Kitkat 100% Plástico Reciclado

Vencedor em Estratégica - Sustentabilidade - 2025

Data de lançamento: 01/10/2024

Vencedor: Nestlé / Conver (www.nestle.com.br)
Design: CBA B+ G
Parceiro estratégico: Conver
Brand owner: Nestlé


País: Brasil


Em outubro de 2024, Kitkat foi o chocolate brasileiro pioneiro em lançar uma embalagem reciclável e reciclada, utilizando PCR em toda a composição e certificado pelo ISCC. A primeira produção utilizou mais de 5,5 toneladas de plástico reciclado, o que contribui em duas frentes muito importantes: a educação do consumidor sobre o tema, e o aumento da demanda pelo PCR, gerando mais velocidade e interesse na reciclagem de plástico flexíveis, garantindo uma circularidade que não acabe em downcycling

O conceito de circularidade é baseado na reutilização e reciclagem de bens, materiais e serviços, para prolongar seu ciclo de vida e evitar desperdícios. Com isso, o projeto endereça esse conceito desde o início da matéria prima, com a produção de um cacau sustentável e responsável. Já no pós consumo, KitKat incentiva a segunda vida do plástico que colocamos todos os dias na lixeira reciclável das nossas casas, trazendo esse chocolate envolto em uma embalagem que um dia já foi outra coisa. Esse conceito, que une as duas pontas, é uma maneira tangível de explicar ao consumidor e aos stakeholder a importância de agirmos em conjunto para incentivar uma circularidade contínua e robusta, que traga benefícios não só ao planeta, mas à todas as pessoas envolvidas nesse processo. Os desafios incluíram a necessidade de uma ação coletiva da indústria com a ANVISA para aprovar a regulamentação do uso de resina PE e PP reciclada em contato com alimento. Foi crucial desenvolver fornecedores locais de resina R-plastic e garantir a certificação pelo ISCC Mass Balance como endosso

O uso de plástico PCR no Brasil tem potencial de escala, alavancado pela conscientização de sustentabilidade e demanda por produtos reciclados, porém desafios de infraestrutura, viabilidade financeira e qualidade persistem. O plástico PCR reduz resíduos, pegada de carbono e promove economia circular A embalagem de Kitkat já está pronta para ser reciclada e essa edição ainda conta com plástico 100% reciclado de outros processos. O descarte ideal é na coleta seletiva comum, junto com outros resíduos recicláveis para que tenha o destino correto e garanta a circularidade dos recursos utilizados.

A embalagem possui selo de descarte seletivo com instruções para descarte correto pelo consumidor. Landing page exclusiva do projeto: www.kitkatchocolatory.com.br|breaksforgood

A embalagem contou com uma mensagem clara e chamativa, - Embalagem feita com plástico reciclado - usando elementos da própria marca para contar a história e conectar o consumidor com o tema sendo tratado. Além disso, a iniciativa ganhou uma landing page exclusiva e comunicação em redes sociais.