Jurados

Alberto Ander

Sou Designer de Produto formado pelo Mackenzie/SP, com MBA em Gestão de Projetos pelo Instituto Mauá e certificação em diversos cursos extracurriculares na área de design e embalagem.

Profissional com 16 anos de experiência, com passagem em empresas nacionais e multinacionais, de médio e grande porte, em diversas área e/ou ramos como Bunge Alimentos, WHB do Brasil, Gradiente, Itautec-Philco e CCE.

Atualmente trabalho no ramo farmacêutico como Especialista em Inovação de Embalagens e Devices, na Libbs Farmacêutica, meu foco é pesquisar e desenvolver projetos de embalagens inovadoras para o mercado farmacêutico no Brasil.

Alfeu Junior

  • Químico Industrial – PUC-PR - 1989
  • Eng. Químico – UEM-PR - 1994
  • MBA Adm. Empresas – UEM-PR - 1997
  • MBA Logística e Supply Chain Management – FGV-RJ - 2015
  • 20 anos de experiência no Sistema Coca-Cola em diversas áreas da cadeia produtiva, logística, projetos e operações industriais, equipamentos de mercado frio e, nos últimos 3 anos, em projetos relacionados à área de embalagens.
  • Posição atual na Coca-Cola Brasil: Ger. de Comercialização de Embalagens, Tecnologias e Equipamentos de Mercado

Allyson Reis

Designer, especialista em Design estratégico, com 15 anos de experiência em projetos de branding e design. É sócio e diretor de criação da Abracadabra - consultoria que fundou em 2008 - com escritórios em Fortaleza e São Paulo. Sob sua direção criativa a Abracadabra recebeu nos últimos anos os prêmios IDEA Brasil (2014), Lusos (2014 / 2015 / 2016), Red Dot Communication Awards (2014), Prêmio Objeto Brasil (2016) e o iF Design Award (2015 / 2016).​ Tem palestrado sobre temas como criatividade, branding e design thinking. Foi jurado da categoria design do prêmio El Ojo de Iberoamerica (2014), dos Prémios Lusófonos da Criatividade (2016), do Prêmio Bornancini 2016 e do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira (2015 / 2016). É também diretor da Associação Brasileira de Empresas de Design - ABEDESIGN.

Almir Simões

É desenhista industrial graduado pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduado em Design de Interface pela Universidade Carioca.

Começou sua carreira na Engenharia de Embalagens da Gillette do Brasil onde atuou por 7 anos e foi responsável pela implementação e desenvolvimento de várias marcas como Mach3, Oral-B e Duracell. Em 2004 transferiu-se para Natura, onde assumiu diversas posições. Inicialmente como responsável pela Gerência de Desenvolvimento de Embalagens, passando pela Gerência de Sustentabilidade e Inovação e pela Gerência de Design de Experiências. No início de 2014 criou o Núcleo de Design da Natura e é o responsável pelo grupo até hoje.

No início de 2014, com o desafio de criar uma agência interna e garantir a governança do tema design, criou o Núcleo de Design onde atua como responsável até hoje.

Alvaro Azanha

Mestre em Tecnologia de Alimentos & Embalagem  pela UNICAMP, com MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto de Economia da FUNCAMP, Pós Graduação em Engenharia de Embalagem pela School of Packaging - Michigan State University e graduação em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP.

Mais de 28 anos de experiência no segmento de embalagens, produtos e processos de fabricação de bens de consumo, tendo atuado nas empresas ITAL, Sadia e BRF, nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação com atuação global. Tendo sido membro do Conselho Consultivo e Coordenador do Comitê de Usuários de Embalagens da ABRE por seis anos.

Em 2012 recebeu a premiação como Profissional do Ano (ABRE) e em 2010 no International Packaging Award da WPO (Organização Mundial de Embalagem) premiado na China, juntamente com sua equipe,como tendo desenvolvido a embalagem mais inovadora do Mundo naquele ano.

Consultor de Inovação e Tecnologia na empresa “How to Pack”, palestrante em diversos eventos no Brasil, EUA, Europa e Asia além de escritor de artigos técnico-científicos do setor de bens de consumo.

Ana Lúcia Lupinacci

Designer. Professora universitária. Desde 2004, diretora e coordenadora pedagógica do bacharelado em Design da ESPM SP – Escola Superior de Propaganda e Marketing, curso este que liderou a fundação, implantação e formação de equipe.

Graduada em Comunicação e Artes, com especializações em Arte e Educação, História da Arte, Design Têxtil. Mestre e Doutora em Educação pela USP – Universidade de São Paulo, desenvolveu pesquisas sobre Design, Projeto, Educação e Linguagem.

Concebe e desenvolve projetos e parcerias de difusão educativa do Design, exerce curadoria em exposições e organização de conteúdos para palestras, eventos e publicações – técnicas e científicas.

Com mais de 20 anos de atuação, trabalhou em projetos de design nas áreas editorial, têxtil, identidade visual e direção de arte.

Publicou e publica artigos científicos e técnicos na área; participa de painéis, entrevistas e mesas redondas profissionais. Participa de grupos de pesquisa do CNPq.

Membro da Comissão Assessora de Design no MEC/INEP. Membro do Juri ABRE para o prêmio Design há mais de dez anos. Membro do comitê de Design Estratégico da ABRE.

Anna Lúcia Mourad

Química (1987) e Mestre em Físico Química (1993) pelo Instituto de Química da UNICAMP e Especialista em Gestão Ambiental (2001) pela FEM(UNICAMP)/CETESB. Doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos (2008) pela FEM/ UNICAMP. Desde 1995 trabalha no CETEA/ITAL onde atua com pesquisa e assistência tecnológica ao governo e indústrias nas áreas de embalagens celulósicas, transporte e meio ambiente. Especialista em avaliação de desempenho de embalagens de papel, cartão, papelão ondulado e em Análise de Ciclo de Vida de embalagens celulósicas, biodiesel e de produtos agrícolas. Docente e vice coordenadora do programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do ITAL.

Antônio Eduardo Gomes Pereira

Formou-se na 1ª turma do curso de Design Gráfico de Belo Horizonte/MG, pela Universidade FUMEC (Fundação Mineira de Educação e Cultura). Profissional com 15 anos de experiência no mercado, dedica-se à defender a importância do design, atuando diretamente na conceituação de marcas, gestão de identidade visual (branding), com foco em entregas tangíveis como a criação de embalagens que gerem resultados para os negócios.

Fundador da OBAH Design, escritório mineiro especializado em design de embalagens com foco em varejo, está à frente do negócio e responde pela gestão estratégica e direção de arte desde 2007 (10 anos de empresa).

Na OBAH desenvolveu uma metodologia própria que concilia pesquisa constante de hábitos de consumo, categorias do varejo, mudanças no mercado, materiais disponíveis e inovação, com o objetivo de desenvolver projetos inteligentes e lucrativos, em especial para o mercado mineiro. A OBAH, com mais de 10 mil embalagens criadas e forte atuação no segmento de alimentos, atende a clientes de todos os portes também em outras áreas, como cosméticos, produtos de limpeza e voltados à nutrição animal e ao agronegócio.

Em paralelo ao trabalho no mercado, zela pela valorização da área e do profissional designer por meio de palestras em faculdades mineiras, participação em projetos de conclusão de curso (TCC) como avaliador e feiras.

Aparecido Borghi

Profissional com 28 anos de experiência em Pesquisa & Desenvolvimento e Outsourcing atuando em empresas como PHILIPS, UNILEVER, KIMBERLY-CLARK, BERTIN e GRUPO PÃO DE AÇUCAR. Atualmente tem a função de Senior Business Manager no Latin America Resource Center da DAYMON WORLWIDE com foco em prospecção e desenvolvimento de novos fornecedores & estratégias embalagens para Marcas Próprias.

Professor do Núcleo de Estudos e Negócios da Embalagem na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor do MBA de Marketing da Fundace / USP, Professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem da Escola de Engenharia Mauá e Professor do Curso de Pós-Graduação na Sustentare Escola de Negócios de Joinville.

Mestre em Administração pela Universidade IMES, Especialista em Administração Industrial na POLI-USP, em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA e graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC-SP

Beto Almeida

Diretor Geral da Interbrand no Brasil, tem quase 30 anos de experiência em criação e gestão de marcas, combinando estratégias criativas com o desenvolvimento de sistemas identidades únicos e inspiradores que posicionam as empresas para um crescimento significativo.

Tendo liderado diversos cases icônicos em sua carreira, como a criação da Latam Airlines, a primeira empresa genuinamente Latino Americana, ou a fusão do Itaú com o Unibanco, que resultou na marca mais valiosa do país, Beto acredita que o real crescimento se dá quando a empresa coloca a marca no centro do negócio e parte de seu esforço diário é traduzir este pensamento em experiências relevantes, marcantes e cativantes em toda a jornada do consumidor.

Seu trabalho é constantemente reconhecido nos festivais de criatividade mais importantes do mundo como IF Awards, Red Dot, Rebrand, ABRE, Idea, entre outros, Hoje, Beto comanda a Diretoria de Estratégia da ABEDESIGN sendo responsável pelo planejamento estratégico da maior associação de empresas de design da América Latina.

Além de ter artigos e entrevistas publicadas nas mais importantes mídias do país, Beto é um palestrante frequente em faculdades e festivais de criatividade onde procura dividir de maneira simples e inspiradora todo conhecimento adquirido ao longo de sua longa carreira.

Camila Storel

Engenheira de Alimentos com Especialização em Engenharia de Processos com ênfase em Embalagens, ambas pela Escola de Engenharia Mauá. MBA em Gestão de Pessoas pela FIA.

18 anos de experiência em Desenvolvimento de Embalagens, Gestão de Projetos e de Equipes. Carreira desenvolvida em empresas tanto do ramo alimentício – Bunge e Nestlé, como do mercado de cosméticos – Nivea, Natura, Avon e L´Oreal.

Atualmente ocupando a posição de Packaging Director na L´Oreal Brasil.

Camila Tomás

Atua há dezesseis anos em desenvolvimento e coordenadoria de projetos de branding e packaging para médias e grandes empresas.

Brand Designer pela The Lisbon School of Design. Pós graduada em Formação para Escritores pela ESDC. Bacharel em Programação Visual pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Técnica em Comunicação pela ETE. Jurí de prêmios do segmento.

Atualmente é responsável pelo NDG – Núcleo de Design Gráfico da Unidade “SENAI Theobaldo De Nigris” ajudando a desenvolver e posicionar marcas e produtos de micro e pequenas empresas, contribuindo para o desenvolvimento da economia brasileira através do design.

Promove conhecimento e valorização da marca e produtos através de palestras e ministrando disciplinas de branding e design no curso de pós-graduação tecnológica “Gestão de Projetos de Embalagem” da Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica.

Carlos Lopes

Engenheiro Quimico, com pos graduação na USP e MBA na FGV, 25 anos de experiencia na area de Engenharia de Embalagens, com carreira desenvolvida em grandes empresas de bens de consumo como Reckitt Benckiser, Danone, L’Oreal e Johnson&Johnson onde sou responsavel por LATAM e tambem por uma das categorias de produto Global.

Carlos Mangetti

Engenheiro de Materiais especialista em polímeros pela Universidade Federal de São Carlos  com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Atualmente é Gerente de Desenvolvimento de Embalagens na Hypermarcas possuindo 8 anos de experiência nas áreas de Desenvolvimento de Embalagens, Desenvolvimento de Fornecedores, Inovação e Gestão de Projetos em empresas de cosméticos, bens de consumo e farmacêuticas como Hypermarcas e Grupo Boticário.

Claudia Weber

Formada em Desenho Industrial pela UFRJ, MBA com foco no desenvolvimento de executivos e Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor pela ESPM.

Atualmente é Gerente de Operações na Interbrand e professora da ESPM no curso de graduação em Design Gráfico nas disciplinas Projeto de Embalagem e Projeto Lúdico.

Atuou como gestora de design tendo trabalhado como consultora, coordenadora de atendimento ou coordenadora de projetos nas seguintes empresas: FutureBrand BC&H, A10 design, OZ Design, M Design, RioBranco, Hagaplan, Keenwork e Packing entre outras.

Cristiane Oliveira

Formada em Química Industrial pelas Faculdades Oswaldo Cruz e cursou MBA - Administração de Empresas da FEARP - USP.

Possui 29 anos de experiência com passagens pela Symrise, Diageo, Cia.  Müller de Bebidas, Bunge Alimentos sendo os últimos 11 anos na Nestlé Brasil Ltda. Atuou nas áreas de: desenvolvimento de embalagens, controle de qualidade, segurança dos alimentos, desenvolvimento de novos fornecedores e processos de certificação ISO.

Atualmente, exerce a função de Gerente de I&R de Embalagens na Nestlé Brasil Ltda., sendo responsável pelo planejamento estratégico de embalagens, introdução de novas tecnologias, desenvolvimento de novas embalagens e mapeamento de tendências de embalagens.

Cristina Sartoretto

Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de embalagens, é Engenheira de Alimentos formada pela Unicamp, possui MBA em Marketing pela FIA e especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral.

Consultora de embalagens, é professora nos cursos de embalagem da ABRE e possui vasta experiência na indústria, nas áreas de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e Marketing, tendo atuado em diversas empresas como Bunge, Nestlé, J. Macêdo, Bestfoods, Bemis e Avery Dennison.

Denise Dantas

Professora do Curso de Design da FAU USP, nas disciplinas Design de Embalagem e Projeto de produto.  Também foi professora de Design de Embalagem no Centro Universitário Senac SP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, especialização em Industrial Design pela Scuola Politecnica di Design di Milano. Concluiu o mestrado e o Doutorado na Universidade de São Paulo, sempre com pesquisas no campo do design de embalagens e design centrado no usuário.  Tem experiência na área de Design de produtos, atuando como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: design centrado no usuário, design inclusivo, design de embalagem, design de brinquedos e materiais para o design.

Edson Futino

Engenheiro Mecânico formado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) ‘Julio de Mesquita Filho’ – Campus Guaratinguetá, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV Jundiaí.

É o Gerente de Desenvolvimento de Embalagens na marca L’Occitane au Brésil desde sua inauguração em Maio de 2013, com atuação nas áreas de inovação, prospecção, desenvolvimento e supply chain.

Tem 8 anos de experiência no ramo cosméticos, tendo iniciado a carreira neste setor de embalagens na Rexam na área de desenvolvimento e gestão de projetos.

Elcio de Souza

Elcio de Sousa, Técnico em Artes Gráficas, Licenciado e Bacharel em Química pela Universidade de Guarulhos, Pós-Graduado em Gestão da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especializado em Produção Gráfica pelo Training Centre for Graphic Arts em Chemnitz – Alemanha e mestrando em Engenharia Mecânica - materiais e processos de fabricação na Unicamp. Diretor da Escola SENAI Barueri e do SENAI Theobaldo De Nigris - Mooca, professor e consultor em diversas empresas nas áreas de flexografia e rotogravura, professor no curso de Pós-graduação em Engenharia de Embalagens do Instituto Mauá de Tecnologia e atuou em empresas como Editora Abril e Van Leer Embalagens Industriais.

Elisabete Saron

Bióloga pela Faculdade Padre Anchieta, Mestre em Tecnologia de Alimentos pela FEA/UNICAMP e doutora em Química pelo IQ/UNICAMP. Pesquisadora Científica nível VI do CETEA atuando na área de embalagens metálicas desde 1994, desenvolvendo atividades de aprovação de embalagens para contato com alimentos, estudos de interação embalagem/alimentos, diagnósticos de problemas e ferramentas analíticas como espectrometria de emissão atômica e microscopia eletrônica de varredura.

Eloisa Garcia

Engenheira de Alimentos e Mestre em Tecnologia de Alimentos na área de concentração de Embalagem, pela Faculdade de Engenharia de Alimentos – FEA / UNICAMP. Diretora Substituta do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL e Gerente Técnico dos Grupos de Embalagens Plásticas e de Meio Ambiente do Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA/ITAL. Coordena as linhas de pesquisa “Desenvolvimento de Produto com Menor Impacto Ambiental” e “Estudos de Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos e Embalagens”, tendo como princípio sua aplicação como ferramentas de gestão para melhoria ambiental contínua de produtos e processos.

Fred Perman

Designer, formado em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco.

Tem mais de 25 anos de experiência profissional, atuando no gerenciamento e gestão de projetos de embalagens para empresas de diversos setores industriais, tais como, bebidas, alimentos, higiene pessoal, cosméticos, produtos químicos etc. Desde 1989 é sócio diretor da HERBERT PERMAN DESIGN, agência de design total sediada em Recife e com atuação em vários estados da região nordeste.

Giovani Rissi

Após finalização de um curso a nível médio, iniciou sua carreira na indústria aos 17 anos como Técnico em Alimentos (Videira-SC).

Formou-se em Engenharia Química pela UFSC (Florianópolis-SC), tendo completado um ano da graduação na TUHH - Universidade Técnica de Hamburg-Harburg (Hamburgo-Alemanha). No mesmo período realizou estágio na matriz da BASF (Ludwigshafen-Alemanha). 

Especialista em Tecnologia da Carne pelo ITAL (Campinas, SP), também concluiu pós-graduação em “Packaging Technology” pela Brunel University (Londres- Inglaterra) e mestrado em “Packaging” pela MSU - Michigan State University (East Lansing- EUA).
Apresentou por duas vezes pesquisas científicas sobre embalagens na conferência mundial da IAPRIInternational Association of Packaging Research Institutes, sendo que durante o evento em 2008 (Bangkok – Tailândia) foi o único profissional a representar o Brasil.

Trabalhou por 15 anos na BRF onde foi gerente executivo de P&D Embalagens, criando o conceito de carnes in natura com embalagem “assa fácil”. Concebeu e implementou uma nova área de P&D Internacional e Contas Globais para aumento da assertividade e redução do ciclo de desenvolvimento de produtos e embalagens, sendo responsável por uma equipe multicultural (5 nacionalidades) e multi-alocada (7 países), cuja função era atender as particularidades de cada continente e grandes contas de clientes (McDonald’s, Subway, YUM!, Burger King, etc).

Atualmente mora no norte da Itália, atuando como empreendedor e consultor focado nas áreas de embalagens e inovação, auxiliando empresas do Brasil, EUA, Itália, Alemanha e Japão a expandirem seus negócios.

Gustavo Chelles

Engenheiro e designer industrial graduado pela UFRJ, pós graduado em gestão pela EASP-FGV, é responsável pela divisão de inovação e engenharia de produto da Chelles & Hayashi design, a qual trabalha para o fortalecimento de marcas em diversos segmentos, como cosméticos, alimentícios e produtos de consumo.

Laércio Romeiro

Pesquisador Sênior  do Grupo de Prevenção Poluição da POLI em projetos de ACV em parceria com a PETROBRAS. Consultor Sênior em projetos de sustentabilidade corporativa na área de rotulagem ambiental, estudos de ciclo de vida e indicadores de sustentabilidade com enfase ambiental. 15 anos de experiência em tecnologia de processo de polímeros, coatings, qualidade industrial, desenvolvimento de fornecedores na indústria automobilística, química e em centro de pesquisa. 4 Anos como Lead Auditor IS0 9000 e IS0 14001 Auditor Ambiental pelo IEMAS como Auditor Especialista de 1a, 2a e 3a parte em Certificadoras e Consultoria. Engenheiro Bolsista da Fundação KRUPP na Alemanha em empresas de autopeças, de tintas e instituto de pesquisas (DIK de Hannover, Hünber Gummi de Kassel). Professor convidado do curso Pós Graduação de Tecnologia e Produção de Embalagens do SENAI/SP e Professor Membro do PECE – Programa de Educação Continuada da POLI na área ambiental; Graduado em Química Industrial, Mestre em Engenharia de Materiais na área de Polímeros pela UFSCAR. Membro da diretoria de ABCV – Associação Brasileiro de Ciclo de Vida.

Leda Coltro

Doutora e Mestre em Físico Química, com especialização na área de polímeros e Bacharel em Química pelo Instituto de Química da UNICAMP. Pesquisadora do Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA, do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL desde 1994, com atuação em linhas de pesquisa envolvendo identificação, quantificação e migração de aditivos em embalagens e materiais plásticos e estudos de Avaliação do Ciclo de Vida - ACV de embalagens, energia, transporte e produtos.

Letícia Castro

Letícia Castro é Diretora Executiva do Centro Brasil Design, onde desempenha atividades relacionadas à promoção do design no Brasil, sendo responsável pela coordenação de iniciativas como a Bienal Brasileira de Design 2010, o Diagnóstico do Design Brasileiro e o Design Export. Participa de júris e conselhos de design, entre eles do IF Student Design Award, prêmios Clap e do Conselho Temático de Política Industrial, Inovação e Design da FIEP. Graduada em Design de Produto pela PUC-PR e Mestre em Organizações e Desenvolvimento pela FAE, atua há dezesseis anos nas áreas de gestão do design, design estratégico, design thinking e políticas públicas, tendo sido convidada para dar palestras sobre esses temas no Brasil e no exterior.

Ludger Tamaoki

Designer graduado pela PUCPR e sócio-fundador da Brainbox Design Estratégico, onde atua como Diretor de Inovação e Embalagem. 

Nos últimos 10 anos criou projetos para importantes marcas como Tyson Foods do Brasil, O Boticário, Docol, Limagrain Guerra do Brasil, Herbarium e Frimesa. Tem trabalhos reconhecidos por premiações internacionais e nacionais, como iF Communication Design Award, IDEA/Brasil, EmbalagemMarca – Grandes Cases de Embalagem, Prêmio ABRE da embalagem Brasileira e foi vencedor nacional do inédito Prêmio Veuve Clicquot Re-creation – Edição Mailbox, quando participou, na França, como finalista da etapa internacional.

Karen Cesar

  • Mulher, Mãe, Equilibrista
  • Mestrado Executivo Global em Liderança Criativa na Berlin School of Creative Leadership - Steinbeis University - Alemanha ( Módulos em Berlim, Tóquio, Xangai, Los Angeles e Nova Iorque ) 2010 - 2012
  • Bolsa de estudos concedida pela Luezer's Archive Magazine
  • Tema da tese de mestrado: A quebra das barreiras das mulheres na liderança e o crescimento das marcas
  • Bolsas de Estudos para a School of Visual Arts, Especialização em Design Gráfico e Propaganda - NY 1996
  • Diretora de Relações Institucionais ABEDESIGN - Associação Brasileira de Empresas de Design
  • Professora Responsável pelo Módulo de Design Thinking - Escola de Comunicação Digital e Design - INFNET - 2017
  • Professora de Pós-Graduação em Webdesign na PUC - Pontificia Universidade Católica - RJ, Brasil, desde 2007
  • Professora de Graduação em Design e Publicidade - Centro Universitário da Cidade - RJ, Brasil, 1997 - 2014
  • Coordenou com outros 5 professores o IAV - Instituto de Artes Visuais desde 2002 - 2012
  • Fundou a RedBandana, agência de branding e design estratégico em 1997, em seu quarto no Rio de Janeiro, quando tinha 22 anos e lidera desde então como diretora geral e de criação.Clientes mais relevantes: L'Oréal Paris - cliente desde 2000 ( La Roche Posay, Lancôme, Biotherm, Helena Rubinstein, Kérastase, Kiehl, Elseve, Dermo, Casting, Garnier, Maybelline ), Sofitel, Diageo, Pernod Ricard, Ellus, Kenneth Cole, La Prairie, Merck, Log-In Logística Intermodal, Supermercado Zona Sul, Instituto Beleza Natural, Instituto Rio Moda, Pupila Material Ótico, Essilor Brasil, OSX, Kenner, Unisuam entre outros
  • Apoiador do Instituto Rio Moda e ABPModa - Membro da ABEDESIGN, ADG, APEX-BRASIL
  • Curadora da Semana Design Rio - O Globo ( O Globo - Semana do Design Rio ) edições 2016 e 2017
  • Manifesto co-criado do projeto circular com o Forum For The Future and Exchange 4 Change, para influenciar o redesign do projeto e estimular a mudança à economia circular

Mara Dantas

Química Industrial com mestrado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP. É pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo desde 1985, tendo trabalhado anteriormente em uma grande empresa privada de embalagens flexíveis. Atua no Laboratório de Embalagens e Acondicionamento e, anteriormente, no Laboratório de Materiais Plásticos do IPT. Foi professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, no curso de Design de Embalagens. Coordenou e participa de Comissões de Estudos para elaboração de normas ABNT. Faz parte do corpo de especialistas do INMETRO para auditoria no escopo embalagem. Atualmente desenvolve pesquisas nos temas de desempenho no ambiente de distribuição para diversos setores industriais (cosmético, médico, eletrônico, químico, higiene pessoal e outros), degradação e impacto ambiental de embalagens.

Marcio Milton de Souza

Bacharelado em Engenharia Producao Mecanica com Especializacao em Gerenciamento de Projetos pela FIA-USP e MBA em Business Administration pela FAE-Curitiba.

Experiencia de 16 anos em Tecnologias de Embalagens, desde projetos de Desenvolvimento para Industria de Embalagens de Plasticos Rigidos e Pumps e Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e Inovacao para Industria de Cosméticos.

Marco Périco

Consultor de Embalagem com mais de 25 anos de experiência no seguimento farmacêutico, veterinário, cosmético e alimentício. MBA em Gestão de Projeto pela Anhanguera, Pós-graduado em Adm. de Empresas pela FAAP, Pós-graduado em Embalagem pela Mauá e Graduado em Desenho Industrial pela Faculdade Belas Artes de SP. 

  • Consultor de Embalagem (ANFARLOG / Theraskin / Prodesign / Mead Johnson / Pepsico / Mabel / Vedacit)
  • Grupo Boticário
  • Ibratec Artes Gráficas Ltda.
  • Boehringer Ingelheim do Brasil.
  • Cimed Ind. de Medicamentos Ltda.
  • Bayer HealtCare.
  • Eli Lilly do Brasil Ltda.
  • Elanco Animal Health.

Marcos Iorio

Engenheiro químico pela UFPR e pós-graduado em Tecnologias Ambientais pela USP. Tendo atuado por 14 anos na indústria de Papel e Celulose, há 7 anos atua na indústria de rótulos autoadesivos para a industria de embalagem como Gerente de Marketing na Avery Dennison e líder de Sustentabilidade para a América Latina. Ativo participante do Comitê de Sustentabilidade e atual coordenador do Comitê de Inovação e Design da ABRE.

Margot Takeda

Diretora criativa e sócia-fundadora da A10 Ideias que Transformam, empresa membra da GLBA: Global Local Branding Alliance com parceiros em Nova Yorque, Berlim, Moscow, Shangai, Istambul e África do Sul e tem no seu portfólio, marcas globais e nacionais, como MDias, Itambé, Ebba- Britivic, Melitta, O Boticário, etc.

Apaixonada por design, fez especialização em design no Japão e iniciou sua carreira em propaganda na DPZ. Já como diretora de arte e design, foi para DM9. Há 20 anos, decidiu levar sua paixão a um nível mais alto criando a A10 Ideias que Transformam, consultoria de estratégia de marca e design focada na transformação de marcas e produtos de empresas nacionais e multinacionais, a qual foi premiada nos principais festivais de criação brasileiros e internacionais.

Margot Doi Takeda foi convidada como jurada da categoria design em vários prêmios nacionais e internacionais como o Cannes Lions Awards, FIAP, Clube de Criação de São Paulo, Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG, Festival Brasileiro de Promoção, Design e Embalagem e também presidente do júri de design LIA Awards Festival.

Foi coordenadora e professora do curso de design gráfico da Miami Ad School/ESPM e conselheira da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE). É associada da ABRE e da Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN).

Margot acredita que o design tem o poder de transformar as pessoas, as marcas, as empresas e o mundo.

Maria Helena Resnitzk

Consultora e professora, com mais de 35 anos de experiência em Embalagens, em áreas de Inovação e Pesquisa & Desenvolvimento, tendo trabalhado em grandes empresas como Klabin, a Bunge Alimentos, Unilever e Du Pont do Brasil. Sólida experiência em projetos de desenvolvimento de novos sistemas de embalagem e acondicionamento, melhoria de materiais e redução de custos. Professora em cursos de graduação e pós-graduação.

Mario Narita

Possui MBA pela Berlin School em Creative Leadership, formado em Propaganda e Publicidade na ECA/USP, recebeu uma bolsa de estudos no Japão pela Japan Package Design Association e trabalhou em grandes agências como: Norton, Alcântara Machado Periscinoto, Proeme, DPZ, SAO e MPM. No início de 1998, abriu a sua própria agência de Design e Estratégia tendo como clientes Ambev, Mondelez, Pepsico, BRF, Kimberly Clark, Bauducoo entre outros. À frente da Narita, já foram desenvolvidos projetos para o Brasil, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Argentina e Venezuela, assim como projetos que foram estendidos a mais de 90 países ao redor do mundo. Além disso, lançou uma nova metodologia de investigação, chamada Processo Límbico, no qual o ser humano e suas emoções são o centro no desenvolvimento dos projetos. O método já foi utilizado por companhias como Flora, Ambev, BIC, Sanofi, Grupo Boticário, e mais recentemente pela AB InBev de Nova Iorque.

Mirelle Soares

Engenheira de Alimentos, pós graduada em Engenharia de Embalagens pela Mauá e Michigan State University. Trabalhando com o Sistema Embalagem a mais de 13 anos em diferentes segmentos de mercado, tais como: farmacêutico, alimentício, cosmético, limpeza e bebidas dentre outros. Desenvolvendo projetos e processos nas áreas técnica e comercial. Também ministrante de cursos, palestras e workshops sobre Tecnologia de Embalagens e assuntos correlatos.

Olinda Miranda

Olinda Miranda – Atualmente é  Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Empax Embalagens,  Consultora nas áreas Técnica, Comercial e de Gestão e Professora de Cursos de Especialização e Pós-Graduação do SENAI. Tem 32 anos de experiência no seguimento de embalagens flexíveis, tendo iniciado sua carreira na área de Desenvolvimento de Produtos das empresas Toga (atual Bemis), Koppol Filmes (atual Vitopel) e Alcan.  Foi Gerente Comercial  e de Suprimentos da Alcan Packaging Mauá  por seis anos e em seguida assumiu a Gerência Técnica e de Garantia de Qualidade da operações de Mauá e Diadema. Atuou também como Diretora Técnica na Inapel embalagens.

É Engenheira Química pela Faculdade de Engenharia Industrial e Pós graduada em Marketing e Comunicação, além de MBA pela Alcan Inc e diversos cursos de especialização nas áreas técnica, liderança corporativa, gestão de pessoas, financeira e comércio exterior.

Paulo Oliva

Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1974, com especialização em 1983 em Design Gráfico e de Produto, com atuação profissional e docente ao longo dos últimos 40 anos.

Em São Paulo, entre os anos de 1974 a 1980, como Consultor e Designer, atuou em várias empresas e indústrias de expressão no centro-sul como a PROMON, PRODESP, SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, FUNDAÇÃO SEADE, BRASTEMP, CONTIBRASIL, ITAUTEC, LACOSTE, entre outras.

Professor da Universidade Mackenzie na Cadeira de Planejamento de Produto para o curso de Design em Nível Superior de 1981 até 1984;

Diretor da OLIVA Design (www.olivadesign.com.br), desde 1980, com projetos de Gestão de Marca, Embalagens, Sinalização para clientes como o MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL, CHESF - COMPANHIA HIDRO ELÉTRICA DO SÃO FRANCISCO, VITARELLA, TAMBAÚ, LEBOM, PROCENGE, PAN CRISTAL, FRANGOIANO, SOCÔCO, entre outros.

Em 2014, como consultor à ARCO SINALIZAÇÃO, desenvolvedor de Placas Especiais para Sistemas de Comunicação para Acessibilidade e Coordenador da implantação da Sinalização Ambiental no Projetos de Acessibilidade da ARENA CORINTHIAS em Itaquera.

Entre 2011/2014 foi Diretor Regional do Capítulo Pernambucano da ABEDESIGN – Associação Brasileira das Empresas de Design.

Paulo Villas

Formação: Engenheiro mecânico  pela UFRJ (1989) com MBA em Business Management pela FGV (2010).

Cargo atual: Diretor de Operações Técnicas Brasil, responsável pelas operações de Envase e Distribuição dos Fabricantes de Coca-Cola em todo território brasileiro compreendendo 45 fabricas.

Historico: Há 12 anos trabalhando na Coca-Cola Brasil tendo atuado liderando a área de Embalagens por 10 anos quando participou de diversos lançamentos e inovações.

Anteriormente trabalhou 20 anos na indústria de Sopro/Injeção nas empresas Logoplaste e Poligran como Ger Técnico.

Peterson Sironi

Formado em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie e em Design Gráfico pela Escola Panamericana de Artes.

Diretor de criação, integrante da Pande desde 2005, está à frente da equipe de criação da agência em projetos de construção de marcas.

Principais clientes atendidos: Nestlé, Colgate, Hypermarcas, Alicorp (Perú), Wickbold, Chevrolet, Ypê, Native, Votorantim, Mars, Bacardi, Masisa, Abre e Danone.

Raquel Borsato

Engenheira de Materiais com especialização em polímeros pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Há mais de 13 anos coordenando projetos de desenvolvimento de embalagens para o Brasil e América Latina, com experiência em diversos tipos de embalagens e segmentos como alimentos, pet food, home care, personal care e descartáveis, atuando em empresas como Nestlé, Nestlé Purina, Unilever, Hypermarcas e Danone.

Atualmente ocupando a posição de Gerente de Desenvolvimento de embalagens na Danone.

Renata Friguglietti Futino

Profissional voltada para área de embalagem com experiência há 12 anos no ramo.

Pôs e graduada em Engenharia de Alimentos e Embalagem pela faculdade Instituto Mauá de Tecnologia .

Especialista em embalagens flexíveis , desenvolvendo embalagens para produtos alimentícios, principalmente na categoria de frigoríficos, atuando em otimizações, e implantações de novas tecnologias.

Atua no ramo 9 anos na Sadia e 3 anos na Seara.

Inglês avançado e diversos cursos na área

Rodrigo Costabeber

Designer gráfico ‘aficionado’ pelo varejo e comportamento do consumidor, acredita que o design estratégico é o caminho para aproximar as marcas das pessoas. Graduado pela UFSM-RS, técnico em Produção Gráfica pelo Instituto Dom Calabria de Verona-Itália e MBA em Comunicação com o Mercado pela ESPM-SP, foi convidado a palestrar em diversas instituições de ensino e empresas além de participar como jurado em prêmios de design.

Com mais de 15 anos de carreira, o Head Designer da WOM Estúdio de Idéias atuou no mercado brasileiro e também em outros países da América Latina e Europa, desenvolvendo projetos de branding, packaging e merchandising para grandes marcas como Unilever, Pepsico, Nestlé, Cargill Foods, Bauducco, Mondelez, Mdias Branco, Unimed, Hypermarcas, Miolo, Danone e kimberly-Clark, Merck do Brasil, Moët Hennessy, L’Occitane, entre outras. Alguns deles com reconhecimento em prêmios como LIA Awards, , Popai, Grandes Cases de Embalagem, Brasil Design Awards e Premio ABRE.

Rodrigo Faustino

Designer por formação e vocação, de essência brasileira, criativo, engajado e experimentado em inovação pelo design.

Envolvido pela arte e o design clássico, made in Italy, escolheu a Politecnica di Milano para o design clássico, “made in italy”.

Daí o caminho para encontrar seu próprio estilo em projetos de design para segmentos como: moda, produtos de consumo com lifestyle contemporâneos, sempre em conceito global.

Teve chance de compartilhar ideias e conviver com grandes nomes do design internacional que foram mentores e inspiração como Wally Olins, Claude Salzberger, Eugene Bay.

Sempre mantendo viva a conexão de pensamentos em diferentes partes do mundo para descobrir “como desenhar marcas do futuro e manter a inovação no processo de desenvolvimento dos negócios sempre?

Trabalhou sempre para pessoas, marcas e empresas, sempre nesta ordem, explorando o universo do design alinhado sempre a inovação dos negócios.

Já criou marcas como Passaredo Linhas Aéreas, Medicar entre outras, e constantemente é chamado para consultorias no mercado fashion, segue sua carreira como fundador da Commgroup Branding desde ’04.

Hoje com 39 anos, é diretor de Negócios na Abedesign, Diretor de Marca e Propósito na EBCF e Amazonian Alliance e ainda lidera a Commgroup Branding ajudando marcas a se destacarem no mercado através de atitudes inovadoras e do design.

Rodrigo Wielecosseles

Engenheiro Químico de formação pela Universidade Federal de Santa Catarina e administrador com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Palestrante, engenheiro de negócios, de embalagens e desenvolvimento de produtos por ofício. Experiência em diferentes áreas da indústria de transformação como Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens e de Produtos, Qualidade e Produção.

Já atuou como engenheiro de desenvolvimento nas Empresas que após a fusão formaram a BRF, Perdigão e Sadia. Foi Engenheiro de Pesquisa na Petrobras e Gerente de Desenvolvimento de Embalagens na Danone Brazil e Grupo Boticário. Gerente de Desenvolvimento de Produtos no Grupo Boticário por três anos e hoje Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos de Cuidados Pessoais e Acessórios no Grupo Boticario.

Ronald Nossig

  • Graduação em Administração de Empresas;
  • Consultor de empresas com foco em treinamentos internacionais e viagens de negócios;
  • Possui experiência profissional no Grupo Accor e na Frigorflat, sendo responsável por novos negócios junto à rede de franquias Sapataria do Futuro, Costura do Futuro e Lavanderia do Futuro.
  • Ex-Diretor Comercial da Alshop (associações e programas internacionais);
  • Ex-Diretor de Projetos Internacionais da Felisoni Consultores;
  • Ex-Diretor Executivo do IBEVAR- Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo;
  • Membro do Conselho Deliberativo da SBVC;
  • Atualmente Vice-Presidente de Parcerias e Novos Negócios da SBVC.
  • Sócio da BTR Consultoria ;
  • Sócio OASIS LAB Inovation Space.

Sueli Borghi

Mais de 30 anos de experiência no ramo de embalagens, desde a produção da materia prima (papel cartão),  e  grandes convertedores de rotogravura e offset, corte e vinco,  e também no end user, industria alimenticia, trabalhando com embalagens nas categorias de bebidas em pó, chocolates, sobremesas e queijos.

Oportunidade de short term assignement na Inglaterra, na categoria de café, assim como suporte a projetos  cross category, de inovação, produtividades.

  • 10 anos de experiencia na Cia Suzano de Papel e Celulose,  (desenvolvimento de produtos (papel xerox, cartão e papel couché)
  • 7  anos no grupo  Bemis – semi-rigido- TOGA, Impressora Paranaense (Rotogravura e off set)
  • 14 anos, Desde  2003 na Kraft Foods, atual Mondelez International, supportando a categoria de Bebidas em pó.
    Em 2004, liderei os projetos de páscoa – Chocolates;
  • Em 2005, completei um short-term assignment na Inglaterra -  Banbury, suportanto a categoria de café -Packaging R&D group
  • De 2006 a 2008, Liderei as categorias regionais Brasil e Cone Sul – Bebidas , sobremesas e queijos
  • De 2009 a 2013, participei de projetos cross Category, suportando projetos de inovação , produtividade e Intelectual Properties
  • De 2013 a 2015 no Centro de Excelencia de Bebidas em pó, foco em embalagens
  • Desde 2016 I Bebidas em pó  Global - embalagens

Tadeu Matsumoto

Iniciou sua carreira na DPZ em 1978, com passagem pela CVS Comunicações, SAO Design e Univers Design.

Desde 1991, iniciou as atividades da M Design, desenvolvimento projetos para clientes e marcas como Vigor (Grego), Marilan (Pit Stop), Boehringer (Buscopan), Sanofi (Dermacyd / Dorflex / Naturetti), Johnson & Johnson (Sempre Livre / Johnson’s / Sundown), Nestlé (Mentex / Mega / La Frutta), Laboratórios Aché (Biofenac / Decongex / Sorine), J. Macêdo (Sol / Dona Benta / Petibon), entre outras.

Thiago Belas

Formado em Design Gráfico pela Miami Ad School ESPM, com 12 anos de atuação em design e branding para marcas de consumo.

Trabalhou anteriormente nos escritórios a10 design, Futurebrand BC&H, B+G designers, Kong Rex, Grupo Pão de Açúcar, Zaic Branding, Tátil design e agora, desde março de 2016, atua como Diretor de Criação na Pande Design Solutions.

Já desenvolveu projetos para empresas como: Nestlé, Unilever, Danone, Avon, Ferrero, Natura, Embraer, DrogaRaia, Hypermarcas, Sadia, M.Dias Branco, Grupo Pão de Açúcar, Whirlpool, Grupo St Marché, Catupiry, Dicate, Mars, 3 Corações e vários outros.

Titha Kraemer

Atualmente é sócia-diretora da Bendito Design, formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS em 1990, iniciou como designer gráfico na Norton Publicidade tornando-se diretora de criação das empresas Comdesign - Competence, Trio Design e MA Frank Mayer. Ministrou aulas de Projeto de Embalagem na Faculdade de Desenho Industrial da Ulbra, Centro de Design do Ceará - Instituto Dragão do Mar e UNISUL- SC. Esteve também em Madrid-Espanha, na Vierka Packaging Y Diseño Corporativo e participou como palestrante no CODIEM 2000 - Congreso Diseño Industrial Empresa na Cidade de Toluca - México. Já foi eleita Designer do Ano, Empresária de Marketing Promocional do Ano e teve também a Bendito Design eleita nove vezes como Empresa de Design do Ano. Em 2012 esteve em Munique, na Alemanha, recebendo o prêmio IF Packaging Design Award em nome da Bendito pelo projeto de embalagens da Mu-Mu. Em 2013, foi palestrante do Brand Lov Day em Maceió e em 2014 e 2015 ministrou aulas no Curso de Especialização em Design de Embalagem na Escola Politécnica da Unisinos de Porto Alegre.

Atualmente a Bendito é agência oficial de design da Danone no Brasil e atende marcas como Grendene, Olympikus, Bimbo do Brasil, Bunge, Unilever e Kellogg's. Em 2016, foi eleita Empresária de Design do Ano pelo Colunistas Rio Grande do Sul.

Vitor Nascimento Souza

Formação:
Técnico em Polímeros formado pelo SENAI Mario Amato e Engenheiro Químico pela faculdade Oswaldo Cruz – SP;

Experiência Profissional:
Atua no setor de desenvolvimento de embalagens há 15 anos sendo 10 anos pela Sadia/BRF e 5 anos pela Seara Alimentos. Profissional com perfil generalista consegue atuar com diferentes materiais de embalagens e diferentes tipos de projetos (Inovação, redução de custo, otimização de frete e sustentabilidade).