Linha de embalagens para pedras naturais

Vencedor em Embalagem e Mercado - Embalagem para MPEs (micro e pequenas empresas) - 2025

Data de lançamento: 01/12/2024

Vencedor: Mudrá Design (www.mudradesign.com.br)
Design: Mudrá Design
Parceiro estratégico: Gráfica Benvenutti
Brand owner: Patuá Cristais


País: Brasil


A Patuá é uma empresa gaúcha especializada em comercializar pedras preciosas para atender diversos usos, seja como um item de bem-estar ou decorativo. A venda deste produto geralmente é por Kg e a granel. Com o objetivo de agregar valor ao produto e criar coleções para atender diversos segmentos, o desafio foi criar embalagens personalizadas para agregar valor e segmentar os diversos usos. A dificuldade deu-se pela irregularidade dos itens e atender a produção em baixa escala.

Para cada linha foi desenvolvido uma linguagem visual própria, segmentando as coleções para cada modelo e uso. Nas coleções com diversas pedras e significados, foi desenvolvido um único projeto estrutural, mas com a possibilidade de trocar etiquetas, viabilizando a produção mínima de cada embalagem. Para cada coleção de pedras, foi desenvolvido um projeto estrutural sob medida, acompanhando a forma e o significado de cada item. As pedras são naturais e irregulares, o desafio foi adaptar as embalagens para que pudessem acompanhar as formas orgânicas do produto, agregar valor e chamar atenção.

Os projetos foram desenhados a partir do produto e cada item foi desenvolvido para atender as funcionalidades especificas das coleções. A linha asas por exemplo, são borboletas com a pedra ágata, a abertura da embalagem é em forma de asas potencializando a experiência do usuário e sua interação. Todas as embalagens foram produzidas em papel cartão e através do processo de impressão offset, corte e vinco e colagem manual. O diferencial do produto está focado no projeto personalizado e na oportunidade de potencializar através das embalagens os produtos de uma microempresa. Inovação em design.

Os diferenciais estão centrados nas soluções em design gráfico, estrutural e da viabilidade técnica para produzir em baixa escala. Esta categoria exporta e comercializa as pedras geralmente sem a utilização de embalagens. Neste caso foi possível criar usos e coleções inéditas para os produtos. O destaque para os produtos através da diferenciação do projeto estrutural chama atenção no ponto de venda (físico e virtual). As pedras tornaram-se itens presenteáveis e potencializaram a experiência com o usuário e agregaram valor. O design gráfico, através das coleções, acompanhou este objetivo.

A embalagem em papel cartão pode ser reciclada; possuem o mínimo de acabamentos e os projetos estruturais são enxutos, aproveitando bem os espaços na folha gerando poucas aparas. Recomenda-se expor as embalagens junto com o produto, aumentando sua vida útil e significado do uso de cada pedra.

Ver maior em nova página