Data de lançamento: 01/12/2024
Vencedor: Studio B (www.boxprint.ind.br)
Design: Studio B
Parceiro estratégico: Box Print
Brand owner: Luft Shoes
País: Brasil
A embalagem maleta da marca Luft Shoes foi planejada pensando na redução de uso de materiais e na experiência do consumidor final. Com estrutura planejada para ter mais de uma função, ela se transforma em uma sacola, caixa e-commerce e item presenteável, além de possuir uma alça lateral para facilitar o transporte e uma área externa planejada para colorir, desenhar e personalizar a caixa livremente.
O principal diferencial dessa embalagem é o espaço para personalização, que permite a criança criar sua própria arte na caixa, além de possuir espaço para escrever uma dedicatória. Esse recurso torna a embalagem interativa, estimulando a criatividade e promovendo maior envolvimento com o produto. O diferencial está em suas três aplicações. Destacando suas alças, ela substitui a sacola da loja, além de possuir espaço para dedicatória, com a finalidade de tornar o produto um presente. Caso a embalagem seja utilizada como caixa e-commerce, as alças não são destacadas.
O principal diferencial da embalagem é sua multifuncionalidade. Ela substitui a necessidade de três embalagens distintas, funcionando como sacola, caixa e-commerce e embalagem presenteável, em uma única solução prática, eficiente e sustentável.
O projeto prevê interação direta com o consumidor, uma vez que a embalagem foi concebida para ser colorida, pintada ou rabiscada pelo usuário final do calçado, trazendo maior proximidade e carinho entre o produto e o consumidor. O principal destaque em relação à interação com o consumidor é a experiência de personalização da embalagem, tornando-a única e alinhada à identidade de quem a utiliza. Em relação à comunicação da marca, o fato da embalagem também ser uma sacola leva sua identidade para além do ponto de venda.
Sim, a solução da embalagem multifuncional com encaixes sem colagem reduziu o consumo de matéria-prima da empresa, eliminando a necessidade de sacolas e caixas e-commerce. Além disso, a embalagem é certificada com os selos FSC, Carbono Positivo e Eu Reciclo, reforçando seu compromisso ambiental.