:: VENCEDORES OURO 2014



Módulo Embalagem

Avalia a embalagem como um todo levando em consideração aspectos como a inovação, harmonia e clareza das informações, apelo de venda, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, aproveitamento do produto, sustentabilidade, entre outros.

 

Embalagem de Alimentos Doces

Jasmine Beabá

Vencedor Ouro: Team Créatif

www.team-creatif.com.br

Design: Team Créatif

Brand owner: Jasmine Alimentos

 

Desafios:

Trazer uma nova categoria de consumidores para a marca Jasmine

• Lançar a primeira linha de alimentos orgânicos infantis no Brasil

 

Resultados:

Inovação estrutural na categoria

 

Design estrutural de fácil manuseio e utilização

• Facilidade de produção e acondicionamento em alta escala devido ao fechamento em máquina automática e a filmes de alta performance e maquinabilidade

• Cores e acabamentos que destacam a embalagem no PDV

• Aumento do market share da marca e do produto

 

Embalagem de Alimentos Salgados

Lançamento de Lay’s no Brasil

Vencedor Ouro: Embalagens Flexíveis Diadema

www.efd.com.br

Convertedor: Embalagens Flexíveis Diadema

Brand owner: Pepsico

 

Desafios:

• Trazer para o Brasil a maior marca global da Pepsico: Lay’s

• Nova tecnologia de abertura fácil, substituindo o laser ou fitilho, sem prejudicar a eficiência produtiva

• Exposição no PDV inovadora para a categoria

• Funcionalidade e experiência de consumo: embalagem funcional agregando valor para o momento de consumo

 

Resultados:

Diferenciação na categoria: inovação no sistema de abertura

 

• Funcionalidade – embalagem easy open (rasgo direcionado) sem utilização de pré corte a laser

• Ergonomia – após a abertura a embalagem fica em pé, como um recipiente, facilitando o consumo, sem que o consumidor tenha que segurar o bag

• Usabilidade – possibilidade de contínuos “rasgos” direcionados tornando a embalagem um recipiente que vai se adequando ao volume de produto durante o consumo

• Estrutura de alta barreira mantendo as propriedades organolépticas e de crocância prolongada do produto

 

Embalagem de Bebidas Não Alcoólicas

Iogurte Ninho Fruti

Vencedor Ouro: Nestlé

www.nestle.com.br

Design: FutureBrand

Convertedor: Serac do Brasil / Plastipak  / Bemis / Klabin

Brand owner: Nestlé

 

Desafios:

• Lançar um iogurte voltado ao público infantil em embalagem diferenciada e atrativa

• Tecnologia e performance para soprar preforma de tamanho reduzido

 

Resultados:

Tecnologia de sopro e novo design estrutural que proporcionam  inovação na apresentação e na forma de consumo do produto.

 

• Embalagem totalmente inovadora e exclusiva da Nestlé para o mercado brasileiro de iogurtes

• Alta tecnologia de conversão: o pote, no formato de morango, produzido a partir de preforma injetada extremamente leve – apenas 2,3 gramas – e pequena – considerada entre as menores do mundo – exigiu desenvolvimento de injetora e molde especiais, assim como o equipamento soprador/envasador

• Apelo lúdico e divertido: potes de iogurte em formato de morango acondicionados em rede plástica usada normalmente para frutas frescas, acondicionados em caixa de expedição display para transporte e exposição na gôndola

• Embalagem squeazable e adequada para consumo on-the-go

• Aumentou a participação da Nestlé no mercado de iogurtes na região Nordeste

 

Embalagem de Bebidas Alcoólicas

Cachaça Yaguara

Vencedor Ouro: Owens-Illinois do Brasil

www.o-i.com.br

Convertedor: Owens-Illinois do Brasil / Catuaí Print / Brentacork Austral

Brand owner: Carmosina Comercial

 

Desafios:

• Contribuir para a mudança de percepção da categoria apresentando, por meio de um design arrojado, um produto histórico e moderno, pronto para ganhar destaque nos mais influentes bares de coquetéis do mundo

União do tradicional com o novo por meio do desafiador design do artista de vidro Brian Clarke, criador da embalagem que foi inspirada no Calçadão de Copacabana. Foi a primeira vez que o artista produziu um produto comercial

• Ganhar destaque em relação a outras marcas através do design

• Atender aos anseios de bartenders, conforme pesquisa in-loco por 3 meses em bares e restaurantes

 

Resultados:

• Alta tecnologia em design estrutural que compõe a personalidade gráfica criando embalagem altamente diferenciada

• Desenvolvimento de uma garrafa com design estrutural inovador que trouxe diferenciação ao produto ressaltando a sua qualidade e valorizando a categoria

• Tecnologia e precisão no processo de decoração: o padrão de design curvilíneo e ondulado, feito em alto-relevo, exigiu técnicas criativas de confecção tendo como maior desafio a pintura em escala de ondas azuis e transparentes

 

Embalagem de Cosméticos e Cuidados Pessoais

Lenços de Papel Kleenex Tubo

Vencedor Ouro: CBA B+G

www.cba-bmaisg.com

Design: CBA B+G

Convertedor: Pentapack

Brand owner: Kimberly-Clark Brasil

 

Desafios:

• Criar uma nova arquitetura de marca e portfólio de produtos Kleenex direcionada às mulheres modernas, de vida agitada, com apelo cosmético e funcional, diversificando a oferta e as embalagens, culminando também na criação da embalagem Tubo, inovadora no segmento, que deveria ser atrativa e oferecer benefícios além da embalagem pocket

• Aplicar a identidade de quatro diferentes estampas do artista brasileiro Romero Brito, para a embalagem Tubo

• Promover destaque na gôndola chamando a atenção para a forma da embalagem tubo, numa gôndola onde só haviam pockets

 

Resultados:

Forma aliada à funcionalidade da embalagem quebrando paradigma na categoria de lenços de papel

 

• Inovação na funcionalidade da embalagem para a categoria

• Lançamento de uma linha de lenços interfolhados em uma embalagem tubo com tampa plástica que protege as folhas e que se encaixa, por exemplo, no porta-copos do automóvel facilitando o uso

• Desgin moderno: valorização da marca e destaque para os grafismos

 

Embalagem de Perfumes

Desodorante Colônia Natura Faces

Vencedor Ouro: Natura

www.natura.net

Design: Tátil Design de Ideas

Convertedor: Albéa Group / Box Print

Brand owner: Natura

 

Desafios:

• Criar produto diferenciado dirigido ao público jovem, moderno e antenado

Repacking da embalagem trouxe grande desafio devido ao design orgânico, diferenciado e moderno

• Alta complexidade do design, onde o frasco pode ser apoiado por todos os ângulos, sem caracterizar uma base

 

Resultados:

Desafio à tecnologia: frasco contendo quatro laterais, sem caracterizar uma base

 

• Tecnologia de fabricação para permitir que o frasco não tenha uma única base para que o consumidor brinque com a embalagem apoiando o produto de 4 formas diferentes

• O acabamento à chama exigiu um processo diferenciado devido à instabilidade do frasco causada pela alta produtividade

• A tampa em Surlyn traz maior sofisticação ao conjunto, além do pescante colorido que deixa o produto mais moderno e jovem

 

Embalagem de MPEs (micro e pequenas empresas)

Aromas do Mundo Botica de Banho

Vencedor Ouro: ENTRE Gestão & Design

www.entredesign.com.br

Design: ENTRE Gestão & Design

Convertedor: Impressora Ipiranga  /  Ediprint Indústria Gráfica  / Insight /  Thalls Indústria Metalúrgica  / JJP Plásticos / Cristaleria Raiar da Aurora

Brand owner: Botica de Banho

 

Desafios:

• Lançar uma nova linha de produtos da marca inspirada em uma viagem pelo mundo e naquilo que se carrega de melhor dos lugares visitados       

• Reaproveitamento de estruturas de embalagens (facas) pré-existentes de outros itens do mix de produtos da marca

 

Resultados:

Aumento de percepção de valor do produto por meio da embalagem

 

• Valor agregado e interatividade percebida por lojista e consumidor final quanto à qualidade do produto

• Cartuchos dupla face permitem personalização da embalagem pelo consumidor e tornam a experiência com o produto interativa

• Acabamento especial coldstamp e gravação em tampa de metal

• Uso de flexografia que permitiu uma redução de custo de rótulos por meio do uso de uma cor sobre substrato autoadesivo metalizado

• O aumento da percepção de valor agregado à linha de produtos permitiu maiores margens de lucro

 

Embalagem de Produtos em Geral

Suvinil Massa Corrida

Vencedor Ouro: Brasilata

www.brasilata.com.br

Design: Cornerstone Strategic Branding

Convertedor: CSN / Brasilata

Brand owner: BASF

 

Desafios:

• Em pesquisas realizadas com usuários finais nos PDV’s observou-se reclamações de que o produto ficava retido no anel da lata convencional de massa corrida gerando desperdício de material

• Demanda por uma nova embalagem com a mesma resistência e qualidade, porém que permitisse a utilização total do produto e que propiciasse ao usuário final fácil manuseio

 

Resultados:

Melhor aproveitamento de produto e facilidade de abertura

 

• A lata TOP (Total Opening) é expandida e sem anel

• O novo conceito proporciona redução no consumo de aço, no peso e na emissão de carbono durante o transporte

• A ausência de anel permite que todo o conteúdo da lata seja utilizado e evita o desperdício

• A trava plástica na tampa possibilita a sua abertura total, apenas com o uso das mãos, sem necessidade do auxílio de chave de fenda

• O formato facilita o empilhamento uma vez que a trava plástica se encaixa na parte de baixo da lata

 

Embalagem de Higiene e Limpeza Doméstica

Omo Tira Manchas

Vencedor Ouro: CCL Label

www.ccllabel.com.br

Convertedor: Globalpack / Aptar / Plastek / BrasApla / Clariant

Brand owner: Unilever

 

Desafios:

• Pela primeira vez na história, a marca OMO é levada a uma nova categoria: uma linha com alta performance nos produtos e também nas embalagens

• Em um segmento altamente concorrido, criar uma linha de alvejantes com 9 itens em embalagens diversas dividida em duas famílias: roupas coloridas e brancas

• Considerado o principal lançamento da Unilever na categoria, era necessário que todo o desenvolvimento fosse acompanhado de testes de resistência aos produtos e ao transporte

 

Resultados:

Design estrutural inovador para a categoria como forma de valorização da marca

 

• Design estrutural diferenciado, destacando o produto frente à categoria

• Desenvolvimento conjunto entre a empresa e seus fornecedores resultando na maximização da performance da embalagem e seus componentes

• Os rótulos receberam acabamentos desenvolvidos especialmente para a linha, garantindo sua alta durabilidade em todo o processo produtivo e de consumo, com resistência química e mecânica

• Os frascos da versão líquida, produzidos em HDPE possuem exclusivas tampas dosadoras. Os rótulos das versões líquido foram produzidos em PP branco, com verniz de alta resistência. Toda a linha foi impressa em offset 5 cores.

 

Embalagem de Família de Produtos

Coleção Make B. Barroco Tropical – Maquiagem e Perfumaria

Vencedor Ouro: O Boticário

www.grupoboticario.com.br

Design: Brainbox Design Estratégico

Convertedor: Gráfica Gonçalves

Brand owner: O Boticário

 

Desafios:

• Trazer a brasilidade da moda para uma família de produtos de uma forma única e sofisticada

• Traduzir para todas as embalagens o conceito desenvolvido por Ronaldo Fraga especialmente para essa coleção

 

Resultados:

Sofisticação por meio da embalagem harmonizando o conceito nos diferentes produtos da linha

 

Ressalta-se neste projeto a eficiente harmonização entre os diferentes componentes da linha e sua qualidade de apresentação. 

 

A estampa criada por Ronaldo Fraga trouxe para a maquiagem e a perfumaria a sofisticação do estilo Barroco, resgatando temas românticos e trazendo uma vida em torno do artesanal, como brocados e rendas. Essas tramas foram aplicadas nas embalagens através do hot stamping dourado e do silk e tampo ouro, além do ferramental para compactação das sombras e blush. Os cristais Swarovski dos batons, lápis e fragrância também tiveram alteração de cor para acompanhar a brasilidade proposta para a linha.

 

Embalagem Promocional

Devassa Bem Loura Promocional Tremendão

Vencedor Ouro: Brasil Kirin

www.brasilkirin.com.br

Design: PPI Brasil

Convertedor: Econopac do Brasil

Brand owner: Brasil Kirin

 

Desafios:

Após lançar uma campanha inovadora e irreverente para o consumidor “E você, esta esperando o que para ter a sua primeira vez com uma Devassa”, o desafio da marca era reforçar o convite para o consumidor levando a campanha não apenas para os meios tradicionais (TV e Internet), mas também para o ponto de venda. Por meio dessa premissa nasceu o projeto das latas que tremem com a chamada “Na primeira vez todo mundo Treme".

Para as premissas do projeto, a embalagem deveria ser idêntica às tradicionais, com o mesmo peso e sensação de líquido dentro. Resistentes ao processo de produção, manuseio, temperatura, imersão e seguras. Além da premiação, a própria embalagem deveria ser um brinde.

 

Resultados:

Irreverência e criatividade transformando a embalagem na ferramenta de promoção.

 

Apresentada numa embalagem idêntica à convencional com o produto dentro, foram colocadas no mercado latas que vibram para surpreender o consumidor no momento de sua abertura.

A embalagem conta com um dispositivo interno que ao abrir a lata ela treme (vibra). Cada lata premiada possui uma numeração única e informações sobre o registro da promoção e sua validade que são visíveis após a abertura da lata.

O lançamento da linha temática e a inovação da lata foi um sucesso gerando mídia espontânea para a marca em veículos importantes e contribuindo positivamente para a marca em pesquisa de conhecimento do consumidor, além de ser o grande diferencial da campanha promocional de Devassa.

 

Assista o vídeo em https://www.youtube.com/user/EmbalagemABREBrasil

 

Embalagem de Food Service, Delivery e Take Away

Embalagens Take Away GPA

Vencedor Ouro: GPA

www.gpabr.com

 

Design:  Havas / PA Publicidade

Brand owner: GPA

 

Desafios:

• Criar a linha de embalagens take away do GPA propondo melhorias que ao mesmo tempo em que protegessem o produto conferissem um alinhamento com a comunicação visual das bandeiras do Grupo

• Uma seleção de materiais proporcionou um ganho estético e operacional na montagem das embalagens take awaydas bandeiras do Grupo. Trabalhando em parceria com os fornecedores buscou-se extrair o melhor de cada substrato, sempre em sintonia com o visual merchandising das lojas

• A produtividade foi outra preocupação com soluções inusitadas que facilitavam a montagem dos produtos e a exposição nos balcões apropriados

 

Resultados pelo Design Gráfico:

 

Eficiência para o sistema de take away.

Design diferenciado na categoria

• Sofisticação do produto através da embalagem

• Melhoria na exposição no balcão de vendas

• Redução do tempo de preparação do produto

• Diminuição da quebra de produtos pela resistência oferecida

• Clara diferenciação de posicionamento entre as lojas do GPA

 


Módulo Design Gráfico

Avalia os critérios específicos do design gráfico como aspectos visuais, inovação, linguagem comercial, diferenciação, comunicação, informação, sustentabilidade, entre outros.

 

Design Gráfico de Alimentos Doces

Mu Mu

Vencedor Ouro: Bendito Design

www.benditodesign.com.br

Design: Bendito Design

Convertedor: Celocorte Embalagens

Brand owner: Vonpar Alimentos

 

Desafios:

• Criação de conceito gráfico e desenvolvimento de embalagens para o produto

• Foco na criação de uma comunicação direta com as crianças, sem deixar de valorizar os atributos nutricionais (tão importantes para as mães)

• Exercitar um desprendimento da marca, criando algo que seja especialmente voltado para as crianças

• O apelo nutricional era premissa para a criação

 

Resultados pelo Design Gráfico:

Ganho de imagem e de vínculo com o seu público-alvo

 

• Um design irreverente quebrando os padrões da categoria

• A embalagem ganhou as gôndolas do autosserviço trazendo cor e destaque para o produto. A utilização da marca em uma nova assinatura vertical trouxe modernidade e ludicidade para o projeto

• A Mu-Mu fez um exercício interessante de apropriação do segmento infantil de chocolates, utilizando não uma licença, mas um personagem próprio, criado pela agência, que recebeu uma nova leitura para se adequar a este público

 

Design Gráfico de Alimentos Salgados

Assado e Pronto Lebon

Vencedor Ouro: Bendito Design

www.benditodesign.com.br

Design: Bendito Design

Convertedor: Mega Embalagens

Brand owner: JBS

 

Desafios:

• Criação de naming, conceito gráfico e desenvolvimento de embalagens para o produto, tendo em vista transmitir praticidade e saudabilidade

• Dar uma cara moderna e ao mesmo tempo caseira para cortes de frango temperado congelados

• A embalagem tinha como desafio ser o grande vendedor do novo produto, uma vez que não houve investimento em mídia

 

Resultados pelo Design Gráfico:

Comunicação objetiva e funcional

 

• Atingiu as metas de vendas e foi destaque nos grupos de pesquisa qualitativa realizados no sul do país

• Clientes impressionados com a praticidade e o sabor do produto descreviam a embalagem e seus benefícios

• Foi um case de sucesso na JBS

• O consumidor identifica o produto como algo totalmente inovador. Consegue compreender os destaques na embalagem relativos a cortes de frango e tempo de preparo

• A embalagem se vende por si só e se destaca da categoria de congelados prontos quebrando o paradigma do uso de janelas, muito utilizadas na categoria

 

Design Gráfico de Bebidas Não Alcoólicas

Coca-Cola Light

Vencedor Ouro: Oz Estratégia + Design

www.ozdesign.com.br

Design: Oz Estratégia + Design

Convertedor: Crown

Brand owner: Coca-Cola Brasil

 

Desafios:

• Desenvolver a nova embalagem de Coca-Cola Light, que foi substituída pela Coca Zero em 2007

• Objetivo: resgatar os consumidores que desejam beber um refrigerante diet ou light e que não migraram para Coca-Cola Zero

• O maior desafio era comunicar a volta do produto ao mercado de forma impactante e inovadora. Esse diálogo entre produto e público precisava ser acolhedor e próximo. Ao mesmo tempo não poderia ser uma linguagem feminina, uma vez que o público masculino também precisava ser atingido pela embalagem. O objetivo principal era aproveitar a paixão do consumidor pelo produto para aproximá-los. Coca-Cola Light passa a ser mais uma ferramenta para a retenção de consumidores da Coca-Cola Brasil

 

Resultados pelo Design Gráfico:

 

A embalagem como plataforma para a campanha de comunicação

 

• A solução gráfica encontrada foi trabalhar o amor dos fãs de Coca-Cola Light pelo produto com um conceito que dialoga com os consumidores de ambos os gêneros

• Criação de um ícone que pudesse transcender a embalagem e servisse como elemento de identidade visual a ser utilizado em todos os pontos de contato

• O “coração” (ícone) foi concebido de maneira tão consistente que virou símbolo de toda a campanha de mídia. Os consumidores usaram a embalagem como forma de interação, escrevendo seu nome e o da pessoa amada dentro do coração e postando nas redes sociais, o que gerou grande repercussão e envolvimento do público

 

Design Gráfico de Bebidas Alcoólicas

Antartica 550ml – Nova Identidade Visual

Vencedor Ouro: Narita Design

www.naritadesign.com.br

Design: Narita Design

Convertedor: Crown

Brand owner: Ambev

 

Desafios:

A nova cerveja 550 ml de Antarctica deveria ser percebida pelo consumidor como diferente de sua versão 473 ml. Do ponto de vista estratégico, a marca deveria aumentar a percepção de inovação e modernidade.

 

Resultados pelo Design Gráfico:

 

Como solução, a ideia foi quebrar as barreiras do painel frontal usando um visual marcante que denota senso de força e grandeza de movimento. Antarctica 500 ml se destacou nas gôndolas devido a essa nova estrutura gráfica e ilusão de continuidade, alcançando diretamente o seu consumidor.

 

Design Gráfico de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos

Kriska

Vencedor Ouro: Tátil Design de Ideias

www.tatil.com.br

Design: Tátil Design de Ideias

Convertedor: Box Print / Wheaton / Albéa Group / Incom

Brand owner: Natura

 

Desafios:

• Modernizar a linguagem de Kriska, a sexta marca de perfumes mais valiosa de 2013, mantendo as características mais marcantes para as consumidoras: tampa com personalidade marcante, forma abstrata e extremamente feminina, que remetia a uma flor

• A complexidade da tampa representou um desafio importante no projeto, bem como o esforço para manter os níveis de impacto ambiental do projeto anterior, que para o cliente foi um ponto essencial do projeto

• O grande desafio do design estava em conseguir trazer uma leitura mais contemporânea e sofisticada da feminilidade da marca

• O maior desafio técnico do projeto foi a complexidade do molde da tampa.

 

Resultados pelo Design Gráfico:

Design com sofisticação e apelo emocional que atingem o público-alvo da marca

 

• Sucesso de vendas com superação nos números inicialmente estimados

• Para o consumidor: a marca se revitalizou e voltou a ser um perfume a ser exibido com orgulho

• A aplicação da pintura somente no fundo foi uma inovação para a marca

• A mudança para utilização de uma válvula padronizada representa um ganho de custos e um passo a mais na adoção de um futuro sistema de refilagem

• A tampa foi produzida em Surlyn, material com transparência similar a do vidro

 

Design Gráfico de Produtos em Geral

Biofresh – Alimento Completo Para Cães

Vencedor Ouro: Packart Design

www.packartdesign.com.br

Design: Packart Design

Brand owner: Hercosul Alimentos

 

Desafios:

• Atender a estratégia de posicionamento para a marca Biofresh: rações super premium para cães com alta inclusão de ingredientes frescos e exclusiva tecnologia que permite 100% da conservação do alimento

• Desenvolver design alinhado à categoria super premium comunicando os conceitos de tecnologia e ingredientes frescos

• Aplicar sistema zíper: melhor conservação e acondicionamento do produto

• Atingir excelência gráfica

 

Resultados pelo Design Gráfico:

Consolidação da marca por meio de design eficiente

 

• O design gráfico aliado à tecnologia da embalagem resultou na consolidação da marca Hercosul na categoria de alimentos super premium para pets. O design clean e sofisticado das embalagens conferiu personalidade à linha Biofresh trazendo diferenciação e valor agregado ao produto

• As embalagens possuem barreira física e sistema de soldagem diferenciado que permitem uma maior conservação do produto e melhor exposição em gôndola

• Para comunicar este posicionamento definiu-se como estratégia de design para as embalagens a combinação de recursos e elementos gráficos que traduzissem o conceito de tecnologia (uso do substrato prata, ícones, fontes com formas quadradas), com imagens dos ingredientes naturais presentes

• Nova tecnologia de embalagem: base retangular, sem dobra no fundo e sem cola, permite maior exposição

 

Design Gráfico de Família de Produtos

Linha de Cereais Taeq

Vencedor Ouro: Havas / PA Publicidade

www.havasworldwide.com

 

Design: Havas / PA Publicidade

Brand owner: GPA

 

Desafios:

• Desenvolver embalagens atraentes que fossem alinhadas ao novo conceito gráfico e, sobretudo, fortemente impactantes para se destacar da concorrência amplamente consolidada

• Associar a marca como referência em alimentação saudável e provedora de energia vital

• Mudanças nos elementos gráficos contribuíram para apresentar a marca como facilitadora do alcance dos objetivos pessoais ligados à realização

 

Resultados pelo Design Gráfico:

• A linha de cereais Taeq composta atualmente por 33 itens tem personalidade própria e confere um visual único e moderno

• Ingredientes, appetite appeal e sugestões de consumo dispostos de forma solta, dinâmica e muito mais convidativa, contribuem para destacar texturas e cores próprias destes produtos

• Ícones da marca, as barrinhas possuem em suas embalagens elementos gráficos que garantem a diferenciação e o destaque para as inovações de novos sabores

• Sabores e tipos são diferenciados através de cores nos boxes de benefícios e laterais das embalagens, o que as torna ainda mais inovadoras e funcionais.

 

A linha de cereais Taeq foi o grande carro chefe do crescimento da linha de produtos Taeq (35% em vendas no último trimestre 2013). E deste sucesso de vendas, as barrinhas de cereais mantiveram sua liderança no segmento, com 58% de share no GPA.

 

Design Gráfico – Redesign de Alimentos e Bebidas

Salsaretti: Cozinhar é criar!

Vencedor Ouro: Interbrand Brasil

www.interbrand.com

Design: Interbrand Brasil

Convertedor: Rhoss Print

Brand owner: Bunge

 

Desafios:

• Dar vida ao propósito da marca: despertar a criatividade e o prazer de cozinhar

• Criar uma identidade visual que destacasse a marca nas gôndolas para aumentar sua atratividade juntos aos consumidores

 

Resultados pelo Design Gráfico:

 

O design entregando “o gostinho caseiro”

 

• A linha de molhos de 500g passa agora a se chamar Salsaretti Gourmet

• A tipografia e ilustrações feitas à mão reforçam a ideia de criatividade, trazendo o conceito de arte mais perto da cozinha

• O rótulo impresso em papel mais fosco imita uma lousa de giz

• A nova embalagem trouxe mais relevância para o produto e diferenciação frente aos seus concorrentes reforçando o reposicionamento da marca Salsaretti como premium na categoria de molhos de atomatados

• Redução do rótulo que é aplicado em vidro para que os consumidores enxerguem o conteúdo e tenham na própria embalagem a prova da aquisição de um produto de qualidade

 

Design Gráfico – Redesign de Produtos em Geral

NY. LOOKS – Gel Fixador

Vencedor Ouro: M Design

www.mdesign.art.br

Design: M Design

Convertedor: Formold

Brand owner: Hypermarcas

 

Desafios:

• Desenvolver o desenho da nova identidade, arquitetura da marca, submarcas e redesign de toda a linha de embalagens.

• NyLooks (2ª marca de fixadores/público homens 20/25 anos) queria modernizar a embalagem para conquistar o território da “Personalidade, Impacto e Estilo”, porém a embalagem “garrafinha” e o rótulo eram fortes ícones reconhecidos pelos consumidores. O briefing focou muito mais numa evolução significativa do que um redesenho com o risco de perder a forte identidade.

• Diretrizes: possibilitar o uso do produto até o final, manter padrão cromático e melhorar comunicação dos diferentes graus de fixação.

 

Resultados pelo Design Gráfico:

 

Rejuvenescendo sem perder a identidade

 

• A embalagem está mais prática e contemporânea, mantendo os equities da marca ao mesmo tempo que apresenta linguagem mais moderna

• A tampa mais larga garante estabilidade na posição upsidedown e junto com o ombro mais inclinado, permite o uso do produto até o final

• O design favoreceu a comunicação objetiva dos diferentes graus de fixação

 


Módulo Design Estrutural

Avalia os critérios específicos do design gráfico como aspectos visuais, inovação, linguagem comercial, diferenciação, comunicação, informação, sustentabilidade, entre outros.

 

Design Estrutural – Forma

Nestlé Ninho Fruti – Moranguinho

Vencedor Ouro: Plastipak

www.plastipak.com.br

Design: FutureBrand

Convertedor: Serac do Brasil / Plastipak / Bemis / Klabin

Brand owner: Nestlé

 

Desafios:

• Concepção de uma preforma de 2,3 g para sopro em 2 estágios: injeção e sopro em separado para o mercado de iogurte

• A preforma é a menor em termos de peso e dimensão e constituiu um desafio na concepção do molde de injeção, desde a própria injeção da peça até à retirada do molde. A acomodação da preforma é feita em caixas especiais

 

Resultados pelo Design Estrutural:

• A preforma permitiu um processo muito uniforme e regular

• Maior rigor dimensional do neck, melhor desempenho à queda, embalagem mais leve

• Desafios técnicos para viabilização do projeto: preforma mais leve do mercado até ao momento. Desafiante do ponto de vista da injeção e retirada do molde

• Novos materiais utilizados: PET para o mercado de iogurte

• Ganhos em processos produtivos: neste processo foi possível aumentar o output do produto por ter sido considerado um processo de 2 estágios

 

Design Estrutural – Funcionalidade

Lançamento de Lay’s no Brasil

Vencedor Ouro: Embalagens Flexíveis Diadema

www.efd.com.br

Convertedor: Embalagens Flexíveis Diadema

Brand owner: Pepsico

 

Desafios:

• Trazer para o Brasil a maior marca global da Pepsico: Lay’s

• Nova tecnologia de abertura fácil, substituindo o laser ou fitilho, sem prejudicar a eficiência produtiva

• Exposição no PDV inovadora para a categoria

• Funcionalidade e experiência de consumo: embalagem funcional agregando valor para o momento de consumo

 

Resultados pelo Design Estrutural:

 

Diferenciação na categoria: inovação no sistema de abertura

 


Módulo Tecnologia de Materiais e Conversão

Avalia a inovação/diferenciação tecnológica da embalagem, qualidade das matérias-primas utilizadas, segurança, resistência, qualidade/inovação gráfica, sustentabilidade, entre outros.

 

Tecnologia em Embalagens de Alimentos

Impressão Digital para Embalagens Retangulares

Vencedor Ouro: Emplal

www.emplal.com.br

Convertedor: Emplal

Brand owner: BRF

 

Desafios:

• Obter maior qualidade de impressão de embalagem para o mercado de margarinas, maior destaque no PDV, menor custo e possibilidade de concorrer com as tecnologias de IML (in mould label) e sleeve.

• Essa nova tecnologia imprime fotografias em CMYK, com excelente resultado em cromia. Garante aumento da área de impressão, possibilidade de impressão colorida do fundo do pote e flexibilidade de alteração de arte imediata, sem gravação de novos clichês.

 

Resultados por meio da Tecnologia:

• A tecnologia de impressão digital em embalagens retangulares traz a possibilidade de personalizar, ou seja, facilita a impressão diversificada no mesmo lote, o que permite ações promocionais, ou impressão alfanumérica

• Não há necessidade de gravação de clichê já que a impressão é feita através de um jato de tinta direto no pote (menor impacto ambiental)

• Foram desenvolvidos materiais e insumos como a tinta e o tratamento para ancoragem

• Foi desenvolvido um novo conceito de equipamento que permite diferentes impressões no mesmo lote de produção

 

Esse projeto gerou uma revolução no conceito de impressão, principalmente para o mercado de margarinas. Proporcionou ganho em artes gráficas, devido ao curto pre-press, redução de setup, visto que não existe a gravação de clichês e nem trocas das tintas, já que a impressão é inkjet (jato de tinta).

 

Tecnologia em Embalagens de Bebidas

Green PE Del Valle Reserva Açaí+Banana

Vencedor Ouro: Tetra Pak

www.tetrapak.com

Design: KOMM Design Strategy

Convertedor: Tetra Pak

Brand owner: Coca-Cola Brasil

 

Desafios:

• Utilizar polietileno à base de cana-de-açúcar em embalagens cartonadas para alimentos

• Não repassar aos clientes aumento de custo pela utilização de uma matéria-prima com maior valor agregado

• Garantir a mesma segurança alimentar

• Esclarecer ao consumidor as vantagens da utilização do polietileno à base de cana-de-açúcar e explicar os diferenciais de uma matéria-prima renovável

 

Resultados por meio da Tecnologia:

 

A embalagem do produto Del Valle Reserva Açaí+Banana é formada de papel, alumínio e polietileno. O diferencial desta embalagem cartonada é que o polietileno das camadas protetoras é produzido à partir da cana-de-açúcar. Dessa forma, a embalagem tem até 78% de materiais de fontes renováveis. As matérias-primas renováveis são aquelas que utilizam recursos naturais que se renovam como a cana-de-açúcar.  A utilização desses materiais contribui para a redução em até 22% das emissões de gases de efeito estufa, por meio da absorção de CO2.

A nova embalagem utiliza o polietileno verde e possui as mesmas características do polietileno tradicional, como ser inerte, resistente e reciclável.

 

Tecnologia em Embalagens de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos

Estojo Glamour Secrets Black O Boticário

Vencedor Ouro: Antilhas Embalagens

www.antilhas.com.br

Convertedor: Suzano Papel e Celulose / Antilhas

Brand owner: O Boticário

 

Desafios:

O estojo Glamour Secrets Black teve como maior desafio a aplicação da textura nas embalagens. Para este projeto foi utilizado um acabamento diferenciado “flocado”, feito em formato floral localizado. Raramente este tipo de acabamento é aplicado em embalagens, pois se trata de um processo semi artesanal. Esta opção de acabamento contribui para o aspecto sensorial da embalagem.

 

Resultados por meio da Tecnologia:

 

A estrutura do estojo é composta de luva com acabamento diferencial “flocado”, feito em formato floral localizado, e gaveta, com uma cinta que envolve a embalagem. O sucesso comercial foi alcançado com a venda total do alto volume de embalagens produzidas. A distribuição foi em rede nacional para mais de 4.400 pontos de venda e também pode ser adquirido pelo e-commerce do cliente.

O estojo possui aplicação de hot stamping na cor prata, valorizando o nome da fragrância e o logo do O Boticário. O visual atrai a atenção do consumidor e desperta o interesse pelo toque, motivando o manuseio da embalagem pelos consumidores na hora da compra.

 


Módulo Competitividade Internacional

Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.

 

Competitividade Internacional – Produtos para Exportação

Vencedor Ouro: Embaré Indústrias Alimentícias

www.embare.com.br

Design: Greco Design

Convertedor: Gráfica Verçosa / Banana Bag

Brand owner: Embaré Indústrias Alimentícias

 

O storytelling está presente nas embalagens da linha Embaré Brazilian Delights para exportação, que aliado a uma estrutura  diferenciada que reforça referências étnicas e culturais, fez da embalagem um importante vendedor do produto e de sua brasilidade.

 

Embaré é uma árvore e seu nome, tupi-guarani, significa "barriguda". É uma paineira encontrada na maioria dos 26 estados brasileiros, cuja casca era usada pelos índios para fazer canoas. A origem do nome Embaré que inspirou o estudo resultou na nova linha que estamos lançando "Embaré Brazilian Delights". Com base em algumas das lendas indígenas brasileiras, a linha é apresentada em seis sabores – Açaí, Cupuaçu, Graviola, Manga, Mamão e Pitanga – com storytelling em cada um das embalagens.

Os sabores, cuidadosamente escolhidos, foram um grande destaque frente ao mercado internacional, que ainda conhece pouco dos sabores do nordeste brasileiro, principalmente Graviola, Cupuaçu e Pitanga.

 

O projeto teve um enorme reconhecimento na mídia internacional durante a feira ISM 2014 (Colônia, Alemanha) e na feira Gulfood (Dubai, EAU). De mídias espontâneas, os sabores foram apresentados em 2 telejornais alemães, além de matérias feitas pela Câmara Árabe e outras mídias.

 


Módulo Marketing

Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.

 

Marketing – Estratégia de Comunicação

Encontre sua Coca-Cola Zero

Vencedor Ouro: Coca-Cola Brasil

www.cocacolabrasil.com.br

Design: Ogilvy & Mather

Convertedor: Rexam BCSA / Crown  / Latapack Ball Embalagens / Metalic Brasil

Brand owner: Coca-Cola Brasil

 

O conceito no qual se baseiam as embalagens de Coca-Cola Zero edição Rock in Rio é o de “internet das coisas” (Internet of Things), tendência que conecta objetos comuns do dia a dia à internet.

 

Depois do sucesso das campanhas com nomes e destinos, a marca trouxe música e tecnologia para as suas embalagens: com a campanha “Quanto mais Rock in Rio melhor”, Coca-Cola Zero uniu música e tecnologia para proporcionar aos jovens de todo o Brasil a possibilidade de participarem do Rock in Rio de uma maneira única. Através de inovação tecnológica, uma edição especial de embalagens de Coca-Cola Zero deu acesso às músicas de maior sucesso do festival. As latinhas de Coca-Cola Zero trouxeram um aplicativo inédito, disponível para Android e iOS, com playlists exclusivas contemplando sete estilos musicais diferentes (Metal, MPB, Rock, Pop, Clássicos, Eletrônico e Hip Hop). Todas as playlists tiveram músicas de bandas que já participaram do Rock in Rio. Para ouvir as playlists, bastava baixar o aplicativo Coca-Cola Zero Música, escanear a sound wave das embalagens de Coca-Cola Zero e colocar para tocar no celular ou tablet. Além de ouvir as músicas, também era possível criar playlists personalizadas de acordo com cada estilo musical e compartilhar nas redes sociais.

 

Os resultados foram excepcionais, dentre eles: 1. Coca-Cola foi a marca mais associada ao Rock in Rio; 2. O app mais baixado na App Store : 600k downloads, 3 MM interações; 3. Mais de 1 MM mídia espontânea/PR; 4. Aumento de 5% no volume de lata.

 


Módulo Especial

 

Estudantes

Pouch Para Desodorante Roll-On

Vencedor Ouro: Carolina Rodrigues / Cicero Santos / Daisa da Silva / DeboraTorchio Konichi

Universidade/University: Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica

 

Contextualização:

O projeto do Pouch para Desodorante Roll-On traz um conceito inédito no mercado nacional. Trata se de uma embalagem que utiliza 70% menos material do que as demais no setor de desodorante. Maior aproveitamento e visibilidade na questão do marketing, pois possui uma área maior para explorar a marca e benefícios do próprio produto. 

 

Voto Popular Profissionais

Cachaça Yaguara

Vencedor Ouro: Owens-Illinois do Brasil

www.o-i.com

Convertedor: Owens-Illinois / Catuaí Print  / Brentacork Austral

Brand owner: Carmosina Comercial

 

Desafios:

Contribuir para a mudança de percepção da categoria apresentando, por meio de um design arrojado, um produto histórico e moderno, pronto para ganhar destaque nos mais influentes bares de coquetéis do mundo

União do tradicional com o novo por meio do desafiador design do artista de vidro Brian Clarke, criador da embalagem que foi inspirada no Calçadão de Copacabana. Foi a primeira vez que o artista produziu um produto comercial

• Ganhar destaque em relação a outras marcas através do design

• Atender aos anseios de bartenders, conforme pesquisa in-loco por 3 meses em bares e restaurantes

 

Resultados:

Uma garrafa que encanta o consumidor, trazendo diferenciação ao produto, agregando valor e percepção de qualidade

 

• Desenvolvimento de uma garrafa com design estrutural inovador que trouxe diferenciação ao produto ressaltando a sua qualidade e valorizando a categoria

• Tecnologia e precisão no processo de decoração: o padrão de design curvilíneo e ondulado, feito em alto-relevo, exigiu técnicas criativas de confecção tendo como maior desafio a pintura em escala de ondas azuis e transparentes

 

Voto Popular Consumidores

Linha Conceito – Weber Saint-Gobain

Vencedor Ouro: Weber Saint-Gobain

www.saint-gobain.com

Design: Team Créatif

Convertedor: Dow / Haver & Boecker

Brand owner: Weber Saint-Gobain

 

Desafios:

• Definição de equipamento de envase para produto de baixa densidade e de um fabricante de sacos plásticos selados.

• Aumento da proteção da argamassa contra a umidade evitando a hidratação do produto que causa empedramento e perda de desempenho.

• Embalagem selada, evitando o vazamento do produto e proporcionando maior limpeza na embalagem, estocagem e ponto de venda.

 

Resultados:

 

Embalagem plástica selada inédita no mercado brasileiro. Boa exposição no ponto de venda devido à aparência atrativa da embalagem e à limpeza do produto e do local. Aumento do prazo de validade de 6 meses para 1 ano, mantendo a qualidade desde a fabricação até o uso.

 

Para o consumidor, os benefícios foram:

• Facilidade no transporte devido ao conteúdo de 10 kg e a alça

• Maior proteção do produto contra umidade

• Limpeza (menos sujeira no veículo de transporte e no local de uso)

 

Para o lojista, a limpeza (tanto nas áreas de estocagem como de e exposição do produto), a aparência atrativa no PDV e o aumento do prazo de validade do produto.

 

Empresa do Ano

Vigor Alimentos

www.vigoralimentos.com.br

 

Profissional Homenageado

Lincoln Seragini 

Seragini Design Innovation

 

• Presidente da Seragini Brand Innovation

• Membro da Academia Brasileira de Marketing

• Membro dos conselhos do programa Marca Brasil Premium do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Instituto São Paulo Design, ABEDESIGN e Instituto da Economia Criativa

• Professor de Pós-graduação de Branding, Design Estratégico e Inovação da FGV/SP, FIA/USP, Faculdades Integradas Rio Branco/SP e Instituto Europeu de Design

• Conferencista internacional nas áreas de Branding, Design e Inovação

• Atuou como consultor das Nações Unidas nas áreas de Design e Tecnologia de Embalagem

• Com mais de 40 anos de experiência nas áreas de projetos de Produto, Marca e Embalagem, trabalhou na Colgate-Palmolive, Nestlé, Dixie-Toga, Johnson & Johnson e durante 10 anos foi associado ao grupo norte-americano de comunicação Young&Rubicam por meio da Seragini/Y&R

• Dirige atualmente a Seragini BI que em 2011 comemorou 30 anos de existência, tendo atendido neste período mais de 500 clientes no Brasil e América Latina

• A Seragini BI possui há 16 anos filial em Buenos Aires, representação em Miami e parcerias com a Design Roulet de Paris e Officina Immagine de Bolonha

 

Sustentabilidade

Embalagem Resselável Sadia Soltíssimo

Vencedor Ouro: Bemis Latin America

www.bemis.com

 

Convertedor: Bemis Latin America

Brand owner: BRF

 

Desafios:

O olhar para a sustentabilidade deve abranger toda a cadeia de produção da embalagem e do produto, incluindo as etapas de distribuição, consumo e final de vida. O direcionador para o desenvolvimento da nova embalagem de frios da Sadia estava em proporcionar o consumo total do conteúdo embalado, ou seja, reduzindo o desperdício do alimento em si detectado pela empresa.

Desta forma, o diferencial da embalagem é a tecnologia de refechamento, que aliada à alta barreira, garante maior shelf life e mantém o produto fresco por mais tempo. O frescor do produto se mantém devido à tecnologia aplicada ao filme e ao processo de envase, com alta barreira, fechamento hermético, atmosfera modificada  e possibilidade de refechamento.

Sua reciclagem também é favorecida, já que a embalagem é produzida com filme de base poliéster.

A fabricação da embalagem resselável é realizada nos mesmos equipamentos das embalagens convencionais. Porém, diferente deles, o filme resselável garante a ótima performance de delaminação e refechamento dentro de um range maior de temperatura na linha do cliente, ou seja, reduz resíduos de produção.

 

Resultados:

Devido à tecnologia aplicada, do filme de alta barreira, aliado ao fechamento hermético e atmosfera modificada, o produto tem seu shelf life estendido, além de eliminar o tempo de manuseio do produto nos centros varejistas.

Por ter fundo semi-rígido termoformado, a embalagem se tornou mais segura quanto à perfurações durante o transporte e também no ponto de venda.

A embalagem permite utilizar todo o seu conteúdo, sem que seja necessário transferir o produto para outro recipiente. Ao manter o produto na embalagem original, este se beneficiará da alta barreira presente no filme, que impedirá que ele estrague antes do prazo especificado.

 

Imprensa

Celia Rosemblum

Veículo: Valor Econômico

Caderno – Especial – Negócios Sustentáveis

Data: Sexta-feira e fim de semana, 18, 19 e 20 de outubro de 2013

Matéria: Reciclagem dribla falta de coleta adequada

  

 

 

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