Cursos ABRE

Fundamentos e Desenvolvimento de Embalagem – Curso Presencial


Módulos básico e intermediário – 14 e 15 de junho de 2022, das 9h às 18h

Objetivo do curso

O Módulo Básico irá proporcionar a compreensão dos conceitos e funções da embalagem na indústria de produtos de consumo, a importância do seu design e os principais materiais usados para embalagem. Traz a lógica do Desenvolvimento de Embalagens inserida no contexto não só de P&D, mas das outras áreas da empresa e de seus parceiros de negócios.

O Módulo Intermediário vai desdobrar as diversas etapas do processo de Desenvolvimento de Embalagem, englobando o design estrutural e gráfico, a partir de uma oportunidade identificada. Os conhecimentos adquiridos permitirão ao profissional executar projetos com mais qualidade, rapidez, eficiência e efetividade, aumentando desta forma a competitividade da empresa.

O que você vai aprender

Dia 1

  • Principais Conceitos e Funções da Embalagens
  • Interações da embalagem na cadeia de suprimentos
  • Relação da Embalagem com os Stakeholders e o Meio Ambiente
  • Requisitos técnicos de produto/embalagem – observação na prática
  • Introdução ao Design de Embalagens
  • Técnicas e elementos para observação no Ponto de Venda (PDV)
  • Análise dos códigos da categoria / Análise de concorrentes
  • Requisitos técnicos de produto/embalagem – observação na prática
  • Tipos de embalagens
  • Principais Materiais
  • Impressão, Decoração e Acabamentos e Sistemas de Codificação
  • Requisitos técnicos-mercadológicos – debate sobre os casos

Dia 2

  • Tipos de projetos de embalagem
  • Características de um projeto: comunicação, equipe, cronograma
  • Pontos críticos do desenvolvimento de embalagens
  • Exercício interativo: desenvolvendo o briefing técnico
  • Design gráfico aplicado à embalagem
  • Estratégia e briefing de design gráfico
  • As etapas de um projeto de design gráfico
  • Exercício interativo: desenvolvendo o briefing de design gráfico
  • Design gráfico aplicado à embalagem
  • Estratégia e briefing de design gráfico
  • As etapas de um projeto de design gráfico
  • Exercício interativo: desenvolvendo o briefing de design gráfico

Público-alvo: Profissionais que estão iniciando ou já atuam na área de Desenvolvimento de Embalagens e em outras áreas das empresas de bens de consumo, como Suprimentos, Qualidade, Produção e Marketing. Além disso, o curso traz muito conhecimento para quem atua em empresas fornecedoras de embalagens e de equipamentos de envase, agências de design, empresas de varejo e outros canais de vendas.

Carga horária: 13 horas/aula

Mais informações: Edna Amorim – 11 99124-4732 | edna@abre.org.br

Instrutores

Cristina Sartoretto

Pesquisadora no Centro de Inovação da FGV EAESP - FGVin

Felipe Garcia

Sócio-Diretor da Criatégia

Investimentos

Modo presencial

Data Associado Não-associado
Até 09 de junho R$ 1.450,00 R$ 1.750,00
Inscreva-se aqui

Local

Data: 14 a 15 de junho de 2022

Horário: 9h às 18h

Local: Avenida Dra. Ruth Cardoso, 4777 – 18º Andar – Alto de Pinheiros (Casa ABRE)