Data de lançamento: 03/05/2024
Vencedor: PepsiCo (https://www.pepsico.com.br/)
Design: PepsiCo Latam Design & Innovation
Brand owner: PepsiCo
País: Brasil
Collab Doritos® Feira Preta. A Collab com a Feira Preta, o maior evento de Cultura Negra da América Latina, em São Paulo. Quatro artistas foram selecionados para ilustrar um Doritos® e a experiência do evento. A ideia era criar um cód. visual para o Festival Feira Preta com três artistas que também são membros da Preta Comics, uma iniciativa do Instituto Feira Preta que promove artistas negros locais. As ilustrações são inspiradas em elementos da história negra brasileira.
A cultura negra brasileira ancestral é parte fundamental da identidade cultural e está presente em diversas manifestações artísticas, como música, samba, rap, o carnaval, artes plásticas, moda e cultura. A forma da ideia foi traçada por meio de três artistas de ONGs que expressam sua cultura..
A Feira Preta é o espaço onde itens físicos e simbólicos são trocados, raízes são preservadas e conhecimentos são transmitidos às gerações futuras. A Feira Preta existe há 16 anos, fortalecendo e valorizando a identidade negra brasileira.
A população negra no Brasil representa mais de 54% da população, o aumento nos últimos anos não se deve apenas ao fato de terem nascido muitos negros, mas sobretudo porque a população negra brasileira passou a se reconhecer como tal por meio de ações afirmativas.