Data de lançamento: 01/01/2025
Vencedor: L´Oréal Brasil (https://www.loreal.com/)
Design: L´Oréal Brasil
Parceiro estratégico: América Embalagens
Brand owner: L´Oréal Brasil
País: Brasil
Garnier desenvolveu uma embalagem monomaterial 100% (pote, tampa e rótulo), totalmente reciclável, sem uso de selos de indução ou liners. O design foi cocriado com equipes técnicas e UX, e contou com uma nova linha produtiva na planta de São Paulo. O foco é unir inovação, eficiência e sustentabilidade.
A embalagem é feita 100% de um único material (PP), facilitando a reciclagem e eliminando barreiras como liners ou selos metálicos que dificultam o processo. Ao ser inteiramente reciclável e produzida localmente, reduz a geração de resíduos, emissões de transporte e consumo de recursos. É um modelo que prioriza a economia circular e contribui para um futuro com menos resíduos plásticos e maior eficiência ambiental, tornando-se um exemplo relevante para a indústria e para os consumidores. O desafio foi reduzir o alto torque de abertura e fechamento entre pote e tampa em PP, causado pelo atrito. A solução envolveu uma análise profunda e otimização do design dos plugs de vedação, com uso de tomografia, garantindo vedação eficaz e uma experiência de uso suave para o consumidor.
A solução é escalável e aplicável a diferentes mercados. O conceito serve de inspiração para a categoria, demonstrando que é possível desenvolver embalagens monomateriais totalmente recicláveis, que atendem a exigências funcionais e estéticas, sem comprometer a experiência do consumidor. Idealmente, o pote deve ser descartado limpo na coleta seletiva. Por ser monomaterial, facilita o trabalho das cooperativas e aumenta a chance de reciclagem. A simplicidade da separação favorece a destinação correta mesmo dentro da realidade brasileira.
Sim, a embalagem oferece orientação clara de descarte e utiliza o selo de descarte seletivo, promovendo a reciclagem e a conscientização ambiental entre os consumidores; Ainda não faz parte da plataforma Lupinha.
A embalagem comunica sustentabilidade através dos rótulos indicando o uso de material reciclado e instruções de descarte correto através do selo de descarte seletivo, orientando os consumidores a reciclar e destacando o compromisso da L´Oréal com a sustentabilidade e a redução de impactos ambientais