Fazendo arte

Vencedor em Embalagem e Mercado - Alimentos doces - 2025

Data de lançamento: 30/06/2025

Vencedor: The Fini Company Brasil / Emusa do Brasil (https:||www.finicompany.com|pt-br|)
Design: The Fini Company Brasil
Parceiro estratégico: Emusa do Brasil
Brand owner: The Fini Company Brasil


País: Brasil


O projeto Fazendo Arte nasceu no início de 2025 com uma missão ousada: transformar a embalagem em uma verdadeira tela em branco e aproximar ainda mais a marca do consumidor e trabalhar a personalização. Com uma “tinta especial” aplicada diretamente no plástico, a proposta ganhou vida — cada embalagem se torna única, personalizada pelas mãos de quem consome. É arte, é expressão, é diversão! Tudo isso sem abrir mão da sustentabilidade, mantendo uma estrutura plástica 100% reciclável.

Seu principal destaque é sua interatividade visual, que transforma a superfície plástica em uma “tela em branco” para personalização. Linhas e áreas não preenchidas estimulam a criatividade, enquanto elementos lúdicos e cores simples reforçam a experiência marca-consumidor. A embalagem para colorir destaca-se pelo formato “pillow” vertical com três soldas, que facilita o manuseio. Possui eurolock para uma exposição otimizada no ponto de venda, ampla área para aplicação de elementos gráficos e coloração, e o sistema “Abriu, sorriu”, que facilita a abertura.

A embalagem plástica para colorir inova ao permitir que o consumidor personalize manualmente sua superfície, oferecendo uma experiência diferenciada, interativa e criativa. Além de proteger o produto, proporciona engajamento e valor agregado, fortalecendo a conexão marca-consumidor. A tecnologia consiste na aplicação de tinta especial, aplicada por um processo de conversão flexográfica otimizada, possibilitando a sobreposição de cores. Essa abordagem confere apelo visual, interatividade e personalização à embalagem.

Ao romper com o padrão colorido da marca, a embalagem branca inova no PDV ao atrair o olhar e convidar à interação. A proposta de colorir ativa a curiosidade e transforma o produto em uma experiência criativa, e é reforçada pelo nome “Fazendo Arte”, que conecta a diversão à essência do produto. A embalagem para colorir comunica criatividade e personalização de forma autônoma, sem apoio de outras mídias. Ao permitir a interação direta do consumidor, transforma-se em parte da experiência de consumo, fortalecendo o vínculo com a marca e agregando valor ao produto.

A embalagem plástica flexível é composta por estruturas laminadas de BOPP e PP, formando um sistema monomaterial 100% reciclável, desde que corretamente destinado às cadeias de poliolefinas. As tintas especiais não comprometem sua reciclagem.

Ver maior em nova página