when 'Mercado - Higiene e limpeza doméstica' then 7 

 

Vencedores 2021

praticup®

Vencedor em Mercado - Alimentos doces - 2021

Categoria: Alimentos Doces

Data de lançamento: 26/10/2020

Tags: sorvete, Bacio di Latte, papel cartão, shelflife, experiência, pote, luxo

Empresa vencedora: Gráfica Rosset (www.graficarosset.com.br)

Brand owner: Bacio Di Latte

Convertedor: Graphic Packaging / Gráfica Rosset

País: Brasil


A empresa desenvolveu uma embalagem com revestimento de polietileno fosco externo, que garante aos produtos um shelflife de 18 meses nos freezers dos pontos de venda, e que também apresenta uma textura acetinada, assegurando a percepção de que aquela embalagem é de papel.

O laminado metalizado dourado na tampa dos potes confere um aspecto luxuoso para o conjunto, além de refletir a luz, chama a atenção do consumidor. A embalagem inovadora e nunca produzida no Brasil, conta com um design e tecnologias de impressão e acabamento inéditas no mercado nacional de sorvetes.

Uma embalagem com apelo visual luxuoso, que traz a sofisticação e experiência de uma gelateria italiana. É fabricada com matérias primas de fontes renováveis, é reciclável, fator fundamental na decisão de compra dos consumidores que buscam por recipientes sustentáveis.

Sem dúvidas os potes da Bacio di Latte têm um grande diferencial nas gôndolas, afinal, são 500ml de sabores clássicos, é a combinação perfeita de luxo e experiência com consciência ambiental. Essa nova apresentação representou um importante canal de comunicação/venda com consumidores fiéis da marca.

Os potes são constituídos por mais de 90,8% de papel cartão, que é fonte renovável e reciclável, e mesmo laminado com polietileno, já faz parte da cadeia de economia circular promovida pelos grandes fabricantes de matérias primas brasileiras.

 

She Dreams e Her Dream

Vencedor em Mercado - Alimentos doces - 2021

Categoria: Alimentos Doces

Data de lançamento: 08/03/2021

Tags: chocolate, hersheys, mulheres, impressão digital, dado variável, inovação

Empresa vencedora: Camargo Embalagens (www.camargociaembalagens.com.br)

Brand owner: Hershey´s do Brasil

Design: Betc Havas

Convertedor: Camargo Embalagens

País: Brasil


Pelo segundo ano consecutivo, a Hershey’s do Brasil traz a campanha “HerShe” para o Dia Internacional da Mulher, este ano a ação traz o tema “She Dreams” e “Her Dream” (“Ela Sonha” e “O Sonho Dela”). Uso da tecnologia de impressão digital com dados variáveis, com um QR Code que acessado pela câmera do celular, aciona um conteúdo em realidade aumentada para dar destaque às artes elaboradas e acesso direto à história do sonho de cada uma das oito artistas participantes da campanha.

320 mil barras de chocolates 92g, divididas em 8 sku´s temáticas produzidas como edição limitada e disponíveis para venda em lojas selecionadas do Grupo Pão de Açúcar e no e-commerce da marca. Embalagens no formato Flow Pack, acondicionando o produto de forma segura e prática para o consumo, mantendo o padrão da marca.

Estrutura laminada de acordo com a especificação técnica do cliente, utilizando impressão digital com qualidade fotográfica e dados variáveis, trazendo exclusividade e flexibilidade de criação e execução. Tudo feito com agilidade acelerando o time-to-market. Trazer visibilidade aos sonhos de mulheres artistas onde as embalagens da marca dão voz às que querem mostrar seu talento, transformando as embalagens tradicionais em uma plataforma de exposição do trabalho artístico de oito mulheres, em diversas expressões, como forma de alcançar os sonhos.

A campanha proporcionou o engajamento da marca em mídias sociais e considerável volume de compras desses itens promocionais. Além disso a campanha recebeu diversos prêmios em diversas categorias com destaque para dois Leões em Cannes.

Sustentabilidade de processos internos da empresa com sistema fechado de recuperação de solventes, além de equipamento de impressão com emissão de CO2 neutro e tinta base de óleo mineral.

 

Bauducco Bites

Vencedor em Mercado - Alimentos doces - 2021

Categoria: Alimentos Doces

Data de lançamento: 12/09/2020

Tags: cartão duplex, bauducco, narita, sextavada, natal, comemorativa

Empresa vencedora: Narita Strategy & Design (www.naritadesign.com.br)

Brand owner: Bauducco

Design: Narita Strategy & Design

Convertedor: Brasilgráfica

País: Brasil


O amarelo garantiu a identidade da marca Bauducco no PDV. O marrom foi adotado em pontos estratégicos para criar atributos de sabor e reforçar a cobertura de chocolate. A tipografia manuscrita de Bites, somada a indulgência dos demos e ao formato sextavado da embalagem adicionam o impacto ao visual. Embalagem produzida em cartão duplex.

A embalagem hexagonal cria um aspecto visual mais dinâmico e instigante, que destaca o produto na gôndola. Embalagens sextavadas criam uma sensação tátil que convida à pega e estimula o consumidor a navegar pelo faces da embalagem.

A impressão é feita em sistema off-set. Como recurso gráfico, foram adotados relevos em detalhes específicos da arte.

Através de códigos visuais mais jovens e indulgentes, evidenciar o novo produto, um novo formato de Panettone e Chocotone da marca Bauducco

O formato hexagonal possibilita diferentes formas de exposição do produto no PDV, e consequentemente, atraem o olhar dos consumidores.

Ver maior em nova página

 

Azeite La Favola

Vencedor em Mercado - Alimentos salgados - 2021

Categoria: Alimentos Salgados

Data de lançamento: 15/05/2021

Tags: Luxo, Holy Studio, La Favola, presente, azeite, premium, sofisticação

Empresa vencedora: Holy Studio (www.holystudio.co)

Brand owner: Olhos d´água Agropecuária - La Favola

Design: Holy Studio

Convertedor: Automação (Rótulos) / Conceito Embalagens (Caixa) / Prosperato (envase, garrafas e tampas) / Moropolo & co. (Fotografias)

País: Brasil


A proposta de design do azeite La Favola, representa a dedicação e cuidado dos produtores ao introduzir no segmento um Azeite de Oliva de posicionamento ultra premium. Para ser apreciado, mas também pensado para servir como um presente, uma memória de requinte para poucos. Rótulo impresso em substrato Fedrigoni Ipanema Markato White. A proposta apresenta uma faca diferenciada por destacar o selo em hotstamping com relevo posicionado ao centro. A garrafa Cristoro Real eco ll também passa por processo de pintura escura, garantindo menor oxidação ao produto.

Contempla Garrafa + Caixa promocional, pensada para ser uma experiência de impacto e qualidade, por isso a caixa segue o formato longilíneo da garrafa, com detalhes de acabamento, fechamento em imã, berço de encaixe para o produto, textura em gofragem exclusiva, verniz e 2 tons de hotstampings. Caixa produzida em cartonaria, demanda cuidados de transporte por conter acabamentos delicados e exclusivos. Garrafa possui fechamento screwcap com bico dosador, e seu transporte ocorre de forma usual em caixas de 6 unidades.

Conjunto projetado para causar a sensação de toque e visual. Substratos texturizados e acabamentos inspirados no requinte do produto. Por se tratar de um mercado exclusivo o azeite é recebido e exposto como um item de decoração focado no mercado de gastronomia de luxo.

O Conceito verbal criado para a marca, pretende conectar o storytelling entre uma famosa fábula de Esopo à qualidade empregada ao azeite. O resultado é uma embalagem icônica, que pretende se distanciar de seus concorrentes pela imponência e presença em gôndola. A diferenciação pode ser analisada ao comparar a embalagem com os concorrentes. Mesmo em um mercado repleto de belíssimas embalagens, o seu propósito é intrigante e surpreendente despertando a curiosidade do consumidor em relação ao produto.

Embalagens de vidro e tampas em metal com processos de impressão diversos. A ideia e conceito deste produto pretende que o vidro seja descartado, e portanto reciclável, mas que a caixa seja guardada como uma memória podendo servir como um item decorativo.

 

Cymco

Vencedor em Mercado - Alimentos salgados - 2021

Categoria: Alimentos Salgados

Data de lançamento: 01/02/2021

Tags: pão de queijo, inovação, plástico flexível, brainbox, filme laminado fosco

Empresa vencedora: Brainbox Branding 360 (www.bb360.com.br)

Brand owner: Cymco

Design: Brainbox Design

País: Brasil


Cymco, antes Pão de Queijo Mineiro, foi o nome escolhido para representar a empresa da família Cymbalista. Um projeto completo de reposicionamento de marca e embalagem que trouxe um olhar mais contemporâneo para um produto comumente explorado de forma tradicional pelas marcas.

As novas embalagens foram impressas em filme laminado fosco, trazendo um aspecto mais premium para os produtos e destacando-os nas gôndolas.

A marca se comunica de forma alegre e contemporânea com um público que busca soluções rápidas e de qualidade. A predominância do preto remete a um produto mais premium, a variação das cores diferencia os produtos e o uso de ícones no painel frontal destaca os benefícios de cada produto.

A empresa, antes do reposicionamento só estava presente no food service. O novo projeto permitiu a entrada da marca em PDV´s onde era vendido apenas a marca líder de categoria e uma segunda marca. E, em pouco tempo, Cymco já assumiu a posição de segunda marca em diversos PDV´s.

 

Mini salgados congelados Almanara

Vencedor em Mercado - Alimentos salgados - 2021

Categoria: Alimentos Salgados

Data de lançamento: 05/04/2021

Tags: árabe, Almanara, take away, Taba, tradição, história, papel cartão, alimento, congelado

Empresa vencedora: Taba (www.tabahub.com.br)

Brand owner: Almanara

Design: Taba

Convertedor: Gráfica Duble Indústria Gráfica

País: Brasil


Através da composição dos pratos decorados e da marchetaria reproduzida em pattern no fundo, resgatamos o valor e força da cultura árabe. A escala de cores buscou inspiração também nos restaurantes da rede. Como protagonistas, os produtos dão o toque da tradição e qualidade de 70 anos de história.

Escolhemos para as embalagens o papel Klafold FZ que além de ser adequado a produtos congelados tem um toque fosco reforçando o caráter artesanal, uma vez que os salgados do Almanara são feitos manualmente um a um. E se diferenciando das embalagens plastificadas da concorrência.

Trabalhamos algumas combinações de técnicas de impressão para trazer um caráter mais premium para o produto, utilizando por exemplo pantone metalizado 8023C. A combinação do verniz de reserva na marca Almanara e no prato com os salgados, reforçam o caráter de qualidade com que a marca trabalha.

As delícias árabes do Almanara são uma tradição na cidade de São Paulo desde 1950. Suas receitas milenares, passadas de pai para filho por gerações, ganharam notoriedade nacional através de sua excelência e qualidade. No design das embalagens utilizamos elementos gráficos para realçar essa tradição.

O sucesso das embalagens foi tanto que a rede St. Marché ofereceu ao Almanara, logo após o lançamento, um freezer exclusivo para apresentação de seus produtos, que inclusive decoramos com a mesma linguagem visual das embalagens.

 

LOOP - Projeto Bonafont

Vencedor em Mercado - Bebidas não alcoólicas - 2021

Categoria: Bebidas Não Alcoólicas

Data de lançamento: 01/11/2020

Tags: garrafa, PET, rótulo, Danone, Bonafont, água mineral, sustentabilidade, reciclável

Empresa vencedora: Valgroup (www.valgroup.com.br/lorenpet)

Brand owner: Danone

Design: Bendito Design

Convertedor: Moldintec / Mirvi / Valgroup (Lorenpet) / CPR

País: Brasil


Com design inovador, possui como grande diferencial ser a primeira garrafa sem rótulo do mercado brasileiro. Todas as informações necessárias estão gravadas em relevo e o código de barras é encontrado na tampa da garrafa. Além disso, sua cor laranja da garrafa permite maior destaque na gôndola. Essa garrafa é fabricada a partir de uma linha de reciclagem B2B (Bottle to Bottle) com tecnologia no estado da arte; Tecnologia de decoração a laser para garantir a legibilidade dos dizeres legais; E gravação do código de barras na tampa.

Optamos por inovar em nosso portfólio e trazer um novo formato que facilite a hidratação dos consumidores ao longo do dia. A ideia era trazer um conceito novo e ainda contribuir para o fácil controle de hidratação diário, ou seja, com duas garrafas o consumidor já atinge a recomendação diária. A embalagem conta com a gravação em relevo como destaque em sua estrutura como método de substituição do rótulo. Além disso, sua estrutura é 100% feita a partir da reciclagem da nossa linha de galões retornáveis e sua tampa é proveniente de plástico verde, qualificando o produto como reciclável.

O processo de reciclagem do PET dos galões passa por rigorosas etapas de separação e limpeza que garantem a qualidade e segurança final do material reciclado e são aprovadas pelo órgão regulamentador. Além disso, são realizadas análises laboratoriais para confirmação da qualidade do pet reciclado.

Dentro do portfólio de Bonafont, em um cliente, a participação de 1L chegou à 4% das vendas, o que representa um bom número para um novo lançamento! O fato da garrafa não ter rótulo provocou curiosidade no shopper e exploramos exatamente essa característica nos pontos de vendas.

A garrafa é fabricada com 100% de material reciclado a partir de galões 10L/20L da linha Bonafont Re.torna em seu fim de vida. Não há rótulo, o que aumenta a eficiência na linha de reciclagem por não ser necessário a remoção do rótulo e cola. Por fim, a tampa é de origem verde. “GARRAFA SEM RÓTULO?”/ “100% RECICLADA. 100% RECICLÁVEL”

Ver maior em nova página

 

Loop - Projeto Bonafont

Vencedor em Mercado - Bebidas não alcoólicas - 2021

Categoria: Bebidas Não Alcoólicas

Data de lançamento: 01/10/2020

Tags: garrafa, PET, rótulo, Danone, Bonafont, água mineral, sustentabilidade, reciclável

Empresa vencedora: Bendito Design (www.benditodesign.com.br)

Brand owner: Danone

Design: Bendito Design

Convertedor: Moldintec / Mirvi / Valgroup (Lorenpet) / CPR

País: Brasil


A primeira garrafa 100% sem rótulo da Danone traz o clássico colorcode da marca com informações em alto relevo num grande desafio de impacto e conscientização. Feita 100% de plástico reciclado dos próprios galões de Bonafont, é pura circularidade e explora a transparência em todos os sentidos. O shape da garrafa é fundamental para acolher as informações sem depender de um rótulo. A garrafa não traz qualquer ranhura e tem um formato limpo e moderno que conversa com a comunicação da marca.

Bonafont Naked é 100% sem rótulo, feita 100% de RPet, sendo o plástico reciclado proveniente dos galões da linha Re.torna da própria marca. Com isso, Bonafont se compromete com a sustentabilidade, tendo como meta recolher e reciclar 100% do volume de plástico que coloca no mercado, sendo a principal característica a circularidade da matéria prima.

O processo de reciclagem do PET dos galões passa por rigorosas etapas de separação e limpeza que garantem a qualidade e segurança final do material reciclado e são aprovadas pelo órgão regulamentador. Além disso, são realizadas análises laboratoriais para confirmação da qualidade do pet reciclado. Nenhuma garrafa acaba na natureza. Esse é o compromisso da Danone águas e o principal apelo de vendas do produto, sua circularidade e a responsabilidade da marca com o planeta.

Dentro do portfólio de Bonafont, em um cliente, a participação de 1L chegou à 4% das vendas, o que representa um bom número para um novo lançamento! O fato da garrafa não ter rótulo provocou curiosidade no shopper e foi explorada exatamente essa característica nos pontos de vendas.

A embalagem é totalmente sustentável. Foram meses de estudo, análise mercado, tendências, criações de conceitos verbais e visuais para contemplar os desafios técnicos e conceituais desta garrafa, garantindo funcionalidade e visibilidade.

 

Bonafont Kids Mascotes para Pintar

Vencedor em Mercado - Bebidas não alcoólicas - 2021

Categoria: Bebidas Não Alcoólicas

Data de lançamento: 01/01/2021

Tags: Colorir, pintar, Bonafont, Danone, brinquedo, lúdico, CCL, crianças, PET, garrafa

Empresa vencedora: CCL Industries do Brasil (www.ccllabel.com.br)

Brand owner: Danone

Design: Bendito Design

Convertedor: CCL Industries do Brasil

País: Brasil


O design gráfico foi pensando para que a garrafa virasse o próprio personagem, facilitando a brincadeira das crianças e também a hidratação. Nesta nova proposta, os personagens são apresentados em duas versões: Colorido e Para pintar na mesma garrafa, incentivando a criatividade da meninada. A embalagem possui um sleeve com uma tecnologia específica que permite que o consumidor pinte a embalagem como ele quiser, seja com lápis de cor, giz de cera ou canetinha. A parte traseira da embalagem vem em preto e branco e possibilita que o consumidor faça a pintura.

O formato da embalagem é único e exclusivo da linha Bonafont Mascotes. Ao associar a água aos personagens, as garrafas ganham um formato lúdico e de fácil empunhadura pelos pequenos. A embalagem permite o consumo total da água, com um formato ergonômico, de fácil pega para as crianças com as “cinturas” menores no centro da embalagem.

Nesta nova versão, a própria embalagem já traz a informação “PARA COLORIR” como também a possibilidade de colocar o nome, que nesse momento de pandemia, é muito útil e garante segurança as crianças e pais. Assim a embalagem auxilia pais e crianças no cuidado com a saúde. Bonafont para colorir foi uma idéia agregada a um produto saudável e que traz diversão acessível à todas as crianças. A linha Mascotes auxilia os pais no incentivo do consumo de água e cada garrafa é colecionável, tornando-se um brinquedo personalizado.

A própria embalagem já traz não só a informação de “PARA COLORIR” como também a possibilidade de colocar o nome, que nesse momento de pandemia, é muito útil e garante segurança as crianças e pais.

A embalagem é parte essencial da Marca Bonafont, e está contida no compromisso de Sustentabilidade da Marca https://www.bonafont.com.br/nosso-compromisso

Ver maior em nova página

 

Arminda Café

Vencedor em Mercado - Bebidas não alcoólicas - 2021

Categoria: Bebidas Não Alcoólicas

Data de lançamento: 01/02/2020

Tags: café, artesanal, luva, pouch, papel cartão, 4 soldas, Arminda

Empresa vencedora: ARBO Design (www.arbodesign.com.br)

Brand owner: Grupo Arminda

Design: ARBO Design

Convertedor: Camargo Embalagens / Florão Alimentos

País: Brasil


A memória das gerações das Armindas se transforma em marca e grãos que revelam atributos do sempre indispensável café. As embalagens traduzem esta alma cafeeira de forma apurada e sensorial. O design da embalagem conta esta história, apoiado em ilustrações, cores, grafismos e tipografia exclusivos. Pensando na acessibilidade de deficientes visuais e no fato de que nem todos os sabem ler Braille, desenvolveu-se um sistema de QR code que habilita um áudio com informações sobre o produto.Assim, foi aplicado um silk screen em relevo no QR da embalagem, indicando de forma tátil a posição do celular

Além da embalagem de 4 soldas dos grãos, há ainda um suporte de papelão estruturante opcional para comunicação, que é trocado conforme a edição do café. Para dar mais destaque aos produtos especiais, edições limitadas, e regionais e blends assinados, desenvolveu-se embalagem de cor invertida. A embalagem de suporte permite maior estrutura para o conjunto, valorizando e destacando a marca no ponto de venda, além de comunicar melhor a identidade e propósito do produto. Esta pode ser trocada conforme a edição do café, sem precisar alterar a embalagem dos grãos, otimizando o processo.

A embalagem utiliza de processo produtivo reconhecidamente seguro para garantir o aroma e frescor dos grãos de café (embalagem de 4 soldas) que assegura a qualidade e resistência da mesma. Possui também um válvula especial de alta performance que mantém os grãos secos e perfeito para o consumo. O apelo que o design expressa é a identidade única e premium desejada, enriquecendo a experiência do consumidor, valorizando os produtores regionais e criando uma conexão emocional com a marca. Traz referencia à cultura do Brasil rural, fazendo uma homenagem contemporânea à brasilidade colonial.

É uma marca entrante que hoje já está em torno de 50 estabelecimentos em todo Brasil, oferecendo experiências. A marca não foca no varejo, mas sim nos serviços atrelados à marca, como parceria com marca de máquina de café premium e estabelecimentos comerciais como cafeterias, bares e restaurantes.

A marca obteve o selo “Rainforest Alliance”, que reconhece mundialmente o apoio à ação coletiva das fazendas e produtores, certificando a cadeia completa. Indica que o ciclo da empresa foi auditado e que medidas para a sustentabilidade nas dimensões sociais, econômica e ambientais foram adotadas.

Ver maior em nova página

 

YVY Territórios

Vencedor em Mercado - Bebidas alcoólicas - 2021

Categoria: Bebidas Alcoólicas

Data de lançamento: 25/10/2020

Tags: gin, premium, vidro, sofisticação, YVY Territórios, garrafa, riqueza cultural, Brasil, destilaria

Empresa vencedora: Estúdio Bogotá (www.estudiobogota.com.br)

Brand owner: YVY Destilaria

Design: Estúdio Bogotá

Convertedor: Premier Pack (Importador da garrafa) / Fitatex

País: Brasil


Com inspiração na diversidade e na inestimável riqueza cultural do país, a destilaria YVY lançou TERRITÓRIOS, uma coleção em edição limitada. São seis sabores de gins, cada um inspirado nas características dos biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa, Amazônia e Pantanal. A garrafa utilizada para o projeto possui uma pintura especial que faz com que o vidro se pareça com cerâmica. Além de uma base neutra, cada bioma recebe a aplicação de pontos de cor de acordo com a paleta do rótulo. Foram necessários diversos ajustes de maquinário para alcançar o efeito desejado.

A coleção TERRITÓRIOS começa com sua marca: uma releitura ousada do mapa do Brasil. Um registro dinâmico e marcante dos caminhos que a expedição percorreu: de um mesmo ponto aos seis biomas, ao país inteiro. Uma rede de descobertas que se expande e se transforma em cada bebida e em seu legado. O gin YVY TERRITÓRIOS utiliza garrafa de vidro de 500ml, com sistema de abertura em rolha sintética revestida externamente em madeira. Sua caixa individual é produzida em papel cartão preto cru com aplicação localizada de serigrafia e hotstamping.

Além da pintura da garrafa que traz excelente acabamento, a impressão do rótulo utiliza o papel Tintoretto Gesso que confere qualidade na impressão e elegância ao produto. O hotstamping em diversas cores é uma utilização ousada pois se propõe a sair dos já clássicos dourado e prateado. As embalagens têm inspiração no repertório cultural de cada povo. Celebrar e respeitar as diferenças, sem esquecer aquilo que os une: o Brasil. As texturas de pinceladas e a paleta marcante, inspirada na paisagem de cada região, conferem uma identidade à cada bebida e vínculo com o bioma de origem.

O produto aumentou o market share da empresa e ainda impulsionou o posicionamento da empresa enquanto destilaria nacional de alta qualidade. O produto colecionável, em edição limitada cria desejo e o design da embalagem precisa estar à altura.

O projeto TERRITÓRIOS realizou uma expedição pelos biomas com foco na sustentabilidade social, fazendo com que pequenos produtores pudessem fornecer matéria prima para o produto criado. Assim, o projeto tem ainda um viés ambiental uma vez que promove a biodiversidade local e a manutenção dos biomas.

Ver maior em nova página

 

BrAuN Gin

Vencedor em Mercado - Bebidas alcoólicas - 2021

Categoria: Bebidas Alcoólicas

Data de lançamento: 13/04/2021

Tags: vidro, gin, garrafa, premium, Braun

Empresa vencedora: Ismo Design (www.ismo.com.br)

Brand owner: Braun Indústria e Comércio de Bebidas

Design: Ismo Design

Convertedor: CCL Industries do Brasil

País: Brasil


A BrAuN surgiu do encontro do histórico da família Braun na química com a paixão por destilaria. Os elementos da tabela periódica estão presentes tanto no logotipo - (Br) Bromo (Au) Ouro (N) Nitrogênio - quanto nos detalhes da impressão, com destaque para o hot stamping ouro como elemento sensorial. A textura lateral foi criada a partir de imagens de reações químicas vistas através do microscópio. Em partes dessa textura, foi aplicado hot stamping ouro, gerando a sensação de que a reação está realmente acontecendo. Também enfatizado também pelo corte irregular do rótulo, feito com faca especial

O formato da garrafa remete às vidrarias químicas utilizadas antigamente pelos boticários, reforçando o storytelling da marca. A garrafa possui um fundo côncavo ergonômico que serve para garantir maior resistência e facilitar o manuseio ao servir.

A impressão feita em Papel Cuvée Martele, conta com efeito de verniz localizado e hot stamping para acentuar os detalhes do rótulo. O acabamento em verniz fosco garante a resistência quando imerso em gelo e água. O fechamento é feito com rolha sintética e acabamento superior em madeira. O apelo está no storytelling: por meio da embalagem, comunicamos que a Braun combina a química da destilaria com arte de gerar experiências para produzir ligações humanas. Este conceito é bem amarrado através do alinhamento de todos os componentes da embalagem: do copywirintg ao formato da garrafa.

A Braun Destilaria é um empresa em estágio inicial. Por isso, é possível dizer a estratégia desenhada para a embalagem - o ponto de contato principal entre marca, produto e público - foi o grande responsável pela rápida penetração de mercado em bares premium e lojas especializadas no RS.

Além de a garrafa ser produzida em vidro 100% reciclável, entendemos que trazer uma apelo estético interessante poderia ajudar a dar uma segunda vida à embalagem, que pode ser utilizada para armazenar água e como vaso de plantas.

 

Gin Tanqueray & Tonic

Vencedor em Mercado - Bebidas alcoólicas - 2021

Categoria: Bebidas Alcoólicas

Data de lançamento: 01/02/2021

Tags: tanqueray, owens illinois, gin, conveniência, ready to drink, ocasião de consumo, vidro, garrafa

Empresa vencedora: Owens Illinois (www.o-i.com)

Brand owner: Diageo Brasil

Convertedor: Owens Illinois

País: Brasil


A embalagem foi desenvolvida com base no design do famoso Gin Tanqueray, mas em tamanho menor e atendendo a uma nova ocasião de consumo. O produto possui 275 ml, é produzido na cor verde e é pronto para beber, fazendo parte da categoria RTD (Ready to Drink). Para a versão brasileira da embalagem a Diageo optou por substituir o fechamento Pilfer, utilizado na Europa, pelo Twist Crown, que possibilita abertura fácil apenas com a mão, sem a necessidade de utilizar abridor. Essa decisão foi tomada também para manter um padrão em suas embalagens de RTD.

A embalagem do Gin Tanqueray & Tonic possui cor e formato de fácil identificação e bastante destaque nas gôndolas, pois segue fielmente a identidade visual da garrafa de Gin Tanqueray já conhecida no mercado, mantendo o shape icônico e elegante. O tipo de fechamento adotado é a tampa twist crown, dispensando o abridor de garrafas. A embalagem possui cor, curvas e detalhes gravados no vidro que colaboram para um design diferenciado. O tamanho menor e a formulação do líquido atribuem a praticidade de ser consumido diretamente na garrafa.

O envase em vidro preserva a qualidade da bebida, não alterando nenhuma característica e sem riscos de micropartículas afetarem o líquido. A cor segue os padrões e normas de transmitância (passagem de luz permitida) que garante que o líquido não seja exposto de maneira inadequada aos efeitos da luz. O Gin Tanqueray & Tonic é uma extensão da icônica marca Tanqueray e chega em um momento de crescente procura por praticidade de consumo. A bebida apresenta uma embalagem capaz de posicioná-la corretamente e reforça sua credibilidade, destacando-se nas gôndolas, entregando praticidade e conveniência.

O formato e tamanho, por si só, chamam atenção e destacam o produto nas gôndolas, pois, além de ser muito semelhante a garrafa de Gin Tanqueray, não há outra garrafa de vidro nessa categoria de bebidas “prontas para tomar” (RTD - Ready to Drink) que tenha um shape semelhante.

O vidro é uma embalagem 100% reciclável e, na O-I, o cuidado e atenção estão presentes em toda a cadeia produtiva. A coloração do vidro não interfere no seu potencial de reciclagem, e sem agentes contaminantes. Nossas garrafas são feitas com o maior quantidade de caco possível, independente da cor.

 

Dom Tropical

Vencedor em Mercado - Cosméticos e cuidados pessoais - 2021

Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais

Data de lançamento: 26/03/2021

Tags: beleza, cosméticos, CASA feito brasil, Cuidados pessoais, sustentabilidade

Empresa vencedora: Camargo Embalagens (www.camargociaembalagens.com.br)

Brand owner: CASA feito brasil

Design: CASA feito brasil

Convertedor: Camargo Embalagens

País: Brasil


Um novo projeto foi idealizado com a repaginação da coleção Dom Tropical. Sabonetes artesanais em barra em formato de picolé com partículas naturais de esfoliação intensa e deliciosas fragrâncias de frutas tropicais. Com embalagem compostável e madeira (cabo picolé) de fonte responsável. Estrutura laminada de material compostável feito de polpa de celulose (zero plástico), com propriedades de selagem e barreira, aspecto visual e sensorial do plástico. Além disso a tinta também tem certificação e compatibilidade com a compostagem. Embalagem se biodegrada em composteira até 180 dias.

Sabonetes em barra com formato de picolé, em embalagens flow-pack divididos em 5 sku´s temáticos, disponíveis para venda em lojas selecionadas e no e-commerce da marca. Apesar da mudança estrutural da embalagem, os aspectos de envase, distribuição e acondicionamento seguiram o padrão sempre adotado pela marca.

Estrutura laminada (com material compostável), utilizando impressão digital com qualidade fotográfica, trazendo exclusividade e flexibilidade de criação e execução. Por não conterem plástico em sua composição, se biodegradam em até 180 dias, seja em usinas de compostagem ou em composteiras caseiras. A marca dá um passo importante na evolução de embalagens amigáveis ao meio ambiente. É uma resposta à demanda do mercado, atendendo também os requisitos técnicos do produto. Além disso as embalagens se biodegradam em 180 dias em compostagem caseira ou industrial.

A repaginação da linha Dom Tropical proporcionou o engajamento da marca com os seus consumidores que são atentos aos impactos da cadeia produtiva no meio ambiente. Naturalmente trouxe mais visibilidade e aumento nas vendas.

Matérias-primas compostáveis (filmes e tintas) que se biodegradam em até 180 dias, sustentabilidade de processos internos da empresa com sistema fechado de recuperação de solventes, além de equipamento de impressão com emissão de CO2 neutro.

Ver maior em nova página

 

Make B. Cocoa

Vencedor em Mercado - Cosméticos e cuidados pessoais - 2021

Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais

Data de lançamento: 26/05/2021

Tags: maquiagem, boticário, Make B., Cocoa, chocolate, filme metálico

Empresa vencedora: Mad Creative (www.madcreative.com.br)

Brand owner: Grupo Boticário

Design: Mad Creative

Convertedor: All4Labels

País: Brasil


O chocolate é o protagonista da linha de Make B. Cocoa. Com a utilização de ambos os códigos de consumo, unificamos a estética do alimento com a do cosmético utilizando o chocolate e seus tons como elementos de destaque. Adicionamos um elemento surpresa: a embalagem filme imitando uma barra de choco O uso conceitual das embalagens de alimento possibilitou a produção simulando uma barra de chocolate, com isso a embalagem secundária passou a ser produzida em filme e a embalagem primária foi substituída de polímero para cartonado, reduzindo custos.

Seu formato é diretamente relacionado a uma caixa/barra de chocolates. Além disso a embalagem primária conta com um pincel e um espelho, trazendo praticidade na aplicação do produto. Com muitos detalhes pensados, por exemplo o embossing dos granéis que imitam os quadradinhos de chocolate. Com a substituição do polímero por cartonado, a embalagem primária conta com uma aba de fechamento, auxiliando em seu transporte. Dentro da embalagem possuímos também um espelho e um pincel, ambos seguros em seus berços, fazendo com que a portabilidade seja facilitada pela embalagem.

Embalagem secundária em filme metálico simulando uma barra de chocolate. Embalagem primária em cartonado com verniz de proteção, acabamentos premium de relevo e hotstamp.

O chocolate é o protagonista na criação da linha de Make B. Cocoa, unindo estas duas paixões das consumidoras: maquiagem e chocolate! As fórmulas possuem cacau em pó e manteiga de cacau. Esta união vem com o propósito de despertar o desejo de colecionar ou ainda de presentear.

A troca da embalagem primária de polímero para cartonado auxilia na redução de consumo plástico e no processo de reciclagem. Além disso com o uso do filme na embalagem secundária reduzimos também o volume final de cada palete, otimizando transporte e cubagem.

 

Colgate Natural Extracts

Vencedor em Mercado - Cosméticos e cuidados pessoais - 2021

Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais

Data de lançamento: 01/09/2020

Tags: extratos naturais, Colgate, creme dental, pasta de dente, sustentabilidade, reciclável, tubo

Empresa vencedora: CBA B+G (www.cba-bmaisg.com)

Brand owner: Colgate-Palmolive

Design: CBA B+G / Estudio Arth (ilustrações) / Iran Ilustrações

Convertedor: Amcor Flexibles Latin America (tubo) / Ibratec (cartucho)

País: Brasil


Colgate Natural Extracts inovou na categoria ao destacar a naturalidade dos ingredientes e traduzir o aspecto sensorial e emocional do produto, algo distinto em uma categoria totalmente focada em benefícios funcionais. Neste produto, a Colgate inovou para produzir um tubo 100% reciclável, e irá disponibilizar a tecnologia para os concorrentes, no intuito de iniciar uma mudança geral no mercado. Os tubos, antes compostos de materiais distintos agora são apenas em HDPE (polietileno de alta densidade).

O tubo vertical tem melhor disposição nos banheiro. A tampa integrada ao tubo melhora a funcionalidade da embalagem e conservação do produto.

Optou-se por uma impressão de alta qualidade para valorizar a naturalidade do apetite appeal, o diferencial do produto no ponto de venda perante os demais do segmento.

Combinação única de ingredientes e suas propriedades naturais, 100% vegano, brilham aos olhos dos consumidores com foco em produtos naturais através de uma experiência sensorial.

Esta é a primeira linha da Colgate na América Latina a ter o tubo reciclável. A novidade está alinhada com o compromisso de sustentabilidade da Colgate, em ter 100% de seu portfólio feito de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025.

Ver maior em nova página

 

Elysée Succès Eau de Parfum de O Boticário

Vencedor em Mercado - Perfumes - 2021

Categoria: Perfumes

Data de lançamento: 01/05/2021

Tags: vidro, perfume, Boticário, luxo, fragrância, perfumaria, feminino, sofisticado, joia

Empresa vencedora: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)

Brand owner: Grupo Boticário

Design: Grupo Boticário

Convertedor: Wheaton / Albea / Silgan / Antilhas

País: Brasil


O design seguiu o mesmo dos outros itens de linha, extremamente sofisticado remetendo a uma joia. Elysée Succés foi o primeiro produto brasileiro a trazer a tecnologia de pintura interna. A pintura aplicada na superfície interna do frasco é uma tecnologia que explora a profundidade e distribuição do vidro, a espessura das paredes e fundo do frasco proporcionando um efeito visual tridimensional.

A forma segue a já icônica da linha. O frasco de vidro, aparentemente simples, revela um grande trabalho de engenharia sustentar o peso do fundo grosso sobre a base abobadada e revelar as pequenas esferas estampadas, sem deformações e trincas durante o processo de resfriamento da massa incandescente O foco da criação foi seguir com a embalagem de linha, que é um produto transformado em joia através dos aspectos da embalagem, porém inovar na decoração, trazendo o diferencial da pintura interna, com a paleta de cores de tons escuros com acabamento fechado proporcionando um efeito luxuoso.

Com relação a pintura interna, foi realizado um mapeamento rigoroso de testes químicos e de qualidade, além de submeter a longas pesquisas, comprovando-se a resistência ao contato prolongado com as fragrâncias e atingindo os padrões internacionais de qualidade. Foi inspirado em mulheres únicas e sofisticadas, incentivando a força interna da mulher e originalidade para conquistar o seu lugar de sucesso. A embalagem remete à joia, característica da marca que completa a sofisticação. O frasco com a pintura interna revela toda a força interna e originalidade.

Lançamento ocorreu em ciclo de datas, com bastante destaque para kits de mães, porém trouxe +70% new shoppers para a Marca Elysée, sendo a 3ª perfumaria mais vendida no ciclo.

O cartão da embalagem secundária possui certificação FSC (Forestry Stewardship Council). Os componentes da embalagem podem ser separados e reciclados.

 

Linha Intense Desodorante Colônia de O Boticário

Vencedor em Mercado - Perfumes - 2021

Categoria: Perfumes

Data de lançamento: 01/02/2021

Tags: perfume, boticário, feminino, fragrância, perfumaria, spray cap, papel cartão, PCR

Empresa vencedora: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)

Brand owner: Grupo Boticário

Design: Sweety & Co.

Convertedor: Frasco – Wheaton / Pump e Spray Cap – Aptar / Cartucho - Antilhas

País: Brasil


Embalagem simples e moderna. Trouxe uma funcionalidade muito mais fácil versus o modelo anterior, além do produto ser de fácil utilização e seguro para transportar. A Spray Cap tem formato anatômico para ser acionada. É posicionada tendo sistema anti-rotação através de meseta no vidro e travas. Foi o primeiro produto do Grupo a ter um posicionamento da decoração + pastilha do spray cap deixando o mesmo com aspecto estético perfeito.

O formato menor com volumetria de 50ml é prático no dia a dia para transporte dentro de bolsas, necessaires e mochilas. Realizamos testes de transporte apenas do SKU, sem cartuchos dentro de bolsas, onde não houve quebra, deslocamento ou qualquer outro problema, mostrando sua eficiência e robustez. Como mencionado, o frasco por diminuir a sua volumetria versus a versão anterior, ganhou em ergonomia e um excelente posicionamento das mãos sobre o produto. O mesmo, ficou fácil para ser transportado e seguro contra pré-acionamentos que poderiam provocar vazamentos dentro de bolsas e mochilas.

Mesmo que a spray cap seja aplicada na linha fora da posição, temos uma tração mínima que deve ser respeitada, além do produto continuar funcionando. O consumidor, pode fazer o reposicionamento no lugar da Spray cap girando, assim ela não perde a sua funcionalidade. O apelo utilizado foi os perfumes terem volumetria que cabe na bolsa, nécessaire e poderem ser levados na mala de mão em viagens, tudo isso sem comprometer a integridade do produto. O que faz dele ideal para ser utilizado no dia a dia.

Repacking da linha trouxe 27% de novas consumidoras para O Boticário e 75% para a marca no ciclo de lançamento. No ciclo, as perfumarias ocuparam as 3 primeiras posições no ranking de receita da marca com destaque para o lançamento Intense Oppss que foi o top 1.

A linha Intense veio com apelo sustentável na cartucharia com utilização de PCR. A Spray Cap da perfumaria para 2022 também virá com PP PCR.

 

Botica 214 Dark Mint - Masculino

Vencedor em Mercado - Perfumes - 2021

Categoria: Perfumes

Data de lançamento: 04/08/2020

Tags: dark mint, boticário, perfume, fragrância, masculino, perfumaria, vidro

Empresa vencedora: Mad Creative (www.madcreative.com.br)

Brand owner: O Boticário

Design: Mad Creative

Convertedor: Wheaton / Pochet do Brasil / Box Print

País: Brasil


Dark Mint é a 1ª fragrância masculina em Botica 214 - uma linha de origens O Boticário. Os frascos se diferenciam dos regulares pela interferência no vidro. Para posicionar as fragrâncias masculinas, desenhamos um frasco inspirado nas bebidas clássica, criando um produto icônico e atemporal. Com a preocupação constante em relação à sustentabilidade, desenvolvemos o frasco com aproveitamento de molde.

Inspirado no universo masculino de bebidas destiladas e garrafas icônicas de cristais. O contraste pode ser visto entre formas com linhas retas e silhueta em curva, representados pelos frisos em todo o frasco. O recartilhado da tampa confere ainda mais masculinidade e facilita a abertura e fechament O produto é acondicionado dentro de um cartucho para transporte e armazenamento. Nossa preocupação foi criar os frisos a partir de um molde pré-existente, além de garantir a facilidade e segurança na pega.

A embalagem possui seu grande diferencial no viro e na tampa, abusamos das texturas e elementos sensoriais para trazer elegância e minimalismo nas informações. Criamos um espaço central que concentra o nome da fragrância do produto, ajudando a elevar a sua percepção de valor. Os códigos já estabelecidos da linha Botica 214 em conjunto com elementos premium e referências do universo masculino como garrafas de bebidas de luxo foram unificados em um conceito clássico-contemporâneo. Todos pontos chaves para o consumidor alvo de Botica 214 masculino.

Frasco com aproveitamento de molde. Utilização de vidro reciclado, redução de materiais de impressão, otimizando o descarte.

 

Botica 214 Dark Mint - Masculino

Vencedor em Mercado - Perfumes - 2021

Categoria: Perfumes

Data de lançamento: 31/07/2020

Tags: perfume, fragrância, Boticário, masculino, funcionalidade, perfumaria

Empresa vencedora: Pochet do Brasil (www.groupe-pochet.fr)

Brand owner: Grupo Boticário

Design: Mad Creative

Convertedor: Wheaton / Pochet do Brasil / Box Print

País: Brasil


A embalagem do Botica 214 Dark Mint é um clássico moderno e tem a mesma sofisticação impressa nos itens femininos da marca. Os traços fortes são marcados pelos frisos do frasco e recartilho da tampa.

A criatividade se vê através do desenvolvimento de uma tampa plástica com aspecto (cor titânio) e peso de metal (lastro no interior da tampa). O formato remete ao primeiro frasco de perfumaria masculina do O Boticário.

Em termos de funcionalidade trata-se de uma tampa de simples encaixe. Ao colocar a tampa no frasco percebe-se um clique sensorial e sonoro.

A embalagem não oferece nenhum risco de segurança, não possui nenhuma aresta ou cantos vivos que possam machucar o usuário no gestual, foram realizados todos os testes conforme metodologias aplicadas à essa embalagem.

Embalagem marcante que traz a força dos contrastes mantendo a mesma sofisticação impressa dos itens femininos da marca.

Ver maior em nova página

 

Mombora

Vencedor em Mercado - Saúde e farmacêuticos - 2021

Categoria: Saúde e Farmacêuticos

Data de lançamento: 21/05/2021

Tags: Mombora, saúde, saudável, esportes, alta performance, futurebrand, sache, flexível

Empresa vencedora: Futurebrand São Paulo (www.futurebrand.com)

Brand owner: Mombora

Design: FutureBrand São Paulo

Convertedor: Triace Pack

País: Brasil


Reunimos o poder da natureza de cada esportista à força dos ingredientes 100% naturais para criar uma identidade visual e embalagens que amplificam o potencial de Mombora, redefinindo, inclusive, os códigos da categoria – até então dominada por produtos artificiais.

Todas as embalagens de Mombora, passam por um rigoroso processo de teste e certificações que garantam a segurança dos consumidores, tendo para isso, a aprovação do Orgãos Reguladores. Além disso, a empresa faz parte do projeto Eu Reciclo.

Repensar a categoria foi premissa para este projeto de branding. As embalagens de Mombora refletem as principais características de uma marca inquieta, conectada ao mundo do esporte de alta performance. Esta ‘explosão’ de energia é percebida visualmente, por meio do claim: poder natural.

Mombora está consciente da importância da sustentabilidade nos negócios – das cadeias de produção (com pequenos produtores) até o trabalho com florestas regenerativas. A marca contou com consultoria especializada em economia circular para mensurar o impacto de suas embalagens para o ecossistema.

 

Carmed

Vencedor em Mercado - Saúde e farmacêuticos - 2021

Categoria: Saúde e Farmacêuticos

Data de lançamento: 01/10/2020

Tags: Cimed, Carmed, Protetor Labial, bisnaga, plástico

Empresa vencedora: Cimed (www.cimedremedios.com.br)

Brand owner: Cimed

Design: Cimed

Convertedor: Cimed Indústria de Embalagem

País: Brasil


O maior diferencial da embalagem de Carmed é o design, destacando-se no meio das demais marcas de hidratante labial do mercado. Em sua nova embalagem, Carmed se apropria do signo boca, traz cores, estampas e dizeres que tornam Carmed sinônimo de boca poderosa.

A gancheira de Carmed, em formato de lábio, unida das estampas que compõem o cartucho e bisnaga são os diferenciais da sua forma em relação ao mercado de hidratantes labiais.

Carmed é impresso na própria indústria gráfica da Cimed, que trabalha com uma estrutura verticalizada para garantir a qualidade durante todo o processo produtivo, e protege o frasco interior no ponto de venda, dando total segurança ao produto. A embalagem de Carmed, transmite de maneira singular poder e empoderamento, através de estampas, cores e ícones que revelam a capacidade de hidratação que o produto oferece. Além de atribuir-se do conceito #OPoderDaBoca, uma frase que define muito bem o produto.

Camed cresceu 429% no YTD comparado ao mesmo período do ano anterior (jan~mai). As apresentações “sabores” cresceram 227%, o AH vem crescendo uma média de 30% ao mês e sua venda representou 41% do faturamento total da marca (5% Market Share) com crescimento de 52,6% segundo FMB IQVIA 04/2021.

A Cimed, enquanto indústria de medicamentos, possui certificação ISO 14001: 2015 – Sistema de Gestão Ambiental e tem um compromisso sério em buscar a melhoria contínua de seus processos nos aspectos ambientais e de preocupação com a sustentabilidade durante todo o ciclo de vida de suas embalagens.

Ver maior em nova página

 

Onegripe

Vencedor em Mercado - Saúde e farmacêuticos - 2021

Categoria: Saúde e Farmacêuticos

Data de lançamento: 01/02/2021

Tags: Cimed, gripe, design, saúde, medicamento, remédio, resfriado

Empresa vencedora: Cimed (www.cimedremedios.com.br)

Brand owner: Cimed

Design: Cimed

Convertedor: Cimed Indústria de Embalagem

País: Brasil


Onegripe consegue se destacar com uma embalagem bonita, moderna e elegante, mesmo em um universo de antigripais onde existem inúmeros concorrentes. A boa utilização das cores, da diagramação e das informações é pensada para facilitar a decisão de compra do consumidor.

A embalagem de Onegripe segue todas as rigorosas exigências para garantir a máxima segurança para os consumidores, do processo produtivo até a utilização pelo consumidor final.

Por ser um medicamento, os apelos de vendas são limitados. Mesmo assim, Onegripe consegue oferecer ao consumidor um produto de qualidade, com informações claras e objetivas, além de proporcionar design de qualidade para todos os brasileiros, mesmo que seja em uma caixa de remédios.

Lançada em fevereiro/21, Onegripe teve naturalmente no mês de março um maior volume de vendas (fevereiro: 3006 e março: 11389). Porém, o item ainda não possui base histórica para que possamos apontar evolução ou crescimento da demanda.

A Cimed, enquanto indústria de medicamentos, possui certificação ISO 14001: 2015 – Sistema de Gestão Ambiental e tem um compromisso sério em buscar a melhoria contínua de seus processos nos aspectos ambientais e de preocupação com a sustentabilidade durante todo o ciclo de vida de suas embalagens.

Ver maior em nova página

 

Brilhante

Vencedor em Mercado - Higiene e limpeza doméstica - 2021

Categoria: Higiene e Limpeza Doméstica

Data de lançamento: 10/10/2019

Tags: Limpeza doméstica, Unilever, Usina de Desenho, roupas, brilhante, house care

Empresa vencedora: Usina Escritório de Desenho (www.usinadesenho.com.br)

Brand owner: Unilever

Design: Usina Escritório de Desenho

País: Brasil


No redesenho das embalagens de Brilhante, aliamos modernidade e performance. A nova tipografia trouxe maior legibilidade. A explosão de brilho foi suavizada e deu espaço aos demais benefícios, sem perder o protagonismo. O movimento e as cores do tecido sugerem o cuidado no tratamento das roupas.

Os Bags são filmes de polietileno de baixa densidade, 100% recicláveis. Os limitantes técnicos da flexografia foram respeitados de forma a otimizar o resultado. Os Frascos 3L são feitos de PET compostos por 100% de material reciclado, além de serem 100% recicláveis.

O cuidado com as roupas é o atributo mais valorizado nesta categoria, conforme revelam pesquisas com consumidores. No redesenho das embalagens, este cuidado é evidenciado pela leveza, cores intensas e movimento dos tecidos, com forte apelo sensorial, que ilustram cada item da linha.

Segundo o cliente, a comunicação dos benefícios de cada produto de forma clara e organizada melhorou a visibilidade e aumentou o interesse do shopper, o que tem se refletido nas vendas.

Nas fábricas de Brilhante, nada vai para o aterro sanitário, todos os resíduos são reaproveitados ou reciclados. Além disso, desde 2010 os produtos Brilhante são livres de fosfato, que polui as águas. As embalagens 100% recicláveis atendem aos requisitos de cuidado ambiental praticado pela empresa.

 

Lysoform 500ml Formato Redel com Gatilho

Vencedor em Mercado - Higiene e limpeza doméstica - 2021

Categoria: Higiene e Limpeza Doméstica

Data de lançamento: 01/07/2020

Tags: Lysoform, limpeza, antibacteriano, germes, SC Johnson, Sleever, rótulo, praticidade

Empresa vencedora: Sleever International (www.sleever.com)

Brand owner: SC Johnson

Convertedor: Sleever International

País: Brasil


Valorização da marca através do rótulo sleeve com decoração 360 graus. Primeiro desinfetante líquido em formato gatilho do mercado. Garrafa PET com 25% de conteúdo de matéria-prima reciclada (PCR). Rótulo sleeve igualmente em PET com reducão de espessura de 50 para 40 microns em relação a produtos da mesma categoria.

O projeto tinha como objetivo aumentar as vendas da marca Lysoform através de um produto que alia a formula mais vendida da marca com uma embalagem que traz maior praticidade na aplicação, ampliando as ocasiões de uso do produto e que usa materiais recicláveis e sustentáveis no frasco e no rótulo. A embalagem com o gatilho traz mais facilidade na utilização do produto pelo consumidor, além de proporcionar uma aplicação mais uniforme do produto em todos os tipos de superfície.

A impressão em 360 graus no rótulo sleeve trás um requinte de qualidade muito grande e o gatilho da embalagem, além de trazer a facilidade na sua aplicação, também ajuda a economizar o produto. Na embalagem foi evidenciada a utilização de 25% de plástico reciclado e sua composição integralmente de material PET no frasco e rótulo sleeve.

Aliar a formula mais vendida da marca com uma embalagem que traz maior praticidade na aplicação e o uso de materiais sustentáveis, motrou ser um sucesso, comprovado pela superacão dos objetivos de vendas estabelecidos antes do lançamento.

O objetivo do projeto foi usar materiais mais sustentáveis. O PET foi utilizado tanto no frasco como no rótulo sleeve. Também foram incluidos 25% de matéria-prima reciclada na composição do frasco. A redução da espessura do rótulo de 50 para 40 microns contribuiu para a reducao da pegada de carbono.

Ver maior em nova página

 

Amaciante Concentrado Coco-Baunilha

Vencedor em Mercado - Higiene e limpeza doméstica - 2021

Categoria: Higiene e Limpeza Doméstica

Data de lançamento: 24/05/2020

Tags: limpeza, doméstica, ACDI, girando sol, amaciante, roupas, perfume, perfumadas

Empresa vencedora: ACDI Neurobranding (www.acdineurobranding.com.br)

Brand owner: Girando Sol

Design: ACDI Neurobrandig

Convertedor: Felippe de Paula Rodrigues - ME

País: Brasil


Conceito visual desenvolvido para o nicho que busca um consumo associado à natureza e conforto, de menor agressão à pele e ao meio ambiente, que inspira o sentimento de carinho e cuidado. Sem diferenciais tecnológicos frente aos padrões de mercado. Não recebemos autorização da marca para interferir neste aspecto.

Invertemos a lógica da categoria: deixamos a área superior mais larga, viabilizando a subida do logo, que passou a ficar acima dos concorrentes, sem prejuízos para a ergonomia. A arte se sobrepõe às ondulações na forma, uma inovação pois frascos com sleeve normalmente não exploram isso. Os ombros maiores, alinhados ao corpo ergonômico, criam um equilíbrio entre performance e cuidado, além de determinar um desenho com maior resistência top load para empilhamento. Apesar de maior em cima, o centro de gravidade foi projetado para oferecer um frasco com bastante estabilidade.

Shape desenvolvido para uma pega mais ergonômica e estabilidade da embalagem; também para uma resistência superior ao empilhamento. Sobreposição do sleeve aos relevos da forma atribuem uma percepção qualitativa diferenciada ao produto. A linha de amaciantes tem o posicionamento individualizado por fragrância; nesta, o conceito “nutre e protege cada fibra” inspira o projeto gráfico. O impacto em gôndola foi alcançado com o uso de cores e ilustração que transmitem a beleza e aconchego da baunilha e a suavidade e cremosidade do coco.

O novo conceito - shape e gráfico - desenvolvido para a linha de amaciantes concentrados da Girando Sol, conferiu um crescimento nas vendas superior a 300%, posicionando-a acima dos concorrentes. O lançamento Coco-Baunilha já herdou esta condição.

Os dimensionais da linha também foram pensados de maneira a oferecer redução de peso, ganhos logísticos de pallet e transporte, o que favoreceu a redução do impacto ambiental.

 

In Box® - Kit 107

Vencedor em Mercado - Food service, delivery e take away - 2021

Categoria: Food Service, Delivery e Take Away

Data de lançamento: 17/03/2020

Tags: delivery, experiência, Scuadra, restaurante, Ristorantino, papel

Empresa vencedora: Scuadra Embalagens Diferenciadas (www.scuadra.com.br)

Brand owner: Restaurante Ristorantino

Design: Agência Estudio Lumine / Equipe de criação Scuadra

Convertedor: Suzano Papel e Celulose

País: Brasil


A arte desta embalagem é minimalista, o que contribui para levar a sofisticação do restaurante para a experiência do delivery. Este kit é produzido com uma das melhores tecnologias em papel do mercado.

A parte criativa se deve ao delivery ser entregue de maneira não convencional que vemos no mercado, ou seja, o cliente recebe a comida como se fosse um presente. Este KIT foi projetado para a melhor experiência do cliente ao receber o delivery Ristorantino. Desde as embalagens primárias, como a segundária, são totalmente seguras para o transporte, permitindo empilhamento sem que o produto seja danificado e todas muito bem protegidas.

Impermeáveis, as embalagens permitem o transporte de alimentos, inclusive de molhos, sem que haja vazamentos. A embalagem externa vem para aumentar a segurança, e os encaixes para que as embalagens não se movam. O desenho estrutural do conjunto também confere resistência para o empilhamento. O apelo de venda se dá a todos os detalhes que compõe o delivery Ristorantino. A embalagem se assemelha a um presente, o que traz uma sensação de carinho e cuidado. É fazer com que o cliente se sinta o mais próximo de uma experiência como se estivesse no restaurante.

O volume de deliveries efetuados durante a pandemia foi maior do que no salão em dias “normais”.

A embalagem é cartonada (papel), 100% reciclável, produzida em papel cartão com selo FSC (selo verde reconhecido internacionalmente e significa Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal) e também nossas embalagens são assépticas e não usam cola em sua estrutura.

Ver maior em nova página

 

Marmitas Institucionais Seara

Vencedor em Mercado - Food service, delivery e take away - 2021

Categoria: Food Service, Delivery e Take Away

Data de lançamento: 01/08/2020

Tags: experiência, Seara, praticidade, prato pronto, shelflife, vida de prateleira, save food

Empresa vencedora: Seara Alimentos (www.seara.com.br)

Brand owner: Seara Alimentos

Design: Seara Alimentos Ltda.

Convertedor: MicVac

País: Brasil


Em food service o produto não é apresentado em gôndola expositora, então os esforços e custos foram concentrados na alta qualidade do produto em termos sensoriais, alto valor nutritivo e baixo custo de desembolso ao consumidor, portanto o design foi trabalhado de forma minimalista e objetiva no rótulo Prato pronto resfriado, cuja embalagem e seu design técnico complementam o processo de produção e permitem uma pasteurização específica, seguido de um vácuo natural que garante manutenção das propriedades dos ingredientes e shelflife estendido de até 75 dias.

O conjunto de embalagens foi projetado para aguentar a etapa de pasteurização do processo produtivo, que gera uma pressão interna controlada por válvula patenteada, que refecha ao resfriar gerando o vácuo natural e colapsa a bandeja em pontos estratégicos definidos p/ garantir a apresentação visual A tecnologia proporciona refeições nutritivas, balanceadas e alta qualidade aos funcionários de fast foods. Um portfólio amplo de receitas para diversificação semanal e benefícios do shelflife estendido promoveu grande aceitação dos clientes, facilidade no armazenamento e distribuição.

Bandeja rígida, estruturada e ergonômica p/ consumo direto, apesar do colapso na base gerado pelo vácuo. Abas laterais estendidas para facilitar movimentação do produto quente após preparo e consumo direto, tampa abre-fácil, shelflife estendido permite armazenamento por+tempo, essencial p/restaurantes Foi necessário desenvolver refeições c/ receitas conhecidas, democráticas, de sabor caseiro, c/ valor nutricional em conformidade c/ o PAT, shelflife extenso (p/ garantir o planejamento mensal), custo benefício, além de embalagens práticas e que garantam a conservação desse alimento.

Baseado na linha Al Fresco(antes Rotisserie)a tecnologia de embalagem é explorada em mercado até então deixado de lado.A oportunidade foi concentrada inicialmente p/funcionários de restaurantes fast food, dando a eles refeições diversificadas de alto valor nutritivo com qualidade, sabor e mta conveniência

O conjunto possui 87% da estrutura em PP, sendo a bandeja em PP transparente e o rótulo em BOPP, materiais 100% recicláveis. A tampa e válvula não são recicláveis, mas podem ser separadas facilmente. A luva característica da linha regular foi removida reduzindo a geração de resíduos em 2tons/ano.

Ver maior em nova página

 

Embalagem de Hamburguer com zíper

Vencedor em Mercado - Food service, delivery e take away - 2021

Categoria: Food Service, Delivery e Take Away

Data de lançamento: 01/07/2021

Tags: delivery, prático, hamburguer, papel, ziper, conveniência, praticidade, consumo

Empresa vencedora: Pris Food Embalagens (www.prisfood.com.br)

Brand owner: Pão Com Carne

Design: Pris Food Service / Pris Food Service

Convertedor: Kamaro Indústria Gráfica

País: Brasil


O projeto é feito para que o hambúrguer fique de pé. Para abrir, foi desenvolvido um zíper na embalagem que abre ao meio para proporcionar uma facilidade maior ao pegar o hambúrguer, sem risco de se desfazer.

No delivery é preciso agilidade na hora de embalar e entregar os produtos. Por este motivo foi desenvolvida uma embalagem com fundo automático, facilitando a montagem e ocupando pouco espaço no estoque, especialmente para uma das mais conhecidas hamburguerias de São Paulo!

O projeto é feito para que o hambúrguer fique de pé. Para abrir, foi desenvolvido um zíper na embalagem que abre ao meio para proporcionar uma facilidade maior ao pegar o hambúrguer, sem risco de se desfazer.

A embalagem é produzida em papel cartão.

Ver maior em nova página

 

PremieR Nattu

Vencedor em Mercado - Produtos em geral - 2021

Categoria: Produtos em Geral

Data de lançamento: 01/06/2020

Tags: ração, cão, cães, Nattu, PremierRPet, saudável, shopper, petfood, pet, Soulpack

Empresa vencedora: Soulpack Embalagens Especiais (www.soulpack.com.br)

Brand owner: PremieRPet

Design: Usina Escritório de Desenho

Convertedor: Soulpack Embalagens Especiais

País: Brasil


O design combina a cor do papel kraft, identidade visual que remete à sustentabilidade desde a produção do alimento, passando pelas certificações, até a fabricação da embalagem produzida em PE verde, oriundo da cana-de-açúcar. Uma embalagem super premium para atender consumidores exigentes. Formato em Box Pouch com sistema de orientador de corte a laser, com zíper interno, acabamento fosco (matte).

O Box Pouch que contém o fundo plano, a frente reta e a sanfona lateral mantém a sustentação do produto quando exposto na prateleira e no armazenamento doméstico. Prática ao abrir e fechar, com zíper interno que mantém as propriedades do alimento após aberto. Estrutura em BOPP Matte+PET metal+PE, possui barreiras que asseguram maciez, crocância, aroma e protegem contra ácaros, fungos e outros. Ocupa menos espaço no transporte, logística e armazenagem.

Desenvolvidas com matéria-prima de alta qualidade, possuem melhor resistência para assegurar o shelflife do produto. Embalagem com impressão em rotogravura e acabamento matte. A embalagem traz um apelo sustentável aos tutores que também se preocupam com o meio ambiente. Além disso, incorpora o desejo por uma vida com hábitos mais saudáveis, incluindo os Pets, através de uma nutrição cuja composição utiliza proteína de frango e ovos “Cage Free”, ambos com certificação WQS.

A combinação de uma embalagem inovadora e sustentável, aliada a uma linha de produtos com ingredientes naturais e certificados exclusivos garantiram uma opção única na gôndola e no mercado de Petfood como um todo.

A embalagem sustentável da PremieR Nattu é produzida com PE verde e possui o selo ´I´m Green´. Além disso, a PremieRpet®, consciente de seu papel socioambiental, disponibiliza postos de coleta de suas embalagens para que o descarte seja realizado de forma adequada, sem prejuízos ao meio ambiente.

Ver maior em nova página

 

PremieR Nattu

Vencedor em Mercado - Produtos em geral - 2021

Categoria: Produtos em Geral

Data de lançamento: 16/07/2020

Tags: ração, cão, cães, bag, pouch, usina escritório de desenho, saudável, shopper, petfood

Empresa vencedora: Usina Escritório de Desenho (www.usinadesenho.com.br)

Brand owner: PremieRpet

Design: Usina Escritório de Desenho

Convertedor: Soulpack / Canguru Plásticos

País: Brasil


Nattu é a nova linha de rações Super Premium lançada pela PremieRpet para quem busca fornecer uma alimentação mais natural para seu cão. As texturas e cores do papel kraft, pinceladas, ilustração do cão e appetite appeal trazem de forma orgânica a sensação de naturalidade, saudabilidade e frescor. A embalagem foi feita com acabamento fosco para mimetizar materiais orgânicos. Tem também acabamentos de brilho e efeito metalizado localizados, para dar mais destaque e conferir percepção de qualidade ao produto. Barreiras de umidade, oxigênio e luz protegem e conservam os alimentos por mais tempo.

Utilização de bag padrão de mercado com fecho ziplock para assegurar frescor prolongado ao produto. O fechamento ziplock facilita a abertura e o fechamento da embalagem durante o período de consumo do produto, além de manter seu frescor no armazenamento.

A embalagem possui certificação “I’m Green” e é composta por mais de 51% de PE Verde (oriundo da cana-de-açúcar). O principal apelo de venda para o consumidor é a naturalidade, evidenciada pelas certificações do produto (ovos cage free, proteína certificada, WQS) e pela embalagem sustentável “I’m Green”. Outro destaque é o selo Superfoods, combinação ideal de ingredientes de alto valor nutricional para os cães.

Segundo o cliente, a embalagem tem ajudado nas vendas deste lançamento conferindo boa visibilidade e aumentando o interesse do shopper em conhecer o produto.

As embalagens têm certificação “I’m Green”. O polietileno verde I’m Green™ é produzido a partir da cana-de-açúcar, combinando tecnologia e sustentabilidade. O processo de produção do material captura e fixa gás carbônico da atmosfera, reduzindo a emissão de gases causadores do efeito estufa.

 

Embalagem Plástica Flexível Matte Soft Touch Guabi Natural

Vencedor em Mercado - Produtos em geral - 2021

Categoria: Produtos em Geral

Data de lançamento: 01/04/2021

Tags: ração, cão, cães, petfood, natural, saudável, box pouch, canguru plásticos, flexível

Empresa vencedora: Canguru Plásticos (www.canguru.com.br)

Brand owner: Affinity

Convertedor: Terphane

País: Brasil


Guabi Natural foi criada para apresentar um alimento Super Premium Natural para Pets, destacando qualidade e detalhes no visual de seus ingredientes e suas cores em tons verde, que fortalecem seu lema em ser a marca mais natural do mercado. E com o selo Eu Reciclo promovendo a sustentabilidade dela. O novo filme Mate Soft Touch aplicado na face externa, estimula o consumidor a ter percepções do tato quanto a qualidade, através de um toque diferenciado, inovador e com maior destaque na apresentação junto ao PDV. Com alta resistência térmica na área de solda e também barreira a gases e gordura.

Com sua forma em Box Pouch, a embalagem apresenta melhor performance junto ao PDV em relação a visibilidade do produto, por ficar em pé. Trazendo assim maior destaque para marca e, principalmente, facilidade para o consumidor ler todas as informações importantes para sua escolha. Sua estrutura de embalagem flexível facilita a logística e transporte do material e com a tecnologia abre e fecha através de zíper, traz maior facilidade no manuseio e proteção do produto com a vedação da embalagem. E com o inovador efeito fosco Soft Touch, traz maior contraste e facilita a leitura.

A embalagem oferece as barreiras necessárias para conferir proteção ao alimento embalado quanto a gases, gordura, entre outros, como também alta resistência térmica na área de solda. Com a tecnologia de impressão flexográfica de alta definição aliada ao novo filme, traz qualidade impressão superior. Com foco em uma linha Super Premium Natural, a comunicação tem como destaque a utilização de produtos naturais, juntamente com a preocupação em uma alimentação completa e balanceada para uma vida mais longa e saudável dos pets.

O produto foi lançado recentemente e ainda não tem números de Market Share. Ele faz parte da revisão do posicionamento da marca Guabi Natural e proporcionou melhor posicionamento em gôndolas (PDV) e informações sobre o produto de forma mais clara e transparente, já evidenciados pelos consumidores.

Através do apoio do selo Eu Reciclo, são reciclados 100% do volume das embalagens produzidas, ou seja, é neutralizado todo o impacto das embalagens com a atuação da logística reversa. Para assim continuarmos contribuindo cada vez mais para um planeta mais sustentável.

Ver maior em nova página

 

Lillo

Vencedor em Mercado - Produtos em geral - 2021

Categoria: Produtos em Geral

Data de lançamento: 01/02/2021

Tags: artigos para bebê, mamadeira, chupeta, Lillo, bem-estar, lúdico, coração, cuidados, mães, pais

Empresa vencedora: Zaic Branding (www.zaic.com.br)

Brand owner: Newell Brands

Design: Zaic Branding

Convertedor: Sarapuí - Indústria Gráfica

País: Brasil


Em seu novo posicionamento “Junto desde o início”, Lillo passa a usar sua longa experiência para ajudar as famílias a lidar com o novo que vem com o bebê. É o coração que inaugura e orienta o ritmo de cada início. Por isso, incorporamos este símbolo à logomarca de Lillo e à identidade visual.

Aliam o lúdico ao informativo. O coração convive com elementos multicoloridos e ilustrações divertidas. Texto, pictogramas e ícones esquemáticos trazem informações e orientações de forma intuitiva e direta, tornando as embalagens mais didáticas, auxiliando mães e pais na escolha e uso dos produtos.

 

Cachaça Herança Mineira

Vencedor em Mercado - Embalagem para MPEs (micro e pequenas empresas) - 2021

Categoria: Bebidas Alcoólicas

Data de lançamento: 21/01/2021

Tags: cachaça, Obah Design, vidro, MPEs, tradição, cultura, mineira

Empresa vencedora: Obah Design (www.obahdesign.com.br)

Brand owner: Herança Mineira

Design: Obah Design

Convertedor: Digital Express / Ready Etiquetas / Vavek Ind. e Com. de Bebidas Ltda.

País: Brasil


Primeiro, um nome que traduzisse o conceito HERANÇA MINEIRA, gerando um projeto carregado de história e que trouxesse SÍMBOLOS DE MINAS GERAIS: 13 BENS QUE REPRESENTAM O ESTADO, alguns tombados como patrimônio cultural, ilustração feita por artista de rua e tampa de madeira reaproveitada dos barris. Temos a tampa recortada a laser a partir da madeira dos barris descartados, a impressão do rótulo em papel Ipanema, apresentando uma textura nobre, com impressão a laser e hot stamp aplicada em uma espessura superfina (1 mm), além do alto relevo, gerando acabamento rico em detalhes nas ilustrações.

Devido ao custo de investimento, buscamos garrafas prontas no mercado, selecionando fornecedores com formatos mais nobres. Demos preferência a garrafas quadradas e cilíndricas, não sendo as básicas de cachaçarias, algo remetendo mais aos whiskies e destilados nobres. Papel Ipanema é um papel nobre. Todas as garrafas selecionadas trazem ótimo aproveitamento de espaço, empilhamento, logística e gôndolas. Dois modelos selecionados trazem redução de custos em caixas de transportes, gerando o que denominamos caixas genéricas. O recorte da tampa personalizada ficou apenas no acabamento das rolhas.

Vidro bem estruturado, rótulo bem aplicado e adesivo sintético, proporcionando mobilidade na rotuladeira. Acabamento fosco. Lacre de segurança termoencolhível. Simplicidade e objetividade no produto, deixando o design livre e responsável por contar a história e representar a qualidade. História e cultura. Cada item da família de produtos recebeu o nome de 1 dos 13 Bens que representam MG: barril, namoradeira, viola, copo lagoinha, etc., a Viola é tombada como patrimônio cultural de Minas. Ilustração feita por um artista mineiro de rua. A tampa carrega o perfume da madeira, tonel.

Como tratamos de um lançamento, as embalagens, sem dúvida, abriram portas para a marca, tanto de novos PDV quanto para a nova estrutura do marketing, que passou a ter elementos para investir no digital e campanhas. Iniciamos com 4 rótulos e já estamos preparando os 9 demais. Atingimos 6X o esperado.

Em relação à sustentabilidade, o vidro da garrafa, reciclável e reutilizável. Algumas de nossas garrafas com as tampas de nossas próprias madeiras de barris descartados. (Despertando o perfume da madeira e cachaça). Além de infográficos sinalizando a reutilização no verso da embalagem.

Ver maior em nova página

 

Reserva Especial - Java Chocolates

Vencedor em Mercado - Embalagem para MPEs (micro e pequenas empresas) - 2021

Data de lançamento: 18/04/2021

Tags: reserva especial, Java, chocolate, premium, impressão digital, letra k

Empresa vencedora: Letra K - Estúdio Criativo (letrak.com.br)

Brand owner: Java Chocolates

Design: Letra K

Convertedor: Gráfica Rede

País: Brasil


Para a linha de chocolates de produção limitada, enfatizamos o conceito de exclusividade. Com estética abstrata, sozinhas as embalagens trazem a elegância e sofisticação em um layout moderno e minimalista, e, em conjunto, surpreendem no jogo de letras geométricas que formam a palavra CHOCOLATE.

Os cartuchos são impressos em 5 cores, em papel triplex 350g. Sua estrutura e fechamento com trava apresentam uma resistente proteção, evitando que o produto se quebre ou perca a forma em temperaturas mais altas.

As embalagens conferem ao produto as características de sofisticação e exclusividade, de uma produção em microlotes, com edição limitada. Com identidade clean e abstrata, e com o conceito de produto para colecionador, os diferentes chocolates da linha se encaixam, formando a palavra CHOCOLATE.

A linha foi criada pensando no reposicionamento da marca, antes vista como uma empresa que produzia chocolates apenas para alérgicos, e que pretendia se firmar no mercado pela qualidade, sabor e exclusividade. A linha Reserva Especial impactou diretamente a percepção dos consumidores sobre a marca.

Otimizamos a produção dos cartuchos para o lançamento simultâneo das 9 letras que compõem a palavra CHOCOLATE, utilizando como solução técnica um layout com 2 letras por embalagem, reduzindo assim os custos para a empresa, por imprimir todas as embalagens dentro de uma mesma faca.

Ver maior em nova página

 

Artisano Gelato

Vencedor em Mercado - Embalagem para MPEs (micro e pequenas empresas) - 2021

Data de lançamento: 01/05/2021

Tags: gelato, sorvete, MPE, Guepa, Artisano, delivery, pote, plástico

Empresa vencedora: Guepa! (www.guepa.com.br)

Brand owner: Artisano Gelato

Design: Guepa!

Convertedor: Implavel / Mackcolor

País: Brasil


Para transmitir a essência da produção artesanal do Gelato, as expressões visuais da marca são inspiradas no movimento Arts and Crafts, um retorno as técnicas manuais de produção de artes e o reconhecimento do artesão como artista. A releitura trás elementos clássicos com movimentos orgânicos.

Por se tratar de um produto premium de alta qualidade com ingredientes naturais e receitas surpreendentes, buscamos um formato de pote usualmente utilizado na categoria de cosméticos, para transmitir refinamento e sofisticação, traços da personalidade da marca. As entregas dos Gelatos são feitas através de um Delivery próprio. Os potes são transportados em sacolas impermeáveis que podem conter 2 ou 4 unidades.

Utilizou-se um adesivo como lacre que é aplicado entre a tampa e o corpo da embalagem. O rótulo foi impresso em impressão digital que permite a produção de pequenas quantidades com grande variedades, possibilitando o lançamento de vários sabores ao mesmo tempo.

A transparência do pote permite a visibilidade da textura para transmitir o desejo do consumo do produto. No verso da embalagem, desenvolvemos um texto que conta a historia e origem dos ingredientes, sendo a grande maioria de produtores regionais e outros importados.

Por ser uma marca onde seus produtos são vendidos pelo aplicativo, a embalagem é o principal ponto de contato com o consumidor. Pelo diferencial do pote, os clientes compartilham suas experiências com a embalagem e produto nas redes sociais, o que se torna mais uma forma de divulgação da marca.

 

Coleção Pampeana

Vencedor em Mercado - Família de produtos - 2021

Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais

Data de lançamento: 19/04/2021

Tags: família de produtos, beleza, cosméticos, CASA feito brasil, Cuidados pessoais, pampa, artesanal

Empresa vencedora: CASA Feito Brasil (www.feitobrasilcosmeticos.com.br)

Brand owner: CASA feito brasil

Design: CASA feito brasil

Convertedor: Neoprint Soluções Impressas / Gráfica Reúna

País: Brasil


Para a coleção que homenageia o Pampa, trouxemos a logo em caixa baixa estilizada para remeter aos campos que inspiram Pampeana. Todo o design reflete as paisagens do Pampa, desde ilustrações feitas à mão em aquarela até a escolha de cores em tons nudes, como os campos no outono, época do lançamento A impressão externa é feita em couché na face oposta, não convencional, para retratar a rusticidade do Pampa, com verniz brilho absorvido ressaltando as cores. Já a interna é apresentada em verde, representando o pampa no verão. O hot stamp dourado e baixo relevo destacam logo e símbolos da coleção.

Pampeana propõe produtos como verdadeiras obras de arte em formulação e design. As ilustrações da caixa, quando alinhadas, formam uma grande paisagem do Pampa. Todos os produtos têm adornos feitos à mão por artesãs da região, além de ilustração de um animal típico, em destaque no hot stamping. Pampeana propõe embalagens projetadas para preservar as peças durante o transporte e apresentação. Todas as caixas possuem berço diferenciado que se projeta das abas superiores e inferiores para sustentar peso e formato das peças, a fim de preservar os frascos e os artesanatos mais frágeis.

Pampeana utiliza rótulos em Tyvek®, um material reciclável, antifúngico, anti bactericida e altamente resistente a água e variações de temperatura. Além disso, escolhemos embalagens de vidros, plástico, alumínio e cerâmica feita à mão, materiais que agregam valor aos seus respectivos produtos. Pampeana reforça o caráter artesanal agregado, com adornos feitos à mão em todos os produtos. Propõe um ritual de luxo completo para relaxamento, retratando a cultura e os ativos da região, com eficácia e certificações que garantem responsabilidade social e ambiental, que já é marca da feito brasil

Pampeana propõe um ritual de relaxamento que carrega história e uma imersão na fauna, flora e cultura do Pampa através de verdadeiras obras-de-arte nos pontos de venda. As embalagens, quando alinhadas na gôndola, formam uma grande paisagem do Pampa.

Em parceria com eureciclo, reciclamos todas as embalagens que utilizamos e optamos por materiais recicláveis, priorizando vidros e materiais reutilizáveis. Pampeana propõe frascos com adornos feitos à mão por artesãs e ceramistas da região, que instiga o reaproveitamento das belas embalagens.

Ver maior em nova página

 

Harald Unique

Vencedor em Mercado - Família de produtos - 2021

Categoria: Alimentos Doces

Data de lançamento: 15/12/2020

Tags: chocolate, raison pure, família de produtos, sup, stand up pouch, cacau brasileiro

Empresa vencedora: Raison Pure (www.raisonpure.com)

Brand owner: Harald Indústria e Comércio de Alimentos

Design: Raison Pure

País: Brasil


Desenhamos a marca e as embalagens da linha de produtos Harald dedicada a profissionais e amadores exigentes de forma a transparecer sua nobreza e qualidade superior, valorizando o cuidado com a escolha de cada ingrediente e storytelling autêntico da experiência gourmet proporcionada pela marca.

Um chocolate de origem, feito exclusivamente com os melhores cacaus brasileiros. Cultivados às sombras das florestas tropicais, preservam as matas nativas e valorizam as comunidades locais. Chocolates feitos com 100% de manteiga de cacau que guardam o sabor da nossa terra.

Com o novo formato da embalagem (stand up pouch de 400g), cuidado com os materiais e acabamentos, foi possível aumentar a distribuição numérica e conquistar de novos clientes, o que resultou em um crescimento de 105% da base

A nova embalagem possibilitou a eliminação da caixa cartonada anteriormente utilizada, além de reduzir a quantidade de plástico utilizados no total. Além disso, houve redução significativa do desembolso unitário do produto (cerca de 40%), tornando-o mais acessível aos consumidores.

 

Eudora Glam

Vencedor em Mercado - Família de produtos - 2021

Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais

Data de lançamento: 15/01/2021

Tags: Eudora, Boticário, maquiagem, família de produtos, raison pure, transparência

Empresa vencedora: Raison Pure (www.raisonpure.com)

Brand owner: Interbelle Comércio de Produtos de Beleza

Design: Raison Pure

País: Brasil


Criamos a linha, nome e marca Glam para abarcar os produtos mais premium dentro da linha acessível de Eudora. Criamos todos os assets com força e elegância suficientes para que possam ser reproduzidos nos mais refinados ou limitados processos de impressão, mantendo a consistência da marca.

Foram utilizadas grandes áreas de transparência, expondo a gama de tonalidades e qualidade do produto. A impressão traz detalhes em dourado e preto que trazem elegância e reduzem quantidade de tinta, permitindo a boa execução até em cenários com limitação de cores, qualidade e margens de impressão.

Eudora melhorou algo que já era vencedor por meio da inovação, da transparência e da diversidade. A linha de produtos de alta performance passou a unir maquiagem, tratamento e tecnologia em uma ampla gama de cores que atende às necessidades da grande maioria das brasileiras.

O novo visual reforça e consolida o posicionamento expert makeup de GLAM dentro da Eudora. As escolhas de acabamento e o contraste de cores deixam clara a diferenciação da proposta de Glam frente às outras marcas de Eudora, ressaltando seu caráter premium sem abrir mão da conexão com o target.

A linha, cruelty free e vegana, se encaixa dentro dos programas do Grupo Boticário, que aborda a sustentabilidade de forma abrangente através de suas políticas relacionadas à fabricação ecoeficiente e reciclagem (entre outros).

Ver maior em nova página

 

Moça 100 Anos

Vencedor em Mercado - Promocional - 2021

Categoria: Promocional

Data de lançamento: 14/06/2021

Tags: promoção, Nestlé, 100 anos, histórias, QR Code, mulheres

Empresa vencedora: Futurebrand São Paulo (www.futurebrand.com)

Brand owner: Nestlé

Design: FutureBrand São Paulo / FCB Brasil

País: Brasil


Pela primeira vez em 100 anos, Leite Moça® retira camponesa das latas para dar espaço a personagens reais. A partir de histórias reais, tangibilizamos o conceito criado pela FCB que dá protagonismo às trajetórias de mulheres brasileiras que tiveram suas vidas impactadas por Moça.

Todas as embalagens de Moça, e da Nestlé, passam por um rigoroso processo de teste e certificações que garantam a segurança dos consumidores, tendo para isso, a aprovação do Orgãos Reguladores.

A ação dos 100 anos da marca traz reflexões importantes sobre como as marcas podem se conectar profundamente com seu público. Ao abrir mão de um asset tão reconhecido como ‘a moça’ para valorizar as pessoas que têm, ao longo dos anos, transformado suas vidas, Moça o faz com sensibilidade.

Atua fortemente no impacto social ao dar voz e vez à mulheres reais, as histórias e contatos destas pessoas estampam as latas. Já, todas as histórias que não estão nas latas, podem ser encontradas através do QR Code. A marca estendeu a ação para suas redes sociais contando 100 histórias durante o mês

 

Doritos® Rainbow

Vencedor em Mercado - Promocional - 2021

Categoria: Promocional

Data de lançamento: 01/05/2021

Tags: doritos, LGBTI+, causa, diversidade, apoio, inclusão, Pepsico

Empresa vencedora: Pepsico do Brasil (www.pepsico.com.br)

Brand owner: Pepsico do Brasil

Design: Pepsico do Brasil / Southern Graphic Systems Brasil Design Gráfico

Convertedor: Tecnoval Laminados Plásticos

País: Brasil


DORITOS® Rainbow apoia a causa LGBTI+ há 5 anos e, para a edição de 2021 em comemoração a trajetória e reforço do compromisso com a comunidade, a marca trouxe a bandeira LGBTI+ estampada em toda a embalagem, como apoio à representatividade e inclusão da comunidade.

As embalagens são desenvolvidas com material plástico bilaminado impresso em flexografia com cores vivas da marca, com barreira a umidade para garantir a crocância e qualidade. As bolsas são acomodadas em caixas display de papelão com impressa em quadricromia, otimizando a exposição do produto.

As vendas de DORITOS®? Rainbow serão revertidas para a causa LGBTI+ no Brasil, como parte da doação de 1 milhão de reais que será feita para instituições que serão escolhidas por meio de um edital.

O objetivo do lançamento do produto DORITOS® Rainbow é o apoio à causa e comunidade LGBTI+.

 

Casinha Granado Pet

Vencedor em Mercado - Promocional - 2021

Categoria: Promocional

Data de lançamento: 01/06/2021

Tags: petcare, granado, cães, cão, influenciadores, casinha, nova identidade

Empresa vencedora: Granado Pharmácias (www.granado.com.br)

Brand owner: Granado Pharmácias

Design: Granado

Convertedor: Manuseia Acabamentos Finos

País: Brasil


A comunicação visual da Casinha Pet é o mote para apresentar a nova identidade visual da linha de produtos para animais domésticos. O frasco atual vem na cor âmbar para resgatar a memória das boticas e o rótulo ganhou cores vibrantes e ilustrações distintas para as diversas categorias da linha.

O motivo da elaboração da Casinha Pet foi demonstrar que o lar é sinônimo de aconchego e segurança para pessoas e animais de estimação. Dentro da casinha, foram colocados itens para reforçar o cuidado e o carinho com os animais, como: produtos de higiene, cinto de segurança, bandana, entre outros. A embalagem Casinha Pet pode ser utilizada para a guarda dos produtos do animal de estimação. O espaço é amplo e o papelão utilizado é resistente. Além disso, a personalização do ossinho utilizado no fechamento da ´caixa-casinha´ traz mais um diferencial para a embalagem e para a sua organização.

A Casinha Pet é montada em papelão cinza 1.7mm forrada internamente com colorplus São Francisco 120g e externamente com papel couchê 120g. O fechamento é feito por um ossinho personalizado em papel triplex 350g. Além de denotar a qualidade da linha pet, a casa também guarda os itens do animalzinho. A comunicação visual da embalagem da Casinha Pet atrai pela beleza e pela mensagem de aconchego e cuidado com o pet representada pela morada. Ao abrir o telhado da casinha, produtos personalizados e itens da linha específicos para a raça do pet são encontrados.

O lançamento da Casinha Pet foi feito em 01/06/2021 para 120 ´cães-influenciadores´. Em função da embalagem simbólica da Casinha Pet, representando carinho e cuidado e dos produtos personalizados, tivemos um aumento significativo de postagens positivas, levando a um aumento do engajamento.

A Casinha Pet é toda feita em papelão e os frascos das embalagens dos produtos estão alinhados com as demandas sustentáveis do mercado. Todos eles são feitos de PET, que podem ser reciclados e adequados aos programas de Logística Reversa.

Ver maior em nova página

 

Redesign Eudora Soul

Vencedor em Mercado - Redesign de embalagens - 2021

Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais

Data de lançamento: 01/04/2021

Tags: ritagli, boticário, kingraf, Ibema, papel cartão, redesign, cartucho, PCR,

Empresa vencedora: Ibema Papelcartão (www.ibema.com.br)

Brand owner: Grupo Boticário

Design: Grupo Boticário | Kingraf Indústria Gráfica | Ibema

Convertedor: Kingraf Indústria Gráfica

País: Brasil


No repacking de Eudora Soul, foi possível externar um conceito próprio, reforçando sua ligação com a moda. Com um visual trend e cool, impulsionado por cores quentes e toques de ousadia, avaliou-se nova logo e códigos de cores, além de embalagens modernas que entregam mais estilo e detalhes à marca. Contou-se com o enriquecimento da linha com ativos que tratam a pele, como o óleo de argan e a vitamina E, tecnologia “photo effect” para itens de face, além de efeito antipoluição e FPS 15. Os cartuchos contêm aparas pós-consumo provenientes da economia circular.

Com sofisticação, modernidade e praticidade, as embalagens possuem formatos slim e batons com um novo desenho na bala. Os cartuchos contam com um visor que possibilitam a visualização da cor dos produtos, auxiliam na exposição em loja e se adequa a falta de experimentação ocasionada pela pandemia. Os produtos possuem fácil aplicação, tornando o uso prático e intuitivo pelo consumidor. As bisnagas entregam precisão na saída do granel, com seu bico diferenciado. Acondicionados em cartuchos, os produtos de Soul passam em segurança por toda a cadeia logística e chegam preservados ao consumidor

Os cartuchos são produzidos em cartão PCR com gramatura coerente, garantindo o acondicionamento e proteção dos produtos, além de proporcionar menor peso às embalagens, reforçando a sustentabilidade no projeto. A decoração em tinta metálica rosé gold e acabamento fosco trazem a sofisticação desejada. Eudora Soul vem para mostrar que aquele detalhe pode mudar tudo. A maquiagem, assim como a moda, é uma ferramenta poderosa de autoexpressão e atua como aliada da autoestima, e através da diversidade, versatilidade e praticidade dos produtos da linha, inspira novas versões de si mesmo.

A nova embalagem é mais atraente e chama mais atenção. A inclusão de produtos no portfólio aumentou a opção de compra para o consumidor, tornando a experiência mais completa. O uso de materiais sustentáveis e a entrega do produto ao cliente, são os grandes diferenciais e ganhos para o brand owner.

Presente em todos os cartuchos, o papelcartão triplex Ritagli é composto de 50% de material reciclado, sendo 30% de origem pós consumo proveniente de cooperativas, no conceito de Economia Circular. As bisnagas são compostas de PE verde, proveniente de origem renovável.

 

Redesign Proplan

Vencedor em Mercado - Redesign de embalagens - 2021

Categoria: Produtos em Geral

Data de lançamento: 01/05/2021

Tags: petfood, ração, cão, cães, redesign, Purina, Nestlé, posicionamento, premium, shopper

Empresa vencedora: CBA B+G (www.cba-bmaisg.com)

Brand owner: Purina Nestlé

Design: CBA B+G

Convertedor: CheckMark

País: Brasil


O novo design traduz em cada detalhe da embalagem o novo posicionamento da marca - Nutrição mais avançada. O pet passa a ser protagonista, transmitindo performance e saúde em atitude que inspira confiança ao dono que sempre quer o melhor ao seu pet. https://www.youtube.com/watch?v=y22MHCoxoKQ

O acabamento fosco adotado e os detalhes em dourado na marca e na iconografia, reforçam a sofisticação e premiuness do produto.

Por se tratar de uma linha com muitos produtos, as imagens dos pets, além de chamar a atenção, facilitam a identificação no pdv. O design system foi repensado a partir da necessidade do shopper e apresenta as informações e benefícios de forma mais eficiente, objetiva e elegante.

A consistência do design system e a unificação da identidade para cães e gatos fortaleceu a marca no POS, garantindo uma melhor navegabilidade para o shopper e maior conversão. Os primeiros estudos realizados pela marca, já comprovam que cresceu a venda, a recomendação e a visibilidade.

Como uma iniciativa global da marca Nestlé, há uma preocupação com sustentabilidade. Nessa embalagem em específico foi incluído um selo “embalagem desenvolvida para ser reciclável” de forma a recordar o consumidor de que ele deve ter esse cuidado de separar a embalagem para ser reciclada.

Ver maior em nova página

 

Cappuccino Abra Seu Coração

Vencedor em Mercado - Redesign de embalagens - 2021

Categoria: Bebidas Não Alcoólicas

Data de lançamento: 29/10/2020

Tags: cappuccino, 3Corações, três, café, tampa, coração, formato, visibilidade, plástico, pote

Empresa vencedora: 3corações (www.3coracoes.com.br)

Brand owner: 3corações

Design: Essenza Comunicação

Convertedor: Aptar / All4Labels

País: Brasil


Design com cores vibrantes e chamativas com uma ilustração de uma xícara de cappuccino quentinho e um claim que remete a nova proposta da embalagem ´Abre Fácil´. Desenvolvimento de um sistema de abertura flip-top e uma peça única tampa e selo (BAP - Bounded Alimunium to Plastic), que atendesse a expectativa do consumidor no quesito praticidade e garantisse a qualidade do produto, sem vazamentos, mantendo formato de coração icônico e premiado do produto.

Formato de frasco e tampa pensado e desenvolvido para a marca 3Corações que remete o formato de um coração. O tamanho do orifício de abertura foi aumentado para facilitar a inserção de uma colher para retirar e dosar o produto. Além do novo sistema (BAP), um novo anel de abertura ergonômico foi um dos elementos que proporcionou conveniência no sistema de abertura, pois é fixado ao selo de aluminio permitindo a retirada do selo por completo, sem rebarbas.

Uma embalagem de peça única, com menos partes removíveis e descartáveis, que não se perde, não cai, e facilita a manutenção da integridade do conteúdo. A solução BAP da tampa também conferiu excelência em vedação, zerando vazamentos, além de eliminar possíveis falhas de aplicação de selo de indução. O produto carrega no design de sua embalagem a principal proposta do redesign que é a facilidade da abertura da tampa e selo através do novo sistema flip-top e o selo com anel de abertura.

A nova embalagem contribuiu positivamente para o brand equity da marca, aumentando sua visibilidade em gôndola, e mantendo o posicionamento do Grupo 3Corações não só como líder em cappuccinos no Brasil, como inovador.

A supressão do gargalo, e a nova tampa permitiu que a 3corações deixasse de colocar no mercado cerca de 40 toneladas de plástico, com o projeto.

 

Gin Tanqueray Sevilla & Tonic

Vencedor em Mercado - Forma - 2021

Categoria: Bebidas Alcoólicas

Data de lançamento: 01/02/2021

Tags: forma, formato, Read to drink, ocasião de consumo, vidro, garrafa, Diageo, Owens illinos, prático

Empresa vencedora: Owens Illinois do Brasil (www.o-i.com)

Brand owner: Diageo Brasil

Convertedor: Owens Illinois do Brasil

País: Brasil


A embalagem do Gin Tanqueray Sevilla & Tonic possui cor e formato de fácil identificação e bastante destaque nas gôndolas, pois segue fielmente a identidade visual da garrafa de Gin Tanqueray Flor de Sevilla, já conhecida no mercado, mantendo o shape icônico, com curvas e detalhes elegantes. O tipo de fechamento adotado é a tampa twist crown, que permite abertura manual dispensando o abridor de garrafas, enquadrando-se na categoria de bebidas “prontas para tomar” (RTD - Ready to Drink). A garrafa possui cor, curvas e detalhes gravados no vidro que contribuem para um design diferenciado

A embalagem foi desenvolvida com base no design do famoso Gin Tanqueray Flor de Sevilla, mas em novo formato, tamanho menor e atendendo a uma nova ocasião de consumo. A cor Flint (transparente) representa o sabor Flor de Sevilla e segue as mesmas características do produto já existente na Europa.

O Gin Tanqueray Sevilla & Tonic é uma extensão da icônica família Tanqueray e chega em um momento de crescente procura por praticidade de consumo, apresentando uma embalagem capaz de reforçar a credibilidade da marca, se destacando nas gôndolas e entregando praticidade e conveniência ao consumidor.

O formato e tamanho, por si só, já chamam atenção e destacam o produto nas gôndolas, pois além de ser muito semelhante a garrafa de Gin Tanqueray Flor de Sevilla não há outra garrafa de vidro nessa categoria de bebidas prontas (RTD - Ready to Drink) que tenha um shape semelhante.

O vidro é uma embalagem 100% reciclável e, na empresa, o cuidado e atenção estão presentes em toda a cadeia produtiva. A companhia trabalha para que a logística reversa seja efetiva e que as suas embalagens sejam feitas com a maior quantidade possível de cacos, independentemente da cor.

 

Nova Embalagem Amaciante Comfort

Vencedor em Mercado - Forma - 2021

Categoria: Higiene e Limpeza Doméstica

Data de lançamento: 01/03/2021

Tags: comfort, Unilever, frasco, tampa, floral, e-commerce, varejo físico, forma, formato

Empresa vencedora: Unilever (www.unilever.com.br)

Brand owner: Unilever

Design: MN Design

Convertedor: Alpla Brasil (convertedor frasco) / Alemolde Injeção Termoplásticos (design e convertedor tampa) / CCL Industries Brasil / Flexoprint Labels / Klabin / WISE

País: Brasil


O design do conjunto garrafa (frasco de perfume) e tampa (flor) incita o consumidor sobre o que esperar do novo Comfort, e ao mesmo tempo direciona otimização da cadeia produtiva desde a matéria-prima, distribuição até descarte. A tampa floral tem um papel chave em ganho de percepção de valor. Com a garrafa em formato de frasco perfume e tampa com copo dosador adequado, o consumidor consegue ter uma boa pega, além de dosar o produto corretamente para ter a melhor experiência de uso. Além disso, destaca-se o fato de os novos frascos terem sido desenhados para distribuição via e-commerce.

O principal benefício do produto é o perfume, traduzido por elementos florais no rótulo. Os mesmos elementos estão no shape do frasco e da tampa, entregando o conceito. O frasco foi projetado para permitir uma área de visualização da marca igual ou maior a que a dos demais players de mercado.

A tampa floral comunica os benefícios do mix, permitindo a correta dosagem e potencializando a experiência no processo de cuidado com a roupa. O rótulo e mídia explicam o porquê de o frasco ser cinza, educando o consumidor sobre o que é plástico reciclado, tema novo para o mercado brasileiro.

A primeira mudança perceptível foi o aumento de altura do conjunto frasco/tampa, combinado com formato harmônico remetendo a um frasco de perfume, melhorando facing em gôndola. A tampa com formato de flor potencializa a experiência e entendimento do consumidor em perceber os benefícios do produto.

Os frascos são compostos de 50% de plástico reciclado, deixando de consumir 900 tons de plástico virgem/ano. Com cálculo de engenharia reversa, aumentamos em torno de 20% o número de frascos por pallet, ou seja, menor emissão de CO2, e acrescentamos cerca de 20% o número de cavidades nos moldes

 

Linha CACAU ZOO

Vencedor em Mercado - Forma - 2021

Categoria: Alimentos Doces

Data de lançamento: 14/05/2021

Tags: forma, formato, chocolate, brinquedo, fácil abertura, Cacatello, zoológico, animais, Papirus

Empresa vencedora: Papirus Indústria de Papel (www.papirus.com)

Brand owner: Cacautello

Design: Myatã e-Branding

Convertedor: SIDE - Sistema Integrado da Diversidade de Embalagens / Nitoli Indústria Gráfica

País: Brasil


O desafio foi criar uma linha de embalagens para as crianças que pudessem se transformar em um brinquedo, para divertir e manter a marca da empresa na casa do consumidor por mais tempo. Foi então, que pensamos em desenvolver uma linha de animais, onde cada criança pode montar seu próprio zoológico. A embalagem é de muito fácil montagem na indústria, facilitando o envase. Quando fechada todas têm o mesmo dimensional, sendo utilizada a mesma caixa de transporte para toda a linha. São empilháveis e podem ser facilmente abertas e fechadas repetidas vezes. As serrilhas são muito fáceis de destacar.

A relação do design gráfico e estrutural é um dos pontos fortes da embalagem. Quando fechadas, são cubos estruturalmente fortes. Quando abertas, são animais que encantam. O desafio foi desenvolver os picks do destaque que não podem ser difíceis de abrir, nem romperem sozinhos no manuseio.

Uma linha de embalagens colecionáveis que também viram brinquedo depois de montadas pelas crianças, sem auxílio de adultos ou necessidade de tesouras ou outros utensílios. Uma premissa importante do projeto foi justamente a da criança transformar, sozinha, a embalagem em brinquedo.

Esse produto foi um lançamento. Entretanto, as vendas superaram as expectativas da marca de forma surpreendente! As lojas da rede seguem vendendo de 30% à 40% a mais do que o volume previsto. Os animais colecionáveis têm encantado não apenas as crianças, mas consumidores de todas as idades.

Sustentabilidade foi premissa do projeto. Inicialmente pensou-se na colocação de BOPP interno nas partes que ficariam abertas depois de montar os animais. Mas como os produtos internos já estão protegidos pelas embalagens primárias, usamos apenas papelcartão biodegradável, reciclável e compostável.

Ver maior em nova página

 

Saco Dispersível

Vencedor em Mercado - Funcionalidade - 2021

Categoria: Produtos em Geral

Data de lançamento: 26/01/2021

Tags: funcionalidade, saco, dispersível, sustentabilidade, Klabin, Votorantim, papel

Empresa vencedora: Klabin (www.klabin.com.br)

Brand owner: Votorantim

Convertedor: Klabin

País: Brasil


A embalagem é produzida a partir do uso de papéis e adesivos especiais que permitem sua desintegração completa nas condições de preparo e tempo de mistura dos concretos fluídos, sem afetar negativamente suas propriedades. Necessita de cuidado no armazenamento e transporte, estando vazia ou envasada. A embalagem necessita de cuidados especiais apenas no armazenamento e transporte da embalagem, tanto vazia quanto já envasada. O papel dispersível naturalmente é ávido por umidade e não pode ficar exposto em ambientes úmidos ou entrar em contato com água.

A embalagem é produzida a partir do uso de papéis e adesivos especiais, permitindo sua desintegração completa nas condições de preparo e tempo de mistura dos concretos fluídos, sem afetar negativamente suas propriedades mecânicas.

A embalagem é completamente desagregada durante o preparo do concreto fluído, eliminando a necessidade de descarte da sacaria após o uso, evitando os custos de coleta, logística reversa e reprocessamento.

A solução traz a oportunidade do cliente reposicionar o seu produto na gôndola, destacando os atributos e os seus diferenciais em sustentabilidade.

Como a embalagem é totalmente agregada ao produto final concreto fluido, elimina-se gastos de energia na coleta, logística reversa e reprocessamento da embalagem após o uso.

Ver maior em nova página

 

SBP Dupla Proteção

Vencedor em Mercado - Funcionalidade - 2021

Categoria: Produtos em Geral

Data de lançamento: 02/01/2021

Tags: inseticida, dupla ação, praticidade, eficiência, aerossol, tampa, duplo jato, funcionalidade

Empresa vencedora: Rb Brasil (www.rb.com)

Brand owner: Reckitt Benckiser

Design: The ideias

Convertedor: Brasilata / Aptar / Promáquina

País: Brasil


SBP Dupla Proteção é o primeiro aerossol do mercado brasileiro de pesticida que possui uma tampa duplo jato. São dois sprays em uma única lata de aerossol que possibilita atuação diferenciada, tanto para insetos voadores quanto para rasteiros. A tampa giratória exclusiva de SBP possui três posições distintas: jato direcionado, trava e spray amplo. O jato direcionado paralisa e elimina rapidamente os insetos rasteiros, enquanto o spray amplo proporciona uma melhor cobertura contra insetos voadores. Ambas posições indicadas na arte da lata.

Foi necessário desenvolver uma solução capaz de posicionar a arte da lata e tampa, sendo duas peças cilíndricas e sem marcações de fotocélula, porém com a necessidade de manter o conjunto 100% alinhado. A arte traz indicações dos sprays alinhado com a abertura da tampa para cada atuação.

Como líderes em Pest Control, temos muito orgulho de ter lançado essa inovação em um mercado que possui pouco histórico de inovações nos últimos anos. Com esse produto, buscamos suprir uma necessidade dos consumidores, que é ter uma solução ideal para diferentes tipos de insetos em um único produto.

A embalagem contribui com importante receita incremental na categoria, além de auxiliar na penetração da marca nesse mercado, já que essa tecnologia da tampa entrega uma ação 70% mais rápida comparado à linha SBP Multi-Inseticida, aumentando o desejo de compra de consumidores não usuais da marca.

Esse produto foi avaliado quanto à compressão vertical possibilitando o transporte de pallets sobrepostos, esta iniciativa trouxe a possibilidade de aumento de eficiência na montagem dos pallets, melhorando em 30% a eficiência de transporte e reduzindo mais de 1300 toneladas de CO2/ano.

Ver maior em nova página

 

Tibii

Vencedor em Mercado - Funcionalidade - 2021

Categoria: Produtos em Geral

Data de lançamento: 05/11/2020

Tags: funcionalidade, dosador, papel cartão, praticidade, Klabin, zíper, ração, petfood

Empresa vencedora: Klabin (www.klabin.com.br)

Brand owner: Tibii Nutrição Pet

Design: Agência Estúdio Confessionário

Convertedor: Ultralaser facas para corte e vinco / Klabin

País: Brasil


Embalagens premium em papelão ondulado para ração, impressão sofisticada com tecnologia flexográfica e design inovador. As embalagens se destacam no conceito de economia circular, devido ao fato da sua possível reutilização como armazenador para produtos diversos e ter o dosador de ração incorporado

Sistema de abertura com zíper, o que possibilita uma melhor experiência do usuário, substituição da pazinha plástica por recipiente em papelão ondulado incorporado. A forma retangular possibilita um manuseio manual confortável, melhor visualização do produto no ponto de venda e otimização logística.

Resultado acima do esperado com aplicação de conceitos de design muito bem definidos, em qualidade, e definição dos elementos em sistema flexográfico em papelão ondulado.

Embalagem ecologicamente correta e ecoeficiente, que se degrada em até 9 meses, reduz plástico e metal da embalagem anterior, possui sistema de economia circular aplicado com a possibilidade de reutilização da caixa como porta treco e substituição da pazinha plástica por recipiente em papelão.

A adequação se dá tanto pela substituição de elementos plásticos e grampos de metal utilizados na embalagem anterior quanto pela possibilidade de reutilização da caixa como porta treco.

Ver maior em nova página

 

Bisnaga Sérum Antiacne bico oftálmico com airless

Vencedor em Mercado - Tecnologia - 2021

Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais

Data de lançamento: 02/12/2020

Tags: bisnaga, sustentabilidade, válvula, bico aplicador, cosméticos e cuidados pessoais, tecnologia

Empresa vencedora: Sallve (www.sallve.com.br)

Brand owner: Sallve

Convertedor: Wista Airless Systems

País: Brasil


Foi criada uma micro válvula de polímero que permitiu o acoplamento interno no bico aplicador. Com essa micro válvula foi possível fazer a retenção do produto que tem uma baixa viscosidade o que não permite que ele escorra pelo bico e consiga fazer uma aplicação pontual e controlada de produto.

Em função do bico e altura da tampa ela proporciona a bisnaga um maior size impression

Ergonomia e facilidade de utilização são nossos critérios chaves. A bisnaga é muito versátil, leve, flexível e compacta, permitindo que se leve para vários lugares, é de fácil abertura e o bico proporciona praticidade e precisão na aplicação e a consumidora pode utilizar em qualquer momento do dia.

Trouxemos para a embalagem a resina de polietileno de grade farmacêutico para termos a segurança e proteção necessária para garantir o shelf life. É essencial ter qualidade em termos sensoriais e funcionais durante este processo. Utilizamos impressão silk o que nos tras maior contraste e cobertura.

Impacto ambiental é assunto importante aqui na Sallve, e sempre estamos preocupados em adequar as nossas embalagens ao que é melhor para o meio ambiente. Então é claro que essa embalagem do sérum antiacne não ficaria fora dessa: ela é feita de PE e é 100% reciclável.

 

Galões híbridos Tintas Coral

Vencedor em Mercado - Tecnologia - 2021

Categoria: Produtos em Geral

Data de lançamento: 01/08/2020

Tags: Coral, galões, híbridos, tinta, aço, plástico, akzonobel, PCR, In mold label (IML)

Empresa vencedora: AkzoNobel (www.akzonobel.com)

Brand owner: AkzoNobel

Design: ELO Design

Convertedor: Braskem / Brasilata

País: Brasil


Embalagem híbrida (corpo 88% plástico PCR e tampa de aço), que substitui o galão convencional (100% aço), oferecendo maior resistência e durabilidade (não amassa e não oxida), a mesma experiência de uso, maior flexibilidade para a indústria e clientes (100% intercambiável), e maior sustentabilidade.

Graças ao seu corpo plástico a nova embalagem não amassa e não oxida, proporcionando melhor exposição e destaque na gôndola e área de vendas das lojas.

Possui maior resistência (não amassa e não oxida), ao mesmo tempo que preserva as dimensões e todas as demais características da embalagem convencional metálica (abertura e fechamento, armazenagem e transporte, empilhamento e utilização, aproveitamento do produto, código EAN do produto final, etc.).

Maior resistência e segurança (não amassa e não oxida), excelente qualidade de impressão em tecnologia IML.

Fabricados com 88% plástico reciclado pós consumo (PCR), os galões híbridos proporcionam 29% menor emissão de carbono quando comparados com os galões tradicionais metálicos.

 

Tecnologia Flex | Linha de hidratantes Hinode Sublime

Vencedor em Mercado - Tecnologia - 2021

Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais

Data de lançamento: 01/05/2020

Tags: Hinode, sustentabilidade, flexografia, bisnaga, laminado, reciclagem, C-Pack

Empresa vencedora: C-Pack (www.c-pack.com.br)

Brand owner: Grupo Hinode

Design: Grupo Hinode

Convertedor: C-Pack Creative

País: Brasil


A linha Sublime da Hinode utiliza a tecnologia C-Flex, que tem como principal diferencial a adesão térmica entre o filme previamente impresso e o plástico extrusado de PE Verde, sem uso de colas ou adesivos. O efeito é metalizado sem uso de lâminas de alumínio, o que torna a bisnaga 100% reciclável.

Funcionalidade: bisnaga metalizada com reciclabilidade na cadeia do polietileno. Efeito memória, característico de bisnagas plásticas extrusadas. A embalagem volta ao seu formato original, após o uso do produto, diferentemente de embalagens laminadas de alumínio.

Impressão da arte é feita em uma máquina plana de flexografia de última geração. Com essa tecnologia é possível reproduzir artes com alta definição de imagem, efeito metalizado e infinitas possibilidades de cores. O resultado é uma embalagem com 100% de sua área útil decorada e com a mesma segurança

Embalagem com efeito metalizado sem a utilização de uma camada de alumínio permitindo a entrada no ciclo de reciclagem do polietileno após descarte.

Ver maior em nova página

 

Arminda Cachaça Premium

Vencedor em Estratégica - Exportação - 2021

Categoria: Produtos para exportação

Data de lançamento: 01/02/2021

Tags: Exportação, cachaça, Arbo Design, vidro, Arminda, histórias, cana de açúcar, pessoas

Empresa vencedora: ARBO design (www.arbodesign.com.br)

Brand owner: Grupo Arminda

Design: ARBO design

Convertedor: Cachaça Companheira / Cerâmica Paturi / Germer porcelanas

País: Brasil


Visando a exportação, a embalagem conta histórias de pessoas, os envolvidos no ciclo da cana-de-açúcar e seus engenhos, das gerações de “Armindas” trabalhadoras imigrantes, africanas e indígenas. O design teve o desafio de evidenciar e ressignificar esta história, agregando estes valores ao produto.

A embalagem referencia a cultura do Brasil colonial, fazendo uma homenagem contemporânea à brasilidade colonial, sem estereótipos, pouco conhecida além de nossas fronteiras. Assim a estratégia foi a de trazer valor por meio da embalagem, a um produto premium e de origem tipicamente brasileira.

A inovação logística deu-se permitindo o melhor aproveitamento do espaço dentro dos containers para exportação (42% de economia). Ampliou-se a área útil da garrafa por meio de seu novo formato triangular e com menor curvatura no gargalo, assim foi previsto um “encaixe” entre as garrafas estocadas.

Seu formato triangular e material acetinado permitem maior ergonomia ao servir. Utiliza cerâmica brasileira e/ou vidro 100% reciclável, além do uso de rolhas de cortiça natural. Possui QRCode em relevo, indicando de forma tátil a sua posição, que habilita um áudio explicativo para os não videntes.

Ver maior em nova página

 

Linha Sadia Chile

Vencedor em Estratégica - Exportação - 2021

Categoria: Produtos para exportação

Data de lançamento: 20/10/2020

Tags: alimentos, Sadia, Chile, exportação, lançamento, redesign, adequação ao mercado

Empresa vencedora: Team Créatif (www.team-creatif.com)

Brand owner: BRF global

Design: Team Créatif

País: Brasil


As embalagens anteriores tinham um ar envelhecido, trazendo um tom artificial para as famílias de produto e marca. Como a cor amarela é o color code da marca Sadia, foi trabalhado fortemente os atributos valorizados pelo consumidor local para entregar mais naturalidade e valor para embalagem.

A navegação simples na gôndola, ficando ainda mais claro a entrega de cada família de produto reforçando seus diferenciais alinhado com as plataformas de inovação e em linha com cada ocasião de consumo do consumidor Chileno, ou seja, as embalagens por si só conseguem comunicar o propósito da marca.

As embalagens novas não alteraram nossa eficiência logística, mas foram fundamentais para identificação na cadeia produtiva referente layouts que atendem o mercado de Américas.

Com a adequação em nossas embalagens foi possível passar uma melhor percepção referente a qualidade e segurança dos produtos da companhia, que são um dos pilares da Essência da BRF, usando o mesmo processo de impressão mais trazendo uma entrega muito melhor para produtos que já existiam no mercado.

 

Conservadora para transporte de mangas

Vencedor em Estratégica - Exportação - 2021

Categoria: Produtos para exportação

Data de lançamento: 15/02/2020

Tags: exportação, manga, Termotécnica, EPS, shelflife, save food, expositora

Empresa vencedora: Termotécnica (www.termotecnica.com.br)

Brand owner: Fazenda Eldorado e Esoeste

Convertedor: Termotécnica

País: Brasil


Embalagem de EPS com funcionalidades na cadeia pós-colheita, reduz desperdícios e aumenta o shelflife. Uso em todos os modais, reduz custo do frete aéreo, reduz emissão de CO2. Permite o cliente levar o produto para locais mais distantes, pode ser utilizada como expositora, material 100% reciclável

O posicionamento enfatiza benefícios reais que o produtor terá ao utilizar a Conservadora DaColheita na exportação e a sustentabilidade proporcionada. Também conscientiza sobre a reciclagem do EPS, e o descarte pós consumo, com recicladores parceiros, para que aconteça a economia circular na prática

Material leve, 98% ar, isolante térmico, absorve impactos, 100% reciclável. O design funcional e proteção pós-colheita, reduz desperdícios e aumenta o shelflife. Leva o produto em locais + distantes, uso em todos os modais, reduz custo do frete e emissão de CO2. Pode ser utilizada como expositora

Estruturada conforme a cadeia logística e modais. Segurança testada em laboratórios internacionais, em lotes pilotos, para processos internos e externos dos clientes. Espaço disponível para impressão da marca e informações em fitas adesivas customizadas. Prevê laudos de conformidade normativa.

Ver maior em nova página

 

Embalagem para defensivos agrícolas com barreira via Plasma

Vencedor em Estratégica - Sustentabilidade - 2021

Categoria: Sustentabilidade

Data de lançamento: 28/05/2021

Tags: Plasma, defensivo agrícola, monomaterial, sustentabilidade, Unipac

Empresa vencedora: Unipac (www.unipac.com.br)

Brand owner: Syngenta Proteção de Cultivos

Convertedor: Unipac (Grupo Jacto)

País: Brasil


A embalagem é mais sustentável que a alternativa de barreira multicamadas, que é a mais utilizada nesse mercado. O processo é limpo, de alta eficiência, traz reduções significativas de consumo de energia e emissão de GEE, com circuito de água fechado. O produto final é monomaterial e 100% reciclável Os principais desafios foram: atender os elevados requisitos de barreira para solventes agressivos, garantir a aplicação do plasma por toda a embalagem, desenvolver uma metodologia de controle de qualidade específico e a instalação remota da máquina e software por conta da pandemia de covid-19.

A inovação da barreira plasma se agrega ao portfólio da empresa, o mais completo de soluções para embalagens de defensivos agrícolas. Com a nova tecnologia, o produto atende às estratégias dos clientes (brand owners do segmento) sintonizados com os critérios de sustentabilidade e competitividade. A máquina de tratamento possui alta eficiência operacional,é estável e com alto nível de automação; representa uma transição para o conceito de indústria 4.0 uma vez que seus parâmetros são continuamente monitorados (telemetria) para garantir a qualidade e antecipar eventuais manutenções necessárias

O equipamento está dentro do site da companhia, por essa razão, reduz movimentações logísticas frente ao processo offline realizado em uma empresa parceira, proporcionando um menor lead time na entrega para o cliente. A tecnologia proporciona uma camada de barreira nanométrica de alta performance e permite que o produto envasado seja armazenado e transportado com a segurança necessária, preservando suas propriedades originais.

A embalagem desenvolvida mantém a mesma eficiência de uma embalagem produzida com outras tecnologias de barreira a solventes, atendendo aos requisitos internacionais de transporte marítimo e terrestre e ainda fomentando fortemente o tema de Sustentabilidade através da tecnologia. A tecnologia traz otimização principalmente na etapas de fabricação (alta produtividade e níveis de controle, baixo índice de refugos), competitividade técnica e financeira, além do retorno ao ciclo de reutilização das embalagens pelo programa de logística reversa estabelecida no setor.

A embalagem será recolhida pelo sistema de logística reversa do INPEV, que segundo o mesmo, recupera 94% das embalagens do campo, e pode ser destinada a outros mercados (embalagens de óleo lubrificante, conduítes e dutos, tubo para esgoto, caixa de bateria automotiva e pellet).

Ver maior em nova página

 

NatureCycle, Filme 100% PCR com Responsabilidade Socioambiental

Vencedor em Estratégica - Sustentabilidade - 2021

Categoria: Sustentabilidade

Data de lançamento: 05/06/2020

Tags: PCR, flexível, sustentabilidade, Plastiweber, segurança

Empresa vencedora: Plastiweber (www.plastiweber.com.br)

Brand owner: Adimax

Convertedor: Plastiweber

País: Brasil


O Naturecycle é uma embalagem secundária produzida com matéria prima 100% PCR, com os pilares da inovação técnica, utilizando logística reversa, mantendo projetos sociais e provendo uma comunicação com o mercado através do seu selo, e QR Code que leva ao site http://www.naturecycle.com.br A utilização de matéria-prima 100% reciclada, atendendo critérios de rastreabilidade e garantia de conteúdo pós-consumo, certificados pela EuCertPlast, criação da cadeia de fornecimento junto a Cooperativas e Varejo, além da diferenciação na apresentação da embalagem para percepção de valor.

A proposta é utilização de embalagens circulares, para reforçar o posicionamento de sustentabilidade dos Brand Owners, “Uma embalagem com compromisso social e ambiental”. Isso com o objetivo de capturar o consumidor consciente que exige soluções para os desafios do plástico. Em termos de produção, possui o mesmo desempenho da resina virgem. Porém, a embalagem conseguiu uma melhor condição no quesito COF (Coeficiente de Fricção) que a própria embalagem virgem, o que garante uma boa condição de velocidade no embalamento, sem abrir mão de estabilidade no empilhamento.

Maior segurança na etapa de transporte, devido a estabilidade do pallet alcançada com o COF atingido com o filme reciclado, diminuindo o risco de acidentes e avarias, característica não atingida com o filme virgem. Além da redução no uso de filme stretch para estabilização da carga. A otimização do COF garante uma maior margem de proteção na etapa de distribuição. Proteção eficiente e mais sustentável.

A geração de resíduo é a mesma dos filmes virgem, porém, por ser reciclado, permite que 100% dele seja novamente processado para a produção de uma nova embalagem, pois os resíduos plásticos são buscados em todos os elos da cadeia, clientes, varejo, cooperativas e consumidor (projetos sociais). Desempenho idêntico à resina virgem.

O objetivo é recuperar as embalagens utilizadas em todas as fases da logística do produto. Por isso, realizamos uma logística integral que envolve todos os pontos da cadeia. Recolhemos as embalagens descartadas desde o próprio Brand Owner, o varejo e os consumidores (cooperativas e projetos sociais).

Ver maior em nova página

 

LOOP - Projeto Bonafont

Vencedor em Estratégica - Sustentabilidade - 2021

Categoria: Sustentabilidade

Data de lançamento: 26/11/2020

Tags: rótulo, sustentabilidade, inovação, Bonafont, Danone, PET, garrafa, circularidade

Empresa vencedora: Danone (corporate.danone.com.br)

Brand owner: Danone

Design: Bendito Design

Convertedor: CPR / Valgroup (Lorenpet) / Moldintec / Mirvi

País: Brasil


Garrafa produzida com 100%rPET, sem rótulo e com tampa de origem verde. Traz em sua concepção a proposta de circularidade por ser feita de galões 20/10L da linha Bonafont Re.torna em seu fim de vida. Não tem rótulo, como forma de reduzir o uso de plástico e facilitar o processo de reciclagem Cadeia de Suprimentos, reciclagem, design, engenharia, regulamentação e definição da melhor mensagem ao consumidor. Destaque ao design, tecnologia de decoração a laser para garantir a legibilidade dos dizeres legais e desenvolvimento do código de barras na tampa

Uma garrafa que materializa o que a empresa acredita em ser o futuro da categoria e um conceito disruptivo no mercado de cumprir com o objetivo de promover inovação, questionar os modelos atuais e comprovar que os desafios e a tecnologia são uma fonte incrível de soluções Ao utilizar 100% Pet reciclado evita-se o processo de industrialização do PET virgem. Por não conter rótulo, a produção e aplicação desta embalagem é eliminada reduzindo o número de processos de produção. Além disso, auxilia na eficiência da reciclagem por não necessitar a retirada do rotulo e adesi

A embalagem utiliza o processo de distribuição normal das garrafas de agua que são comercializadas nos pontos de venda A garrafa possui a proteção necessária para o produto. Danone realiza rigorosas analises em seu laboratório da França para garantir a perfeita condição de qualidade do pack 100%rPet. Por utilizar a MP de forma circular (próprio galão Re.torna) o processo se torna ainda mais seguro

A garrafa possui um formato que garante um ótimo manuseio e o completo consumo do produto Uma das queixas dos consumidores de água mineral é não conseguir fazer o controle diário da ingestão de água de forma fácil. Com a embalagem de 1L, que foge do padrão da categoria, oferecemos maior facilidade deste controle de hidratação, permitindo chegar aos 2L diários de uma forma simples

Por se tratar de uma garrafa com um design e volumetria atrativo, o consumidor pode reutilizar a garrafa como refil. Além disso, a garrafa é PET, um material totalmente reciclável. Por não utilizar rotulo, facilita o processo de reciclagem na etapa de limpeza e seleção da matéria prima

Ver maior em nova página

 

Filme PET selável easy open-tampa de bandeja para Salada La Vita

Vencedor em Estratégica - Soluções para varejo e e-commerce - 2021

Categoria: Soluções para Varejo e E-commerce

Data de lançamento: 14/05/2021

Tags: salada, La Vita, PET, selável, easy open, Terphane, reciclável, filme

Empresa vencedora: Terphane (www.terphane.com)

Brand owner: La Vita

Design: Anima

Convertedor: Terphane

País: Brasil


A operação de envase é feita pela automatização da selagem a partir de uma máquina seladora. Com isso ganha-se eficiência e rapidez no processo de selagem do filme Sealphane® 10.63CTAF usado como tampa de bandeja APET e evita-se perdas de produto e diminui a manipulação. A solução de bandeja selada com Sealphane® permite que a embalagem seja empilhada durante o manuseio e distribuição, garantindo otimização logística, economia de espaço no transporte e na armazenagem. Além de possibilitar a apresentação na posição vertical ou horizontal na gôndola (PDV).

Composta por bandeja APET transparente e tampa com filme PET selável easy open antifog Sealphane® 10.63CTAF. Apresenta compartimentos individuais também selados para separar proteína, cereais e molho. A embalagem contribui para a segurança alimentar, mantém o frescor do produto e sua vida útil.

A alta qualidade da impressão no filme Sealphane® é outro diferencial competitivo para esta solução, uma vez que garante que a marca do produto/empresa será mantida durante todo o ciclo de vida da embalagem, do campo até a mesa do consumidor final.

O grande diferencial desta embalagem está na tampa. Produzida com Sealphane® filme PET selável, fácil abertura para conveniência do consumidor e propriedade anti embaçamento para boa visualização do alimento. A embalagem pode ser refrigerada e o filme permite selagem até 210ºC sem deformação.

É uma solução sustentável pois, utiliza bandeja e tampa com o mesmo material PET e reciclável. O filme PET utilizado tem apenas 25µm e não atinge nem 1g por embalagem de salada, com um peso muito menor que uma tampa rígida, contribuindo assim para gerar menos lixo ao meio ambiente.

Ver maior em nova página

 

Nova embalagem Alliz com tecnologia Phormanto

Vencedor em Estratégica - Soluções para varejo e e-commerce - 2021

Categoria: Soluções para Varejo e E-commerce

Data de lançamento: 25/06/2021

Tags: Dow, sustentabilidade, varejo, e-commerce, polietileno hermética, resistente

Empresa vencedora: Dow Brasil (www.dowplasticos.com)

Brand owner: Zanchetta Alimentos

Design: eba! design gráfico

Convertedor: Dow Brasil / Plaszom / Zomer Indústria de Plásticos / Ulma Packaging

País: Brasil


E-commerce: a embalagem termoformada à vácuo permite fácil manuseio, transporte e inviolabilidade, melhorando a experiência para consumidor e loja. Lojas físicas: a fácil exposição e hermeticidade proporcionam gôndolas limpas e sem odor, agilizando a venda, a limpeza do local e a experiência. Embalagem hermética, com alta resistência mecânica e fácil identificação, evita danos e vazamento de líquido. Embalagem mais higiênica melhora manuseio, estocagem, transporte e distribuição. Permite a exploração de diferentes canais: personal shopper, e-commerce e opções de take away.

Desenhada para ser inviolável, resistente e hermética, eliminando vazamentos, danos e perdas de produto. Já no quesito impressão, não utiliza etiquetas pois a impressão de todas as informações é feita diretamente no filme, facilitando a visualização de dados importantes para o consumidor.

Melhor apresentação no PDV pela exibição vertical. Destaca-se por sua cor inovadora. Novo layout com melhor visualização das informações de produto, manuseio e destinação da embalagem pós-uso. O brilho e a transparência acentuada do filme permitem que o consumidor ateste a qualidade.

O grande diferencial tecnológico é o filme Phormanto™ (polietileno de alta performance). Phormanto™ permite soluções tecnicamente recicláveis de forma pioneira para a categoria. Sua respirabilidade específica possibilita a ampliação de shelf life e redução de perdas e desperdícios.

A sustentabilidade é o core. Por ser rica em polietileno (material com cadeia de reciclagem no Brasil). Por otimizar a quantidade de materiais utilizados em 50%. Por emitir 35% menos CO2 durante a produção versus a referência de mercado. Por reduzir perdas e desperdícios.

 

Jardim Botânico Gin

Vencedor em Estratégica - Soluções para varejo e e-commerce - 2021

Categoria: Soluções para Varejo e E-commerce

Data de lançamento: 01/04/2021

Tags: gin, e-commerce, papelão ondulado, Smurfit Kappa, unboxing, fácil montagem, praticidade

Empresa vencedora: Smurfit Kappa (www.smurfitkappa.com/br)

Brand owner: Jardim Botânico Gin

Design: Fullest Design

Convertedor: Smurfit Kappa

País: Brasil


A embalagem desenvolvida para o Jardim Botânico Gin possibilitou que a destilaria passasse a comercializar seu produto para fora da região de atuação, com uma embalagem resistente para proteger o produto durante a cadeia logística e ampliando seu leque de clientes. As embalagens desenvolvidas para o Jardim Botânico Gin são fáceis de armazenar e de montar e protegem o produto primário em toda a cadeia de distribuição, garantindo a entrega do produto com a qualidade requerida pelos consumidores deste produto premium.

A embalagem foi produzida em papelão ondulado, com um acessório interno feito sob medida para a garrafa de gin, o que confere segurança extra ao produto primário, sem o uso de enchimento, oferecendo alta resistência a impacto para toda a cadeia logística e de maneira sustentável.

O acessório de proteção desenvolvido para proteger a garrafa de gin também funciona para deixá-la exposta como se fosse uma joia, causando uma experiência diferenciada no momento do unboxing. Além disso, a impressão digital na parte interna da caixa valoriza a comunicação da marca.

Diferentes ferramentas foram utilizadas para o desenvolvimento da embalagem: eWheel, uma plataforma online desenvolvida no país que carrega um banco de dados com centenas de soluções de embalagens para comércio eletrônico, ArtiosCad e Illustrator.

A embalagem é produzida 100% em papelão ondulado, material reciclado, reutilizável e biodegradável. Além disso, o acessório de proteção da garrafa também é feito de papelão não precisando de mais nenhum material de preenchimento. A embalagem também dispensa o uso de fita adesiva.

Ver maior em nova página

 

Pommar

Vencedor em Estratégica - Marketing & Branding - 2021

Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais

Data de lançamento: 01/04/2021

Tags: branding, beleza, sustentabilidade, Feito Brasil, Quintal, Camargo, compostável, plástico, uso único

Empresa vencedora: CASA Feito Brasil (www.feitobrasilcosmeticos.com.br)

Brand owner: Quintal Dermocosméticos

Design: Quintal Dermocosméticos

Convertedor: Camargo Embalagens

País: Brasil


Pommar revoluciona sua categoria ao atender as demandas do mercado e conversar diretamente com seu público, que reconhece a problemática do lixo dos produtos de uso único e se preocupa com o futuro do planeta. Nossa solução é uma aposta lixo zero: embalagem 100% compostável e produto biodegradável. Pommar reforça o pilar de Sustentabilidade + Tecnologia e o posicionamento da marca como vegana, natural, consciente e responsável, e atende os nossos consumidores, que procuram alternativas sustentáveis que entregam um tratamento eficaz, tecnológico e com menor impacto negativo para natureza.

Apostamos em tons pastéis e ilustrações que remetem a um superzoom de ingredientes e suas moléculas, com uso de pontilhismo e efeito metalizado. O design segue proposta informativa, com fontes sans em caixa alta para destacar nome e ação dos produtos, assim como a aposta em ícones na face principal. Pommar propõe inovação ao trazer a impressão metalizada em um material que não é plástico. Para atingir esse efeito no design, foram utilizadas camadas de branco em janelas sólidas e recortes translúcidos, conferindo o efeito similar ao brilho do hot stamping em um material 100% compostável.

Totalmente pensada para causar menor impacto ambiental, Pommar traz uma embalagem flow pack 100% compostável que garante leveza, praticidade ao abrir e facilidade no processo de destinação do resíduo para a compostagem, estimulando seu descarte consciente. Com fechamento por selagem térmica, as embalagens de Pommar são de fácil manuseio, armazenamento e abertura, além de estimular compostagem da embalagem. O estilo adotado foi o flow pack, que ocupa menos volume, facilita o transporte e armazenamento e proporciona alto valor agregado por caixa.

Pommar transmite o conceito de QUINTAL: a busca da sustentabilidade aliada à tecnologia. A embalagem apresenta sua defesa completa no conceito “bula inversa”, onde constam todas as informações necessárias, com selos de efeito imediato, modo de uso, claim 100% compostável e diferenciais competitivos.

Pommar traz a inovadora embalagem 100% compostável, que tem como principal ingrediente a polpa da celulose, resistente que mantém os produtos protegidos. Se descartada de forma correta, a embalagem consegue se decompõe totalmente e torna-se adubo para o solo em 180 dias.

Ver maior em nova página

 

Natura EKOS

Vencedor em Estratégica - Marketing & Branding - 2021

Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais

Data de lançamento: 01/02/2021

Tags: Natura, Ekos, diversidade, amazônia, PET, PE verde, marketing, branding

Empresa vencedora: Natura (www.natura.net)

Brand owner: Natura Cosméticos

Design: Tatil

Convertedor: Wheaton / Igaratiba / Aptar / AbPlast / Prakolar / Box Print

País: Brasil


Desde 2018, Natura Ekos vem se reposicionando a partir de um repertório proprietário que ajudou a resgatar a origem mais ativista da marca, com mais contundência para o presente e ainda mais força para o futuro, encontrando equilíbrio entre as necessidades do target e a vocação ativista da marca. A embalagem resgata e potencializa as principais propriedades de Natura Ekos: com uma voz ativista, traz para a frente da embalagem um manifesto, fala dos seus valores, da origem e da bandeira amazônica. Os ativos em destaque representam a Amazônia, essência e potência exclusiva de Ekos.

A transparência valoriza o conteúdo dentro de cada embalagem, o sensorial de cada produto. Usamos a tipografia exclusiva de Natura Ekos como elemento gráfico de composição, extrapolando o painel frontal, que traz a cor de cada bioativo criando unidade para cada linha e diferenciando-a das demais. Embalagens em PET 100% MRPC e PE Verde!

Embalagem de linha. Houve somente alteração de linguagem de das cores. Tampa disctop, que facilita a abertura e uso.

São embalagens que se manifestam, falam por si, têm uma navegação 360º e carregam um resumo do nosso posicionamento e dos nossos valores no painel frontal. Natura Ekos se posiciona como uma marca com conteúdo e transparência, trazendo protagonismo para a Amazônia através dos bioativos.

Natura Ekos tem embalagens 100% ecológicas (feitas com PE Verde e PET 100% reciclado), garantindo a redução do impacto ambiental. Além disso, por trás dos produtos Ekos, existe uma cadeia de valor que reforça nossa maneira de atuar e nosso compromisso com a sociobiodiversidade e com a Amazônia.

 

Natureza Blaus - Sorvetes

Vencedor em Estratégica - Marketing & Branding - 2021

Categoria: Alimentos Doces

Data de lançamento: 20/12/2020

Tags: sorvete, Blaus, região norte, amazônia, artesanal, Pará

Empresa vencedora: Libra Branding (www.libranding.com)

Brand owner: Blaus

Design: Libra Branding

Convertedor: Eccho Cup

País: Brasil


A linha Natureza Blaus foi criada pela necessidade da marca Blaus se comunicar de maneira assertiva e engajadora com o público nacional, priorizando embalagens com trading down de 250ml para 150ml, possibilitando a degustação de mais sabores, valorizando sua linha de sabores exóticos da Amazônia. A Blaus é uma indústria do Pará em expansão por todo o país, com o propósito de apresentar o sabor único das frutas exóticas da Amazônia em fórmulas exclusivas. A identidade valoriza a linha Natureza por meio das ilustrações que apresentam o ciclo desde a árvore/fruto/raiz até o produto final.

O design agrega a diversidade regional, jovialidade e riqueza de sabor por meio de cores atrativas e formas orgânicas. As cores foram inspiradas no universo visual da Amazônia. As ilustrações transmitem essência e origem, com estética circular que lembra o ciclo da produção do fruto até seu consumo. As embalagens da Blaus no seu dia-a-dia eram de plástico e de isopor. Propomos a troca desse material por um material mais sustentável, que transmite qualidade, suporta a variação de temperatura e necessidade de transporte, e é viável financeiramente para o cliente.

Inicialmente optou-se por um tamanho menor que permitisse a degustação dos sabores pelo público, e também que tornasse possível a produção dos seis sabores juntos. O modelo da embalagem foi escolhido de forma a agregar contemporaneidade ao projeto, sendo leve, impactante e marcante. Os potes são de fácil manuseio, mantém a temperatura e consistência do sorvete e são práticos na hora de abrir. Seu formato permite o empilhamento fácil e rápido das embalagens, e a qualidade da impressão permite que eles sejam facilmente distinguíveis e fiquem visíveis e atraentes na hora compra.

Os traços da ilustração são capazes de apresentar a procedência artesanal e influência da cultura nortista de origem do produto ao consumidor que busca por um sabor diferenciado de sorvete ou quer sentir um pouco da diversidade irresistível da Amazônia.

A linha é toda impressa em papel, o que reduz o impacto ambiental e são facilmente recicláveis, o início de uma transição para um futuro mais sustentável. Ainda há a dificuldade de encontrar uma opção de material que seja monomaterial ou biodegradável e que seja economicamente viável na Amazônia.

Ver maior em nova página

 

Tecnologia Flex | Linha de hidratantes Hinode Sublime

Vencedor em Especial - Voto Popular - 2021

Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais

Data de lançamento: 01/05/2020

Tags: Tecnologia, Hinode, sustentabilidade, flexografia, bisnaga, laminado, reciclagem, C-Pack

Empresa vencedora: C-Pack (www.c-pack.com.br)

Brand owner: Grupo Hinode

Design: Grupo Hinode

Convertedor: C-Pack Creative

País: Brasil


A linha Sublime da Hinode utiliza a tecnologia C-Flex, que tem como principal diferencial a adesão térmica entre o filme previamente impresso e o plástico extrusado de PE Verde, sem uso de colas ou adesivos. O efeito é metalizado sem uso de lâminas de alumínio, o que torna a bisnaga 100% reciclável.

Funcionalidade: bisnaga metalizada com reciclabilidade na cadeia do polietileno. Efeito memória, característico de bisnagas plásticas extrusadas. A embalagem volta ao seu formato original, após o uso do produto, diferentemente de embalagens laminadas de alumínio.

Impressão da arte é feita em uma máquina plana de flexografia de última geração. Com essa tecnologia é possível reproduzir artes com alta definição de imagem, efeito metalizado e infinitas possibilidades de cores. O resultado é uma embalagem com 100% de sua área útil decorada e com a mesma segurança

Embalagem com efeito metalizado sem a utilização de uma camada de alumínio permitindo a entrada no ciclo de reciclagem do polietileno após descarte.

Ver maior em nova página

 

Solo Embalagens

Vencedor em Especial - Estudantes - 2021

Categoria: Estudantes

Data de lançamento: 01/04/2020

Tags: estudante, sustentabilidade, delivery, compostável, folhas secas, palmeiras, biodegradável

Vencedor: Mateus Viana, Ana Clara Argento e Yago Bunim (Universidade Federal Fluminense)

País: Brasil


A principal inovação da Solo é o material. A embalagem é feita unicamente de folhas secas de palmeiras. Não é necessário o uso de resinas, colas ou qualquer outro químico, tornando-a 100% biodegradável e compostável. Além disso, ela retém calor e ainda pode ser usada no micro-ondas, forno e freezer A biotecnologia da embalagem tem como maior benefício diminuir os resíduos plásticos no delivery, trazendo uma opção viável e eficaz para substituir as atuais. Além de reter calor e poder ir ao micro-ondas, ela ainda pode ser reutilizada pelo usuário devido à resistência do material.

Unindo botânica ao design inovador, criamos uma embalagem com um material versátil e, ao mesmo tempo, resistente. Dessa forma, podemos explorar diferentes tamanhos, formatos, formas de fechamento e empilhamento. Na moldagem da embalagem, utilizamos calor para esterilizá-la e dar uma cor amadeirada. O tamanho da embalagem foi projetado pensando na bolsa de entrega, visando otimizar espaço e modular as embalagens e também tem um ótimo sistema de empilhamento, tornando a entrega segura. Além disso, tem um bom sistema de abertura e fechamento e uma cinta de papel semente.

A sua cor amadeirada e sua aparência natural são destaques. Além disso, a cinta de papel semente traz informações sobre as propriedades da embalagem em forma de desenhos simples e harmoniosos.

O material é adquirido por meio de coletas. Apenas folhas secas e caídas naturalmente são ideais para a produção, tornando a aquisição deles muito barata. O processo produtivo é simples, podendo se resumir apenas em: coleta da folhas, lavagem e prensagem.

O objetivo principal da embalagem é a sustentabilidade. Somos a única embalagem no mercado do delivery que utiliza apenas um material na produção: a folha seca da palmeira. O impacto ambiental do processo produtivo é mínimo e, por ser simples, gera emprego para pessoas vulneráveis.

 

Embalagem Flexível ArgaBag

Vencedor em Especial - Estudantes - 2021

Categoria: Estudantes

Data de lançamento: 16/12/2020

Tags: elotrobean, estudante, flexível, argamassa, zip lock, fechamento, conservação

Vencedor: Mara Cristine Aguiar, Aline Luz e Sidney Tolentino (Faculdade de Tecnologia Senai Theobaldo De Nigris)

País: Brasil


A ArgaBag é uma embalagem flexível para argamassa se destacando como inovação na categoria de materiais de construção por ser uma embalagem flexível monomaterial com impressão eletrobean, fechamento zip lock e quantidade de 05 kg. Fechamento zip lock: proporciona vedação da embalagem depois de aberta, protegendo da umidade e atmosfera, permitindo que o produto não perca suas propriedades iniciais. Impressão flexográfica externa sistema eletrobean, proporcionando à embalagem resistência térmica e física (abrasão).

Combinação de elementos que proporcionam ergonomia e funcionalidade (alça boca reta), proteção e economia (fechamento zip lock) e tecnologia de impressão eletrobean (embalagem com resistência térmica e física). Utilização de elementos gráficos e cores fortes formando um painel atrativo p/o usuário. Ergonomia: a embalagem c/ 5 kilos e a alça boca reta; Abertura e fechamento: zip lock permitindo uma maior vedação da embalagem depois de aberta, reduzindo o desperdício de produto; Empilhamento e armazenamento: impressão externa e sistema eletrobean (embalagem c/ resistência térmica e física).

A sintaxe do grafismo, da cor e da forma são positivas, funcionando como um atrativo para o usuário. A embalagem se destaca no PDV com uma boa apresentação colocada de pé ou deitada. Apresenta ótima visibilidade e legibilidade como um todo (legibilidade da marca, nome do produto e texto em geral).

a impressão flexográfica eletrobean é consolidada e aplicada em diversas embalagens flexíveis em segmentos diversos no âmbito nacional e internacional. O fechamento zip lock não precisa de adição de etapas de produção, precisando somente acrescentar um módulo no fluxo de produção.

A impressão eletrobean reduz a emissão de VOCs na atmosfera não utilizando solventes na composição da tinta, trazendo ganhos energéticos por não utilizar estufa para evaporação de solventes, tornando a embalagem 100% reciclável. Embalagem 2 cores: redução de tintas e insumos. Retorno da embalagem.

 

ri.tu - embalagens sustentáveis para produtos de higiene oral

Vencedor em Especial - Estudantes - 2021

Categoria: Estudantes

Data de lançamento: 25/11/2020

Tags: higiene oral, estudante, compacta, reciclável, refilável, bico dosador

Vencedor: Helena Pacheco, Daniela Ortiz, Raquel Alves e Thaís de Andrade (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

País: Brasil


As embalagens ri.tu são compactas e totalmente recicláveis, diferente da maioria das ofertas atuais. Após a aquisição do kit que contém o tubo refilável, a estrutura e o pump do dispenser, é necessário apenas repor o gel dental com o refil e a troca trimestral da escova de dentes. A linha ri.tu se diferencia por um sistema de tubo refilável para transporte e dispenser de refil acoplável para uso doméstico. O tubo e o refil permitem aproveitamento mais eficiente do que as soluções atuais de mercado, enquanto o dispenser é acessível para pessoas com baixa motricidade.

O sistema ri.tu é criativo, pois é completamente diferente dos principais concorrentes no mercado e é uma solução sustentável, prática e financeiramente acessível para produtos de uso diário na rotina do brasileiro, que tem o costume de escovar os dentes no dia a dia mesmo não estando em casa. O tubo refilável com bico dosador e tampa permite total aproveitamento do produto, higienização e reabastecimento pela rosca inferior. A estrutura com pump não exige motricidade fina para o uso diário e o refil é de fácil encaixe. O conjunto de escovas dentais é compacto e possui divisória interna.

Em cores que se destacam dos demais concorrentes, ri.tu propõe uma abordagem mais agradável e orgânica aos produtos de saúde oral, tanto por meio das formas estruturais, ilustrações e texturas, quanto pelos materiais selecionados para as embalagens.

O projeto é totalmente viável, além do uso de papel, o tubo refilável é inteiramente de PP com adesivo de PEBD, materiais acessíveis e recicláveis, assim como o refil de PEBD e PEAD com lacre de alumínio. A estrutura do dispenser é de fibra de bambu excedente da produção das escovas dentais.

ri.tu é um sistema sustentável econômica e ambientalmente, pois além da redução de compra com o uso de um refil maior, o suporte é feito de matéria mista (PEAD 100% reciclado e fibra de bambu). Todas as embalagens externas de papel são compactas e modulares, facilitando produção e transporte.