Caminhos a Olímpia

Vencedor em Especial - Estudantes - 2025

Data de lançamento: 25/01/2025

Vencedor: Marta Backes, Ana Magni, Maria Eduarda WIntgens, Maria Eduarda Xavier, Lauren Bengochea e Tanise Vieira
Curso: Faculdade de Design de produto
Instituição: UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul


País: Brasil


Com foco em eficiência e apelo visual, a embalagem do jogo “Caminhos a Olímpia” foi desenvolvida em ambiente universitário com o desafio de atender ao formato pocket, um dos pré-requisitos do projeto, respeitando o volume máximo estipulado de 10x20cm. A solução permite organizar peças variadas com resistência e praticidade, sem comprometer o transporte. Também, adota fechamento por encaixe e possui visual lúdico para atrair o público no ponto de venda.

A inovação se dá pela abertura da caixa que agrega uma experiência lúdica à embalagem do jogo, fugindo do padrão de caixa quadrada com tampa. Além disso, a forma como a caixa mantém a integridade das peças e das cartas, facilitando que eles sejam facilmente retirados e guardados pós jogo.

O espaço de berço desenvolvido para o baralho, elimina o uso de outros artifícios, como fitas para retirá-lo da caixa, sendo uma forma criativa e ergonômica de acomodá-las. A abertura da caixa ser por partes já torna lúdica a experiência desde o unboxing.

A tampa não se desprende da caixa, agregando maior durabilidade ao sistema, pois não tem como perdê-la. O armazenamento da cartas do baralho na vertical se provam uma maneira ergonômica de retirar as cartas, sendo facilitada até mesmo para crianças pequenas. Conta com ilustrações autorais alinhadas ao contexto históricos da temática proposta: os grafismos são baseados em afrescos gregos. O logo, as cores e a identidade visual foram pensados para dialogar de forma coesa com as ilustrações, criando uma unidade estética que reforça a proposta do projeto.

O projeto é viável financeiramente por ter apenas papelão revestido. Não há outro material envolvido, nem mesmo no berço. Sua planificação é simplificada, apenas com cortes retos, e com espaço bem aproveitado na prancha de impressão, gerando pouco desperdício. A embalagem considera os três pilares da sustentabilidade: o ambiental, ao utilizar papel paraná reciclável; o social, ao representar paratletas nas ilustrações; e o econômico, por adotar uma solução viável e acessível para produção em escala.

Ver maior em nova página