Malbec Club Intenso - O Boticário

Vencedor em Embalagem - Sustentabilidade - 2019

Data de lançamento: 07/02/2018

Categoria: Sustentabilidade

Tags: perfume, âmbar, reciclado, reciclável, vidro, pós consumo, masculino, frasco

Empresa vencedora: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Design: Massimo Studio
Convertedor: Wheaton / Aptar / Silgran / Pochet do Brasil / Box Print
Brand owner: Grupo Boticário


País: Brasil


O frasco da nova fragrância de Malbec, marca mais vendida de O Boticário, é feito com 10% de cacos (refugo da produção de vidro), 55% de material virgem e 35% de vidro reciclado pós-consumo (PCR). Assim, reutilizamos 180 toneladas de vidro/ano, o que equivale a mais de 700 mil frascos de Malbec.

O desafio foi estabelecer uma porcentagem de PCR que garantisse o alto volume de produção desse produto diante da disponibilidade limitada do mercado. Outro desafio foi incorporar a cor âmbar nas demais embalagens, mantendo o design arrojado em toda a linha de Malbec Club Intenso. Malbec já é a principal marca da perfumaria nacional. A linha Club amplia o portfólio para o território Grooming explorando o universo masculino das barbearias. O destaque que apresenta toda a linha é a fragrância Malbec Club Intenso que inova com sustentabilidade em vidro PCR no frasco.

Ao utilizar material reciclado na produção do vidro, o ponto de fusão é menor quando comparado à produção do vidro 100% virgem. Com isso, a produção do frasco Malbec Club Intenso resulta na economia de energia ao reduzir a temperatura de 1.800 para 1.500 graus. A escolha da cor âmbar permite que o fornecedor tenha flexibilidade nas porcentagens de composição, podendo chegar até 45% de PCR – com isso, o forno âmbar fica ativo o ano inteiro. Isso aumenta a aumenta a produtividade desse material, beneficiando a indústria farmacêutica.

Naturalmente, a cor âmbar traz uma proteção de incidência de luz, o que é positivo para a conservação do produto sem necessidade de adição de pigmentos ou acabamentos como pintura, metalização, etc.

A mensagem “Devolva esta embalagem em nossas lojas” na rotulagem estimula os consumidores a devolverem as embalagens em qualquer uma das quatro mil lojas – é o maior programa de recolhimento de embalagens do país. Os resíduos, separados em cooperativas cadastradas, beneficiam mais de 1000 cooperados.