproveitamento da área do pallet e dos caminhões.


EMBALAGEM DE PERFUMES

NATURA K
Vencedor Prata: Natura
www.natura.com.br
Design: Questtonó
Convertedor: Aptar / Box Print / Gráfica Gonçalves/ Wheaton Brasil
Brand owner: Natura

Inspirado nos principais códigos masculinos, o perfume K traz muita sofisticação e modernidade com elementos como vidro espesso, tampa em metal e pescante coberto, fazendo alusão a um cantil. Tampa complexa composta por diversos componentes que promovem abertura catraca. Presença do clique no fechamento. Harmonização das cores entre componentes metálicos e plásticos. Protetor robusto que protege o perfume durante seu acondicionamento/transporte. O sistema de abertura da tampa (acoplado ao conjunto) traz praticidade durante a aplicação do perfume e a bomba rosqueada possibilita a refilagem. O produto conta com a presença de celofane garantindo inviolabilidade. K, inspirado no homem moderno e arrojado, está posicionado no segmento prestige e nasceu para fortalecer o território de Kaiak masculino, trazendo uma proposta exclusiva e única no mercado, agregando atributos de sofisticação e aspiracionalidade.


EMBALAGEM DE PRODUTOS EM GERAL

PILHA SUPER ALCALINA FUSION RAYOVAC
Vencedor Prata: Spectrum Brands
www.rayovac.com.br
Design: Team Créatif
Convertedor: Kawagraf Embalagens
Brand owner: Spectrum Brands

No segmento de pilhas, a cartela da FUSION RAYOVAC tem um formato oval com abertura para “Saiba Mais” (cartela dupla) para explicar a nova tecnologia, benefícios e aplicação, diferenciada de toda a categoria de pilhas que tem formato retangular e pouco espaço de comunicação. O modelo da embalagem quebra um paradigma na categoria de pilhas e se destaca de todas as outras nos pontos de vendas. A abertura “Saiba Mais” possibilita comunicar as aplicações ideais do produto ao consumidor que é distante da categoria e não conhece a utilização correta. O formato “Saiba Mais” (cartela dupla), ocupa o mesmo espaço em gôndola e possibilita melhor comunicação com o consumidor. O formato oval e “Saiba Mais” (cartela dupla) possibilita comunicação do posicionamento Super Alcalina, Reason to Beleive, Benefícios e Aplicação, levando ao consumidor informações para escolha da tecnologia certa para sua necessidade. O conjunto de assinatura “Super Alcalina”, com os desenhos de pixels na embalagem, o selo da tecnologia HDT (High Density Technology) e a cor preta transmitem ao consumidor um posicionamento de produto premium. A embalagem de FUSION constrói a hierarquia das informações de uma forma mais fluida deixando a cartela harmônica, enquanto todas as outras cartelas de pilhas do mercado são retangulares, simples (não dupla), com uma divisão entre a marca no header e as demais informações no corpo da embalagem.


EMBALAGEM DE FAMÍLIA DE PRODUTOS

COMPOTAS CORPORAIS
Vencedor Prata: L'Occitane do Brasil
www.loccitaneaubresil.com.br
Design: Renata Moura
Convertedor: CCL Industries do Brasil / C-PACK / Impacta / Spiltag
Brand owner: L´Occitane do Brasil

As embalagens da linha de compotas trazem em seu desenho a inspiração das curvas brasileiras e da rusticidade dos doces de compotas. Conferindo apelo sensorial e emocional com a simplicidade dessas delícias brasileiras. Compotas, um tipo de sobremesa tipicamente brasileira, que inspira essa linha de produtos e suas embalagens, trazendo um resgate sensorial e emocional para estes produtos. As cores e os grafismos foram pensados com o intuito de traduzir as diversas texturas e sabores das compotas. A aplicação das alças metálicas conferem à embalagem um diferencial visual, funcional e inovador. Proporcionando uma experiência diferenciada ao consumidor. Aplicação do casca seal para conferir segurança e proteção ao produto. O pote de compotas possui um design ergonômico que facilita o encaixe nas mãos. Tampa de fácil abertura. Bisnagas plásticas que permitem o uso até o fim do conteúdo. Tubo aerosol que facilita o acionamento da válvula e proporciona uma textura diferenciada ao produto. As cores da linha foram escolhidas a partir da coloração dos frutos. Impressões em diferentes tipos de substratos, mantendo o padrão de cor para a linha. Pote em PET com fácil mecanismo de abertura. As cores e formas dos doces de compotas brasileiros inspiraram o conceito de sensorialidade da linha. Pensando na sustentabilidade, os potes e o casca seal utilizados na linha são todos em PET, possibilitando sua reciclagem. As tampa e alças em aço, são removíveis, o que possibilita a separação e o descarte dos materiais recicláveis.


SUSTENTABILIDADE

SEDA – SH/CO PRETOS LUMINOSOS COM INCLUSÃO DE RESINA PÓS-CONSUMO
Vencedor Prata: Unilever
www.unilever.com.br
Convertedor: Wise
Brand owner: Unilever

O novo frasco de Shampoo e Condicionador Seda Pretos Luminosos inclui em sua composição 1/3 de resina pós consumo. Com essa nova composição a Unilever está recuperando aproximadamente 100 toneladas de plástico por ano que seriam descartados em aterros sanitários, além de garantir uma economia circular nas embalagens de Personal Care. Os maiores desafios foram:
1) Estruturar a cadeia de suprimento de PEAD reciclável garantindo volume que atenda a demanda da categoria;
2) Garantir tecnicamente que o frasco com a adição do PCR tenha a mesma funcionalidade e resistência mecânica que os frascos atuais.
3) Assegurar que a resina PCR não propague odor e conflita com a formulação do produto e também não influencie na coloração/aparência externa do frasco. A Unilever possui uma meta mundialmente conhecida de dobrar de tamanho e ao mesmo tempo reduzir pela metade o impacto ambiental. A implementação desse frasco com adição da resina pós consumo está totalmente alinhada com essa estratégia, pois além de trazer uma economia de custo uma vez que a resina PCR é mais barata que a resina virgem, traz também uma grande redução de material virgem colocado no mercado. Essa nova embalagem com adição de resina pós consumo é produzida com 1/3 a menos de resina virgem. Essa nova embalagem com adição de resina pós consumo não altera nenhum parâmetro no processo logístico em relação ao frasco atual 100% composto por resina virgem, uma vez que conseguimos atingir exatamente o mesmo peso do frasco com a nova estrutura. A proteção ao produto não se altera com a implementação dessa nova estrutura. A quantidade de "left over" não se altera com a implementação dessa nova estrutura. A utilização pelo consumidor será feita da mesma forma como ocorre atualmente. Essa embalagem pode ser separada pelo consumidor como material plástico em suas residências ou pontos de coletas seletivas. Esses frascos apesar de serem compostos por resina pós consumo, podem ser normalmente reciclados e gerar posteriormente um novo frasco.

 

MÓDULO DESIGN GRÁFICO

Avalia os critérios específicos do design gráfico como aspectos visuais, inovação, linguagem, impacto comercial, diferenciação, comumicação, informação, sustentabilidade, entre outros.


DESIGN GRÁFICO DE ALIMENTOS DOCES

BELIVE DRAGEADOS
Vencedor Prata: Mulligan Design Partners
www.mulligandesign.com.br
Design: Mulligan Design Partners
Convertedor: Emusa Brasil
Brand owner: Araunah Foods

Belive é uma marca com a seguinte proposta: produtos saudáveis e indulgentes. Seus consumidores vão desde pessoas com restrições alimentares até quem deseja apenas um snack rápido e sem culpa. O desafio foi criar uma embalagem atraente e que traduzisse bem o lema da empresa: deliciosamente saudável. As embalagens foram impressas em flexografia com detalhes de prata vazado no substrato metalizado. As cores chamativas e as imagens de sabor atraem o olhar. Os benefícios de saudabilidade foram bem destacados para não deixar dúvidas na cabeça do consumidor e o appetite-appeal flutuante reforça o imaginário de leveza e liberdade de escolha. Foi criada uma identidade de forte impacto no ponto de venda. O contraste entre o box preto e os fundos vibrantes, aliados a um appetite-appeal bem trabalhado, destacam o produto frente à concorrência direta e não deixam que a marca se intimide no meio de snacks mais tradicionais.


DESIGN GRÁFICO DE ALIMENTOS SALGADOS

ANDORINHA PRIMEIRA COLHEIRA
Vencedor Prata: Team Créatif
www.team-creatif.com
Design: Team Créatif
Brand owner: Sovena

Andorinha Primeira Colheita é uma edição limitada feito no coração de Alentejo, em Portugal. Uma vez por ano, são colhidas azeitonas jovens e frescas no início da safra o que garante um azeite com sabor equilibrado, harmonioso e único. O insight criativo parte do caráter único e sofisticado dessa edição limitada. Conceitualmente, remete a origem, qualidade e cuidado no processo produtivo, reforçando toda a sua exclusividade. A diferenciação vem da própria origem do produto. Um azeite que já nasce com sabor equilibrado e harmonioso, com notas amargas, picantes e frutadas, garantido uma sensação de frescor única e intensa ao paladar. A impressão é feita sobre substrato metalizado com calço de branco, exceto na aplicação das frases e no logotipo da embalagem. O rótulo termoencolhível em rotogravura e a combinação de tintas metalizadas dão um toque premium e realçam a nobreza do produto. O posicionamento de Andorinha Primeira Colheita reforça o seu sabor único e surpreendente que é degustado com prazer e satisfação como se fosse a primeira vez. A cor branca predominante traz harmonia e leveza para a embalagem, destacando o nome e posicionamento do produto. Criamos uma fonte proprietária e desenhada que faz alusão aos ramos de oliva de Andorinha. Para completar, adicionamos o dourado que agrega valor a identidade visual.


DESIGN GRÁFICO DE ALIMENTOS SALGADOS

RAP 10
Vencedor Prata: Bendito Design
www.benditodesign.com.br
Design: Bendito Design
Convertedor: Zaraplat
Brand owner: Bimbo do Brasil

Explorou-se a estética foodie: ingredientes de fácil acesso de um jeito informal e descontraído. Imagens topview, textura de madeira, tipologias e traços handmade recriam um ambiente de cozinha, onde o prato foi feito ilustrando os atributos da marca - praticidade, proximidade e originalidade.


DESIGN GRÁFICO DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS

RESERVA ESPECIAL FLORADA 3 CORAÇÕES
Vencedor Prata: Pande
www.pande.com
Design: Pande
Convertedor: Embalagens Flexíveis Diadema / Ibratec Artes Gráficas
Brand owner: Café Três Corações

A 3 Corações cria uma plataforma de apoio e fomentação às conquistas das mulheres no campo. No projeto Florada, a agência desenvolveu o conceito, incluindo nome e design. Essa linha sintetiza a diversidade, sensibilidade e força dessas cafeicultoras.
A embalagem foi inspirada em uma das fases da produção cafeeira denominada Florada, período no qual o campo cafeeiro fica coberto com a beleza e o perfume das flores. É também quando a natureza dá sua primeira dica sobre a colheita: quanto mais flor, mais café.
São embalagens stand up pouch que utilizam hot stamping, verniz prime.
O pouch foi impresso em 8 cores, em laminado fosco com prime e válvula de respiro.
O Projeto Florada surge com o objetivo de unir e empoderar as mulheres cafeicultoras e trazer melhores práticas na produção de cafés especiais, gerando valor para toda a cadeia, da produção ao consumo.
O Produto é um café especial produzido por mulheres, possui harmonia entre a embalagem, o feminino e o sabor do café.
Embalagens recicláveis.


DESIGN GRÁFICO – PRODUTOS EM GERAL

VELAS VEGETAIS AROMÁTICAS
Vencedor Prata: Natura
www.natura.com.br
Convertedor: Velarte / Ycar Artes Gráficas
Brand owner: Natura

A Natura desenvolveu fragrâncias exclusivas, ressaltando a biodiversidade com ingredientes naturais numa vela 100% base vegetal. Ativos da biodiversidade brasileira como cumaru e priprioca trazem uma combinação diferenciada com os aromas conhecidos de lavanda e capim limão. Foi necessário um extenso trabalho no desenvolvimento da base da vela, por ser 100% vegetal. Estudou-se a composição e concentração adequada dos ingredientes, de forma a não acarretar em uma menor performance quando comparada com as velas comumente encontradas no mercado (compostas por parafina). Proposta prática, portátil, moderna e sofisticada. Impressão em offset (2x1cores) e uso de hot stamping para realçar a marca, as fragrâncias e selos.
Embalagem paterns (logos) dos ativos em delicados bouquets ressaltam o cuidado na embalagem interna, assim como o uso do hot stamping garante elegância. A Natura perfumando a sua casa. São fragrâncias exclusivas criadas com arte e alma pela Natura. Todas com óleos essenciais da biodiversidade que celebram a graça e a riqueza da nossa terra. Aromas, beleza e natureza, na sua casa. Viva sua beleza viva.


DESIGN GRÁFICO DE COSMÉTICOS E CUIDADOS PESSOAIS

NOVA LINHA DE SABONETES – LIVY MEU BANHO
Vencedor Prata: Razzo
www.razzo.com.br
Design: Bendito Design
Convertedor: Converplast / Givaundan Brasil
Brand owner: Razzo

A nova linha de Sabonetes Lyvy Meu Banho traz um novo posicionamento de marca na categoria de cuidados pessoais. A ideia é fazer com que o consumidor tenha experiências sensoriais em um simples banho, com isso, desenvolvemos fragrâncias que proporcionam diferentes sensações. Diferente de todas as embalagens da categoria, trouxemos cores fortes para destaque no ponto de venda e patterns que representam a característica de cada fragrância. Os produtos são diferenciados por seu color code marcante e único. O invólucro de BOPP protege e preserva a fragrância do produto por mais tempo. A nova Linha de Sabonetes Livy meu banho traz um novo posicionamento da marca. Um design mais jovem e fragrâncias exclusivas fazem o consumidor ter diferentes experiências sensoriais em um simples banho. São 5 fragrâncias, cada uma causa um sensação diferente. As embalagens são jovens, diferentes das embalagens da categoria de cuidados pessoais. Ganhamos um destaque no ponto de venda por explorar cores vibrantes. O design da nova marca Livy tem total sinergia com o produto, traz traços leves e sofisticados em fonte serifada.


DESIGN GRÁFICO – REDESIGN ALIMENTOS E BEBIDAS

BY AURA SOFT BROWNIE
Vencedor Prata: Néktar Design
www.nektardesign.com.br
Design: Néktar Design
Convertedor: Metagraf Embalagens
Brand owner: By Aura Brownies

Com 19 anos de atuação no mercado de doces, o brownie cremoso By Aura é um produto tradicional em Porto Alegre/RS. Passou por um redesign de sua marca e embalagens: o anjo se tornou mais atual e próximo e o conceito de “SOFT BROWNIE” foi criado para colocar o produto em uma categoria diferenciada. O conceito SOFT BROWNIE ganhou forma lúdica nas embalagens, onde nuvens coloridas ilustram o céu de chocolate do anjo da marca. As nuvens em 4 cores diferenciam os sabores e remetem à maciez do bolo cremoso, destacando o diferencial desse produto frente aos concorrentes: a textura soft e macia. As novas embalagens com sistema mais fácil de abrir, de manusear e melhor exposição no ponto de venda, conservam o produto por 45 dias (3x mais que a antiga) mantendo o mesmo sabor. Aumentando muito pouco o custo de produção, manteve o produto competitivo com melhor acabamento e qualidade. Com uma faca vazada para visualização do produto e uma foto do bolinho e seu sabor a embalagem foi impressa em sistema offset em cartão duplex rígido sem acabamentos especiais pra otimizar custos e facilitar a reciclagem. As cores e qualidade das fotos diferenciam cada sabor e destacam a arte. Mantendo a tradição que a marca possui em seu DNA, uma das mais antigas marcas de Brownie do sul do Brasil, a By Aura se modernizou e se colocou em uma categoria única de produtos: a de SOFT BROWNIE. Um redesenho que colocou a marca em outro patamar de mercado, permitindo ampliar sua atuação. Combinando o marrom da marca com o colorido das nuvens surge a harmonia do chocolate com os diferentes sabores. A escolha de fontes e distribuição das informações valorizam a marca e o produto que fica em destaque na janela vazada e na foto. As nuvens remetem ao SOFT e ao céu de chocolate do anjo. A embalagem é 100% reciclável utilizando materiais puros: o plástico sem impressão e a caixa em papel. A caixa não possui revestimento plástico, prolan ou verniz para facilitar o processo de reciclagem. O formato foi pensado para mínimo desperdício, otimizando espaço de transporte e exposição. Ativos cuidadosamente desenhados pensando na harmonia dos patterns, novas aplicações em diferentes plataformas e extensões de fragrâncias.


DESIGN GRÁFICO – REDESIGN PRODUTOS EM GERAL

LINHA ARTEK
Vencedor Prata: Mulligan Design Partners
www.mulligandesign.com.br
Design: Mulligan Design Partners / Maloka Branding & Novos Negócios
Brand owner: Artek

A Artek é uma consolidada empresa do setor de iluminação, que precisava modernizar sua linha de embalagens. O esforço criativo consistiu em criar um padrão visual impactante e moderno, mantendo um link com a linha atual, para que não houvesse estranheza ou rejeição no ponto de venda. As embalagens foram impressas em offset, em papelão micro-ondulado. As embalagens refletem a qualidade Artek e elevam o valor agregado de seus mais de 80 produtos, tornando a marca ainda mais relevante em sua categoria e apresentada de forma vibrante no PDV. Uma área institucional foi criada com ondas de energia irradiando do logo Artek, formando um paredão e garantindo uma forte presença no ponto de venda. Com uma diagramação bem estruturada e definida, facilita e agiliza a identificação, ponto importante em uma categoria com produtos tão semelhantes.


DESIGN GRÁFICO – REDESIGN PRODUTOS EM GERAL

EMBALAGENS SUVINIL
Vencedor Prata: Interbrand Brasil
www.interbrand.com/br
Design: Interbrand Brasil
Convertedor: Brasilata
Brand owner: Suvinil - BASF

As novas embalagens facilitam o entendimento do consumidor promovendo experiências assertivas. Os produtos se diferenciam de toda a concorrência, rompendo códigos da categoria. O destaque criativo foi a simplificação de informações por meio de uma identidade visual e verbal totalmente revisitadas. As latas são impressas em litografia. Acabamento fosco e brilhante, dependendo da característica de cada produto. Os conceitos das novas embalagens da Suvinil refletem o resultado do novo posicionamento da marca que tem o objetivo de facilitar a experiência do consumidor, do balconista e do pintor deixando mais claro quais são os atributos de cada produto em uma linguagem e um visual mais simples e direto. A família de produtos apresenta uma identidade cheia de energia e consistente entre todas as linhas. A faixa laranja carrega o novo logo da marca e envolve todos os produtos. Foram trabalhados elementos como tipografia, ícones, grafismos e linguagem verbal, garantindo a harmonia entre todos os elementos.

 

MÓDULO DESIGN ESTRUTURAL

Avalia o projeto da forma e a funcionalidade da embalagem, como por exemplo, formato diferenciado na categoria, ergonomia aplicada ao êxito do produto frente ao consumidor, destaque e inovação na usabilidade, sustentabilidade, entre outros.


DESIGN ESTRUTURAL FORMA

TAMPA NATURAL ONE
Vencedor Prata: Malkovich Design & Comunicação
www.malkovich.net.br
Design: Malkovich Design & Comunicação
Convertedor: Costapacking / Panocap
Brand owner: Natural One

A tampa da garrafa da Natural One foi desenhada e personalizada. A grande diferenciação da categoria foi o tamanho do bocal dela, o que chamamos de “boca 38". Na época do lançamento, a maioria dos sucos tinha a abertura do cartonado, bem pequena. Um bocal mais largo agiliza o processo de envase asséptico e pede a tampa maior. A tampa com batoque e a aplicação do top evidence, em lugar da selagem, aumentou em seis vezes a capacidade da linha, além do shelflife passar de 4 para 6 meses. A tampa virou uma marca icônica da empresa. A diferenciação de tamanho e cor dela se relacionam com a sua funcionalidade e diferenciação da categoria. A tampa verde tornou-se um ícone da marca. Na parte de cima apresenta a gravação do logo, nas laterais a folha que compõe a marca. Envase asséptico, lacre de segurança, fácil abertura e fechamento. Personalidade única que hoje sinaliza a presença de um suco fresco e 100% natural nas prateleiras. As tampas, junto com a garrafa, são recicláveis, podem ser reaproveitadas pelos consumidores para guardar água, por exemplo.


DESIGN ESTRUTURAL FUNCIONALIDADE

CONSERVADORA MODULAR COM ALOJAMENTO PARA FRUTAS
Vencedor Prata: Termotécnica
www.termotecnica.ind.br
Convertedor: Termotécnica
Brand Owner: Frutivilla

O design tem múltiplas funções inéditas para o segmento, que tem como padrão a disposição em kg. Permite o embalamento individual das frutas; produtor pode fazer o arranjo de acordo com a comercialização; varejo expõe nas gôndolas; consumidor seleciona com menos manuseio. Reduz desperdício no PDV. Permite que: o produtor faça o arranjo de peso de acordo com a comercialização e disponha as frutas na embalagem sem a bandeja de poupa; o varejo exponha na gôndola com mais destaque; o consumidor retire as frutas sem selecionar. Por ser leve, possibilita melhor ergonomia no transporte e montagem. O design do produto é altamente intuitivo e permite uma rápida assimilação do uso. A relação entre o design e a forma de estruturar a embalagem foi fundamental para melhor acondicionamento e proteção da fruta transportada (ex.: maçã), valorizando a exposição no PDV, sendo associadas as frutas premium. A embalagem desenvolvida poderá ser utilizada como expositor no PDV, permitindo a melhor visualização do produto. Em pesquisa com os consumidores no PDV percebemos que a embalagem é associada a produtos premium, pois cada fruta é acondicionada em um alojamento dedicado. A solução é 100% reciclável e por possibilitar a refrigeração e manutenção do frio em todos os processos reduz custos com: redução do desperdício em toda a cadeia; energia nos processos de resfriamento, armazenagem e transporte. Por ser mais leve, reduz o consumo de combustível pelo peso da embalagem.

 

MÓDULO TECNOLOGIA

Avalia a inovação/diferenciação tecnológica da embalagem, qualidade das matérias-primas utilizadas, segurança, resistência, qualidade/inovação gráfica, sustentabilidade, entre outros.


TECNOLOGIA EM EMBALAGENS DE ALIMENTOS E BEBIDAS

LINGUIÇA SABORIZADA ALEGRA
Vencedor Prata: Bemis do Brasil
www.bemis-latinamerica.com.br
Convertedor: Bemis do Brasil
Brand owner: Alegra Foods

Primeira embalagem com efeito tátil produzida no Brasil. A diferenciação no PDV ocorre de uma forma significativa, pois a ela está no estimulo tátil da embalagem alinhado com o produto que promove a qualidade como o principal claim. Embalagem flexível multicamadas com Iimpressão em rotogravura , verniz desenvolvido internamente, alinhado a um processo de aplicação diferenciado. A conexão criada entre embalagem e o produto traz uma experiência sensorial que resgata o apelo de hand made, feito com altíssima qualidade e cuidado para o consumidor. Estimular os sentidos do consumidor é uma tendência. A embalagem termoformada (FFS) a vácuo permite a hermeticidade de selagem, melhor acondicionamento para transporte, uma vez que é possível a padronização do produto e melhor visual appeal no ponto de venda, ocupando as gondolas com maior presença. Esse efeito visual não interfere nas características sustentáveis da embalagem, ou seja, a excelente resistência mecânica e selagem hermética o que reduz o desperdício de produto no ponto de venda devido a furos e vazamentos.

 

MÓDULO MARKETING

Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.


MARKETING – ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

TANG – ÁLBUM DE FAMÍLIA
Vencedor Prata: Mondelez Brasil
br.mondelezinternational.com
Design: Narita Design & Strategy
Convertedor: Camargo Embalagens / Inapel Embalagens Flexíveis
Brand owner: Mondelez Brasil

Tang quer estar cada vez mais perto das famílias e acredita que essa foi uma forma muito especial para fazer essa conexão. Com a promoção "Álbum de Família", os consumidores puderam ter suas imagens estampadas nas embalagens de produtos e ganhar como prêmio um ano de produtos. Houve clareza na comunicação e confiança ma marca. O produto deixou a mensagem de ser familiar utilizando como nome da campanha "Álbum de Família" objetivando diversos momentos familiares. A intenção foi registrar os momentos mais doces em família. O nascimento, os primeiros passos, a história antes de dormir, a grande viagem, enfim momentos de família. Promoção jamais realizada no mercado brasileiro. As embalagens foram produzidas com a Tecnologia Digital HP Indigo 20.000. Tang apostou em uma maneira inovadora para alcançar essa conexão emocional com os consumidores, estampando as fotos com as famílias e os relatos de cada foto no site. Este case, mostra a oportunidade do produto conversar diretamente com o consumidor. Mostrando a possibilidade inédita no mercado brasileiro de se ter impresso fotos de momentos de família. 110 fotos diferentes em um template único, impresso em 5 sabores diferentes. Mantivemos o layout da marca, alterando somente os dados variáveis com as fotos das famílias diversas. Além do nome das famílias estampados em todas imagens. As fotos traziam consigo os nomes e locais das famílias, trabalhando assim com dados variáveis. Todos as 110 fotos foram estampadas de forma randômica nos 5 sabores.

 

MÓDULO SOLUÇÕES PARA VAREJO E E-COMMERCE

Avalia critérios específicos, importantes e estratégicos para o comércio eletrônico e para o varejo tradicional, como por exemplo, desafio e eficiência operacional e logística, qualidade da proteção, apresentação e valorização da marca no PDV ou na entrega ao consumidor, soluções que otimizem a organização dos produtos em gôndola, e que agreguem pilares de sustentabilidade calcados na otimização e eficiência, redução de perdas potencial de reciclabilidade e orientação ao consumidor sobre o descarte adequado da embalagem.


SOLUÇÕES PARA VAREJO E E-COMMERCE

BANDEJA AMENDOINS TERMOFORMADOS
Vencedor Prata: Santa Helena
www.santahelena.com
Design: O Meio Comunicação e Design
Convertedor: Evertis / Ishida do Brasil /Plastrela Embalagens Flexíveis / Brasil Plásticoss / Ulma Packaging
Brand owner: Santa Helena

Produto fabricado em equipamento com eficiência de 14 bandejas por minuto com 6 dosagens de sabores variados, totalizando 84 unidades por minuto, de forma automatizada, sem contato manual, com tecnologia de injeção de nitrogênio. Penetração de venda em todo território nacional, sendo comercializado no canal atacado, varejo, atacarejos, distribuidores, empórios e atualmente ainda exportado para o Uruguai. Bandeja termoformada com 6 cavidades, produzidas por conjunto de estruturas (PET+PE e BOPP coextr.+EVOH+PE) que oferecem barreira ao O2 , umidade e aromas, garantindo a crocância, a preservação do sabor, cor durante o shelf life do produto, além de oferecer resistência ao empilhamento e transporte. Envase automatizado, balança de alta tecnologia em controle de peso líquido, sem contato manual no sortimento dos itens, evitando contaminação microbiológica garantindo a segurança alimentar. Por ser transparente, permite a visualização do produto e o facing, em flexografia de alta qualidade. Primeira empresa do Brasil a trabalhar com atmosfera modificada com nitrogênio em embalagens termoformadas em produtos a base de amendoim, garantindo maior shelf life. O equipamento possui a única balança do Brasil com múltiplos cabeçotes com tecnologia japonesa e 6 saídas consecutiva de sabores. O produto permite consumo coletivo, diretamente na embalagem. Oferece um sortimento de sabores em um mesmo produto. Possui sistema de de abertura easy open e embalagem com proteção contra deterioração das características padrões dos produtos.

 

MÓDULO ESPECIAL

As categorias do Módulo Especial premiam somente o Vencedor Ouro, exceto Estudantes e Embalagens para redução de perdas e desperdícios de alimentos.


EMBALAGENS PARA A REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

DARFRESH® - BOM PEIXE
Vencedor Prata: Sealed Air Food Care
www.sealedair.com
Convertedor: Sealed Air Food Care
Brand owner: Bom Peixe

Sistema inovador de embalagem a vácuo composto por fundo semirrígido e tampa flexível. Ambos especialmente formulados para criar um efeito de segunda pele em torno do produto, sem distorcer a sua forma. A solda total propicia uma embalagem totalmente hermética, segura e higiênica. O sistema de alta barreira ao oxigênio proporciona uma vida útil de até 18 dias para peixes resfriados, preservando o aroma e o sabor. A alta tecnologia de selagem mantém a hermeticidade e promove a segurança do alimento. Para aplicações em congelados, a embalagem é resistente à queima pelo frio. Embalagem inovadora e exclusiva para pescados frescos sem adição de conservantes e com garantia de origem, e que entrega o triplo de vida útil quando comparada às embalagens convencionais. A excelente hermeticidade promove a segurança do alimento, evitando contaminações. Considerando as perdas ao longo da cadeia de pescados, a tecnologia de vácuo com efeito segunda pele combinada à utilização da atmosfera de proteção, estende a vida útil e evita o desperdício de alimentos. A bandeja com altura menor reduz a emissão de carbono durante o transporte. Em um mercado onde a oferta de pescados é majoritariamente congelada ou a granel, o cliente buscava atender uma demanda por produtos frescos com melhor apresentação e valorizando sua marca. Para isso, buscava novas opções de embalagem focadas em uma maior conveniência do consumidor final.


ESTUDANTES

DERMOSTEEM
Vencedor Prata: Guilherme Vitor Coutinho
Centro Universitário Senac – SP

A linha Dermosteem tem como objetivo mesclar o segmento de embalagens de medicamentos convencionais voltados à psoríase com o ramo dermocosméticos trazendo praticidade, sofisticação e melhorando a autoestima do consumidor através da experiência com o produto e a sua doença de pele. A linha de embalagens foi concebida para fazer uma clara associação com a doença, através de grafismos diferentes, um para cada embalagem. Cada um deles representa um tipo de lesão mostrando a variação da doença e que a linha Dermosteem atende a todas elas. A linha foi pensada para melhor atender o paciente, como a solução capilar que traz consigo o aplicador. Para facilitar a organizacão da linha no balcão as embalagens trazem uma hierarquia nas tampas priorizando o princípio ativo, ajudando o farmacêutico a encontrar o medicamento com rapidez. Os frascos seriam de polipropileno com sublimação, não necessitando de manuseio para reciclagem, barateando o custo. As embalagens de proteção possuem facas de fácil encaixe que ajudariam no custo do papel utilizado. As embalagens trazem um layout claro e sofisticado priorizando as informações e o princípio ativo, sem perder a sua identificação com a doença. Os frascos são exibidos nas laterais reforçando a transparência e sofisticação do produto, além de ícones que simplificam o uso e valorizam a linha. As embalagens protetoras são feitas de cartão triplex, sendo todas recicláveis. (mockups meramente ilustrativos).


ESTUDANTES

MINIMOCÓ – EMBALAGEM CARTONADA
Vencedor Prata: Vitor de Oliveira Furtado
Centro Universitário Senac – SP

O cartucho articulado feito de papelcartão foi desenvolvido em faca única, e destina-se a linhas de envase manual. Cada compartimento contém um saco de PEBD com 60g de doce. Um ponto de cola une as partes, que podem ser separadas por meio de um picote, o que dispensa o uso de filmes de agrupamento. Criam-se 2 personagens simpáticos a partir da estrutura visual de um Doce de Mocotó. Com os personagens formando os cartuchos, obtém-se maior atratividade para o público infantil. O aspecto lúdico é complementado pelo picote que permite às crianças brincar com os personagens individualmente. Cada embalagem da linha é pensada para uma situação de consumo. O cartucho articulado contém 120g de Doce de Mocotó distribuídos em 2 sacos com 60g cada. Isso possibilita o consumo parcial sem violar a embalagem como um todo, além de ter melhor adaptação a lancheiras infantis, armários e despensas. A faca inovadora não envolve processos que não sejam usuais na produção de cartuchos. O produto é conservado por sacos de PEBD inseridos em linhas manuais nos compartimentos do cartucho articulado. Unidas em um lado pelo picote, as partes são agrupadas apenas com um ponto de cola. O visual faz referência direta ao Doce de Mocotó, além de trazer um apelo infantil com os personagens simpáticos como facing da embalagem. Um corte na faca possibilita a extensão dos olhos da personagem para fora do cartucho, e mesmo assim possibilitando o empilhamento. Os materiais utilizados na embalagem (papelcartão e polietileno) não possuem acabamentos ou laminações que dificultem o processo de reciclagem. A separação do conteúdo em duas partes permite consumo porcionado evitando desperdícios do produto.