O Evento

O Fórum ABRE de Economia Circular em 2021 segue a jornada de mapear e discutir modelos e caminhos para a construção de uma cadeia de consumo mais circular, alavancando impactos positivos nas esferas ambiental, social e econômica.

A embalagem está intrinsicamente ligada ao abastecimento da nossa sociedade. Consiste em ferramenta essencial para as diferentes cadeias de produtos de consumo, para a dinâmica do varejo e para atender as práticas, anseios e estilo de vida das pessoas. E alcançar o equilíbrio ambiental em nossa vida em sociedade é o desafio a ser perseguido em diferentes esferas, entre elas, a circularidade dos materiais das embalagens para a valorização dos recursos naturais.

A cadeia produtiva de embalagens e bens de consumo está neste caminho e sabemos que temos que ir além. Por isso, em sua terceira edição, o Fórum ABRE de Economia Circular irá reunir importantes interlocutores da nossa cadeia produtiva e do ecossistema da circularidade para debatermos os caminhos e avançarmos no desenvolvimento tanto dos direcionadores como dos modelos para aceleração desta transição.

Ao longo dos 3 dias de evento, a partir das perguntas que se colocam sobre quais são os caminhos que atendem empresas e stakeholders, quais avanços já conquistamos, como podemos criar uma modelagem para escalá-los, como podemos articular todo o ecossistema e a colaboração para a inovação e novas soluções, vamos conhecer:

Participe!








Palestrantes


Tim Sykes

Diretor de Marca da Packaging Europe

Palestra: "Green packaging: as principais tendências e inovações que impulsionam a circularidade e a sustentabilidade".

Tim Sykes é diretor de marca da Packaging Europe, a organização de mídia líder que atende a cadeia de valor de embalagens FMCG internacional. Ele tem amplo interesse em inovação, tecnologia de embalagem e seus impactos no meio ambiente, experiência do consumidor e eficácia em toda a cadeia de suprimentos. Tim é o fundador e organizador do Sustainability Awards, a principal competição global com foco na inovação de embalagens sustentáveis, e do Sustainable Packaging Summit.





Johannes Bergmair

Secretário Geral da World Packaging Organisation (WPO)

Dr. Johannes Bergmair estudou alimentos e biotecnologia na Universidade de Recursos Naturais e Ciências Aplicadas à Vida, Viena (BOKU). Ele completou seu mestrado técnico no Institute for Food Technology no ano de 1999. Seu campo especial dentro da gama de embalagens é a garantia de qualidade na cadeia de suprimentos, alimentos. Nesta área - além de numerosas publicações em revistas, concluiu sua tese de doutorado na Technical University (TU) Vienna no outono de 2002. De 2000 a 2016, trabalhou no OFI Packaging Institute em Viena, onde ocupou o cargo de Líder de Instituto. Em 2017, Johannes Bergmair fundou sua própria empresa de consultoria de embalagens chamada PACK EXPERTS.

O Dr. Bergmair ministra inúmeras palestras sobre tecnologia de embalagens em várias universidades austríacas e alemãs, trabalha como perito judicial para embalagens e como auditor em gestão de higiene. É membro do Comitê Austríaco de Padronização “Embalagem” e Membro do Conselho Austríaco da WPO (Organização Mundial de Embalagem) desde 2011, onde também ocupou a função de Vice-Presidente para Sustentabilidade e Segurança Alimentar. Desde 01/01/2018 atua como Secretário Geral da WPO.





Nerida Kelton

Vice President Sustainability & Save Food da World Packaging Organisation (WPO)

Nerida trabalhou na indústria de embalagens por mais de 23 anos e é Diretora Executiva do Instituto Australiano de Embalagem (AIP), que é o órgão profissional de ponta para treinamento e educação em embalagens na Australásia. Apaixonada por embalagens sustentáveis e circulares e Save Food Packaging Design, é líder do projeto Save Food Packaging Consortium dentro do Centro de Pesquisa da Cooperativa Fight Waste e foi representante de embalagens no Comitê Diretor da Estratégia Nacional de Resíduos de Alimentos do Departamento de Agricultura, Água e Meio Ambiente. Ela investe seu tempo educando a indústria sobre o importante papel que a embalagem desempenha na redução do desperdício de alimentos e como o design da Save Food Packaging pode fazer a diferença. Ela também está empenhada em ajudar a educar e treinar profissionais de embalagens na importância do design de embalagens sustentáveis e circulares e em reconhecer as melhores práticas nesta área. Nerida acredita que todos têm um papel a cumprir para minimizar o impacto ambiental em nosso planeta.





Bruno Pereira

Diretor de Sustentabilidade da BioLogiQ

Líder experiente em sustentabilidade e desenvolvimento de novos negócios. Atualmente focado em colaborar para o progresso científico referente a termoplásticos de base biológica, reciclagem e biodegradação.





Anna Romanelli

Gerente da Fundação Avina

Formada em Relações Públicas pela PUC Minas, possui MBA em Gestão de Negócios Socioambientais pela USP, Artemísia e Instituto de Pesquisas Ecológicas e especialização em Gestão Responsável pela Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral. Já gerenciou programas de desenvolvimento sustentável, empreendedorismo, desenvolvimento de pessoas, facilitação de conflitos e grupos em várias cidades na América Latina.





Renato Paquet

Fundador e CEO da Polen

Formado em Ecologia com ênfase em ecologia industrial e gestão na UFRJ, Diretor Presidente de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups, membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN, CEO e fundador da Polen, uma startup cleantech que transforma resíduos em matéria-prima e realiza a logística reversa para mais de 1200 empresas no Brasil e mais 8 países.





Luciana Amiralian

Sócia Diretora da Phisalia Produtos de Beleza

Sócia Diretora da Phisalia Produtos de Beleza, onde atua como Diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Dirige os times de Desenvolvimento de Embalagens, P&D e Qualidade da companhia. Formada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo. Especialista em formulações de produtos infantis.





Leonardo Marino

Fundador da Lar Plásticos





André Fraga

Vereador do Partido Verde em Salvador e Presidente da Comissão de Emergência Climática e Inovação

Engenheiro Ambiental, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutorando pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), ex-Secretário Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador e de Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. Integra a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e do RenovaBR Cidades, onde foi professor da disciplina Políticas Públicas Municipais para a Sustentabilidade. Representou Salvador em redes internacionais de cidades como a C40 Cities-Climate Leadership Group, 100Cidades Resilientes, Cities4Forests e ICLEI-Local Governments for Sutainability. Ocupou a vice-presidência da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e foi Coordenador Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) entre 2017 e 2018.





Sérgio Finger

CEO da Trashin





Ornella Guzzo Vilardo

Gerente de Sustentabilidade da HEINEKEN Brasil

Graduada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESPM, Pós Graduada em Administração de Empresas com especialização em Engenharia de Marketing pela Fundação Instituto de Administração (FIA) com extensão pela Universidade Pierre Mendes France - Grenoble - França, e com MBA em Negócios Sócio Ambientais no Instituto IPE em parceria com o CEATS (USP) e Artemísia (Negócios Sociais). 11 anos de experiência profissional na área de Marketing e 7 anos em Sustentabilidade nas empresas Kimberly Clark e HEINEKEN.





Guilherme Brammer

CEO e Fundador da Boomera

Formado em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia Mackenzie, com MBA pela FIA USP, MBA Negócios Digitais pela PUCRS e especialização em negócios sustentáveis pela FGV-SP. Especialista em ESG e Economia Circular fundou a Boomera, empresa B Corp reconhecida pelo World Economic Forum e revista Entrepreneur como umas das 5 StartUps que estão tornando a América mais Sustentável, ajuda mais de 500 empresas a transformar a forma de produção em um modelo mais circular. Foi premiado como Empreendedor Social do Ano, pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab em 2019 e pelo World Economia Forum em 2020.















Programa

15/6 Construindo a circularidade em uma sociedade não circular
16/6 Desenhando modelos para escalar a circularidade a partir da experiência da cadeia produtiva
17/6 O crescimento da circularidade a partir da colaboração com toda a Cadeia de Valor Pós Consumo


Em breve mais informações.
















Informações















Edições anteriores

















Inscrição


Associado ABRE

R$ 200,00

CADA INSCRIÇÃO


Não Associado

R$ 320,00

CADA INSCRIÇÃO















Patrocínio Diamante




Patrocínio Ouro





Patrocínio Bronze




Apoio




Realização









SIGA A ABRE EM

#comente  #curta  #compartilhe