NIVEA Sabonete Líquido: Projeto Iconista

Vencedor em Embalagem e Mercado - Cosméticos e higiene pessoal - 2025

Data de lançamento: 01/03/2025

Vencedor: Beiersdorf
Parceiro estratégico: Avient / Alpla
Brand owner: Beiersdorf


País: Brasil


O Projeto Iconista é o relançamento da linha de sabonetes líquidos NIVEA, mostrando o compromisso da Beiersdorf com a inovação sustentável. Com melhorias no design, desenvolvemos uma embalagem inovadora que atende às expectativas dos consumidores, agrega valor à marca, e promove práticas de consumo consciente. Através de parcerias estratégicas, realizamos melhorias técnicas para diminuir o impacto ambiental da embalagem, tornando-a mais leve e incorporando plástico reciclado pós-consumo (PCR).

O design gráfico da embalagem foi otimizado para transmitir as melhorias realizadas em fórmula e embalagem, refletindo os valores de sustentabilidade e cuidado da marca. A embalagem comunica a adoção de ingredientes biodegradáveis e livres de microplásticos, e a redução de peso das embalagens. A embalagem foi redesenhada para ser 24% mais leve e adotar um formato ´head standable´, permitindo que o produto seja utilizado até a última gota, evitando desperdícios. O novo formato não só melhora a experiência do consumidor, mas também contribui para a eficiência no transporte e armazenamento.

O design da embalagem permite que o frasco seja refilável, aumentando a vida útil da embalagem e incentivando práticas de consumo sustentável. A leveza do frasco também facilita o manuseio e o transporte sem comprometer a segurança do produto, beneficiando o consumidor e a cadeia de abastecimento. Os diferenciais tecnológicos ficam evidentes ao mostrar as melhorias que foram implementadas. A inclusão de PCR demandou validações extensas das propriedades mecânicas do frasco e dobradiças da tampa, além das cores e da segurança do produto, com testes de compatibilidade e análises a cada lote.

A embalagem conta com elementos que comunicam os benefícios do produto à saúde da pele, além das iniciativas que visam diminuir o impacto ambiental. A comunicação clara sobre sustentabilidade e cuidado com a pele atrai consumidores conscientes, aumentando a competitividade nos pontos de venda. A embalagem comunica os valores da Beiersdorf de “Cuidado Além da Pele”, com informações que destacam os benefícios ao consumidor e ao meio ambiente. O design intuitivo e a possibilidade de uso total do produto melhoram a experiência do consumidor, promovendo um engajamento positivo com a marca.

A embalagem conta com 50% de conteúdo reciclado no frasco e 100% na tampa (excluindo o masterbatch), além da redução do peso do conjunto em 24%. Essas iniciativas geram benefícios expressivos, reduzindo o consumo anual de plástico virgem em 48 ton, além de reduzir nossas emissões em 114 ton de CO2e.