Data de lançamento: 01/03/2022
Vencedor: Camargo Embalagens (www.camargociaembalagens.com.br)
Brand owner: Dengo Chocolates
Convertedor: Camargo Embalagens
País: Brasil
A Dengo se preocupa em criar embalagens lindas que contam histórias. O produto é para crianças e tem um design moderno e lúdico que atrai a atenção dos consumidores. A parte estrutural está a maior mudança. Além de sair do formato antigo do cartucho indo para o flexível, o novo material é feito de papel especial chamado de ´Cocoa Paper´. É feito com a casca da semente do cacau onde além de sustentável, tem ligação direta com a matéria prima principal da marca.
Matéria-prima, Impressão O papel utilizado foi o ´Cocoa Paper´, que é feito com a casca da semente do cacau. Foi produzido em impressão digital que permite qualidade fotográfica de impressão com volumes estratégicos de consumo.
A embalagem mostra que a Dengo pratica seus valores de marca. Qualidade e Sustentabilidade fazer parte do DNA da empresa e utilizar materiais com estes requisitos confirmam a estratégia. A Dengo tem em seu DNA a produção de chocolates aliada ao sabor e à sustentabilidade. Por isso, utilizar uma matéria-prima sustentável feita da própria base do cacau, reforça ainda mais a estratégia da marca aliando discurso e prática.
Primeiro a embalagem foi alterada. Antes era feito em cartucho e passou a utilizar o papel no formato padrão de apresentação dos ovos de páscoa. Além disso o aspecto do material (cocoa paper) aliado com o design chamaram ainda mais a atenção do consumidor.
Traz sim. A embalagem anterior era em cartucho e passou para o flexível, reduzindo o volume de acondicionamento e transporte. Além disso o novo material (cocoa paper) é feito de material renovável com apelo de sustentabilidade, aliado a linguagem e estratégia da marca.
Data de lançamento: 01/02/2022
Vencedor: Rafdesign (www.rafdesign.com.br)
Brand owner: Frescatto Company
Design: RAF DESIGN
Convertedor: Frescatto Company / Evertis
País: Brasil
O projeto tinha o desafio de transmitir que a Linha Alfresco é uma linha de produtos frescos em uma versão embalada. O frescor foi representado através de elementos e traços orgânicos, ilustrações detalhistas e lettering. A estética visual utilizou elementos do preparo e cores contrastantes. Com criação dos novos rótulos e cintas adequados às embalagens já existentes para cada produto, maximizamos a capacidade de impressão, que antes era limitada a duas cores.
A linha Alfresco entrega os produtos frescos para o consumidor, mas suas antigas embalagens não transmitiam este benefício. Com os novos rótulos e cintas com elementos “hand made” e maior visualização do produto, ficou mais claro comunicar o frescor de cada produto. O projeto tinha o desafio de transmitir que a Linha Alfresco é uma linha de produtos frescos em uma versão embalada. O frescor foi representado através de elementos e traços orgânicos, ilustrações detalhistas e lettering. A estética visual utilizou elementos do preparo e cores contrastantes. A Linha Alfresco tem como diferencial o frescor e o cuidado quase artesanal com cada produto. Por isso, a nova identidade visual precisava transmitir estes conceitos. Elementos e traços orgânicos, ilustrações detalhistas e lettering trouxeram esse sentimento de cuidado e de produtos sempre frescos.
Produtos expostos em freezers tendem a se perder entre seus concorrentes. Com a nova estética criada para a linha, com cores contrastantes, facilitou a disposição dos skus como um bloco. Além disso, com boas janelas de visualização, o consumidor pode atestar ´in loco´ a qualidade dos produtos.
Data de lançamento: 11/10/2021
Vencedor: Estúdio Bogotá (estudiobogota.com.br)
Brand owner: Yvy Destilaria
Design: Estúdio Bogotá
Convertedor: Premier Pack / Ball / Santim / Fitatex
País: Brasil
A identidade da Vodka Yvy representa a relação contrastante entre as características da bebida: pureza e sabor. O resultado faz referência à harmonia entre noite/dia com o crepúsculo vespertino (momento entre o pôr-do-sol e a chegada da noite) marcado pela abertura da flor da Vitória Régia.
A vodka é produzida em território nacional, a partir da cana-de-açúcar e coco babaçu, ingredientes tipicamente brasileiros, que desafiam a neutralidade esperada de uma vodka. Traduz visualmente a combinação das misturas que harmoniza fragrância, gosto e textura. A Vodka YVY é um projeto que engrandece e reconhece as particularidades e riquezas da cultura brasileira. Trabalha e conta histórias a partir do tema dos contrastes, de forma sutil e esteticamente surpreendente. Além disso, o sistema refil propõe uma nova forma de consumo e experiência. A YVY é uma destilaria original do Brasil e valoriza a essência do país em seus processos e produtos. Após o bem-sucedido lançamento da trilogia de gins, a destilaria amplia seu portfólio com a Vodka YVY. O objetivo é reunir em uma bebida marcante a pureza e o sabor único proposto pela marca.
A YVY tem alcançado notoriedade no mercado nacional com produtos de altíssima qualidade e concorre diretamente com as tradicionais marcas importadas. Para isso, o design é tratado como uma das mais importantes estratégias de posicionamento, que deve transmitir a excelência do produto.
O projeto conta com a convencional garrafa de vidro e o sistema refil: lata e garrafa reutilizável, implementado a fim de reduzir impacto ambiental. As vantagens do refil passam pela facilidade de armazenamento, redução do volume de lixo, benefício financeiro e impactos positivos ao meio ambiente.
Data de lançamento: 03/05/2022
Vencedor: 3Corações (www.3coracoes.com.br)
Brand owner: 3CORACOES
Design: Essenza Comunicação
Convertedor: DIADEMA EMBALAGENS
País: Brasil
A marca 3 Corações, lança uma linha de cafés inspirada nas obras do pintor brasileiro Candido Portinari: Peneirando Café (1957), Meninos Soltando Pipas (1947) e Café (1942). A novidade chega para enaltecer as riquezas da cultura brasileira, unindo o café a Portinari. A embalagem com estrutura 4 soldas nas laterais, além de proporcionar uma melhor estruturação, confere uma elegância e uma maior área de exposição da obra de arte.
Com uma comunicação simples e objetiva, o painel principal dá destaque para a obra de arte e desperta a curiosidade do consumidor. Mais informações sobre o pintor, por exemplo, são encontradas no verso bem como características do café e a relação entre a marca e o artista. O Café inspirou Portinari a pintar 257 obras que retratam o dia a dia de um cafezal. E, agora, Portinari inspira a 3 Corações a, através das embalagens, proporcionar aos nossos consumidores conhecer um pouco mais da sua história e suas obras através do QR Code no verso da embalagem. A 3 Corações, conhecida por sua inconfundível qualidade e tradição, acredita que o café é mais do que uma bebida. O café também é a expressão da identidade de cada brasileiro, que tem seu próprio jeito de amar café. E, agora, une a arte de fazer café com o memorável legado que o artista deixou.
A embalagem se destaca nas gôndolas através da qualidade da impressão em rotogravura e a sua representação das obras feitas por Candido Portinari: Peneirando Café (1957), Meninos Soltando Pipas (1947) e Café (1942).
Data de lançamento: 01/06/2022
Vencedor: Raison Pure
Brand owner: Colgate
Design: Raison Pure
País: Brasil
Uma linha de produtos disruptiva exige uma embalagem idem. As embalagens de Colgate Renew - de antienvelhecimento oral para entregar “renovação” e “longevidade” da saúde e da beleza da boca – trazem formatos e códigos visuais inspirados no universo dos dermocosméticos para se destacar na categoria. Embora não sejamos os responsáveis pelo design estrutural, trabalhamos junto ao time de P&D da Colgate para desenvolver materiais e formatos que contribuíssem para a percepção da alta tecnologia aplicada aos produtos.
Rótulo Espuma: rótulo metalizado no frasco e dispenser que permite que o enxaguante saia como espuma. Sérum: sistema de tampa dupla: 1 metálica para selar o produto, outra para o uso do sérum na dosagem certa. Gel dental: impressão metalizada no tubo e caixa. Tampa em linha com produtos de skin-care.
As pessoas querem manter seus sorrisos bonitos e saudáveis, mas não percebem que assim como a pele, com o tempo, a boca também envelhece. A embalagem Colgate Renew ajuda a marca a apoiar os consumidores na compreensão, prevenção e reversão dos sinais de envelhecimento bucal. O desenvolvimento das embalagens foi orientado por duas diretrizes que colocavam o consumidor no centro do processo: 1) Esclarecer o problema, gerando entendimento e educando sobre o envelhecimento bucal; 2) Introduzir e explicar um novo ritual de cuidado bucal, mostrando as etapas do processo. Renew é a plataforma antienvelhecimento de uma marca global cujo propósito é ajudar as pessoas a cuidar da saúde bucal. Construímos um sistema de design inovador, proprietário e educativo para dar vida a uma linha que efetivamente ajuda seus consumidores a manter a juventude do seu sorriso.
O desenvolvimento das embalagens foi orientado por duas diretrizes: 1) Propriedade para a Colgate através da semiótica de 2 categorias diferentes, higiene bucal e cuidados com a pele; 2) Integração de códigos premium, tecnologia, benefícios inovadores e visual appeal.
Data de lançamento: 01/05/2022
Vencedor: Guepa! (www.guepa.com.br)
Brand owner: Plant Choice
Design: Guepa Design e Branding
Convertedor: EMBHAFLEX
País: Brasil
Plant Choice é uma marca de produtos feitas à base de plantas e vegetais, adotamos uma estética minimalista, equilibrando espaços com poucos elementos, cores vivas e grafismos abstratos que remetem aos ingredientes. Buscamos uma linguagem mais limpa e jovial, adequada à essência da marca. Todos os produtos da marca são fatiados. Para facilitar o manuseio, a embalagem possui uma abertura lateral que possibilita a retirada das fatias, uma a uma. Possui também um fecho zip (hermético) que permite uma maior conservação do produto no refrigerador.
Outro Abertura lateral
A embalagem possui grafismos que remetem aos ingredientes usados para a fabricação dos produtos e claims com bastante destaque, que comunicam que o produto é a base de plantas. Por se tratar de um produto à base de plantas ainda pouco conhecido na categoria de fatiados, a janela facilita a visibilidade do produto, expondo sua aparência que é muito similar aos produtos convencionais à base de leite e carnes. Sim. A importância das boas escolhas na alimentação e do que se coloca no prato foi a base do desenvolvimento da identidade visual. A simplicidade nas formas, cores e informações servem para descomplicar o acesso a uma alimentação saudável para o ser humano e para o planeta.
Os pontos de destaque são: a grande visibilidade da marca; a presença de janela e informações claras e objetivas para o público consumidor de produtos à base de plantas.
A abertura lateral da embalagem permite que seja consumida apenas a quantidade necessária do produto, permitindo armazenar e preservar o restante para consumo posterior.
Data de lançamento: 02/02/2022
Vencedor: 43 S.A. Gráfica e Editora (www.43sagrafica.com.br)
Brand owner: DENGO Chocolates S. A.
Design: Dengo Chocolates
Convertedor: CARTULINAS CMPC SPA / SUN CHEMICAL DO BRASIL LTDA. / ADECOL INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA.
País: Brasil
A linha Quebra-Quebra traz ingredientes da Mata Atlântica e toda a brasilidade é expressa na arte de suas embalagens. A família Quebra-Quebra é alegre e convidativa, apresentando em suas embalagens a riqueza da biodiversidade com muito colorido e vibração. Esta embalagem possui trava de abertura e fechamento, permitindo o fechamento e segurança do produto ao ser consumido após a abertura do selo de fechamento. O produto fica disposto nas prateleiras em pé, com estabilidade e excelente exposição da marca e identificação dos sabores.
Embalagem Todo o processo foi realizado de acordo com os padrões estabelecidos para segurança de embalagens de contato direto com alimentos. Foram utilizados recursos tradicionais do ramo gráfico, com destaque para a gofragem em toda a superfície, enobrecendo a embalagem.
A embalagem expressa a identidade do produto e os valores da marca, que prima pela utilização de ingredientes naturais, puros, típicos da flora brasileira, em conjunto com ações socialmente responsáveis em toda a cadeia. A identidade visual utilizada foca os ingredientes de cada sabor que o consumidor está sendo convidado a desfrutar. Estimula a percepção de ingredientes in natura e desperta o interesse do consumidor por explorar sabores bem característicos do Brasil em várias combinações. Aliado aos valores fundamentados na sustentabilidade de toda a cadeia, esta família de produtos eliminou a janela de PVC de suas embalagens, ratificando seu compromisso com o meio ambiente através da redução na utilização ou eliminação de plástico.
A utilização de cores fortes e vibrantes estampam as embalagens Quebra- Quebra, estimulando interesse e consumo.
O cartão utilizado para esta embalagem é certificado FSC, e as tintas utilizadas tem como base óleos vegetais, minimizando possíveis impactos ambientais. Para a produção realizada neste ano, foi retirado o visor de PVC, alinhando ainda mais as embalagens aos seus propósitos de sustentabilidade. Esta embalagem possui trava de fechamento para que a embalagem continue mantendo o produto seguro e apto ao consumo após a abertura, caso não seja consumido por completo.
Data de lançamento: 28/03/2022
Vencedor: Scuadra Embalagens Diferenciadas (www.scuadra.com.br)
Brand owner: Baked Potato (cliente parceiro do primeiro projeto)
Design: Rede Baked Potato (Marketing interno)
Convertedor: Scuadra Embalagens Diferenciadas / Papirus (fabricante da matéria-prima da tampa) / Tecnocoat (parceiro da matéria-prima da caixinha)
País: Brasil
A inédita bandeja de 3 divisórias para delivery de comida possui um design completamente funcional, seguro e inovador, pois é um formato único que tornou-se uma solução que agrega diferenciação e originalidade para entrega de refeições mais triviais: como pratos executivos, marmitas e combos. A bandeja com 3 divisórias, é um novo formato com patente requerida e permite em uma única embalagem, adicionar alimentos diferentes sem que haja migração de molhos ou alimentos entre os compartimentos. Tornando-a na 1ª bandeja para delivery antivazamento, prática, sustentável e personalizada.
Matéria-prima, Embalagem, Impressão A composição é híbrida do papel Papirus e da Tecnocoat, parceiros fornecedores que possuem uma das melhores tecnologias e boas práticas em papel do mercado. A matéria-prima utilizada possui substrato autorizado pela ANVISA, oferece isolamento térmico, que a qualifica com resistência ao calor e frio.
Ao entregar um delivery em uma bandeja de papel, personalizada, mais sustentável, e em um formato inovador não convencional, mostram esforços de marca muito mais responsável, admirada e antenada nas tendências. Estes itens a tornam mais competitiva, com valor agregado à marca, vendas e pioneirismo. A bandeja de 3 divisórias foi projetada para oferecer uma experiência prática, segura e para agradar os consumidores que buscam mais sustentabilidade. Ela pode ser usada como o próprio prato; permite ir ao micro-ondas e oferece um formato organizado e funcional por não permitir mistura dos alimentos O delivery ao chegar em uma bandeja de papel, personalizada, 100%reciclável e em um formato inovador, é nítido que o conjunto desses esforços geram uma percepção de marca muito mais positiva, responsável, admirada e antenada à inovação; isso torna nossos clientes mais competitivos juntamente conosco
O formato possibilita o consumo direto na embalagem, o seu fechamento selado é o mais seguro do mercado, garante um delivery profissional e facilita a operação. A refeição chega organizada em seus compartimentos, sem quaisquer vazamentos e integra praticidade e vantagens para cliente e operador.
A embalagem é 100% reciclável, utiliza matérias-primas de fontes renováveis e é produzida em papel cartão com selo FSC, não utiliza cola e nem água em seu processo produtivo. O tempo de decomposição de um papel, é de 6 meses em relação a um plástico que demora 200 anos e isopor que demora 400 anos A bandeja de três divisórias com fechamento selado favorece a redução de desperdício de alimentos, pois muitos pratos são impactados/vazam/bagunçam a composição durante o transporte do delivery. Nossa embalagem permite uma entrega na íntegra para que todo alimento enviado possa ser consumido sem perda ou má condição para o consumo.
Data de lançamento: 29/10/2021
Vencedor: RB Brasil (www.rb.com)
Brand owner: Reckitt
Design: Narita Strategic Design
Convertedor: Silgan / Congraf / Sapopemba / Guala / Alpla / Flexoprint
País: Brasil
O design do produto é minimalista, sem uso excessivo de embalagem, tampouco vendemos frascos vazios. Trazemos informações através de um QR code com realidade aumentada onde é possível navegar com instruções desde o modo de uso, descarte e jogo educacional de sustentabilidade. A linha apresenta um refil concentrado em formato de cápsula com 85% menos plástico que permite a reutilização da embalagem original em gatilho por até 25 vezes. Reduzimos em 92% o espaço físico para armazenagem e transporte. 1 pallet de cápsulas equivale a 13 pallets de embalagem regular.
Matéria-prima, Embalagem, Outro QR code Frasco 50% PET PCR, gatilho 100% plástico sem partes metálicas, sleeve PET com picote ecológico que torna embalagem 100% reciclável.Refil com 85% menos plástico que a versão regular possibilitando a reutilização do produto em 25x.Ambos com uso de QR code com informações do produto e descarte correto
Contém orientação da destinação da embalagem e o selo de descarte seletivo, contém também os símbolos dos materiais de embalagens para que facilite o descarte desses materiais após o consumo. No cartucho desse refil também contamos com um QR Code explicando como utilizar nosso produto. Imagens que identificam como utilizar o produto na versão regular. Informação de como realizar o encaixe do refil no frasco, para o produto ficar totalmente em contato com a água possibilitando assim 100% da utilização da fórmula. QR Code explicando como utilizar o produto. Sim. Veja se destaca sendo o maior segmento da marca. O objetivo foi criar uma opção de refil concentrado mantendo o padrão de limpeza com uma inovação alinhada aos conceitos de economia circular, reforçando o comprometimento global do Grupo Reckitt em reduzir 50% o uso de plástico virgem até 2030.
A linha apresenta refil concentrado, com menor uso de água e que permite a reutilização da embalagem original em gatilho por até 25 vezes. Reduzimos em 92% o espaço físico para armazenagem e transporte. 1 pallet de cápsulas equivale a 13 pallets de embalagem regular reduzindo emissão de CO2.
Data de lançamento: 27/10/2021
Vencedor: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: DSGN - in house Grupo Boticário
Convertedor: Wheaton do Brasil / Silgan Dispensing / Incom / Bristol e Pivaudran / Gráfica 43
País: Brasil
Em nosso entendimento, a embalagem de Eudora Magnifique trás todo o requinte, sofisticação e glamour estabelecido para a marca, devido a sua riqueza de detalhes. Fora pensado de forma que ao abrir o consumidor tenha a sensação de visualizar uma “joia”, pois o formato do frasco e a sua decoração em “Silk Ouro” trazem todo o requinte e sofisticação para o produto.
Tampa, Embalagem Complexidade do vidro, devido aos raios e curvaturas existentes.
Nossa embalagem transmite beleza, sofisticação e requinte, assim como o conceito da marca. Despertar no consumidor a expectativa ao abrir a cartucho e retirar um item diferenciado e que trás uma sensação de joia. Em nosso entendimento, a embalagem de Eudora Magnifique trás todo o requinte, sofisticação e glamour estabelecido para a marca, devido a sua riqueza de detalhes conforme explanado anteriormente.
Os diferenciais são: formato, escolha das matérias primas, decorações.
Data de lançamento: 26/05/2022
Vencedor: Wheaton (www.wheaton.com.br)
Brand owner: Zee.Dog
Convertedor: WHEATON BRASIL VIDROS LTDA.
País: Brasil
Os potes de vidro mostram a comida dentro dele. Fotografias e renders realistas foram evitados a fim de ressaltar o conteúdo. O consumidor pode ver as características dos ingredientes à primeira vista, favorecendo a tomada de decisão na compra. O projeto utilizou conceitos inovadores no desenvolvimento do molde do vidro com um design customizado, feito para evitar a quebra durante o transporte e melhorar a estabilidade quando os potes estão agrupados. Na base, um relevo especial garante um toque confortável, boa pega para o manuseio.
Tampa, Matéria-prima, Embalagem O vidro garante extrema durabilidade e estabilidade do produto nas prateleiras e na casa do consumidor, sem necessidade de refrigerar ou adicionar conservantes artificiais nos ingredientes para manter o produto a longo prazo armazenado. A embalagem em vidro serve para esquentar a comida restante.
Os potes possuem gráficos em relevo no vidro, etiqueta em papel matte e tampa metálica customizada. A escala de cor e gráficos combinados com a transparência e visibilidade do produto na embalagem permitem uma diferenciação imediata entre cada sabor e simplifica o reconhecimento no ponto de venda. Padrão na indústria de alimentos humanos, mas quebrando paradigmas da Indústria Pet, a proposta foi adotar uma embalagem totalmente transparente para mostrar o conteúdo. A técnica inovadora de cozimento mantém o aspecto original dos ingredientes naturais e visualmente saborosa. O vidro é um material inerte, não interage com o alimento e preserva por mais tempo. Além de ser 100% reciclável e poder ser utilizado infinitas vezes. Completamente em linha com o que a marca propõe: comida saudável, design elegante e baixo impacto ambiental ao planeta.
A embalagem foi estudada para se encaixar aos hábitos de reciclagem dos lares brasileiros, desde sua solução estrutural, materiais, logística e design. Os frascos foram desenvolvidos para serem super resistentes, uma vez que temos um plano de coleta e retorno à fábrica em um futuro próximo.
Data de lançamento: 01/02/2022
Vencedor: Camargo Embalagens (www.camargociaembalagens.com.br)
Brand owner: Fazenda Sertãozinho Ltda
Convertedor: Camargo Cia de Embalagens Ltda.
País: Brasil
A Cafés Orfeu sempre teve uma conexão muito grande com o território de Arte e Cultura, já lançou diversas edições especiais homenageando museus e dessa vez decidiu honrar o grande poeta Vinícius de Moraes com embalagens flexíveis pra cápsulas, torrado e moído, em grãos e drip coffee.
Impressão A escolha da impressão digital se deu por três motivos: por se tratar de um microlote, ou seja, uma quantidade muito limitada de produtos; pelo tempo reduzido para a entrega das embalagens para o Orfeu; e devido a variação de SKUs por conta da escolha de 12 diferentes trechos de poemas.
A embalagem mostra o carinho da Cafés Orfeu em homenagear o poeta Vinícius de Moraes e em resgatar trechos de seus lindos poemas. A Orfeu recebeu, através de vários meios de comunicação, elogios e agradecimentos emocionados dos consumidores, encantados com a sensibilidade do projeto e com a beleza das embalagens. No kit microlote vendido, o consumidor recebe um livro de sonetos do poeta. A Cafés Orfeu tem como propósito, sempre que possível, honrar pessoas ou locais culturais e artísticos. Dessa maneira, transmite respeito e admiração aos consumidores.
Acabamento mate com impressão dourada destacam naturalmente a embalagem. Além disso, os dados variáveis com 12 trechos diferentes dos poemas selecionados tornam as embalagens presenteáveis, exclusivas e desejadas.
Data de lançamento: 28/12/2021
Vencedor: Dragon Rouge (www.dragonrouge.com)
Brand owner: Danone - Danone Nutricia
Design: Dragon Rouge Design e Comunicação SA
Convertedor: Danone - Danone Nutricia
País: Brasil
Organizamos os elementos visuais estrategicamente para diferenciar linhas, produtos e criar uma unidade de marca, uma vez que o target ainda não entende totalmente a categoria.
Nosso projeto gráfico buscou transmitir vitalidade, movimento e energia, assets valorizados pelo target transmitidos através do N da marca (forma ascendente com movimento), sem perder o ar cietífico com grafismos de curva glicêmica (Diasip), DNA (Protein) e escudo/coração (Senior), por exemplo. Para o consumidor, a linha ficou muito melhor sinalizada em relação à funcionalidade e tipos de produtos, sinalizando mais claramente à linha a qual pertence e huierarquizando os benefícios em relação à importância de cada um naquele produto específico. O propósito de estimular todo o potencial dos pacientes foi atingido ao mostrar a funcionalidade específica de cada produto. Em relação aos valores, o conhecimento e o expertise são passados através dos ícones de cada sublinha e destaque para benefícios individuais em degradês de cores.
Além da falta de familiaridade com a categoria, a organização no pdv é mais um ponto que dificulta a diferenciação e entendimento dos produtos.Submarcas visíveis, diferenciação por cor e destaque hierárquico para os benefícios minimizam esess aspectos.
Data de lançamento: 18/03/2022
Vencedor: John and Hackmann (http://www.johnandhackmann.com)
Brand owner: Neugebauer Alimentos SA
Design: John & Hackmann
País: Brasil
Rompe os padrões do mercado brasileiro de chocolates e traz às gôndolas uma narrativa ilustrada que cria uma ligação afetiva com o consumidor. Linha colecionável com quatro diferentes ilustrações que mostram diferentes momentos e, quando unidas, evidenciam uma história contínua. Para esse projeto a Neugebauer busca inovar, trocando as comumente utilizadas fotos de chocolate e criando uma coleção de ilustrações coloridas, que narra uma história de envolvimento dos personagens com o produto.
A Neugebauer foi a primeira fábrica de chocolates do Brasil e continua, após 130 anos de história, escrevendo novos capítulos. A embalagem de Napolitano remete à tradição com um toque de modernidade, cumprindo o papel de se distinguir no mercado. Desperta um vínculo afetivo com o consumidor através das ilustrações, das cores e dos elementos, que fazem menção às diferentes fases da vida, ao processo de fabricação cuidadoso e aos ingredientes selecionados.
A embalagem atenta para o descarte correto do material após o consumo, indicado através do ícone de reconhecimento nacional.
Data de lançamento: 10/06/2022
Vencedor: John and Hackmann (http://www.johnandhackmann.com)
Brand owner: Azeites Vertentes
Design: John & Hackmann
País: Brasil
Intensificar seu destaque na gôndola, como a aplicação da marca na vertical, que dá muito mais leitura, além de criar um visual equilibrado e proprietário. A medalha com o símbolo principal da marca, que traz toda a elegância quando aplicada no hot 3D cobre. Além disso, a escolha tipográfica única. Escolha de aplicação em formato camadas. É possível notar parte do manifesto da marca no background, a marca em muito destaque e no rodapé todas as informações do produto, dos blends e seus diferenciais de sabor. Todos esses elementos criam uma comunicação elegante, fina e exclusiva.
A marca tem como propósito levar à culinária brasileira um novo olhar, que pode somar às tradições e até criar novas. As escolhas gráficas se diferenciam do código de categoria desse segmento, da paleta de cores escolhida para os 3 blends, à aplicação de acabamentos extremamente elegantes. A aplicação da marca na vertical, somada às cores que diferenciam os blends e a aplicação do cobre que brilha e chama o olhar do consumidor de longe. Além disso, também foi desenvolvido um neck label que envelopa a garrafa de forma única, criando um visual uniforme e ainda mais chamativo.
Data de lançamento: 24/11/2021
Vencedor: 100% Design Em Movimento (www.100porcento.net)
Brand owner: Nikaia Comércio Importação e Exportação de Café Ltda
Design: 100% Design
Convertedor: Gráfica Nova Página / Vibelplast Embalagens Plásticas
País: Brasil
Para cada variedade do café, trouxemos cores e ilustrações que representassem a fauna e flora dos locais de cultivo dos grãos. Desta forma, a embalagem ganhou brasilidade e grande atratividade visual. Os ícones, trazem de forma didática, informações importantes sobre características e diferenciais. Utilizamos a embalagem como mídia estratégica da marca, com identidade atrativa e didática: colheita um a um, índice SCA de cafés especiais e visual da região de cada cultivo. O back traz o manifesto com o propósito e a descrição sobre as aromas da variedade, fazendo o consumidor imaginar seu sabor.
Being Coffee chega para trazer o melhor café do Brasil para os brasileiros, o mesmo que é exportado. Sua produção cuidadosa e sustentável, com pequenos produtores de diversas regiões e colheita manual, apenas grãos maduros, um a um. Estes valores estão nas ilustrações, cores e mensagens da embalagem É uma embalagem visualmente única, com aspecto premium e colecionável, destacando-se na gôndola perante a concorrência e despertando o desejo de conhecer as diferentes variedades, até mesmo tê-las em casa à vista, quase como um elemento de decoração.
As embalagens são feitas de materiais recicláveis, buscando o mínimo impacto ambiental.
Data de lançamento: 01/05/2021
Vencedor: Mad Creative (www.madcreative.com.br)
Brand owner: O Boticário
Design: MAD Creative
Convertedor: Incom Packaging / AlfaPrint
País: Brasil
Exclusividade é a palavra chave, uma vez que a embalagem conta com personalização do nome e código de tom de pele ideal do consumidor. Fruto de um processo de compra tecnológico, feito por especialistas na loja flagship. Após a 1ª compra, este código é utilizado para compras futuras de forma online. As embalagens enfatizam exlusividade, com design minimalista, acabamentos especiais e textos que exaltam a personalização, tanto na parte externa como o próprio nome do consumidor, impresso no ato de compra, na embagem primária diretamente na loja. Ampliando assim o ponto de contato com o consumidor
Make B. é a linha mais importante do portfolio de maquiagens de O Boticário. Sempre buscando o melhor para a beleza, cuidados pessoas e posicionamento inclusivo. Tudo o que a nova proposta de produto (+ de 130 tons de pele) e sua embalagem apresentam: um produto único, realmente feito para você. A embalagem apresenta forte posicionamento de exclusividade. E por ser exposta somente nas lojas Flagship de O Boticário, seu destaque premium fica evidenciado no design minimalista, materiais de alta qualidade e acabamentos de relevo e hot stamping utilizados em proporções ideais.
Papel proveniente de fonte reciclada, com até 40% de PCR (Post-Consumer Recycled) e PIR (Post-Industrial Recycled) em sua composição.
Data de lançamento: 07/11/2021
Vencedor: Grupo Criativo (www.grupocriativo.com)
Brand owner: Good Pick
Design: Grupo Criativo
Convertedor: Indemetal Gráficos
País: Brasil
A partir de uma hierarquia de informações, a proposta teve como objetivo valorizar esteticamente o produto, enquanto destacar seus principais atributos de forma clara e atrativa. Os rótulos, com suas combinações de cores estimulantes, segmentam os sku´s criando uma unidade colecionável para a marca. A comunicação evidencia de forma clara e didática os benefícios dos produtos em uma identidade visual divertida e moderna. Foi explorado o estilo gráfico geométrico na composição dos selos de destaque, pictogramas e ilustrações, trazendo valor agregado à marca.
As novas embalagens unificaram e criaram atratividade para as famílias, comunicando claramente seus diferenciais, como a essência da marca. Dessa forma, o design dos rótulos agregou valor à experiência de consumir seus produtos e associar o momento ´snack´ em algo saboroso, prático e saudável. O novo design teve como objetivo trazer unidade para as embalagens, assim como ampliar a área de exposição, aumentando o tamanho dos rótulos com uma janela transparente para o alimento e criando um impacto visual através da nova combinação de cores vibrantes.
As embalagens acondicionam o produto de forma eficiente, reduzindo os espaços não aproveitados internamente e permitindo uma exposição mais vertical na gôndola, enquanto o consumidor consegue reutilizar a embalagem para outros usos, prolongando sua vida útil.
Data de lançamento: 06/10/2021
Vencedor: Danone (corporate.danone.com.br)
Brand owner: Danone
Design: Bendito Design
Convertedor: Gualapack / Amcor
País: Brasil
A proposta dessa nova versão é ter um mesmo produto e formulação, mas com 2 rituais de consumo que são comunicados pela embalagem. O personagem Dino indica para um lado o consumo como sorvetinho e a área do picote que pode ser destacada, e para o outro indica a tampa que pode ser tirada para consumo A comunicação da nova embalagem é que direciona o ritual de consumo atendendo a 2 possibilidades de consumo em um mesmo produto. Com uma possibilidade de abertura para o consumo como sorvetinho e uma para consumo cremoso, a embalagem é que destaca a comunicação das opções.
Danoninho é amada por pais e crianças, e busca levar nutrição e sabor para um crescimento divertido. Nessa nova versão de Danoninho Ice levamos nutrição e diversão por meio de um novo formato que pode ser consumido de uma forma diferente, incentivando a brincadeira e autonomia do ritual de consumo. A nova embalagem de Danoninho Pouch se destaca pelo formato, cores da marca que transmitem uma textura ´freeze” com o ícone da marca Dino centralizado facilitando no reconhecimento da marca e apontando para as 2 possibilidades de consumo.
Data de lançamento: 05/10/2021
Vencedor: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Brand owner: Eudora
Design: DSGN - in house Grupo Boticário
Convertedor: Wheaton / Silgan / Incom
País: Brasil
O grande destaque é o desenho cuidadoso das pétalas, seu movimento e projeção ao redor do frasco, combinados à transparência sofisticada do vidro que revela o granel. O conjunto proporciona o perfeito encaixe na mão para uso, a literalidade da flor torna Magnific uma embalagem icônica, emblemática. Detalhes precisos compõe o resultado estético e funcional de Magnific: ergonomia e conforto na pega; perfeito ajuste na tração da tampa com o ombro; facilidade no alcance do atuador devido à proporção e estudo dimensional; relevos que oferecem ajuste seguro para o manuseio.
Eudora Magnific reúne desafios técnicos, desde o processo de fabricação do vidro no fornecedor devido ao formato e detalhes, até sua funcionalidade. O Surlyn utilizado na tampa tende a sofrer variações com a temperatura ambiente, o que exigiu estudos para atingirmos a melhor interação com o ombro. O formato icônico desperta a curiosidade e traz um sensorial envolvente, que combinado com os efeitos de luminosidade do vidro, traz movimento para as pétalas. As projeções contínuas do relevo inspiram independência e sofisticação, e assim a marca Eudora ressignifica estes códigos de feminilidade. Magnific revela uma surpresa a cada ângulo, pois foi esculpido em detalhes para para interagir com a luz e com o granel e traduz as facetas da mulher de forma natural. As mãos se encaixam com sensualidade entre as pétalas, e o gestual de uso desperta ainda mais feminilidade com imponência e ousadia.
Através dos elementos de estilo fluidos, das transições ora suaves, ora incisivas, Magnific retrata a ressignificação da feminilidade, que é leveza, mas também é força. Além disso, a flor é literal e moderna, única e intrigante, assim como a essência desta mulher e sua jornada pessoal. A embalagem tem alta agradabilidade na venda direta e no canal online, pois seu estilo único gera identificação imediata em consumidores e revendedoras. É a disrupção na medida certa, trazendo a iconicidade de perfumarias internacionais, mas com maior alcance e carisma do belo design brasileiro.
Foram feitos estudos intensivos para a melhor otimização da massa de vidro, visando obter o melhor resultado de peso, estabilidade e relação mássica, sem comprometer o resultado estético. A tampa em surlyn foi gerada através do um reaproveitamente de molde existente, e o desenho carrega menos massa.
Data de lançamento: 01/03/2022
Vencedor: Gráfica Rosset (graficarosset.com.br)
Brand owner: AB Brasil
Design: Rosa Morena Studio
Convertedor: rosset artes graficas sa
País: Brasil
A embalagem do Kit Pão e Pronto é composta por uma forma de papel forneável, de fácil reciclagem e que vai diretamente ao forno, sem necessidade do uso de qualquer outro utensílio. O filme externo protege a forma e tampa durante transporte e exposição em gondola, evitando qualquer contaminação. A categoria de Misturas para Pão costuma trabalhar em sua grande maioria com embalagens pouchs. Nosso formato retangular permite que bloquemos parte da gôndola com o nosso produto, inclusive empilhado, chamando a atenção do consumidor. Em pesquisa essa embalagem foi encontrada em até 2x menos tempo.
Com papel forneável, faz com que não haja necessidade de qualquer outro utensilio na cozinha, portanto além de entregar as funções básicas da embalagem de conter, proteger, transportar e comunicar, essa embalagem também é a forma de preparação para o pão feito em casa. Por se tratar de uma inovação exclusiva para a categoria, buscamos deixar claro tudo de novo que esse produto oferece. A embalagem que deve ser usada como forma para preparo e que vai diretamente ao forno, o resultado do pão caseiro que não precisar sovar e a rapidez de preparo. Nossa embalagem é a própria experiencia para o consumidor! Outra barreira para quem não faz pão em casa é que as pessoas não costumam ter a forma de pão/bolo inglês. O Kit Pão e Pronto resolve essa barreira entregando para o consumidor uma forma de papel forneável, que é a base da nossa embalagem.
Fleischmann é uma marca reconhecida pela sua qualidade, praticidade e inovação que entrega. O Kit Pão e Pronto vem para simplificar o processo de fazer pão em casa e com apenas 3 passos, sem precisar sovar e sem precisar comprar a forma, em menos de 1 hora você tem um pão quentinho na sua mesa. O formato diferenciado aos praticados pela categoria, as cores e atributos chamativos nos ajudam a criar um destaque blocado na gôndola de misturas para bolos/pães. O conceito de poder fazer o seu próprio pão, de maneira rápida, prática e sem erro, é o próprio diferencial em si.
A embalagem foi pensada no consumidor que quer fazer pão em casa, mas não tem a forma e não está adaptado ao processo de fazer pão com sova. Ela foi desenvolvida em papel cartão e laminada em PET, suficiente para que o pão no grude na forma e desenforme bem e não prejudique a cadeia de reciclagem.
Data de lançamento: 28/03/2022
Vencedor: Ambev (www.ambev.com.br)
Brand owner: Ambev
Design: Ambev
Convertedor: Thermoval
País: Brasil
Embalagem
Posicionamento da marca em uma categoria onde não havia concorrência e maior ´brand power´ para a marca. O desenvolvimento da nossa embalagem foi totalmente “consumer focused”, o nosso consumidor no centro o tempo todo. Fizemos isso ouvindo consumidores insatisfeitos e mapeando os problemas que sabemos que existia nesta categoria e quem ninguém havia resolvido ainda e que até então, impediam o consumidor de ter uma experiência encantadora, então não medimos esforços alocar os melhores recursos para que o resultado disso fosse a verdadeira jornada do “chopp em casa”! Embalagem com apelo inovador, atrativa e com grande contraste com a única concorrência do mercado. Possui um tamanho/volumetria com pouca disponibilidade na categoria.
A possibilidade que a nossa embalagem oferece de extender a validade do produto depois de aberto por até 15 dias cria condições de um aproveitamento mais sustentável do produto e da embalagem, além de promover a oportunidade do consumo moderado e consciente dos nossos produtos já que ele não precisa ser consumido de uma vez e pode ser apreciado com tempo e moderação. Esta embalagem inovadora oferece ao consumidor a possibilidade do controlar com mais eficiência o fluxo de cerveja, de evitar o indesejável gotejamento (pinga-pinga) e oferece uma capacidade de armazenamento após a sua abertura de até 15 dias. Esta combinação de tecnologias evita desperdícios de produto que até então eram comuns.
Data de lançamento: 29/10/2021
Vencedor: RB Brasil (www.rb.com)
Brand owner: Reckitt
Design: Narita Strategic Design
Convertedor: Silgan / Congraf / Sapopemba / Guala / Alpla / Flexoprint
País: Brasil
A linha apresenta um refil concentrado em formato de cápsula que permite a reutilização da embalagem original em gatilho por até 25 vezes. Ele foi desenvolvido considerando as melhores práticas sustentáveis e reduzir ao máximo o impacto ambiental. Desenhar uma solução completa de ponta a ponta mantendo a já reconhecida força de Veja, marca Reckitt Comercial. Para isso, desenvolvemos o primeiro refil concentrado do portfolio, aliando conceitos da economia circular e ativos de limpeza de origem natural, com uma embalagem com 85% menos plástico.
Este produto ocupa 15x menos espaço do que os produtos regulares (frascos) além de uma linha de produção compacta e eficiente. Reduzimos o espaço em transporte: 1 pallet completo de produto no formato cápsula é o equivalente a 13 pallets no formato regular de gatilho – uma redução de 92% no espaço físico e na cadeia de logística. Com a fórmula concentrada contendo ingredientes naturais foi um grande desafio atingirmos 3 anos de prazo de validade (único do mercado), Veja Power Nature refil foi aprovado nos mais rigorosos testes da Anvisa, protocolos Globais de validação técnica e padrões de qualidade Grupo Reckitt.
Após o encaixe do refil no frasco, o produto fica totalmente em contato com a água possibilitando assim 100% da utilização da fórmula. O pulverizador também possui um pescante com profundidade 5% maior que a altura do frasco, o que proporciona máxima utilização do produto. O gatilho exclusivo de Veja traz uma tecnologia patenteada com força consistente a cada pulverização e possibilita a reutilização de até 25x comparada a versão anterior, tornando uma embalagem durável. Com a utilização conforme as instruções. O ideal e esperado é que o consumidor faça a destinação pós consumo nos locais adequados para cada tipo de material, sendo que essa informação está identificada na embalagem.
A orientação da destinação da embalagem, o selo de descarte seletivo e contém também símbolos dos materiais de embalagens para que seja fácil descarte após consumo. No cartucho desse refil também contamos com um QR Code com realidade aumentada explicando como utilizar e descartar o produto A arte foi toda pensada pra trazer sustentabilidade e consumo consciente não apenas durante o uso do refil, mas também após o uso dele indicando como fazer a destinação correta ou reutilizando até 25x. A marca tem parceria com a EuReciclo onde é feita a compensação ambiental de 100% dos resíduos.
Data de lançamento: 25/10/2021
Vencedor: Antilhas Embalagens (www.antilhas.com.br)
Brand owner: Track&Field
Design: FutureBrand São Paulo / Departamento Interno Antilhas Embalagens
Convertedor: Papirus
País: Brasil
As embalagens de e-commerce Track&Field foram produzidas somente com impressão, corte e vinco e aplicação de liner. O processo atendeu a todos os requisitos operacionais e sustentáveis solicitados pelo cliente, possibilitando aumento na eficiência em sua produção e ganhos logísticos. Desenvolvemos uma família de embalagens que, com poucos SKUs, atende mais de 5 mil produtos de diversos formatos. Com forma em flat, sua estrutura facilita a logística, manuseio e transporte do material, o que resultou em ganhos expressivos no espaço de armazenamento no CD, PDV e proteção do produto
A embalagem segue o conceito da marca de inspirar o movimento, com impressão externa de linhas que representam o dinamismo, reforçando a sua identidade. Na parte interna da embalagem, o azul aplicado contribui para a surpresa do unboxing experience do cliente no momento de abrir o produto.
Produzida em kraft acoplado ao micro ondulado, a embalagem oferece alta resistência à impacto para toda cadeia logística e de maneira sustentável, devido ao seu material reciclado, reutilizável e biodegradável. É a combinação perfeita de funcionalidade, segurança e consciência ambiental.
Data de lançamento: 04/04/2022
Vencedor: Seara Alimentos (www.seara.com.br)
Brand owner: Seara Alimentos
Design: Labirintório
Convertedor: HMVM
País: Brasil
Pensado p/ surpreender nossos parceiros q assam o Frango em sua loja. Além de contar c/ a qualidade da marca, criamos um SKU onde na cx de embarque é colocado um fardo de sacos c/ barreira à gordura na mesma qtde p/ entregar ao terceiro de forma prática a solução completa de embalagens Take Away. Movida por inovação, a Seara entrega o conceito prático,facilitando dia-a-dia do lojista, ao mesmo tempo garantindo economia a ele, pois o parceiro não precisará comprar embalagens de transporte; além de destacar os atributos da marca pelo design gráfico empregado.
P/ reter a gordura e evitar q o frango depois de assado suje o carro ou a roupa do consumidor foi aplicado uma laminação em PE ao saco de papel q mantém os líquidos dentro da embalagem e não vasem. Há tb um corte localizado no papel, mantendo a laminação interna íntegra, gerando janela frontal. O formato do saco foi projetado com uma sanfona lateral e uma base contendo uma geometria que permite com que o frango assado fique em posição que não tombe quando apoiado à superfície. A sobra superior também permite uma dobra adequada para aplicação de lacre de fechamento e inviolabilidade. A embalagem individual em si já entrega as propriedades necessárias, porém o conceito de entregar ao parceiro solução completa sem custo da embalagem para o consumidor complementa a proposta de valor. Fardos protegidos para que não sejam danificados no transporte com o frango congelado.
Atualmente frangos direcionados para essa comercialização (padarias etc) não possuem mídia empregada e, além da economia ao parceiro, esse é o diferencial do projeto: exploração da marca após o produto assado mostrando a origem e qualidade.
Trate-se de um material de baixo volume e massa reduzida qdo comparado às embalagens convencionais de delivery, principalmente isopor, cujo descarte tem sido assunto de várias debates. Bem como a redução de materiais complementares dessas embalagens, como caixas de papelão e acessórios, por exemplo.
Data de lançamento: 01/02/2022
Vencedor: Cartrom Embalagens (www.cartrom.com.br)
Brand owner: Andicrose Wooden bike
Design: Arisdene Souza Santos / Letícia Rosa Alves
Convertedor: Trombini Embalagens
País: Brasil
A garantia da experiência unboxing foi um desejo manifestado como essencial desde o início da jornada técnica, Oferecer o máximo encantamento e a necessidade de entregá-la montada e pronta para uso, sem a inconveniência de ser encaminhada a um bikeshop. Sustentabilidade no início ao fim, possivelmente o aspecto mais relevante do projeto, a utilização de materiais sustentáveis em toda a composição, da embalagem externa ao produto final, proporcionando a reflexão sobre fazermos a nossa parte para termos um mundo melhor.
O produto a ser protegido trata-se de uma obra de arte, única e artesanal. A estrutura criada visa principalmente a proteção do material que agrega o valor do produto, a madeira. A região onde esse material nobre esta posicionado é pensada para que fique suspensa, evitando qualquer dano indesejado.
Data de lançamento: 01/05/2022
Vencedor: Guepa! (www.guepa.com.br)
Brand owner: Plant Choice
Design: Guepa Design e Branding
Convertedor: EMBHAFLEX
País: Brasil
Plant Choice é uma marca de produtos feitas à base de plantas e vegetais, adotamos uma estética minimalista, equilibrando espaços com poucos elementos, cores vivas e grafismos abstratos que remetem aos ingredientes. Buscamos uma linguagem mais limpa e jovial, adequada à essência da marca. A abertura lateral da embalagem permite que seja consumida apenas a quantidade necessária do produto, permitindo armazenar e preservar o restante para consumo posterior.
Outro Abertura lateral
Data de lançamento: 20/06/2022
Vencedor: Thiago de Ataide Oliveira (Curso Rotulando )
País: Brasil
Desenvolvido para o segmento de azeite ultra premium, o produto tem apelo ao homemade de edição limitada. Exclusividade como berço em tradição - fazer um azeite intenso e único. O substrato Ipanema White X-Dry tem bom desempenho com umidade, destaques em hotstamping, relevo e gravação na tampa.
Seguindo as normas internacionais, a garrafa em vidro atende aos critérios de carga vertical, impacto e recozimento, com pigmentação escura que garante menor oxidação ao produto. Fácil utilização e manuseio, ampla área de rotulagem e abertura em rolha sintética revestida externamente em madeira. A garrafa remete às vidrarias químicas utilizadas antigamente pelos boticários, reforçando o storytelling. Possui fundo côncavo ergonômico que garante maior resistência e facilita o manuseio ao servir. Marca e selos em hotstamping dourado e cobre, que dão charme e requinte necessários à peça. A garrafa é acessível, toda a parte de criação de desenho técnico, usinagem de molde e produção seguem os critérios de qualidade estabelecidos. A rotulagem segue processos consolidados de impressão, sem qualquer tipo de complexidade extra na produção.
O produto tem a proposta de ser produzida em vidro 100% reciclável, já que a edição é limitada e a família produtora tem a proposta de minimizar qualquer impacto ao meio ambiente. Material versátil, traz a opção de ganhar uma segunda vida - ser utilizado para armazenar água ou como vaso de plantas.
Data de lançamento: 09/05/2022
Vencedor: Mad Creative (www.madcreative.com.br)
Brand owner: Hinode
Design: MAD Creative
Convertedor: Formapack / Impacta / Wista / Vidraria Anchieta / Bristol Parts
País: Brasil
Minimalismo e sofisticação marcam este design. No reposicionamento da marca ROUTINE DERMO de Hinode, criamos uma linha delicada e feminina, trazendo clareza aos benefícios dos produtos. A consumidora percebe nas embalagens uma linha especial tanto na formulação como na sua entrega sensorial. Os claims de atributos e benefícios dos produtos foram explorados de forma clara e objetiva. Seus visuais exaltam o atrativo aspiracional para as consumidoras, e através dos detalhes e acabamentos refinados, conferem qualidade da linha.
A linha tem propósitos de skincare claros, iniciando pelo nome que se insere na rotina da consumidora e o portfolio de produtos que entrega benefícios e atributos especiais. Como skincare, o cuidado nos detalhes é imprescindível para transmitir confiança nos resultados pelo uso dos produtos. Visual limpo, clareza nas informações e acabamentos sofisticados conferem aumento no valor agregado. A consumidora percebe a linha como especial. O desempenho dos produtos, formulações e tecnologia, são traduzidos na embalagem para terem percepção de forma diferenciada.
Todas as embalagens seguem critérios sustentáveis, apresentando selos de reciclagem e diminuição no uso de plásticos. Além disso todos os cartuchos apresentam o selo FSC de papel proveniente de fontes responsáveis.