Frasco Danone 100g - Biomimética Colmeia

Vencedor em Embalagem e Mercado - Bebidas não alcoólicas - 2025

Data de lançamento: 09/05/2025

Vencedor: Danone (corporate.danone.com.br)
Design: Amazu Co
Parceiro estratégico: Cazoolo - Braskem / Graham Packaging
Brand owner: Danone


País: Brasil


Projeto colaborativo da Danone e fornecedores para redesenhar a embalagem de 100g das marcas Danoninho, Actimel e Activia. Utilizando biomimética e Design for Environment, foram analisados mais de 25 organismos naturais até chegar à textura hexagonal inspirada em colmeias. O resultado foi uma embalagem inovadora, mais resistente mesmo com -8,3% de material e que melhorou em 15% a qualidade dos frascos no transporte, além de reduzir o impacto ambiental versus o atual.

Preservamos a silhueta icônica do frasco, símbolo da marca, e buscamos na natureza a inspiração para cocriar algo belo e funcional. A ranhura, inspirada nas colmeias, trouxe brilho e emoção ao sleeve, unindo resistência e estética sem perder a essência visual. Mantivemos a silhueta original para preservar a identidade visual e adicionamos uma ranhura externa inspirada nas colmeias, que trouxe brilho extra ao sleeve. Essa solução aumentou a resistência térmica e ao impacto (vertical e horizontal), mesmo com menor peso.

Mesmo com 8,3% menos peso, a embalagem teve ganho em resistência lateral e vertical. Manteve a performance térmica no encolhimento do sleeve e, com o formato colmeia, proporcionou brilho extra pela refração da luz, unindo leveza, eficiência e apelo visual. A embalagem traz um diferencial tecnológico inspirado na biomimética: estudamos como a natureza evoluiu em formas, organização e eficiência ao longo de bilhões de anos, aplicando esses princípios com base em artigos científicos e tecnologias atuais no desenvolvimento do projeto.

O formato hexagonal, inspirado em colmeias, reduziu em 15% os amassamentos no transporte, manteve a resistência com menor pegada de carbono e gerou brilho extra pela refração da luz, elevando a visibilidade e percepção de qualidade no ponto de venda. Nossa embalagem se destaca pelo formato hexagonal com acabamento brilhante, que vai além da estética: ela desperta a curiosidade e convida à interação. Essa escolha comunica que há uma história por trás do design, reforçando o cuidado com o meio ambiente, o diferencial do produto e os valores da mar

A embalagem foi otimizada com redução de 8,3% no peso, mantendo resistência e performance técnica, mesmo com os desafios de pressão e temperatura. Essa otimização e evolução diminui a pegada de carbono e o uso de matéria-prima, alinhando funcionalidade, estética e compromisso com a sustentabilidade. O novo formato da embalagem foi desenvolvido para reduzir perdas logísticas, especialmente em função da diferença de pressão entre a produção em regiões montanhosas e a comercialização ao nível do mar. Com ranhuras inspiradas em colmeias, houve ganho de 15% na resistência contra amassamentos. Isso evita o descarte de leite bovino — cuja produção emite cerca de 0,85 kg de CO2e por litro — e reduz o uso de recursos naturais. Além disso, considerando o shelf-life de 55 dias, uma embalagem com melhor aparência no PDV tende a ser consumida e vendida, e não descartada, ampliando o aproveitamento do produto e contribuindo para a sustentabilidade da cadeia.

Ver maior em nova página