Natura Lumina

Vencedor em Embalagem - Sustentabilidade - 2019

Data de lançamento: 06/02/2019

Categoria: Sustentabilidade

Tags: frasco, pote, rótulo, pouch, refil, cabelo, impacto ambiental, vidro

Empresa vencedora: Natura (www.natura.net)
Design: Questtonó
Convertedor: Plastek / BrasAlpla / Baumgarten / Geral Discos
Brand owner: Natura


País: Brasil


O uso de PE verde e peças com o menor peso possível, proporcionou para as embalagens da linha Lumina uma redução média de emissão de carbono de 12% e uma redução média em resíduos de 10%, quando comparado com a linha similar atual. Além disso, os principais produtos da linha apresentam refil em pouch.

O uso de embalagens com menor peso foi o grande desafio, pois algumas premissas não podiam ser impactadas: movimentação, estocagem, forças mecânicas no processo de envase e transporte não poderiam trazer danos às embalagens e estas também precisam manter-se íntegras após as refilagens. Inspirada na inteligência da natureza e na beleza da ciência, a linha Natura Lumina possui como escolha de marca o desafio de gerar o menor impacto ambiental possível através da diminuição da emissão de Kg CO2e/kg produto, melhorando com isso o impacto ambiental da Natura como um todo.

Devido ao formato dos frascos e pote, a aplicação do rótulo foi facilitada e impactou positivamente na alta produtividade com menor número de parada de linha para ajustes. O diâmetro do gargalo do frasco foi projetado para permitir envase em alta velocidade e com grande eficiência. Em relação a distribuição das embalagens do convertedor para a Natura, o processo foi simplificado devido a utilização da mesma plataforma de embalagem para os xampus e condicionadores, ou seja, com diferenciação apenas nas artes dos respectivos rótulos adesivos. Ganhos em flexibilidade logística.

Xampus, condicionadores e cremes para pentear da linha possuem na tampa o selo de indução com a tecnologia da membrana VENT. Assim, garantirmos proteção, inviolabilidade e a equalização da pressão interna com a externa do produto final , evitando assim o colapsamento/amassamento da embalagem. No desenho de produto (frasco), foi considerada uma leve inclinação na região do gargalo para facilitar a saída do produto, mesmo em pequena quantidade e no final de uso. Além desta questão de minimizar o residual de produto, as embalagens foram projetadas para serem refiladas através do pouch.

Considerando que é um produto usado no banho, o conceito de tampa flip top auxilia o gestual de uso pelo consumidor, pois somente com uma mão o ele consegue abrir e fechar a embalagem, sem dificuldades. Os frascos possuem flexibilidade adequada para facilitar a saída do produto.