Livro História da Embalagem no Brasil

A relação entre as mudanças que aconteceram na sociedade brasileira e a história da indústria de embalagem no Brasil durante o século XX é tema central do livro “História da Embalagem no Brasil”, lançado pela ABRE em 30 de março de 2006 e distribuído para os seus associados, órgãos governamentais, faculdades públicas e privadas.

O livro foi estruturado pela jornalista Éthel Leon, professora da disciplina História do Design na Faculdade de Campinas (Facamp) e membro do Conselho Consultivo do Centro São Paulo Design. Com uma proposta inovadora, é o primeiro livro a abordar como a urbanização acelerada, a mudança do papel da mulher na sociedade, o desenvolvimento de novas formas de consumo e comércio no país as embalagens dos produtos que marcaram época e que estão relacionados ao surgimento de novos tipos, novos formatos, novas funções e novos materiais de embalagens no Brasil. Nesta obra, as embalagens são entendidas a partir do seu papel na sociedade, sendo destacadas dos produtos que marcaram época e que existem até hoje como também aquelas que foram alteradas.

Além de realizar pesquisa de campo em diferentes regiões do país, a obra, com um conteúdo bastante didático e acessível, conta “casos” que mostram como a vida das pessoas está associada as embalagens que usam.

A pesquisa histórica e a edição do livro foi realizada pela Grifo Projetos Históricos e Editoriais, empresa especializada em agenciamento e coordenação de projetos aprovados pelas leis de incentivo à cultura e sua última criação foi um trabalho desenvolvido para o Instituto Fernando Henrique Cardoso.

“História da Embalagem no Brasil” foi produzido através da chancela da Lei Rouanet.

Os interessados em adquirir um exemplar deverão entrar em contato com Edna Amorim pelo telefone (11) 3060-5511 ou pelo e-mail edna@abre.org.br.