Jogo Brilhantina

Vencedor em Especial - Estudantes - 2025

Data de lançamento: 26/06/2025

Vencedor: Jennifer Lopes / Joana Stahelin / Julia Weller
Curso: Design
Instituição: PUC - Paraná


País: Brasil


Brilhantina é um jogo de tabuleiro interativo criado para promover bem-estar, cognição e vínculos afetivos entre idosos e suas famílias por meio da música. O projeto surgiu a partir de entrevistas e pesquisas com pessoas entre 65 e 70 anos, combinando elementos nostálgicos e acessíveis com mecânicas lúdicas e terapêuticas. Com forte apelo emocional e sensorial, foi desenvolvido unindo design gráfico, produto e experiência para resgatar memórias e estimular conexões geracionais.

A embalagem se transforma em tabuleiro e cenário de jogo, integrando tampa, base, tabuleiro e roleta. Sua estética mistura nostalgia e acessibilidade, com elementos visuais dos anos 70, tipografia legível e alto contraste, unindo funcionalidade e apelo emocional.

Sim. A embalagem foi desenvolvida pensando na ideia de ser usada como parte do jogo, a ideia de ´toca disco´ carrega o conceito interativo promovendo uma imersão sensorial e maior engajamento emocional, especialmente ao que se relaciona com a música e a playlist própria do jogo. A criatividade está na fusão entre design lúdico e valor terapêutico. A embalagem é interativa, evoca lembranças afetivas com estética retrô e ainda é funcional, servindo como parte do jogo. Une passado e presente de maneira acessível e original, a jogabilidade do material também agrega ao valor.

A embalagem é empilhável, de fácil transporte e montagem. Se transforma em tabuleiro, otimizando espaço e viabilizando o uso. O sistema de abertura simples de tampa e base permite a separação dos elementos facilitando para que o jogador possa acessar o jogo de qualquer lado da mesa. O equilíbrio entre estética nostálgica e acessível. Elementos como o brilho na letra “a”, paleta calorosa, formas curvas e inspiração em vinil criam um visual afetivo, harmonioso e cativante, que respeita a memória e identidade do público-alvo sem perder a ideia de divertido.

Sim. O jogo utiliza materiais simples e produção acessível, com fabricação viável em pequena ou grande escala, o tamanho, dobras e colas foram desenvolvidos pensando em produções fabris. O design permite custos controlados e adaptações sem comprometer a proposta sensível e funcional. Sim. A proposta prioriza materiais duráveis e reutilizáveis, evita descartes eletrônicos e aposta no uso prolongado do jogo. Além disso, valoriza a produção local, o vínculo humano e o cuidado emocional como parte do impacto social positivo.

Ver maior em nova página