Manual de especificações técnicas da embalagem de EPS

Este é um manual prático e orientativo para as empresas sobre as especificações técnicas necessárias para a compra de embalagens de transporte de EPS.

Com estas orientações as empresas saberão definir as especificações técnicas de suas embalagens junto ao fornecedor, para assegurar o transporte eficiente de seus produtos.

 

Definição do material

O EPS (Poliestireno Expandido) é um plástico celular rígido resultante da polimerização do estireno em água. Em seu processo produtivo não se utiliza o gás CFC ou qualquer um de seus substitutos.

Como agente expansor para a transformação do EPS, emprega-se o pentano, um hidro carbureto que se deteriora rapidamente pela reação fotoquímica gerada pelos raios solares, sem comprometer o meio ambiente.

Trata-se de um material plástico na forma de espuma com micro células fechadas, composto basicamente de 2% de poliestireno e 98% de vazios contendo ar. De cor branca, inodoro, reciclável, não poluente, fisicamente estável, é um material isolante de ótima qualidade nas temperaturas de -70° a 80° Centígrados.

 

Caracterização do material

Amortecedor de impactos

A estrutura de células fechadas cheias de ar do EPS proporciona um alto poder de absorção de impactos, quedas e vibrações, permitindo reduzir ao mínimo os danos a produtos embalados durante o transporte ou armazenamento.

Isolante Térmico
O baixo coeficiente de condutibilidade térmica do EPS permite ao produto embalado manter-se à temperatura desejada e chegar ao seu destino em condições perfeitas para o consumo.

Impermeável e resistente à umidade
O EPS não é higroscópio e oferece uma elevada resistência à passagem do vapor, características que lhe conferem uma grande resistência à ação da água e da umidade, permitindo manter inalteradas as suas propriedades, bem como a dos produtos embalados.

Leve e resistente à compressão
O baixo peso das embalagens de EPS determina grandes economias no transporte e por consequência a economia de recursos. É possível empilhar as embalagens de EPS tanto no armazém como durante o transporte e no ponto de venda.

Promotor da venda (efeito “display”)
A apresentação atrativa de um produto no ponto de venda é determinante para o seu sucesso. O EPS permite criar uma apresentação de alto valor realçando o produto.

Econômico
Tomando em conta os diversos parâmetros como as quebras, mão de obra, manuseio, baixo peso, transporte e armazenagem, a embalagem em EPS pode ser uma opção bastante econômica.

Adaptável aos produtos
As características do EPS permitem criar embalagens moldáveis para qualquer produto, sendo um material extremamente versátil.

Seguro e fácil de manusear
A superfície lisa e suave do EPS, bem como as suas características mecânicas, permitem o manuseio das embalagens em perfeita segurança, tal como o seu armazenamento fácil e racional.

 

Check list de especificações técnicas necessárias para o desenvolvimento de Embalagens de EPS

  1. Produto;
    1.1  Identificação
    1.2  Peso do produto
    1.3  Centro de Gravidade
  2. Tipo de Embalagem;
    2.1  Embalagem completa de EPS
    2.2  EPS como Calço de Proteção
    2.3  Embalagem de EPS mais filme “shrink”
    2.4  É uma embalagem primária secundária
  3. Processo de Embalamento;
    3.1  Manual
    3.2  Manual com auxílio de acessórios
    3.3  Mecanizado
  4. Movimentação;
    4.1  Manual
    4.2  Paletizada
    4.3  Clamp
  5. Empilhamento;
    5.1  Estático (produtos de altura)
    5.2  Dinâmico (tipo de transporte, produtos de altura)
  6. Outras informações complementares.

 

Como dimensionar a embalagem de EPS

Para mais detalhes sobre como solicitar embalagens de EPS tecnicamente eficientes para o transporte de seus produtos, sua empresa poderá contar com a orientação a clientes prestada por empresas do segmento. Segue contato:

Termotécnica Ltda.

 

Meio Ambiente

O EPS não contém qualquer produto tóxico ou perigoso para o ambiente ou para a camada de ozônio (está isento de CFC) e é totalmente reciclável.

Confira aqui as informações sobre reciclagem e simbologia brasileira de identificação de materiais recicláveis

 

Exportação

Confira aqui os procedimentos necessários para a exportação

 

Links

ABRAPEX – Associação Brasileira de Poliestireno Expandido
CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem