Data de lançamento: 05/04/2026
Vencedor: Colletivo Estúdio Brasileiro de Design (www.colletivo.com.br/pt)
País: Brasil
Unindo a temática de renascimento da Páscoa à essência da Dengo, criamos a direção criativa da campanha, introduzindo pela primeira vez figuras humanas na marca. Do conceito à narrativa, orientamos as ilustrações de Winny Tapajós para representar a cabruca, cultivo tradicional do cacau usado por produtores parceiros. Também desenvolvemos a aplicação das estampas nos produtos, com códigos visuais e de cor para diferenciar linhas, sabores e hierarquias nas lojas
O design gráfico ampliou a narrativa da Páscoa e do universo Dengo em cada embalagem. A partir dos KVs ilustrados, criamos composições para diferentes formatos, explorando cenas, escalas e detalhes que mantêm a unidade visual entre os produtos e valorizam o ovo como protagonista dos kits presenteáve Os ovos foram embrulhados em tecidos estampados, unindo embalagem e estamparia e adicionando função decorativa e pessoal. As etiquetas, em facas e cores distintas, facilitaram a identificação dos produtos. Também propusemos caixas, latas e novos formatos para dar consistência à linha.
A embalagem organiza o portfólio por códigos de cor e sabor, trazendo clareza ao ponto de venda. O layout blocado, com contraste entre cores chapadas e ilustrações, facilita a identificação dos produtos e valoriza a linguagem artesanal, craft e artística da marca. As embalagens humanizam a narrativa da Dengo ao destacar, pela primeira vez, pessoas da cadeia produtiva nas ilustrações. O projeto comunica os valores da marca, aproxima o público de seu jeito de produzir chocolates e desdobra a linguagem visual em loja, vitrine e campanha.
O tecido da embalagem dos ovos de páscoa tem caráter colecionável, sendo amplamente utilizado como adereço ou decoração pelo público da marca. Isso incentiva um consumo mais consciente, prolonga o ciclo de vida da embalagem e contribui para a redução do descarte e da geração de resíduos.