Data de lançamento: 11/06/2024
Vencedor: Embaquim (www.embaquim.com.br)
Parceiro estratégico: Embaquim
Brand owner: Phytomac
País: Brasil
O projeto do Bag on Farm surgiu da necessidade de disponibilizar uma solução estéril, prática e eficiente para a produção de insumos biológicos diretamente na fazenda. A embalagem funciona como reator de multiplicação celular, combinando inovação em design técnico. Seu desenvolvimento envolveu esforços colaborativos e aprimoramento de processos, para assegurar resistência, esterilidade e alto desempenho.
A produção de insumos biológicos requer um ambiente asséptico, algo bastante desafiador em uma fazenda. O Bag on Farm, pré-esterilizado e colapsado, reduz o transporte de água (980L para 20kg de produto), tornando-se mais acessível e econômico para o cliente, com menos tempo de limpeza das máquinas. No comparativo: 1 bag de 1000L usa 1,93kg de plástico, enquanto 667 bags de 1,5L usam 32,7kg — 94% menos plástico. A estrutura monomaterial facilita a reciclagem e sua colapsabilidade otimiza a logística reversa, reduzindo o impacto ambiental. A embalagem On Farm atua como reator, exigindo entradas para envase, aeração, amostragem e homogeneização. A selagem filme|bocal é testada ao limite, mantendo a resistência mecânica e a esterilidade essencial ao processo.
A solução reproduz o processo industrial de biológicos em menor escala. Grandes produtores podem reduzir o uso de plástico em até 94%, com significativa economia e impacto ambiental positivo em fazendas de grande porte. O Bag on Farm tem estrutura monomaterial, o que facilita a reciclagem. Sua colapsabilidade otimiza a logística reversa. Para escalar projeto, é possível aproveitar a infraestrutura existente do INPEV de recolhimento de embalagens para agroquímicos.
A embalagem traz o símbolo de reciclagem e instruções visíveis no manuseio, orientando o descarte correto. A estrutura monomaterial facilita a separação, e o projeto pode ser integrado à plataforma Lupinha que garante rastreabilidade e destinação adequada.
Por ser uma embalagem B2B, o Bag on Farm tem impressão limitada à rastreabilidade, já que fica na parte interna de um contentor secundário. Ainda assim, traz o símbolo de reciclagem para orientar o colaborador quanto à destinação correta após o uso.